Painel do Leitor > Escolha de candidatos para estágio não é meritocrática, diz leitor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sim, existe, mas não é uma regra. O que eu mais vejo aqui e não só no âmbito dos estagiários é acontecer, quando uma vaga é aberta dentro da empresa, o chefe questionar seus subordinados sobre colegas que estejam procurando emprego. A partir daà começa o processo seletivo. Já participei de vários e em alguns passei e em outros não, mesmo com o selo de "confiança" dado pela pessoa que indicou. E acho válido SE a competência vier em primeiro lugar. A interação natural da equipe v
Nem sempre. Fui estagiária em duas empresas, escolhida através de teste especÃfico e entrevista.
Já fiz algumas entrevista para estágio e percebi que eles estão atrás do "nome" da faculdade. Portantos se sua faculdade é mais qcara que a minha, você leva a vaga. Hoje estagio numa multinacional, mas meu chefe é um bost@ de um omisso filho da put@, minha equipe é deprimente. Só é bom o salário. (E tem uma maluco ali pedindo aumento na carga horário do estágio na foto, é isso? É louco ou quer levar uns tapas?)
Isso é normal, é assim no mundo inteiro. Todos querem os alunos das melhores faculdades.
Tem empresas que só contratam estagiárias bonitas e gostosas, as barangas podem ter o QI maior do mundo que não entram, e sabem que vão trabalhar de graça particamente, é isso, é real.
Tem uma frase que meu pai fala que é a coisa mais certa que já ouvi: "Indicação te coloca dentro, mas não te mantem". Estou no meu segundo estágio, sendo que anteriormente já trabelhei na área, entre o primeiro e o segundo estágio. Em nenhum dos três casos, entrei por indicação, e não conheço ninguém que tenha se dado bem por indicação. Claro, conheço que conseguiu estágio, mas não conheço quem tenha de fato, se dado bem na área, o que é bem diferente. Quem é bom, tem tr
O que mais me encomoda nos processos seletivos de estágios, são os anúncios dos mesmos. Eu consigo me conformar com a exigência de "no minÃmo 2 ou 3 anos" de experiência. Alguns pedem até mais. Não é estágio ? Exigir conhecimentos de informática, idioma , etc...até vai, mas anos de experiência eu acho o fim. O estagiário será usado como mão de obra barato, é fato, mas ao menos as empresas deveriam se prestar a treinar a pessoa para ela ser a mão de obra que deseja.
Realmente isso muito me incomoda...
Meritocracia é um conceito que não existe em nosso paÃs e não foi assimilado porque nunca foi utilizado! Tudo no Brasil sempre foi decidido pela polÃtica miúda! É assim desde o Brasil colônia! São as nossas raÃzes culturais!
Essa foto da reportagem é emblemática... Se no meu tempo de estágio (e nem faz tanto tempo assim) eu fosse exigir aumento de bolsa e redução de pré-requisitos, iam rir na minha cara... Além disso, amiguinhos, no pain, no gain...
Não podemos generalizar as coisas, mais infelizmente em uma boa parte dos casos a indicação se torna o principal requisito, mesmo que as empresas não admitam mas isso é algo que pode ser comprovado na prática.
Nem sempre as pessoas que tem as melhores qualificações são as melhores! Aprendam com isso!
Durante minha graduação, fui aprovado em processos de estágio em 4 multinacionais e todas foram por mérito. Acabei escolhendo uma que tinha um familiar no quadro, que só ficou sabendo que eu estava na empresa e que tinha participado do processo, quando me encontrou nos corredores. Não estou mais lá, mas foi excelente. A maioria dos estágios está nas pequenas empresas que pagam muito mal e certamente são guiadas por indicações, e até entendo, mas existem boas oportunidades dispo
Desde os tempos do meu avô, falecido em 1995, já existia isso. É errado? É! mas assim caminha a humanidade, quem pode mais consegue mais. A meritocracia é assim, o mérito é de quem estudou nas melhores escolas, teve a melhor familia para incentivá-lo, teve os melhores contatos para o melhor emprego e por aà vai. O politicamente correto esquece q o humano, sempre foi e sempre será humano. Isso existirá sempre, em qq lugar e em qq tempo. Infelizmente!
Sim, de fato existem casos onde estudantes tem 'costas quentes' ou o famoso QI, mas não acho que seja a regra. Não sei como funciona na cidade do leitor, mas eu moro em SP (sou natural do interior do estado, mudei para cá em 2005 para fazer faculdade) e comecei a estagiar aos 19 anos (2º ano da faculdade). De lá para cá (hoje estou com 25) passei por 3 empresas, todas multinacionais de grande porte e NUNCA tive indicação de ninguém. Sempre me coloquei no mercado por mérito próprio.
Sim, o Brasil é uma meritocracia - cada paÃs merece o governo que tem.
O leitor tem razão que não existe meritocracia, mas há exceções.
É impressionante como a pena de si mesmo e a complacência com a própria incompetência cegam as pessoas. Estágio decente, em empresa boa, é meritocrático sim. Agora, os currÃculos são selecionados a partir da instituição de ensino. Primeiro são entrevistados os candidatos de universidades públicas, depois os das melhores universidades privadas. Se sobrar uma vaga que ninguém quis, aà sim podem chamar os alunos das Unifizqualquerumasóprapegarcan udoporquesoupreguiçoso.
O amigo que disse que as vagas não são baseadas na meritocracia está com toda razão. As vagas são baseadas na FAMILIOCRACIA.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Escolha de candidatos para estágio não é meritocrática, diz leitor Voltar
Comente este texto