Ciência > Cientistas criam robozinho que imita água-viva para gerar energia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Póvoa

    O moto-contínuo seria bem mais fácil de se construir. Na verdade já existe: está na atmosfera. Eu consigo promover a precipitacao de um líquido dentro de si mesmo. Produzo energia com água parada.

    Responda
  2. Ronaldo Luis Gonçalves

    Um videozinho né, fechava a conta.

    Responda
    1. Hélio Shinsato

      Oi Ronaldo, sei onde você pode ver o vídeo: (colar após o dabliu dabliu dabliu ponto) abc.net.au/scien ce/articles/2012/03/21/3460498 .htm Parece que reage rapidamente. Por enquanto só se move em uma direção. Pretendem energizar as 8 peças individualmente para controlar a direção. Vamos ver se funciona bem.

  3. Hélio Shinsato

    Faltaram informações. Foi a Marinha americana, c/ pesquisadores da Univ. do Texas, da Virginia Tech... Usam uma liga metálica de memória (que depois de deformada sempre volta ao formato original) em 8 peças com formato de sino. Revestiram as 8 com pó n_gro de platina, que reage ao oxigênio e hidrogênio, gerando calor. O calor faz as peças se contrairem, expulsando a água e fazendo o "robojelly" se mover. Após a contração elas "relaxam", esfriam, e voltam à forma original. E o processo se rep

    Responda
    1. quimicalobo

      ..uma liga metalica possível é o nitinol(50%Ni,50%Ti)...

  4. Alexandre Silva

    E onde gera energia?

    Responda
    1. Hélio Shinsato

      Oi Alexandre, acho que entendi a sua confusão (ou não). O título da matéria pode até levar a crer que se trata de um gerador. Não é o caso. Não se trata de produzir energia elétrica. A energia gerada é térmica, convertida rapidamente para cinética. Imitam a água-viva na forma de se movimentar, com contrações.

    2. Julio Simões

      "Ao reagirem com componentes de oxigênio e hidrogênio existentes na águado mar, os metais criam calor. É esse calor que chega até os "músculos"do robô, fazendo com que haja uma nova contração do corpo."

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.