Comentários para:

Tabaco sem gosto

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sr

    O meu sem açucar, por favor!

    Responda
  2. lhilho

    Pergunto eu: e o álcool em conjunto com a gasolina? Um no sangue de quem dirige e a outra no tanque do carro pilotado por quem o utiliza? São só dois e meio milhões de óbitos? Tenho muitas dúvidas e enormes desconfianças quanto a esses dados.

    Responda
  3. J C Cardoso

    A Anvisa é orwelliana. Adolescente e crianças já são protegidos por lei. É crime fornecer e entregar cigarros e bebidas a menores. Portanto, se há adolescentes que fumam, é o adulto que lhes entrega que deve ser punido. Cumpra-se o rigor da lei!O crack anda comendo solto e o governo fica cheio de dedos para tocar no assunto (fala em "enfrentamento" para não falar em "combate").

    Responda
  4. João Pedro

    Baseado no fato que o governo e seus órgãos não são um poço de inteligência (muito pelo contrário) e que eles tem que mostrar algum serviço, até que a ideia não é ruim de tudo. Eles fizeram algum coisa que não vai dar em nada. Eu torço muito para os outros departamentos do governo chegarem nesse ponto. Afinal, se não mudarem nada a coisa só vai continuar péssima, mas não vai piorar. A esperança é a última que morre...

    Responda
  5. pedro volpe

    Sou um liberal como você, porém o erro do liberal é achar que todo mundo possui a cultura, o preparo, o conhecimento e o discernimento para escolher, quando sabe-se que isso não é verdade. Os cigarros de sabor são uma forma perversa e covarde de seduzir adolescentes para que fumem...

    Responda
  6. fcaraujo

    Não conheço outro comentador mais preciso e cuidadoso na argumentação e embasamento do que se defende. Concordo totalmente com tudo o que foi dito, principalmente sobre a importância de se colocar em prática campanhas educativas e de esclarecimento, muito mais importante, edificantes (porque respeitam a inteligência de cada um) e eficazes do que meras proibições sem sentido.

    Responda
  7. rosalves

    "Em 1989, 32% da população com 15 anos ou mais eram fumantes. Em 2008, a prevalência havia despencado para 17,2%. O melhor de tudo é que isso foi feito sem polícia e proibições impostas a cidadãos." Mas a lei de restrição ao fumo em locais fechados em SP e antes disto as leis requerendo a criação de fumódromos e separação de ala de não fumantes não sáo anteriores a 2008? Será que as proibições a cidação não interferiram? Foi só pressão social?

    Responda
  8. Nunes

    Belo texto Helio, boa informação e um ponto de vista bem categórico, sem deixar a liberdade de expressão se sobrepor a razão.

    Responda
  9. giuseppebrasil

    não importa o assunto, sempre um grande prazer ler Helio Schwartsman, pela argumentação racional absolutamente precisa , em uma prosa musicalmente redonda

    Responda
  10. Camilo_Coelho

    Quem agradece a medida da anvisa são os contrabandistas, que agora terão uma "reserva de mercado" garantida pelo governo.

    Responda
  11. cgarcia

    Como ex-fumante, aprovo tudo e todas as medidas que forem tomadas para restringir , não só que jovens venham a fumar, como a proibição total e irrestrita dos fumantes em qualquer local público onde possam prejudicar outrem. ! ! ! Só quem , como eu , teve o prazer de conseguir deixar esta desgraça de lado, sabe o sacrificio e a força de vontade que se tem de ter pra largar esta "droga".

    Responda
  12. Claudio D'Amato

    Aqui está muito bom: "Se piorar o gosto do que faz mal é uma alternativa válida para promover a saúde pública, então a agência deveria estar considerando resoluções para insossar vinhos e cervejas e para tornar carnes gordas menos saborosas." Ô Helio, não dá idéia pra esses caras não, porque vivemos num mundo cheio de malucos. Sabe lá se ONGs antietílicas conseguem cooptar políticos que nem as ONGs antitabagistas conseguiram?

    Responda
    1. João Pedro

      "insossar vinhos e cervejas e para tornar carnes gordas menos saborosas" Já fizeram isso com o pão que não pode ter fermentação completa, com o queijo minas que não pode usar leite cru, com o frango a cabidela por causa do sangue... Observação: não sou fumante, meu comentário é para esse povo não dá conta de vigiar então acaba com tudo.

  13. Claudio D'Amato

    Existe uma maneira simples para os que odeiam baforadas dos outros, que só estão fumando em paz, no canto deles, não sofram com isso. È só criar estabelecimentos separados. Fumantes num e não fumantes em outros. Assim como existem banheiros masculinos e femininos e carro das mulheres em trens e metrô. Simples assim. A propósito, isto estava previsto na lei de 1996... Perto de minha casa, tem um restaurante, Lamas, onde foram criados compartimentos separados por vidros. Mas...

    Responda
    1. Claudio D'Amato

      RaRaRaRa! Por que essa revolta, Alex, se eu estou dizendoque vces teriam seus espaços? "VeNNeno de raTTo"!! Revoltado você, hein? Vai morrer cedo de ataque cardíaco. E nós vamos estar aqui só curtindo nossos cigarros.

    2. Alex M

      Concordo, e vou além. Nos estabelecimentos exclusivos para fumantes, todas as comidas deveriam vir temperadas com venneno de ratto. Já que o cara quer se mattar mesmo...