Ciência > Excesso de limpeza pode levar a doenças inflamatórias Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
E, não é que o OMO tinha razão: Se sujar faz bem. Pode não cheirar bem mas, faz um bem danado! Será?
Desde que vc limpe a sujeira com este produto, claro... kkkk
O fato de a falta de bacterias atrofiar o sistema imunologico é obvio e não é novidade...
O que prevalece é o bom senso de cada um, qualquer coisa em excesso é prejudicial, acredito que o equilÃbrio é a melhor forma de tratar especificamente esta situação.
Pur iss qui us porquim são gordim!!!
É, e o pior é que com o primeiro filho, até a água do banho é filtrada ou fervida... A vantagem é que no segundo não dá mais para ter os mesmos cuidados e o banho é com água do chuveiro mesmo...
No primeiro, vc cata a chupeta do chão com pinça, lava com água filtrada e guarda pra ferver em casa.. no segundo, vc pega com a mão, e com a mamadeira com água, dá um jato forte e devolve pro rebento... No terceiro, vc limpa a chupeta na roupa e tapa a boca do chorão com a dita cuja... Veja quem entre os 3 tem mais saúde...
Quando Pasteur mudou a visão sobre micróbios, criou-se no Instituto que leva o seu nome o hábito de ferver inclusive verduras, legumes e frutas e que, com isso, provou-se que além de acabar com as bactérias ( a maioria benéficas e protetoras) a mrte prematura de muitos cientistas que usavam esse processo, o que veio provar o erro absurdo. Muitos nutrólogos na década de 40 já comentavam sobre esse excesso de limpeza que deixava o organismo, paradoxalmente, sujo, já que o corpo "desaprendia".
Existe um documentário - Vivendo com (entre) lobos, em que um pesquisador passou a viver literalmente diariamente com lobos, se alimentando e interagindo com eles como se da matilha fosse, e uma das maiores preocupações eram as possÃveis e esperadas infecções por contato com animais e seu ambiente. Espantosamente os médicos constataram que sua saúde ficou mais ativa, sua imunidade melhorou e os constantes arranhões e machucados não infeccionavam...
Tive um colega que dizia que não ia criar a filha em escolinha porque criança em escolinha fica doente toda hora. É verdade, fica doente, mas porque o corpo está aprendendo a interagir com diversos tipos de bactérias, tanto do ambiente como de seus amiguinhos, e por fim, será um adulto muito mais saudável.
A natureza é sempre sábia. As bactérias combatem os fungos, em equilÃbrio de uns e outros. Se as primeiras forem eliminadas, os fungos se multiplicam sem limites. Isso ajuda a explicar a epidemia de candidÃase que o noticiário vem reportando. Sabonete com bactericida eu não compro mais.
Fato: uma vez exposto a condições extremas nosso corpo cria anticorpos!!
Todo mundo agora vai deixar de tomar banhar. Vai ficar insuportável dentro do metro.
VEM AI O SABONETE BACTERIANO, AQUELE QUE LAVA E PERFUMA SEU BEBE, MAS MANTEM TODAS AS BACTÉRIAS ESSENCIAIS AO DESENVOLVIMENTO DO SEU REBENTO.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk . nao pensei que sujeiras desse tanta repercussao. mas nunca vi a moçada tao de acordo como agora , e eles estao todos certos o que nao mata engorda , mas nao vamos exagerar nè gente , continuem limpinhos mas sem paranoias pessoal.
Pois é Antonia, tudo o que os pais precisavam era de um sinal verde de alguém com autoridade no assunto, o que vai ser de neném ca ga do andando pela casa...
Nunca mais vou tomar banho.
cruzes bruno , tambem nao exagere nè
isso a gente ja sabia nè , o contato com germes e bactèrias ajuda a criar imunidade contra eles , molèque de rua sao muito mais saudaveis do que essas crianças cheias de frescura q tem por ai . basta um ventinho e ja viram todos catarrentos e cheios de alergias e nao sabem nem mesmo quebrar os vidros dos outros com uma bola. a melhor vacina è a B V M (bactèrias , viros e microbios) e viva...........
Pelo jeito vc tá soltando rojões hein Antonia? a pivetada em casa não vai gastar mais tanta água pra tomar banho, nem vai lavar mais os pés pra dormir. Diminui o trabalho, os gastos com luz, água e remédios. :)
Penso que o problema com os sabonetes bactericidas é outra história! Se sujar faz bem! A criança deve ter contato com areia, terra, brinquedos de outras crianças e com os próprios brinquedos que contém bactérias também! Depois de brincar, ao meu ver, as mãos da criança devem ser muito bem lavadas! Não ser escravo da limpeza, não significa estar o tempo todo sujo e aà pode entrar o importante papel de um bom sabonete!
Era tudo o que o povo queria ouvir... O problema é que uma grande maioria da população não tem higiene nenhuma. Deve-se ter o mÃnimo sim. Agora muita gente depois de ter lido a notÃcia vai achar que está fazendo (e continuará fazendo) certinho em ir ao banheiro fazer o 2 e não lavar as mãos. Acho que isso é mais válido para crianças, quando estão ainda desenvolvendo seus soldadinhos :P
Se sujeira matasse, não haveriam mendingos ou crianças de rua que comem lixo por toda cidade. Claro que não defendo este tipo de degradação humana, mas há de se dar um freio nesta paranóia de esterilização de tudo. Sabonetes bacte´ricidas devem ser restritos à hospitais e no uso de e por pessoas adoentadas. Os sãos devem se expor ao ambiente e não pensarem (falsamente) que podem se isolar dele... enquanto isso a indústria dos produtos bactericidas enriquece e alimenta a industria dos remédio
a geração que brincou na rua e andou descalço são saudáveis... ...hoje temos os limpinhos e asmáticos e os sujinhos e saudáveis...
Alguns adoecem por falta de higiene, enquanto outros, por excesso de limpeza. É confuso demais! mariahelenareporter.blogspot.c om
A frescura limita o homem!!!
Hahahahah... Boa!
isso sempre foi notório,tanto que é os ratos que são cobaias em laboratórios pelo habitat que vive, não precisamos viver como ratos ou deixar a casa suja,mas andar descalço ter contatos com animais viver sem medo,hoje os bebês nascem e são tratados como fossem bonecos,além do mais a mãe não amamenta direito,e tudo o que comemos hoje já não é tão puro como a décadas atrás,exemplos.um boi vai para o abate por causa de hormônios um ano antes,as verduras com agrotóxicos,etc...fora poluição.
Fui criada na cidade..mas sempre brinquei na rua,na terra, andando descalça,banho era obrigação rsrs...Hoje não vejo crianças na rua como antes...Geração Apê/nojinho de terra vai sofrer,culpa dos pais.
Eu sou prova viva disso. Sempre morei na cidade, porém o quintal da minha cara era bem grande. Quando não estava na escola estava brincando no quintal, na areia e até na lama. Hoje, raramente tenho uma gripe e quando tenho não tem lá aquele efeito todo. Sou super resistente a inflamações, não lembro de ter um ferimento que tenha inflamado. Esse estudo só vem confirmar o que já digo a tempos.
Engraçado que só agora isto vem a tona, em 74 o pediatra da minha filha ja falava sobre esse assunto!!
Excesso de limpeza é uma doença mental imposta por mães mal amadas as suas pobres crianças
"Elimina 99,9% das bactérias". Pois é. O que a gente faz com os 0,1% que sobram?
Essa notÃcia é boa para os que são criados pela avó em apartamento empinando pipa com o ventilador ligado.
e po isso que as pessoas do campo tem vida longa,depois desta noticia mim orgulho de ser mineirinho nacido la na grota,,estas criancas de cidade grande parece ser feito em laboratorio,,,qualquer mosquetinho de dengue ja traz poblema kkkkkk
pois é... qualquer aidsinha já ta todo mundo desesperado... rs
isso nossas avos ja sabiam. mas veio uma geraçao de maes superprotetoras, que colocaram por agua abaixo. e o roberto belli esta repleto de razao, no seu comentario. ABAIXO OS SABONETES E PRODUTOS DE LIMPEZA COM ANTIBIOTICO. CRIAM AS SUPERBACTERIAS.
As mães ñ são superprotetoras hoje em dia. Sempre foram. O fato é q a indústria percebeu o filão, e criou 1 cultura p/ alimentar paranóia com excesso d limpeza ( detergentes, sabonetes, etc)com bactericidas. Abriu-se então terreno para patógenos + resistentes ocuparem o espaço q bactérias inofensivas deixaram, sucumbidas por esta manipulação... ganha hoje uma fortuna com estes produtos e ajuda nos lucros dos remédios q vão combater as doenças causadas pelo enfraquecimento do Sist Imunológico
Aconselhem então que as crianças não tomem banho. É ridÃcula essa tese da sujeira, da imundice. Brasileiro gosta de tomar banho. Não adianta aconselhar em contrário.
a ideia nao é deixar se ser limpo, mas deixar se ser neurotico. como diz a propaganda da OMO, se sujar faz bem. e muuuito bem.
Agora tem até tinta anti-bactéria!! E tem gente que compra, senão não fabricavam... Tudo maluco!! Medo do micróbio!! hehehe!! Acho assim: O maior come o menor!! E se não mata, engorda!
a tinta é também anti-mofo... ideal para áreas úmidas que tendem a mofar, como teto de banheiro sem a devida ventilação.
Agora será que essa matéria cientÃfica sobrevive ao Bombardeio publicitário do @ettol e do &rotex ??
Alias, outra coisa que me chama atenção, na TV ultimamente vejo diversas propagandas de sabonetes "mágicos" que matam bactérias e nessa hora penso, será que esses sabonetes realmente ajudam ou atrapalham. Outra coisa que pergunto, temos agora problemas com bactérias que resistem a todos os antibióticos, será que esses sabonetes também não ajudam a criar bactérias super resistentes??? Acredito que esse tipo de sabonete deveria ser usado só em hospitais.
Em hospitais não é mais possÃvel usar esses sabonetes, descobriram que as bactérias se deliciavam de tanto come-los.
As associações aprovam após rigoro$o$$ te$te$ de qualidade.... kkkkk
perfeito. e me impressiona as associacoes de dermatologia aprovarem estes sabonetes.
tudo demasiado é prejudicial. um exemplo o leo di cáprio não gosta de tomar banho e acho que fede igual a um bode velho, mas não fica doente e muita gente gosta dele.
Mamãe sempre dizia: Se não mata, engorda! KKKKKKKKK
Ou seja o tipico muleque de apartamento
poxa, mais respeito! :)
Isto é evidente, as defesas do organismo humano precisam conhecer o inimigo para aprender a combate-lo. O principio de funcionamento das vacinas, é exatamente este, injeta-se um virus potencialmente enfraquecido no organismo que o combate e ao mesmo tempo, memoriza seu funcionamento, assim quando o sistema imunológico recebe o virus na sua forma natural, ja tem os meios para combate-lo. Muitas destas imunidades adquirimos nos sujando na infancia.
Olá! Com todo o respeito, o organismo memoriza o funcionamento do vÃrus? Não seria, cria anticorpos? E o tiririca, vai ser candidato mesmo a prefeitura da maior cidade da américa do sul?
O mais engraçado é como tem gente q se deixa enganar... E a maioria são pessoas com maior poder aquisitivo, um indicativo de maior grau de instrução! Usar bactericidas tem como efeito final a necessidade de usar outros cada vez mais fortes, pois a seleção natural faz bactérias mais resistentes sobreviverem e proliferarem. E o "inseticida a base de água"? Não tem nada de "saudável", pois o VENENO está nele, o q mudou foi o SOLVENTE, q sendo água, tem pouco ou nenhum odor! p
Tem de andar com os pés no chão, na terra, quem mora na metrópole, tem de ir para um sÃtio pelo menos duas vezes ao ano.
nada como tirar um bicho de pé na agulha(nao-esterelizada, claro).
Analisando propagandas: Está certo usar medidas profiláticas p/ ajudar a evitar contágio de vÃrus e bactérias. E está certa aquela propaganda do sabão em pó que diz que se sujar é bom. Isto posto, há considerações a se fazer. No inÃcio da infância é preciso "dar incentivos" p/ que o sistema imunológico se desenvolva. Mas depois, a profilaxia é necessária p/ evitar ou diminuir a propagação de doenças. Não é bom confiar totalmente no sistema imunulógico. Às vezes ele não dá conta, e aà sofremo
Claro que sim. Além d abrir terreno pra proliferação de bactérias mais resistentes com possÃveis com poderes patogênicos... O certo seria ESTIMULAR O SISTEMA IMUNE. e não querer se ISOLAR do ambiente (o que decerto É IMPOSSÃVEL) Eu uso, como estimulante natural (e q em 5 anos prova-se eficaz) a AUTO-HEMOTERAPIA, q aumenta a atividade do sistema imune INATO em até 4 vezes, NÃO DEIXANDO TERRENO PARA PATÓGENOS SE ESTABELECEREM NO MEU ORGANISMO.
"ñ é bom confiar totalmente no sistema imunulógico" RisÃvel esta afirmação Dominamos o mundo por causa da nossa ADAPTABILIDADE. "O micróbio não é nada, o terreno é tudo." Louis Pasteur (1822 - 1895). Fortaleça sua saúde, propicie boa alimentação, evite agressões de quÃmicos ( o S.I. ainda ão se adaptou a agentes quÃmicos) dos alimentos, agrotóxicos etc. Use o mÃnimo possÃvel de antibióticos. E estimule o seu Sistema Imunológico. Para este último uso a AUTO-HEMOTERAPIA.funciona é é d g
Concordo com você Hélio, mas pra isso existe o bom senso. Lavar as mãos faz bem. Mas será que é necessário utilizar sabonetes bactericidas fora do hospital? Alias, como já comentei e ainda não consegui uma resposta, será que este tipo de sabonete bactericida que esta na moda na TV ultimamente não ajuda a crias bactérias super resistentes?
Depois dessa, acho q minha avó merece um Nobel... Se o prêmio for concedido postumamente vou pleitear para ela, afinal, a coisa q eu mais ouvia era: Vai brincar na rua para criar anti-corpos! E não é q ela estava certa?
Sabonete não é remédio milagroso, é só mais um artefato de limpeza. Acho que vocês estão preocupados demais com isso também.
O sistema imunológico humano precisa conhecer o inimigo para poder combate-lo, e é evidente que alguem que se expos mais a virus quando bebê, esta muito mais bem preparado para lidar com eles.
Exatamente como funcionam as facinas. O biutre acha q ta tomando remédio quando, de fato, ta tomando o próprio virus. É cada uma opá...
a meninada tá muito criada no leite com pera,na uvinha sem carocinho nem casquinha,esterilizada demais.além de mais fracos,ficam tb mto mais chatos
leite com pera, ovomaldito, hauahauha
como diz minha cunhada... é falta de vitamina B, B de bicho!
O que não mata, engorda.
O q não mata imuniza!
Esses pesquisadores deveriam ter conversado com a minha avó sobre comida esterelizada. Se reclamasse para ela que o feijão tinha caruncho ou o doce tinha formiga a resposta era sempre a mesma: - Quem comer mais doce come mais formiga. Morreu aos 94.
Existe coisa pior que aqueles comerciais de mamães de propaganda de pasta de dente e margarina correndo atrás do filho com um sabonete na mão dizendo que toma conta da saúde da famÃlia? Criança que é criança precisa ter cachorro, gato, andar descalço, subir em árvore etc. Super proteção dá nisso mesmo...
Eduardo, esta cul/tura d este/riliz/ação foi criada p/ dar $$ a indústria da área. Criou-se a dem/anda. A mass/ificação manip/ulante e ali/en/ante q a mÃ/dia faz todos os dias (e q pag/amos pra ver). Todos lucram: os lab farma vendem+: as fábricas d produtos bactericidas, o Estado com impostos, o comércio, as tvs com + comerciais. Só per/de o po/vo..pe/rde $ e saúde. Eu tento evitar cair nestas ar/ma/dilhas do mer/cado. P/ proteger a saúde uso AUTO-HEMOTERAPIA 
perai, mas conceito de higiene na Alemanha e EUA eh um, aqui no Brasileh outro! La existe muita fiscalizacao para manter a cidade limpa. Aquias criancas andam descalcas em pleno esgoto, as calcadas cheias deurina e fezes de animais. La isso praticamente nao existe (quem conhecesabe). Portanto uma coisa eh uma coisa, e outra coisa eh outra coisa !E partir de camundongos pra justificar com humanos... hmmm ta mecheirando sensacionalismo ! O 1o paragrafo da noticia ta muito leviano !
por isso que conceito de higiene em paises de 1o mundo eh diferente doq em paises de 3o mundo. Pra quem nao sabe, Brasil ainda eh pais de 3o mundo. Pela otica da pesquisa, brasileiros seriam imunes a todas as doencas em comparacao a norte-americanos e alemaes. Por isso eu questiono a afirmacao do jornalista que escreveu a frase leviana pra chamar atencao do artigo.
Mais um nó cego dando uma de " ue, nao estou entendendo"
e criança que anda descalça em esgoto tem dinheiro pra sabonete???
mas o banho lá na europa não é uma prática tão popular como aqui.
Tem dois comentários escondidos aqui...
De nada.
Obrigado
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Excesso de limpeza pode levar a doenças inflamatórias Voltar
Comente este texto