Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josefas de alencar

    Caro Gilberto,Eu vi website do "Mais Feliz". Para ficar mais feliz, doe para a ONG que o Gilberto criou, a ONG Cidade Escola Aprendiz! Segundo o site "A tecnologia social Bairro-Escola é inspiradora e norteadora do Movimento +FELIZ. Você pode fazer uma doação direta na conta corrente da Associação Cidade Escola Aprendiz." Que agradável coincidência, não é mesmo Sr. Gilberto?Ou seja, doe o seu dinheirinho pro pessoal do Gilberto ficar mais feliz!!! Francamente...

    Responda
  2. Andy Campos

    Felicidade pode ser traduzida numa viagem alucinógena ou numa "experiência espiritual" dentro de alguma igreja nos confins desse Brasil (o q pra mim dá no mesmo). Claro q essa felicidade só é real para qem experimenta, mas não podemos descartá-las, assim como não podemos descartar o alto indice de aprovação do governo lu la com sua felicidade ilusória criada para satisfazer necessidades imediatas sem dar soluções reais. Viva a Matrix tupiniquim, nosso povão a felicita.

    Responda
  3. Mane

    Todos os filósofos já discutiram isso! Primeiro imbróglio é a própria definição ou referencia do seja "felicidades". Só encontra respaldo na escola positivista, ou mais corretamente, não tem definição - é o "sentido" e o significado instantaneo e motivador da própria vida de cada um! Se, uma vez referenciada, e ferido o pressuposto, quais instrumentos legais teremos para fazermos ressarcir! Exemplo: o que seria felicidades neste clima dos políticos? ... é ve-los "usurpr" o erário? Ridículo!

    Responda
  4. Victor

    Muitos pessoas materialistas, usam justificativas epicuristas para seguir em frente numa busca insaciável pelo prazer. Quando na verdade, a filosofia epicurista busca a felicidade filosófica, em fazer o bem, o belo e o justo, e não um prazer a qualquer preço, um prazer puramente material. É essa felicidade filosófica que temos o direito de ter, e o dever de buscar. Hoje, o cumprimento "Prazer em conhecer" é o reflexo de uma sociedade decadente moldada no prazer. Meu Twitter: @victorgeo10 /p

    Responda
  5. luizcandidob

    Gilberto, lamento, mas você botou a bola na marca do penalty: Você está defendendo a sua própria causa, a dos ridículos? Faço idéia do que você responderia, algo como "Se defender nobres causas é ser ridículo, então eu sou um deles!". Você já pensou que o que o povo precisa para ter condições de correr atrás de algo que alguns chamam de felicidade é de políticas públicas que garantam educação, saúde, segurança, trabalho decente, transporte público e moralidade idem? O resto é d

    Responda
  6. leonardolsb

    O nome disso é POPULISMO.

    Responda
  7. José da Silva

    Sugiro o FPIL- Felicidade Pessoal Interna Líquida, pois o líquido é o q importa. Agora temos a ferramenta que faltava para que o Poder Público possa realizar seu mister que é o bem geral da sociedade. Imagino que possa ser implementado pelo SUS que, após analisar os aspéctos correspondentes, dará uma nota à pessoa. Para que funcione bem, sugiro que manipulem os dados e digam a todos coisas do tipo: Não importa o resto, você é feliz pois seu índice de FPIL é 9 e quem está acima

    Responda
  8. Carlos dos Reis

    Brasília terá o maior índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) do MUNDO! Já até faço uma fórmula para calcular o FIB: FIB = 1/IPC, sendo IPC = Índice de Percepções de Corrupção....

    Responda
  9. Lacombe Lucien

    GD, Vc. achou a vitória do Serra, gorda ou magra? E do São Paulo FC.?

    Responda
  10. gallo66

    Realmente, a FGV deixou definitivamente de ser uma instituição que pelo menos parecia ser séria. Agora assumiu de vez a picaretagem. Se Chico Anysio não tivesse morrido, um desses professores da FVG bem que poderia servir de inspiração para um novo personagem, na linha do Justo Veríssimo. Tenha santa paciência!

    Responda
  11. Art

    Sr. Dimestein, O Senhor acredita que a privatização da TV Cultura é uma felicidade ridícula ?

    Responda
  12. Kissy Folder

    Concordo com o Gilberto. É o que sempre digo. Não entendo por que tanta ênfase em números econômicos, quando o que importa para o cidadão é qualidade de vida. Qual a importância de ser a sexta economia do mundo, enquanto não se pode sair na rua sem o risco de ser assaltado ou morto?

    Responda
  13. mel

    DIMENSTEIN VC JA PODE COMEÇAR A CAMPANHA EM SAO PAULO E PREVIA FOI ONTEM...

    Responda
  14. rodneyfrt

    no Brasil felicidade é mato, afinal os que são alienados normalmente são felizes pois nem percebem as mazelas do dia a dia....

    Responda
  15. Robertp

    jornalita Gilberto. Cumpra-se a Constituição nos quesitos eudcação e saude,e verá um povo mais feliz. Não precisamos de leis ou medições de indices de felicidade, até porque qualquer sociólogo pode dizer que felicidade é um estado da alma temporário. Mas nas questões básicas do ser humano todos devemos trabalhar e cobrar a quem compete o cumprimento dos objetivos. Ab.

    Responda
  16. Robertp

    jornalita Gilberto. Cumpra-se a Constituição nos quesitos eudcação e saude,e verá um povo mais feliz. Não precisamos de leis ou medições de indices de felicidade, até porque qualquer sociólogo pode dizer que felicidade é um estado da alma temporário. Mas nas questões básicas do ser humano todos devemos trabalhar e cobrar a quem compete o cumprimento dos objetivos. Ab.

    Responda
  17. Biteco

    Fiquei feliz com sua matéria.

    Responda
  18. José Silva

    Um bom controle da mídia; Muito futebol e BBB; destruição dos valores sociais e morais, e da educação (salário de professor já está tão baixo que não há candidatos à carreira, turmas com 40 ou mais alunos, destruição da autoridade do professor e currículos esses sim ridículos); muito ufanismo "o petróleo é nosso, etc." p ninguém notar que pagamos a gasolina mais cara do mundo, e PRONTO! TEMOS O GADO/POVO MAIS FELIZ DO MUNDO, IDÊNTICO AO DE "1984".

    Responda
    1. José da Silva

      Ficou faltando o carnaval.

    2. Homem invisivel

      Depende do pais: Portugal esta em torne de 1.5 euros o litro. Holanda, um dos mais caros: 1.9 o litro. E se quiser comparar pode aquisitivo, faca a comparação entre esses dois países e verá que o preço da gasolina segue a cotação do barril e a carga tributaria (em países que não são produtores, claro)...e não leva em conta o poder aquisitivo da população...digo eu.

    3. Homem invisivel

      Na Europa se vende gasolina ao LITRO...cansei de comprar e pagar por LITRO. Nos EUA: galão.

    4. José Silva

      Certo, mas além disso, qual o salário mínimo da Europa? (ou melhor, de que país europeu estamos falando?) Qual o poder aquisitivo médio do povo? A comparação não é válida, percebe? EM RELAÇÃO ao poder aquisitivo daqui, a nossa gasolina é um roubo.

    5. rodneyfrt

      na europa se vende o galão faça as contas e vera.....

    6. Homem invisivel

      Pois então fique feliz: Na Europa o preço da gasolina varia de 1.5-1.9 euros o litro... só fazer as contas e ver que a nossa (ainda) não é a mais cara do mundo!

  19. jca

    Jornalista, o que voce propos "... ha 2 anos..." ja eh estudado e proposto desde 1972. Para quem se interessa pelo assunto, leia os topicos abaixo, alguns, dentre muitos, na area de criatividade copy/past do jornalista. E viva a mediocridade. 1)Gallup's measure of Americans' positive economic mood;2)Reuters/University of Michigan Index of Consumer;3) SentimentBhutan'sfourth king, Jigme Singye Wangchuck, coined the phrase GNH in 1972 on thebelief that people's happiness

    Responda
  20. Homem invisivel

    Faz sentido no Brasil começarmos por calcular o índice de "Infelicidade" (isso pra FGV)...tudo que já foi comentado (falta de transporte, insegurança, baixo nível de educação, etc)) e que falta à maioria do povo brasileiro gera um nível de insatisfação e "infelicidade" que poderia ser calculado...até mesmo para efeitos e comparação quando a realidade mudar.

    Responda
  21. afbarbosa

    Eu já vejo por um outro lado, acredito que a criação de algo (não governamental) que estude a felicidade é uma forma de evolução. Saber ao certo o que faz uma pessoa feliz é um ótimo método de se fazer políticas publicas. Temos uma visão errada de que a felicidade depende do dinheiro que temos e não da vida que levamos. Se o que faz o brasileiro feliz é segurança, que voltemos a atenção a ela, ou o que faz o brasileiro feliz é honestidade (duvido), que seja ela o alvo. Saber é o que importa.

    Responda
  22. Dinho

    Talvez o nome escolhido não tenha sido muito feliz. Ele choca e confunde. Dá a impressão que há Felicidade Externa e Interna, Bruta e Líquida. E porque não criar um ìndica de Infelicidade?

    Responda
  23. paulo cfsadcnlsçdnçla

    NOSSA Q HORROR Q LIXO DE TEXTO PELO AMOR DE DEUS CARA VOCE SÓ ESCREVE BESTEIRA, VOCE LEVA A SÉRIO O QUE ESCREVE?????????

    Responda
  24. Paulo

    Citando DR House, A ignorância é uma benção.

    Responda
    1. afbarbosa

      Citar "DR House" faz seu argumento ser inválido. Com tantos pensadores nesses mundo, você cita um personagem caricato. Voce caiu na propria ironia do personagem.

  25. caio1945

    A sabedoria perene revela que a infelicidade de uma Nação tem como causa principal a improbidade e a traição dos governantes. Portanto, se alguém do govêrno daqui tem dúvidas quanto ao grau de felicidade da população, fará bem em começar olhando para si e analisando o que tem feito para o real, constante e firme progresso do povo, e corrigir as distorções. Se tiver dúvidas sôbre o que fazer, que leiam os clássicos, como Burke, Locke etc., no original. Tudo o que precisamos está lá!

    Responda
  26. Reinaldo Tadeu Braga

    Deboche é o que certos colonistas fazem com os leitores!

    Responda
  27. chilli pepper

    se meu índice de felicidade for baseado em qualidade de vida já vou adiantando que enquanto eu não puder caminhar tranquilamente pelas ruas de madrugada, não ter medo de ser assaltada ou sequestrada 24h por dia, minha casa não tiver cerca elétrica e muro alto, o seguro do carro não for caríssimo, as ruas e passeios não forem esburacados, as estradas não forem perigosas, as escolas públicas não forem ruins, o lazer não for no shopping, o transporte público não tiver qualidade ... serei "infel

    Responda
  28. Fernando José

    Medida Perfeita. É o único índice que importa para se determinar se uma sociedade é melhor ou pior que a outra. Hoje em dia o Brasil estaria mal classificado num ranking mundial.

    Responda
  29. Crasse Média

    k Viva k viva k viva a realidade alternativak

    Responda
  30. Ermitão

    Uma grama de soma...ó Admirável Mundo Novo!

    Responda
  31. popoio

    Felicidade plena para lguns aqui, é ver os buracos das rodovias tampados com terra.

    Responda
  32. popoio

    Esse colunista, ultimamente vem recheando seu vocabulário com palavras tipo: idiotas, ridículos e afins, para detratar pessoas autênticas. Se os políticos deixarem de roubar o que roubam, já é um motivo para o povo ser mais feliz. Quanto ao Senador Cristóvam, acho que seria mais interessante, passar a defender publicamente um, segundo êle, de seus projetos engavetados por Sarney: CRIME HEDIONDO para quem rouba, desvia e se corrompe no erário. O resto é falácia de

    Responda
  33. Hélio Pimentel

    O Brasil é o país mais feliz do mundo. Não precisamos nos preocupar com violência, corrupção, saúde e educação... até mesmo porque, se tivéssemos mais conhecimento, não nos sentiríamos tão felizes... por causa da violência, da corrupção e da saúde!

    Responda
  34. DOUTRINADOR ALÉM TUMULO

    Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo,o caminho único da Felicidade!!!Fora da CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!!!

    Responda
    1. José da Silva

      Doutrinador, você é um imbe cil e todos os piores adjetivos que possam existir na língua portuguesa, em outras linguas, inclusive alienígenas, se existirem! . Se você não gostou é porque não ama a Deus, nem ao próximo e, portanto, não é feliz. Não pratica a caridade e não será salvo.

  35. Dori M.Santos

    Conforme a pessoa acumula conhecimento, diminui a sua felicidade exagerada. Ela passa à enxergar como funciona a política, as religiões e o capital, deixando assim de ser enganada facilmente e passando a ter apenas momentos de felicidade e não rindo atoa como uma hiena.O Brasil está longe, muito longe, com o nosso nível de educação atual.

    Responda
    1. José da Silva

      Realmente, a ignorância é meio caminho para a felicidade.

  36. Jadir

    Para mim a maior felicidade é acabar com a corrupção nesse país, mais educação, menos violência, menos injustiça, aí a felicidade vem com certeza. Felicidade não é algo que se ensina.

    Responda
    1. Lucia Helena

      Jadir: Pois eu acho que a felicidade é algo que se ensina sim. Aliás, se ela tivesse sido à nós, mais ensinada, a gente não estaria discutindo-a nesse e noutros espaços. Pense por exemplo nas toneladas de remédios controlados, faixa p-r-e-t-a deixariam de ser vendidos no País, por exemplo.

  37. Homem invisivel

    O tema em questão é relevante pra mim como cidadão. Trata-se da implementação (ou não) de politicas publicas que podem afetar toda a coletividade.

    Responda
  38. jose rosito,jr

    Li,reli,pensei,repensei.Não consegui captar o propósito do texto,como ridículo que sou pergunto:Foi só para preencher espaço?Falta de assunto?Citações sobre o Butão deveriam ser precedidas de pesquisa,onde fica,população,economia,modo de vida etc...Nada a ver com o mundo moderno.

    Responda
    1. Lucia Helena

      Caro José Rosito: Vamos supor que o senhor fosse chamado a participar de reuniões para discutir uma pesquisa ao público em geral sobre o tema felicidade. Qual seria a sua posição? O que o senhor entende que deva acontecer na vida dos indivíduos para que todos sejamos felizes. Tudo a ver com o mundo moderno, José. Consulte-se e venha para essa discussão que agora é que começa a ficar boa.

  39. Ozi

    Eu ficaria muito feliz que o colunista utilizasse seu espaço para assuntos mais relevantes. Será que temos esse direito?

    Responda
    1. Lucia Helena

      Sr. Oziel: O quê pode ser mais relevante do que uma discussão sobre a nossa felicidade? O senhor realmente acha isso,pouco?

  40. Leandro

    Isso não é invenção nem de políticos brasilieiros nem da FGV. A felicidade interna bruta (FBI) foi criada no Butão para medir o quanto a população está feliz/satisfeita com as políticas sociais e econômicas do país. Conheço pouco, mas parece que funciona muito bem no Butão e em outros lugares onde foi aplicado. Acho excelente medirmos isso aqui no Brasil também. O PIB vem crescendo, mas o que isso realmente significa em nossas vidas? Estamos mais ricos, mais educados, mais prot

    Responda
  41. Homem invisivel

    Material publicado ha quase 2 anos:http...demos.fi/files/Dem os_Politics_of_Happiness_A_Man ifesto_Eng_Draft.pdf e que é a base do movimento que agora surge no nosso pais. Minha opinião: devemos dar atenção ao movimento da "Politica da Felicidade" desde que Felicidade seja definida como "uma ação entre pessoas, algo ativo publicamente, coletivo" e não uma coisa passiva e privada". Até concordo que a escolha do termo (Felicidade) pode não ser muito Feliz, mas não consigo sugerir outro.

    Responda
  42. Marcos Santos

    Muito bom, A felicidade tem que ser trazida ao centro da conversa. Não sabia que estas discussões estavam acontecendo. Fico feliz. Que o mundo caminhe.

    Responda
  43. Akhenathon Akhton

    Pra encerrar, vou contar uma piada do Juca Chaves, em homenagem ao feliz Dimenstein: A profª. levou os alunos ao Zoo. Lá parou na jaula da hiena e explicou: - Este animal é pitoresco. Acasala apenas uma vez a cada 12 meses, e se alimenta de carne em decomposição. E o Joãozinho: - Fessora, a hiena f*de uma vez por ano, só come m**da, e ri do quê?

    Responda
  44. Crasse Média

    -....zzz...

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      kkkkk...

  45. antonio leugi franze

    Os ridículos que querem que o estado de felicidade a todos por uma razão egoísta, eles não conseguem ser felizes, não conseguem colocar um rumo feliz nas próprias vidas, por isso apelam para o estado, para se sentirem úteis e assim terem um lampejo de felicidade.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Vamos estatizar a felicidade, criando a Felicibras, que irá produzir... cabides de emprego. A maior fábrica de felicidade para a cumpanherada!

  46. Rosy

    Felicidade é uma coisa tão subjetiva, que não dá nem para discutir...

    Responda
    1. Lucia Helena

      Ah, Rose. Nos termos em que estão postos, dá sim. Pode dar um pouco mais de trabalho aqui ou ali, mas nada que chegue perto de algo impossível.

  47. Luiz Felipe

    E por falar em felicidade, dizem que o caminho mais curto para se chegar a Ela é simplicidade. "Não raros são os ridículos, sem medo de serem ridículos, que desafiam o senso comum e anunciam o futuro." Mais, mais, mais, é dos "ridículos" que a felicidade gosta mais.Os ignorantes não têm sequer idéia do tamanho da Revolução que vem por aí.

    Responda
    1. Luiz Felipe

      PNBC, SAUDAÇÕES.

  48. Homem invisivel

    Desculpe-me a minha ignorância, mas estamos a debater felicidade? Achei que estávamos a debater ideias que estão a surgir no seio da sociedade brasileira, como reflexo de pensamentos que ha muito já permeiam outras sociedades. Segundo os pensadores da Politica da Felicidade, em países como o Brasil, o "primeiro passo seria igualdade de ensino e educação de alto nível para todos", algo que parece ter faltado à sra. Lucia Helena...mas ainda estamos a tempo de corrigir.

    Responda
    1. Homem invisivel

      Obrigado Lucia Helena, pela sua demonstração de civilidade. Creio que, assim, evoluímos juntos para debater o que realmente interessa. Vamos em frente.

    2. Lucia Helena

      Caro Homem invisível: Por primeiro, eu não escrevi nem sugeri que você fosse ignorante, mas o contrário. Segundo; que eu não sou nem o tema nem o centro do debate. Apenas dei uma olhada em alguns comentários, e resolvi suspender a questão para ver se juntos, podemos começar a chegar perto de uma troca de ideias sobre o tema, que por acaso se chama debate. Que mesmo importando em eventuais divergências, dispensam-se socos, tapas e pontapés semânticos. OK?

  49. JOAO MARCOS FERREIRA CANTARINO

    Ridículo mesmo foi o papelão da FGV no recente concurso do Senado Federal, com direito a plágio de questões e erros de ortografia nos enunciados.

    Responda
  50. Santhiago Guerra

    Quer maior exemplo de felicidade dos ridículos, dos que aplaudem, aprovam e defendem a corrupção generalizada que assola a nação?O dinheiro rou ba do também pertence a eles, mas... tente convencê-los de que devemos lutar para acabar com os desmandos...

    Responda
    1. Lucia Helena

      Poucos de nós temos essa responsabilidade numérica, a ponto de influir no resultado de eleições, Akhenathon. Pense que quem decide os pleitos ,é a maioria, que infelizmente, não tem preparo suficiente sequer para discernir o que é marketing do que é a índole verdadeira do candidato que se apresenta no horário eleitoral, por exemplo. Pense!

    2. Akhenathon Akhton

      Lucia, não somos 192 milhões contra um ba.nd0 de la.rápi0s. Somos 192 milhões de culpad0s. Todos temos nossa parcela de responsabilidade nisso aí.

    3. Lucia Helena

      Bom, Santhiago Guerra: Nós estamos tentando debater sobre felicidade, se eu não me engano. Não consta até então, que o Senador C.Buarque, por exemplo, defenda a corrupção generalizada que você citou. E tem mais: somos mais de 192 milhões contra um punhado de larápios. O que falta é reclamação eficaz, via efetiva participação. Se o espaço está sendo aberto para tanto, que tal deixar vossa generosa colaboração? Abs.