-
Homem invisivel
Pra acrescentar: Antes da FGV, o Butão criou o índice "Felicidade Interna Bruta (FIB)", na década de 70...ler na Wikipedia.
-
Homem invisivel
Gostei do texto por ter me apresentado o movimento + Feliz. Interessante ler o manifesto (A Política da Felicidade), cujos idealizadores defendem que "felicidade é um processo em andamento. É uma ação entre pessoas, algo ativo publicamente, e não algo passivo e privado". Acho que o motivo do deboche pode ser falta de informação e de debate com a população, uma vez que direito a busca da Felicidade faz parte da constituição de países como EUA e Japão.
-
Lucia Helena
OK, Homem invisivel. Sensata a sua crítica. E aonde é que entra a sua colaboração efetiva no debate? Se você tem ideias melhores, por favor, 'apresente o ás' porque o país anda dele precisando. Abs.
-
-
m lima
Nunca antes nahistória desse país o Brasil foi a 6ª economia do mundo!!!!! O Reino Unido jánão é a 6ª maior potência economica do mundo, tendo sido ultrapassado peloBrasil, que passou a ter este ano o sexto maior produto interno bruto (PIB)medido em dólares. COM NOTÍCIAS COMOESSA E IDH DE AFRICA, O BRASILEIRO VAI ACREDITANDO QUE O BRASIL É MESMO UM PAISDE PRIMEIRO MUNDO! QUE DEUS NOSAJUDE A SER UM POVO A CADA DIA MAIS FELIZ.... CARNAVAL, FUTEBOL, BBB, UFC.....
-
Lucia Helena
Akhenathon: O que eu vivi não foi tirado de um livro de OSPB, mas, ainda que fosse, seria preferível do que sentar-se na frente de um computador para ficar reproduzindo esse politicamente-correto teórico de internet, que nada mais é que uma baita preguiça de pensar pela própria cabeça e ainda por cima com medo das críticas dos outros internautas, que são os tremendos boas-praças duas caras, típicos em tudo que é escritório.
-
Akhenathon Akhton
"permanecemos fixos, firmes e fortes, trabalhando para essa nação se tornar o gigante que é"... Aff, isso foi tirado de algum livro de OSPB da época da ditadura ou de alguma cartilha do MEC na gestão Fernando Haddad?
-
Lucia Helena
Maurício: O Brasil é o País que é; e só é o País que é, em razão do povo brasileiro. Prova disso é que inúmeros partidos políticos se revezaram no poder ao longo dos anos, e nós, do povo, é que permanecemos fixos, firmes e fortes, trabalhando para essa nação se tornar o gigante que é. Um ou outro governo tiveram sim seus méritos, e independentemente da siglas a que pertençam, não fizeram nada mais que a obrigação, já que disputaram a presidência sem qualquer coação, segundo consta.
-
-
pedro volpe
O lugar para protestos debochados e no teatro ou em algum filme ou programa de humor...nao elege-se senador pra fazer protesto debochado.Cristovão pode não ser ladrão, mas algumas de suas idéias são tão inócuas quanto as desse colunista.
-
Taninha
O direito à felicidade é algo complexo. Felicidade para mim pode ser diferente da felicidade para você. Já nascemos com o direito à felicidade. São nossas escolhas que definem nossa própria felicidade. Nem todo rico é feliz, nem todo pobre é infeliz. Colocar esse direito na Constituição é, simplesmente, inútil. Vai mudar a vida de quem? Desde quando felicidade se obtém por meio de lei, ainda que seja a Lei Maior?
-
Lucia Helena
Tania: respeito sua opinião, mas a meu ver, felicidade, tal como posta na artigo, nem sempre estará diretamente ligada às nossas próprias escolhas. Lembra do Collor e do confisco das poupanças do Brasil inteiro? Pois é. Escolhemos um presidente cujas escolhas- e somente depois da posse- é que revelaram que a população não era a sua prioridade. É verdade que ele passou feito rolo compressor, por cima do povo, com lei e tudo, mas garanto à você que se não fosse a lei, a coisa teria sido muito
-
-
ClaudionorJr
O povo brasileiro é feliz por natureza, isso nem 50 anos de PT podem mudar!!
-
Lucia Helena
Claudionor: a questão não é se o povo brasileiro é ou não feliz por natureza, mas a possibilidade de sermos felizes na exata proporção com a qual contribuimos para a riqueza e grandeza do país. E não chegamos ainda nesse patamar, em função da MÁ-VONTADE, não de um, mas de incontáveis políticos, que independentemente do partido, zelaram e continuam zelando, por todo e qualquer interesse , desde que a população NUNCA SEJA A PRIORIDADE DESSA GENTE privada REGIAMENTE REMUNERADA COM DINHEIRO PÚBL
-
-
luiz henrique
Hj a coluna esta muito legal, é por isso q a gente volta aqui! O homem nasceu p ser livre e feliz! Quanto aos ridiculos, eles continuarao sendo ridiculos, defendendo suas ideias ridiculas, fundamentados ridicuralidamente em ridiculos principios.
-
João de Souza
O mais difícil é o brasileiro vencer o "complexo de vira-latas" que tem desde sempre. O País está melhorando a cada dia e o nosso povo não consegue enxergar e melhorar o humor.
-
Lucia Helena
João Souza Filho: o problema é que essa melhora estatística a cada dia, não está se refletindo no transporte de qualidade, na escola cujo interesse seja mais que adestrar o cidadão sem cultura para o mercado de trabalho, no atendimento à saúde proporcionado pelo SUS onde se morre todo dia por falta de leitos, de ambulâncias, etc..aonde ainda se mora sobre palafitas sem esgoto e por aí vai. Quando se fala em Brasil, não podemos apenas pensar em termos de SP e RJ. A coisa é muito mais complexa
-
Santhiago Guerra
Melhorando onde, cara pálida? Olhe as filas do SUS. Olhe a violência nas ruas. Olhe o subemprego. Olhe as mentiras do guvênu federal, nas quais você acredita piamente. Existe muita diferença entre ser ridículo, mas ser feliz e ser CEGO POR CONVENIÊNCIA.
-
-
gigio
O problema é que,na verdade, não estão preocupados com a nossa felicidade, é conversa fiada. Estão engessados cuidando dos seus interesses imediatos, financeiros e políticos.Sempre roubados acintosamente,envolvidos por mentiras, manipulados para manter essa desordem, como podemos ser felizes ?A ignorancia,a grande desinformação é a sua grande aliada e nosso impedimento para buscar na real, um país justo,estruturado, que atenda, de fato aos nossos anseios e necessidades.Sem isso,nada feito.
-
mario albuquerque
É, isso aí tá parecendo mais, jogada de marketing. Como se estivessem, realmente, preocupados com a população.
-
-
Crasse Média
....zzz...
-
Lucia Helena
Só isso?
-
-
Ricardo Candido de Araujo
A idéia é interessante. A maioria dos comentários a matéria não. Gilberto, já pensou em parar de escrever e começar a desenhar? Talvez desenhando alguns "iluminados" o entendessem, já que ler não é muito o forte deles. Do contrário, ficará cada vez mais difícil.
-
Nunes
Ricardo vc nao pertence aos ridhiculos que ele menciona. Dá a mão para ele "GD" e andem com suas idéias harvardianas
-
Nunes
Ricardo vc nao pertence aos ridiculos que ele menciona. Dá a mão para ele "GD" e andem com suas idéias harvardianas
-
Lucia Helena
Puxa, Ricardo! Então você ficou devendo o seu comentário. Que tal?
-
Crasse Média
...zzz...
-
-
olnir
Provavelmente tenham pontuações e percentuais, seguramente o "povão" estará na parte inferior da escala e sem qualquer rumo e previsão de mudança, os políticos que sempre foram estão no topo, seguramente devem estar planejando como fazer para que a população consiga ou tenha qualquer apiração por melhorias, é com isso que os políticos contam para terem tanta felicidade, de tão felizes até criam esse tipo de piadas, assim possam pensar em coisas tão úteis como aumentar impostos e como o embol
-
denunciante
A felicidade sempre foi uma preocupacao da humanidade. Aristóteles, almejando formular uma sociedade justa, cria o conceito de "phronesis", uma vida bem vivida em contraposicao à vida boa egoística, muito praticada pela maioria de nossos políticos que desviam a "res publica" e a transformam em "cosa nostra". A iniciativa é risível por afrontar a"normalidade' destes senhores e buscar uma felicidade verdadeira, portanto comunitária e reflexiva.
-
MinasKolonian
Sempre fomos felizes, o tal do XICO nos fazia felizes com suas tiradas de ¨Gêniu!¨portanto isso começa a valer agora que o distinto MESTRE morreu.
-
caio1945
Se é para falar em "felicidade", recomendo aos responsáveis pelo affaire que estudem o assunto, antes de se meterem a praticar o amadorismo politiqueiro de hábito. Como desafio, só para dar cartas, sugiro lerem Edward Bulwer-Lytton - The coming race. Pode ser uma provocação e tanto para os neurônios.
-
APC97
Bem, eis o seu erro.Se por partido político entende os do governo e sua base, sim pensa certo em ter nenhum.Mas, já não é a hora de pensar nas opções. Os chamados nanicos que a imprensa tenta a todo custo esconder dos brasileiros.
-
Lucia Helena
Calma, prezado Caio: Ninguém precisa ser PhD em algo, para poder registrar a própria opinião. Menos, caríssimo; menos! E antes que você venha com a eventual contradita, inferindo que pertenço ou defendo esse ou aquele partido político, já vou logo avisando que detesto a todos eles, cuja indigência somada reflete com exatidão o nada que todos representam para o sucesso que se tornou essa nação.
-
-
Paulo Cesar
Eu sempre achei que umgoverno não serve pra nada se não satisfizer a população. Portanto, a felicidade ,vejo asim, é uma média dos desejos e das possibilidades que um país tem de tonar a vida da sua população feliz. Mas, mas, a questão, em um país onde mais da metade não sabe nem falar,é uma coisa quebrada. Você discutir o assunto com um povo como o Japonês é completamente o oposto do que fazer isso no Brasil . o brasileiro não oncebe nem seu próprio valor !
-
Anne Marie Schaim Sterblitz
Dilmenstein,volta a tomar o remedinho,menino!vc tá variando já
-
Arlindo de Souza
Felicidade é um conceito subjetivo, efêmero e mutável no tempo. Nem os filósofos são unânimes em definir o que é felicidade.Dizem que estamos sempre correndo atrás dela e nunca a alcançamos plenamente.
-
chico
Viva o bobo alegre!!!
-
APC97
I Chico de bobo não tinha nada. hehe
-
-
VEINHO CARECA ESCAFEDEU-SE
NÃO PRECISAMOS NOS PREOCUPAR COM A FELICIDADE. O BRASILEIRO É UM DOS POVOS MAIS FELIZES DO PLANETA. IGUALMENTE ESTÃO ENTRE OS QUE TÊM UM DOS PIORES SISTEMAS DE EDUCAÇÃO DO PLANETA. SE FELICIDADE É SER IGNORANTE, NESTE QUESITO LOGO SEREMOS OS PRIMEIROS DO MUNDO. E COMO NESTE GOVERNO OS NÚMEROS SÃO MANIPULADOS, LOGO SERÃO PUBLICADOS ÍNDICES MENSAIS DE "ENORME FELICIDADE". ENQUANTO ISTO A CORRUPÇÃO E DESMANDOS CAMINHAM COMO NUNCA DANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS.
-
Kawa
Caro VeinhoDizer que o Brasileiro e um dos povos mais felizes do mundo e um erro.Seria muita arrogância acharmos que somos assim e depois viver sendo saqueado e banido nao da felicidade.O Brasileiro pode ser alegre isso sim. AbracosClaudio
-
Edu
Nesse governo, só nesse governo? Você não conhece o Brasil, muito menos sua história. Números manipulados, corrupção e desmandos, também ocorreram com a mesma intensidade no governo FHC. Apenas a divulgação desses fatos, foi negligenciada, devido à mídia insipiente na época dos tucanos. Tudo o que acontece hoje, tem muito mais visibilidade devido às redes sociais que cobram. Não fica por conta apenas, dos jornais amigos daquele tempo. Tudo era por debaixo dos panos! Está aí, a diferença. /p
-
noia
Perfeito Veinho....
-
NextLevel
Parabéns pelo lúcido comentário!
-
MAMOLO
Ehhh..verdade felicidade nao traz vida?? Qual o pais que a mais suicidas no Mundo??. e a educação nestes paiseE como a nossa? Felicidade independe de educação ser feliz esta acima de dinheiro, poder, e educação ...
-
Fernando
Ual, ele conhece os sistemas de educação de todo o planeta... nem assim evitou o erro lógico: se ignorância faz o povo feliz e se povo é ignorante, porque os índices mensais de enorme felicidade seriam manipulados? Comentário bem panfletário, daqueles que buscam convencer pela repetição, atingem o fígado, não o cérebro, pior ainda é que fala de educação, tsctsc... Ah, não aperte aquela tecla "caps lock", escrever em maiúsculas é como gritar, falta de etiqueta na web, coisa de gente educada.
-
Lucia Helena
Ok, "pequeno idoso"! Mas e se você tivesse assento nesse trabalho da FGV; qual seria exatamente sua posição?
-
-
Lucia Helena
Sobre o artigo própriamente dito, é preciso que a FGV parta de duas premissas importantíssimas: 1) felicidade é algo extremamente subjetivo. 2) há um cansaço crônico na alma do brasileiro, em torno da máxima que diz que o Brasil é o "país do futuro"; que como tal, não chegou a tempo para as gerações passadas e ameaça fazer exatamente a mesma coisa com as seguintes. Portanto é preciso tratar do quesito credibilidade com a devida lucidez, antes de dar prosseguimento ao tipo de índice proposto.
-
Akhenathon Akhton
Aiai... Confesso que não chegou a me passar pela cabeça que Dimenstein, o patrulheiro do bom e do justo, apoiaria a criação desse índice. Mas que nada: ele sempre nos surpreende. Depois que as pesquisas Tabajara do Vox Populi caíram em descrédito, agora a FGV vem com a salvação da lavoura para o governo: um índice subjetivo, para poder manipular à vontade. Já posso ver as manchetes: "Índice de Felicidade do Governo Dilma chega aos trocento smil pontos e bate novo recorde!"
-
Lucia Helena
Bom, seu Akhenathon: Eu prefiro o meu "senso comum" do que o seu. Até porque o meu senso é tão comum mas tãaaaaao, que eu aprendi que existem diversas maneiras de interpretar pesquisas e gráficos, coisa que o seu senso comum, pelo visto, ainda não alcançou. Como nem eu nem vossa senhoria vamos conseguir juntos ou não a privatização da razão , melhor não encumpridar o assunto. Abs. Boa semana.
-
Akhenathon Akhton
Sra. Lucia "Senso Comum" Helena, em primeiro lugar não brigaria com os números. O PIB PPP, a renda per capita e o IDH já fornecem bons indicadores. Segundo, procuraria promover o empreendedorismo, desburocratizando e reduzindo impostos. Terceiro, e o mais importante: promoveria capacitação e educação. O fato é que nuvens n e g r a s pairam no horizonte, e o governo necessita desses índices para auxiliar em sua propaganda. Aliás atitude bem típica de governos com perfil autoritário...
-
Lucia Helena
OK, Akhenathon: E se você tivesse assento nesse trabalho da FGV, qual seria exatamente sua posição?
-
-
Rafael Pinheiro
Ideia débil de um débil comentada por outro débil!
-
Nunes
presente mais um débil que insiste em ler Dimenstein e ver a que ponto o GD esta chegando..Parabens GD vc esta superando..kkkkkkkkkkkkk..esto u com a boca abrida neste momento " faço parte dos rídiculos q nao concordam com suas idéias fantasiosas"..se liberdade existe então estou usando-a..ademais Lucia Helena ta embaçado os negativos em todos os seus comentarios, Seria falta de senso comum?Seriam todos os ridhiculos sem discernimento para com suas idéias..precisamos rever..abcs a todos. /p
-
Yossef
E ainda há mais um débil: Eu, que estou lendo isso!
-
Lucia Helena
Ok Rafael: E se você tivesse assento nesse trabalho da FGV, qual seria exatamente a sua posição?
-
Rafael Pinheiro
isto é o máximo que você consegue???
-
-
Lucia Helena
Bom, Gilberto: acompanhando a praça de guerra semântica que virou a sua coluna eletrônica dos últimos dias, talvez o próprio domingo propicie um desarme de ânimos para ambos os lados. Quem sabe seja possível um diálogo mais serenado, porque , acho eu, que já ficou muito claro que, a pedagogia da pancadaria, não resolve; da mesma maneira que não adianta, essa psicologia do leitor ,em externar a pura raiva com o que lê, no lugar de deixar falar mais alto a exatidão educada, da própria opinião.
-
Aleph Valvemark - SP
Ridículo é fazer o que os nossos parlamentares fazem todos os dias que é somente pensarem em seus próprios bolsos e darem todos os dias uma grande banana para os seus eleitores. Ridículo é a falta de vergonha na cara de nossos políticos!!
-
Aleph Valvemark - SP
João, Eu sei muito bem o ridículo do que fala o articulista!! Só que este ridículo do articulista é ridicularizado pelos ridículos dos politicos!! Capiche ??
-
alquimista
Isso tem outro nome: crime. E todo crime deve ser punido na forma da Lei; e essa Lei não deve servir para acobertá-lo. O ridículo de que fala o articulista é outra coisa.
-
APC97
Achei os comentários simplesmente sinistros. pseudointele tuais e partidários do caus absoluto se digladiando para imposições de suas ideias. Meu comentários simplificado se reduz à: todos estão certos, os injuriados e os treinados intelectualmente para seguir as normas do saber recebidos em "salas de aula" por pseudoprofessores. pseudoprofessores. A grande pergunta a ser respondida deveria ser "não temos nada mais urgente" para ser saciado no momento? Segurança, educação e saúde de q
-
Lucia Helena
Certo, Aleph: E se você tivesse assento nesse trabalho da FGV, qual seria exatamente a sua posição?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.