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  1. lilith

    Para entender matemática , física ou química tem que "suar a camisa". Essa pedagogia do prazer ferrou pelo menos 2 gerações de estudantes no Brasil. Essa é uma concepção equivocada, que agora parece que as pessoas estão começando a entender.Um dos teóricos dessa filosofia de botequim é o sr Gilberto Dimenstain, que era péssimo aluno e não queria estudar . Agora se vinga da sua incompetência tentando transformar estudantes em eternas crianças burras e mimadas.

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  2. Anderson Machado

    Sempre a mesma tese a culpa é a desqulificação dos professores. Então caro Dimenstein experimente colocar esses gênios de Havard em nossas escolas sem estrutura, ganhando um piso de R$1.400,00 por oito horas, sem direito à um tempo para refletir sobre novas possibilidades, sem horário para a sua formação continuada e veremos como daqui a um tempo essas mentes superiores irão produzir pouco. Lamentável, mais uma matéria vazia para a coleção a "culpa é dos professores".

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  3. Victor

    O aluno exemplar, mesmo estudando em uma de má qualidade, vai se dar bem, e vai sair da condição de aluno para discípulo. E o discípulo só aparece quando o mestre desperta. Vai se dar bem devido a força de vontade. Porém, o professor não tem que ser só professor desse tipo de aluno, mas, principalmente, do aluno problemático, é ai que entra o X da questão de cada professor quando consegue transformar esse aluno da água para o vinho, fazendo uma espécie de milagre. Meu Twitter: @victorgeo10

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  4. mauro bruno oliveira de mattos

    Para finalizar eu poderia dar "n + 1" exemplos que corroboram com o que disse, posso mencionar a física linda por detrás de uma simples panela de pressão, mostrar que a gelatina é um coloide e que o leite não é uma solução mas sim uma suspensão coloidal, bastando pingar um pouco de limão nele para provar isso (exemplos da química). Assim o aluno vê que aquelas disciplinas são realidades dele, isso é muito diferente de um show de mágica, onde não se explica o porquê da mágica...

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  5. mauro bruno oliveira de mattos

    O problema que a notícia não está bem contextualizada, pois sugere que essa atitude é o salvamento do ensino de ciências naturais e não é. Porém é de suma importância demonstrar ao aluno que principalmente a física e a química, não são apenas números e fórmulas na verdade esses são ferramentas para analisar um fenômeno.

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  6. mauro bruno oliveira de mattos

    Discordo dos amigos acima, não sei se há alguém da área aqui, eu sei bem das dificuldades aqui no Brasil no ensino de base referente às ciências naturais (química, física e geociências) basta ver as médias pífias brasileiras em qualquer tipo de concurso de nível média a ingresso em universidade.

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  7. Lacombe Lucien

    O Medina das 13:22 acertou em cheio!

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  8. Prof Alessandro

    Se fosse possível tornar todas as aulas um divertimento, a escola não chamaria escola: chamaria circo.

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    1. josefas de alencar

      Brilhante!!!

  9. kaffa

    o que está faltando mesmo em nossa educação...é a ordenação social..sem isso....é apenas a lei do cão.... e para o nível dos nossos governantes...quanto mais ignorante forem...Melhor..!!! ou você ainda não notou...ou se faz de cego.!!!

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  10. João Pedro

    Não sou nada contra conseguir fazer (o milagre) dos alunos se interessarem pela aula. Só vejo um problema, por aqui: conseguir algum profissional doido o suficiente para ir à escola, do jeito que ela está. Na última vez que vi um lá, ele perguntou com uma espantosa cara de assombro: "Como é que vocês aguentam isso todo dia?!?!".

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  11. Fabio Morato

    "O aumento da canalhice é o resultado da má distribuição de renda". Frase de Millor Fernandes que pode ser lida entre outras na materia de hoje do site. Gilberto, a escola pode aperfeicoar tecnicas de ensino porem a transformacao de uma sociedade deve passar pela diminuicao da pobreza. Melhora na qualidade de vida apenas e' possivel com maior distribuicao de renda. Gostaria que ve-lo abordar esse assunto diretamente, antes que pense em escrever uma materia sobre Millor e Chico

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    1. Fabio Morato

      Corrigindo, "gostaria de ve-lo".

  12. Luiz Carlos

    Um bom livro é uma coisa, uma boa aula é outra. Agora... não tenho dúvida de que o que se ensina na escola deveria ser insistentemente mostrado como se aplica no cotidiano. E aí, também na culinária.

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    1. luizcandidob

      Luiz Carlos, eu concordaria com você se o "insistentemente" fosse substituído por "na medida do possível". A partir de um certo ponto, os fenômenos descritos pelas ciências naturais deixam de ser intuitivos, a ligação entre estes e as atividades e fenômenos observáveis deixa de ser evidente. Aí começa a necessidade de abstração, das descrições matemáticas. Aí fica "chato", é preciso algum esforço. Insistir em só ensinar o que está presente no cotidiano significa limitar gravemente o aprendiz

  13. Homem invisivel

    Uma pergunta interessante: Sera que os políticos estão interessados em melhorar o ensino publico"? Na minha opinião, eles (em sua maioria) não sabem o que fazer para melhorar, alem de dizer que vão "investir e contratar mais professores". Acho que vão investir na hora que a população exigir mudanças e não simplesmente permanecer acomodada à espera que alguém adivinhe seus anseios e necessidades. Estamos carentes de soluções e ideias criativas; abundam ideias retrógradas e negativistas.

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  14. Bertrand Russell

    Essa coluna traz discussoes interessantes. A abordagem pedagógica q o Gilberto enfatiza alem tornar o ensino mais pratico do que teórico tem outra grande vantagem, na minha opinião, ela permite q o aluno participe do processo de aprendizado. Isso me faz lembrar nosso grande mestre Paulo Freire. Ja ha muito tempo ele disse 'ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo' Sera q os políticos estão interessados em melhorar o ensino publ

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    1. Touchè

      Bertrand, a resposta está em sua pergunta. A herança alienada de períodos ditatoriais_ políticos descompromissados, ausência quase absoluta de novas lideranças e população alienada pela educação ignorada_ gerou esse descaso por qualquer fórmula que realmente crie novos modelos de ensino que tragam avanços reais. Homens como Paulo Freire são observados pela lupa anacrônica dos reacionários e anacrônicos. Ontem li alguém chamando Celso Furtado de " comunista". É a sociedade que reluta em evolu

    2. Bertrand Russell

      Nao se trata de idolatria e sim admiração pelo intelectual Paulo Freire. Ele eh admirado por pessoas de países inclusive o mais capitalista deles. Voce so nao consegue reconhecer esse fato por razoes ideologicas extremistas. Extinga esse ódio fundamentado em ideologias q voce sente pelas pessoas q pensam diferente de vc e depois conversaremos pois nao vejo razão para estar aqui discutindo com pessoas com mentalidade pequena e ignorante.

    3. luizcandidob

      Bertrand, eu concordo plenamente que o fundamentalismo ideológico origina-se da ignorância e o paulofreirismo é uma das grandes provas deste fato. Note como você defende o Paulo Freire: "o grande mestre", "comentaristas tentam minimizar a sua grandeza" etc. Isto configura um tipo de idolatria, que é, por definição, irracional. O mais interessante é que o PF até que teve algumas boas idéias, o problema veio depois, com os seus admiradores ideológicos incondicionais, os paulofreiristas. Como v

    4. Bertrand Russell

      Paulo Freire eh reconhecido internacionalmente pelas suas ideias e ensinamentos. Seus livros foram traduzidos em dezenas de idiomas. Eh hilário ver alguns comentaristas tentarem minimizar a grandeza de Paulo Freire. Obviamente nao se pode esperar unanimidade, mas eles certamente fazem parte de uma minoria. Nao surpreende ninguém q essa minoria seja composta basicamente de fundamentalistas ideológicos. Qquer tipo de fundamentalismo ideológico ou religioso origina-se da ignorancia

    5. luizcandidob

      Bertrand, há tempos que venho dizendo "ou o Brasil acaba com o paulofreirismo ou este acaba com o Brasil". Esta interpretação "revolucionária-anos-60" do construtivismo vem destroçando o ensino no Brasil. Seu elogio à diatribe harvardiana do Gilberto é mais uma prova. Você acha que é realmente possível implementar tal proposta no Brasil? Não na escolinha-modelo de pedagogos descolados, mas no ensino público brasileiro. Certamente, defender esta proposta é "progressista" e isso é tudo que imp

    6. pedro volpe

      Grande mestre? Algumas das ideias dele ainda vão causar danos por gerações na educação brasileira.

  15. pedro volpe

    É por causa dessas e outras que ao invés de aprender português e matemática nossas escolas estão ensinando jovens a dançar break, fazer rap, grafite e a tocar berimbau...

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    1. josefas de alencar

      Alguns pseudo-educadores acham que essas ações tornam uma escola melhor. Concordo com vc.

    2. Mauro M.

      O senhor comeu mer....?

  16. Marcelo Squilante

    Obrigado. A frase reflete a opinião dos fracos e oportunidas..BAIXA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES.

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  17. gil

    Gilberto, com certeza as pessoas tomam, diariamente, conhecimento do que voce escreve, por alguns motivos, ou seja: a) num mundo tão competitivo e cheio de responsabilidades as brincadeiras e palhaçadas são sempre bem vindas; b) sempre estamos procurando achar qual é o fundo do poço em imbecialidade: c) porque temos a condição de conhecer, pelos cimentários, pessoas que acreditam no que voce escreve, quer para apoiar, quer para criticar.

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  18. Homem invisivel

    O futuro desse ciclo vicioso é promissor: professores que não têm mais prazer em ensinar, alunos que não tem mais prazer em aprender (se eh que aprendem); não há nada a fazer porque tudo é impossível para nós pobres coitados sub-desenvolvidos; não adianta tentar nada porque não vai dar certo, é só falácia. Conclusão: toca o enterro!

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  19. Vade Mecum

    Uê ? Cadê a cremirda e seu "fake" ermírio para aproveitar as críticas do sr dim-enstein ( o gênio enstein em outra dimensão ) aos PROFESSORES ??

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  20. luizcandidob

    Gilberto, dois grandes mitos da pedagogia brasileira atual são: "o aluno deve aprender se divertindo" e "o que é ensinado deve ser relacionado com o seu dia-a-dia". Tais idéias são muito bacaninhas, mas colocá-las em prática é muito difícil. O que você apresentou exige um "tour de force": disponibilidade de cozinheiros, instalações adequadas, material de consumo etc. Enfim, algo que pode dar muito certo em Harvard, mas não tem a menor chance por aqui. Este é o seu problema: ideias impraticáv

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    1. Touchè

      Curiosamente, as Associações de Municípios brasileiros ( SP, RJ, MG e PR)estavam questionando judicialmente a obrigatoriedade da vinculação de gastos federais recebidos na educação, alegando que, mesmo após a aplicação nas escolas públicas municipais, sobrava dinheiro e havia outras áreas precisando. Ora, se não é verdade, não estão aplicando a verba adequadamente, e há mais dinheiro para experiências bem sucedidas. Se é, significa que o dinheiro que sobra também pode ser aplicado nelas. /p

    2. josefas de alencar

      Ótimo comentário. Inteligente, direto.

  21. Sebastião Simionatto

    Se faço o que faço hoje é devido ao incentivo dos USA na divulgação de ciências na América Latina e a série O Planeta Terra-GWBH(1959) ainda é minha inspiração.Mas não concordo com as tandências pseudomoderninhas que não separam ciência, e daí formação cultural séria, com circo decadente.Há muitos anos conversando com um prof., no laboratório,ele comentou que se você não coloca um equipamento científico de verdade na frente do aluno ele não leva a sério a matéria ensinada e desiste da faculd

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  22. chico

    Se Harvard não fez lá muita coisa pelo Gilberto, imaginem o vai fazer da culinária!

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  23. Homem invisivel

    A melhor sugestão ate o momento foi: "usar o "conceito do bairro-escola", da ONG Cidade Escola Aprendiz" como forma de melhorar a educação nas escolas. Nao conheço a tal ONG (infelizmente), mas se ela tem algo a acrescentar, não deve ser desprezada. Claro, podemos sempre pensar em iniciativas melhores, eis o desafio. Sinceramente não sei o que significa "investir na formação dos professores". Investir eh preciso; resta saber como.

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    1. josefas de alencar

      Que tal conhecê-la? Vá lá, fica na Vila Madalena. Veja com os seus próprios olhos. Pergunte aos vizinhos da ONG o que eles acham. Você vai ter uma surpresa...

  24. Sidnei M

    Sou prof. de Física do Estado de SP. Na 2ª série abordamos este tema (calorias dos alimentos). Mostro vídeos, experiências e FÓRMULAS. Todos que aparecem no seu vídeo estão na university e não na High School. Nossos alunos não sabem matemática básica. Teremos algum especialista em área tecnológica oriundo de escola pública? Dificilmentel. Tenho 2 aulas por semana em cada classe. Nota-se que o colunista não tem a menor noção do assunto (Ciências e Escola Pública). Saudade do velho Científico.

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    1. Sidnei M

      Vivemos a cultura do entretenimento. Tudo tem de ser divertido. 7 bilhões de pessoas no mundo tem de trabalhar e estudar para se divertirem no máximo em 10% do seu tempo. 90% é esforço e interesse. Há que se dividir a educação por áreas de interesse já. Ensinar Física com duas aulas semanais é brincar de educação. Tecnologia de ponta? Inclusão? "Nunca serão!" Nunca terão!". Ninguém aprende sem esforço e interesse. Aprender se divertindo? Quer enganar quem? Jardim de infãncia é só até os 5 an

  25. josefas de alencar

    Caro Gilberto...Você já lecionou? Parece que não. É realmente um desafio transformar assuntos áridos em algo interessante para adolescentes em plena explosão hormonal. A sua análise é muito simplista, típica de quem ouviu falar sobre um assunto mas não tem a menor experiência no mesmo. Eu lhe convido a dar aula na rede pública por um ano. Use as suas receitas mágicas e depois nos escreva sobre o resultado prático. Gosto da sua coluna pois me lembrar um manual vida sex.. escrito por padres...

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    1. josefas de alencar

      Caro Gilberto,Sinceramente, não creio ter sido desrespeitoso. De fato, não sou educador, nem disse que era. Só achei a sua análise muito superficial, o que fere a inteligência dos seus leitores. Acho também que você demonstra ter pouca experiência prática sobre os assuntos de que discorre com ar professoral. Desrespeitosa sim foi sua atitude com Thor, dizendo que o desprezava. Eu não desprezo sua coluna, acho muito divertida. E acho que vc tem dificuldade em lidar com opiniões diferentes da

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Josefas Pelo tom desrespeitoso de seu comentário, tenho dificuldade em achar que você é um educador. Gilberto

  26. Daniel

    Desejar uma ensino de ciências mais lúdico e tangível deveria ser unanimidade, mas pelo jeito muitos ainda preferem o método antigo: cobrir a lousa de números, fórmulas e outras abstrações até o primeiro aluno cair no sono. Pouco importa que a inspiração venha de Harvard ou de alguma escola primária africana, o importante é estimular a experimentação e a observação de diversas formas, porque isso obviamente melhora o aprendizado.

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    1. Anderson Machado

      O problema é que um ensino diversificado exige tempo, preparo e reflexão. Enquanto professores não forem tratados como intelectuais e forem oferecidas apenas lousas, não só alunos vão se sentir desestimulados, mas os professores também. Quando se coloca apenas que os professores são desqualificados, isso demonstra uma generalização, além de demonstrar um posição voluntarista para a educação, escondendo todos os problemas que o abandono do governo geram para a atividade docente.

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Daniel Exatamente. Gilberto

  27. Homem invisivel

    A educação paulista vai continuar ruim agradeçam a mim e a todos os outros que, como eu, permanecerão de bracos cruzados sem nada fazer alem de criticar o que deveria ter sido feito, e não foi!

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  28. josefas de alencar

    Caro Gilberto,A sua coluna traz sempre uma propaganda subliminar da ONG que você criou. Vejamos hoje "Quanto mais trouxermos o cotidiano para a sala de aula, melhor serão os alunos." Conclusão lógica: use o "conceito do bairro-escola", da ONG Cidade Escola Aprendiz! Que propaganda enganosa! Temos é que investir nos professores, pagá-los dignamente, investir em sua formação. Ensinar física com culinária pode ser divertido, mas o aluno aprende mesmo é estudando sério com bons livros e professo

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    1. josefas de alencar

      Talvez sim.

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Josefas Defender o cotidiano em sala de aula ( o que se faz em várias partes do mundo) é defender tanto o bairro-escola como combater o fumo é defender um remédio contra o câncer. Você não acha que está indo um pouco longe demais? Gilberto

  29. Douglas Gastão

    Um aluno não precisa colocar a mão no fogo pra saber que vai se queimar, basta tê-lo orientado antes! o embasamento de sua matéria é muito fraco, a educação paulista é ruim... agradeça aos Serras, Alckmins e tantos outros!

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  30. Jaque

    Por que aprender não pode ser divertido também? Mostrar a relação das ciências com o nosso dia a dia é mostrar que é possível à pessoa comum aprender o que há 25 anos atrás dava a impressão que era assunto para iniciados, alto sacerdotes de alguma religião muito chata.

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  31. Artur

    Caro Gilberto O cozinheiro tem que necessariamente ser um dos melhores do mundo ou um cozinheiro regular professional serve? Tudo que acontece em Harvard e' realmente importante? Onde o Sr. leu o estudo que alunos que assistem aulas com a presenca de cozinheiros aprender melhor que sem a presenca dos mesmos? A diferenca naopoderia estar nos professores, com ou sem os cozinheiros?

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    1. Nunes

      perfeito medina...

    2. josefas de alencar

      Parabéns! Foi direto ao ponto.

    3. jca

      Legal. Com esse cara eh so levando na gozacao mesmo.

    4. luizcandidob

      Artur, mas é claro que os cozinheiros têm que ser os melhores do mundo. É Harvard, meu amigo, não é coisa de pobre, não! Chamar a equipe da "cafeteria" é coisa de universidadezinha estadual dos EUA, coisa de pobre... Inclusive, soube que houve convites para "chefs" da França, da Itália, da Tailândia, do Japão, da China etc. Todos colaborando com a Educação, cobraram apenas a passagem (1ª classe) e hotel (suite presidencial). Você acha que o Gilberto faria por menos?

  32. Alan Dantas

    Estimado Dimenstein: "Quanto mais trouxermos o cotidiano para a sala de aula, melhor serão os alunos." Melhor em que sentido? Penso que trazer o cotidiano para uma sala de aula é fundamental para o professor de ciências, mas isso não quer dizer que o aluno será melhor ou pior. Talvez ele mude sua postura, sua visão de mundo. Mas julgar que ele será melhor ou pior é uma afirmação meio vazia. Penso que deveríamos comparar os contextos também, isso é feito em Harvard, exist

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    1. josefas de alencar

      Isso mesmo! Coerente, didático, inteligente.

  33. Akhenathon Akhton

    Sempre achei as aulas de Ciência as mais prazerosas e interessantes. O aluno hoje não lê, não se interessa por nada, fica apenas no Facebook escrevendo bobagem. E o educador sério tem de ficar criando receitas e fórmulas mágicas para poder ganhar a atenção dos alunos. Estamos criando uma geração de consumidores de iPhone, só isso...

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  34. Homem invisivel

    Acho que o minimo que poderiamos aspirar, antes de buscar entender os misterios mais profundos do universo e ainda por serem desvendados, eh como se aplicam os conhecimentos mais simples no dia-a-dia. Nao basta saber sobre a teoria da relatividade e decorar uma formula E=mc2...precisa saber como essa formula afeta a nossa vida, como por exemplo, como permitiu a utilizacao de aparelhos de GPS (sistema de posicionamento global). Contextualizar torna o estudo mais dinamico e eficiente.

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  35. Homem invisivel

    O que pode deixar o leitor confuso, a mim pelo menos, eh nao saber como intererir no processo de ensino ja em curso. Saber que em Harvard as coisas funcionam so revela o tamanho dos nossos problemas. Precisamos de medidas concretas ou pelos menos sugestoes que apontem na direcao de dias melhores. Saber transformar as palavras em acoes...e saber onde as acoes tem que ser concentradas.

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  36. DST

    "Despejar fórmulas desconectadas do cotidiano...?". Me parece que o Gilberto tem algo contra a Matemática! Todas as fórmulas apresentadas no Ensino Médio tem relação com a NATUREZA! Ninguém vai para a Escola entender o "cotidiano"! As pessoas estudam para adquirir um conhecimento superior, absorver os séculos de Ciência acumulada que a raça humana produziu! Posteriormente, segundo seus talentos, as pessoas podem esse conhecimento e o aplicam.

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  37. Nunes

    Educação neste país esta muito ruim, é só ficar um dia no ensino fundamental de uma escola publica. Toda idéia que possa melhorar a educação é bem vinda, porem temos de um lado o governo que não se preocupa com esta área, e de outro temos aqueles que vao para escola apenas para receber beneficio do governo, pois estao em cidades/bairros carentes, na qual o ensino tbm tem deficiencia. Uma boa educação começa no maternal, isto é, na base. Qts creches/escolas de qualidade foram feitas em SP/BR?

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  38. Nunes

    bom, mui bom...mas vc nao esta mais escrevendo coias interessantes, coisas que fazem o leitor refletir..apenas CTRL+C/ CTRL V em sites gringos e posta aki. AS iniciativas são boas, apenas os fundamentos é que não são convincentes a ponto de gerar no leitor uma duvida. O que vejo nos comentarios é sempre a maioria criticando seu texto. Sei que vc nao se preocupa com criticas (pois te conheço) mas levar em conta algumas considerações não é demérito pra ningm GD. Melhore suas matérias, tá fdA.

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  39. paulo cfsadcnlsçdnçla

    Como você quer melhorar a educação sendo que você mesmo é um bobo? Quem escreve em jornal e devia dar exemplo é um boboca, imagina as camadas mais desfavorecidas da sociedade huasuhudauhadiad

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  40. Homem invisivel

    Realmente, o colunista tem razao ao sugerir que inovacoes nas praticas de ensino deveriam fazer parte da lista de reivindicacoes aos futuros governantes; pra mim, sejam eles municipais, estaduais ou federais. O problema, no meu ver, eh que o brasileiro nao sabe sequer o que reivindicar...alem disso, a parcela da populacao que esta em condicoes de exigir melhorias, atualmente, permanece resistentes aa mudancas.

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  41. rrs

    Fico me perguntando porque pessoas que não gostam da opnião do Gilberto Dimenstein entram aqui, quase que diariamente, para lê-lo. Seria uma forma de manifestar sua frustração com a própria vida?

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    1. josefas de alencar

      Toda a unanimidade é burra. As vezes GD acerta, as vezes erra. Estamos aqui para educá-lo, para contribuir para a sua formação. É difícil, mas nos esforçamos.

    2. jca

      Eu entro para denunciar a falta de embasamento dos textos. Dados errados, informacoes desprovidas de provas, dados e fatos. Sao comentarios superficiais, sem entendimento pleno do problema. Sao ataques sistematicos aos individuos, protegendo o Estado, sao ideias plagiadas oferecidas como novas, etc etc. Sou contra o que se faz aqui. Eh muito mediocre.

    3. luizcandidob

      Rodrigo, eu leio o Gilberto porque às vezes ele tem alguma coisa interessante a dizer, uma nova forma de ver as coisas. O problema é que quase sempre ele pisa na bola com a sua abordagem ONGeira e um bom-mocismo ridículo. A mania que ele tem de apresentar experimentos de Harvard como soluções para nossos problemas tupiniquins é absurda por impraticável, daí as críticas. Observo também que eu nunca vi nada semelhante às críticas que lhe são feitas, em geral esculachos. Há algo de errad

    4. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Rodrigo, Existe, porém, uma contradição. Dizem que a coluna não é importante, mas voltam sempre porque, para eles, a coluna é importante.Não deixa de ser um elogio. Gilberto

    5. GILBERTO DIMENSTEIN

      Rodrigo Também fico pensando nisso. Por que as pessoas reclamam tanto e todos os dias voltam não só para ler, mas para comentar. Parece masoquismo.Fico imaginando que é um jeito de descontar algo. Mesmo assim, é bom que, pelo menos, mantenhamos um espaço de interatividade para os bons leitores, aqueles que nos fazem pensar com boas críticas. abraços Gilberto

  42. CARUSO DA SILVA

    É nisso que dá ficar achando que os EUA são a medida de todas as coisas. Aula não é entretenimento! Estudar é dedicação, é análise e envolvimento com o assunto! Essa experiência pode ser até divertida, mas duvido que seja melhor do que um bom livro, escrito por um bom professor!

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    1. Danillo

      concordo plenamente!

    2. Moises Lopes

      Isso é uma ideia de aprendizado do tempo dos senhores feudais. Queremos uma escola moderna e capaz de aprender também.

    3. Fábio Nogueira

      Mesmo que o livro seja excelente, cujo autor seja ótimo professor, não vai dar bons resultados se, na sala de aula, for usado errada... A Educação se faz com bons livros... Mas, além disso, precisamos de professores dedicados, estrutura física adequada, alunos motivados e um maior interesse e presença dos pais.

    4. Andy Campos

      Formulas desconexas? Não acredito q li isso. O conhecimento básico deve ser aprendido em sua forma pura para então ser mostrado como é aplicado no cotidiano. Tanto q o Enem valoriza muito a resolução de problemas. PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, não se pode desvirtuar a base do ensino acadêmico q é por o aluno em contado com os métodos e principios das ciências, uma vez q, aprendendo a lógica cientificas, ele pode aplica-las em n situações do cotidiano. Brincar dentro da sala de aula não é o caminh

    5. paulo cfsadcnlsçdnçla

      Fico imaginando o Dr Einstein dando suas aulas em Princeton fazendo comidinha, cantando musiquinha para decorar fórmula. Bom senso pelo menos um pouco ajuda.

    6. GILBERTO DIMENSTEIN

      Andy Despejar fórmulas desconectadas do cotidiano é método de ensino? gilberto

    7. Andy Campos

      5 contra 1, o aluno vai aprender a receita do bolo mas vai tratar o conhecimento sobre a quimica pra fazê-lo como a "parte chata" da aula e entrar no modo automático quando começar a explicação técnica. Infelizmente nesse ponto tenho q concordar com o Caruso, pois não existe atalho para o conhecimento, e subterfúgios podem parecer uma grande sacada mas acaba disvirtuando o sentido basico do mérito acadêmico. Se o zézinho só qer saber de pipa, tudo bem, deixa o João prestar atenção nas teoria

    8. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caruso Aula precisa ser chata? Gilberto

  43. Liteka

    Via de regra o ensino continua o mesmo: pegue o livro, abra no capítulo, estude e faça a prova. Tal iniciativa é mera curiosidade, garanto que não vai fazer as pessoas melhores ou formar melhores profissionais. Sabe por quê? Por que quando se chega no mercado de trabalho ele é tradicionalista e impõe o tradicional. Nota: a rapaziada não reclama do ensino ser chato. Ela reclama por que prefere estar festeando, na internet, na praia, como todo mundo quer. Estudo é obrigação e ninguém gosta dis

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  44. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

    quero ver uma aula de eletromagnetismo ou quântica junto com a de culinária...

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    1. Fábio Nogueira

      Mas dá... Um forno de micro-ondas pode ser usado para explicar os princípios das ondas eletromagnéticas de alta frequência. Jogando algumas gotas de leite na água dá para mostrar o movimento Browniano, que por sua vez está ligado à física das partículas. Basta ter um pouco de interesse e criatividade que o ensino fica mais divertido e prazeiroso...

  45. historiadora

    Vc deveria voltar ao Brasil e vir dar aula em uma escola publica, antes de despejar baboseiras por ai, as escolas , nãopossuem laboratorios, teatros, equipamentos, aulaé lousa e giz, nãotem verba para sair com os alunos, torna-se quase impossivel fazer da educação algo prazeroso ao aluno quando nem ao professor é mais.

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  46. jca

    O jornalista acha que os professores sao incapacitados: mas o governo faz a parte dele exemplarmente (se disser a verdade, adeus verba publicitaria e vaguinha em programas internacionais, ne nao?). As aulas de musica tem instrumentos novos e adequados e suficientes para todos, os parques de educacao fisica sao up to dated, ponta tecnologica, os labs de informatica sao equipados com o que ha de melhor no mercado, cada escola tem um auditorio, livros em abundancia. Faca me o favor, jornalista!

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  47. Andy Campos

    Vai faltar professor com capacidade técnica para ir além do q está nos livros didáticos. A grande maioria funciona como autômatos, repetindo matérias ano após ano, sem vontade de inovar com medo de "sair do programa". Talvez em outra geração, pq essa já está perdida

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  48. jca

    Hoje estou off. E com a macaca. "... e no caso brasileiro soma-se a falta de preparo dos professores..." Serio? O jornalista sempre atribui a culpa ao cidadao. Quem dirige, sendo idiota, atrapalha o transito. Mulher eh so objeto de frustrados. Os que nao concordam com ele sao terroristas digitais e por ai vai. Os professores nao prestam, mas o governo investe nas escolas. Sao todas equipadas com o que ha de mais avancado: excelentes laboratorios, computadores e programas top of line, biblioteca&

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  49. Carlos Magno

    A Escola não existe para agradar alunos, ela deve simplesmente ensinar e o aluno deve ter a obrigação de tentar aprender! O que se vê é uma cobrança enorme para com os professores mas, por outro lado, nada é exigido dos alunos ou de suas respectivas famílias! Países que possuem liderança no Ensino Fundamental e Médio (o que não é o caso dos EUA), tem a cultura acadêmica enraizada dentro das famílias que estimulam e cobram dos seus filhos empenho nos estudos!

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    1. Carlos Magno

      Prezado Gilberto, na minha interpretação, o seu comentário faz uma crítica ao trabalho do professor (por exemplo "...chatice do ensino em geral" ou "...da falta e da pouca qualificação dos professores"). Portanto, fiz uma modesta defesa desse profissional, tão importante para a nossa Sociedade, ao afirmar que a culpa pelos maus resultados não é apenas dele! Quanto aos "novos jeitos de ensinar", meu comentário também deixa claro que isso pode não dar resultado se o aluno não tem motivação! /

    2. GILBERTO DIMENSTEIN

      Carlos obrigado por seu comentário. Mas o que isso tem a ver com a descoberta de novos jeitos de ensinar? Gilberto

  50. jca

    Reflexoes sobre a materia de hoje: Harvard. Harvard de novo. Tudo que Harvard faz eh maravilhoso. O resto nao existe. Lixo. Meu professor de quimica, senhor jornalista, membro de uma familia bastante renomada na area de metalurgia e quimica no Brasil, ja utilizava desse tipo de recurso, isto nas decadas de 70 e 80. Se voce quizesse abrir para uma real troca de experiencias, descobriria - OHHH!!??, que essa pratica eh bastante corriqueira nas escolas. E eh sim uma forma divertida de aprender.

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