Ciência > Pesquisa identifica ponto vulnerável de doença do cacau Voltar
Comente este texto
Leia Mais
São essas notÃcias que nos deixam mais felizes do que as que trazem relatos de violências. Parabens doutor e a toda sua equipe pelo bem que fazem. São os senhores que no anonimato, fechado em seus laboratórios com suas pesquisas cientÃficas que aos olhos dos leigos não aparecem, mas todo bem fazem as pessoas, ao PaÃs. Que a Providência Divina os inspire para novas descobertas e que mostre pela intuição "os caminhos das pedras" para combater os inimigos da natureza.
Pesquisa e desenvolvimento à serviço da geração de riquezas e da sobrevivência dos brasileiros. Este deveria sempre ser o objetivo das universidades públicas que o paulista paga a peso de ouro em impostos.
Um estudo que pode gerar milhões em patentes.
É uma notÃcia emocionante , no meio de tantas outras péssimas que somos brindados diariamente. Nos cobre de orgulho. Este é o caminho para a redenção deste paÃs : estudo, trabalho, foco, seriedade e dedicação. Parabéns e bençãos para toda a equipe da UNICAMP ( todos pertencem à mesma afinada orquestra ). Viva o povo brasileiro.Que tais feitos sirvam de incentivo para as novas gerações.
Jurava que a EMBRAPA já tinha anunciado variedades resistentes de cacau e de cupuaçú, mas mais um método de controle sempre é bem-vindo, ainda mais hoje em dia, nem sempre dá para renovar todo o plantio. Agricultor só fica com praga, problema e prejuÃzo, quem ganha mesmo são as indústrias e quem comercializa.
Bravo!! Uma descoberta dessas pode mudar toda a economia de uma região. Parabéns Dr Gonçalo.
A gente podia jogar esse fungo nas lavouras africanas, assim revitalizaria a lavoura cacaueira da Bahia.
A descoberta é um alento a milhares de pessoas que (ainda) vivem do cacau. A vassoura de bruxa dizimou cidades, sociedades, vilva e familias. A simples retirada manual do parasita é onerosa e sua presença nos cacaueiros reduz produção e mata muitas arvores. Sem duvida é uma das melhores notÃcias dos ultimos tempos para os amantes do chocolate.
PARABÉNS A TODOS !!!! Com certeza, esta descoberta trará grandes avanços à ciência e a cura de outros males, que por analogia, poderão usar o mesmo metodo. Muito obrigado.
Daniela de Toledo Thomazella: Parabéns pelas pesquisas sobre a praga do cacaueiro ao lado de Pereira e Paulo. Seu tio Zezinho está muito orgulhoso de você e de seus companheiros de pesquisa da Unicamp. Muito sucesso!
Tio Zezinho: Muito obrigada! Sem dúvidas, o apoio e carinho de vocês (famÃlia) fizeram a diferença nesta conquista!
O sucesso dessa pesquisa representa - além do impacto econômico, ainda a manutenção do que resta de mata atlântica no sul da bahia. Parabéns.
Isto é muito bom,uma vez que este fungo ataca também o CUPUAÇU que produz o famoso CUPULATE,melhor que o Chocolate de Cacau. Se esta doença for controlada será possivel plantar Cupuaçu e Cacau no Vale do Ribeira ,dando uma nova opção aos Pequenos Produtores do Vale do Ribeira que ficam "presos" a cultura da Banana e Maracuja.
Uai, não era "Crinipellis perniciosa" o fungo? De qualquer maneira, parabéns à equipe do dr. Gonçalo pelo resultado! Sei que são mais de dez anos lutando contra essa praga!
É isto ai Marcos esta equipe esta de Parabéns mesmo,pois este Fungo existe na Natureza da Floresta Amazônica e ataca também o CUPUAÇU que é da mesma Familia do CACAU e o Dr Gonçalo já esta na luta faz 20 anos junto com sua equipe!
Aê, Dr. Gonçalo!! Conseguiu, hein?!?! Fico muito feliz, pois foi um dos poucos professores que conheci que fazem o que fazem muito mais por paixão do que pelo ego. "Beleza? Beleeeeeeeza!" Parabéns para a equipe!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Pesquisa identifica ponto vulnerável de doença do cacau Voltar
Comente este texto