Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tito

    Pessoal, fica evidente á cada dia o crescimento do número de pessoas que sentem-se mais confiantes na crítica mal educada e rasteira pela internet do que pela maneira pessoal, tétê-à-tétê. Concordo que temos o direito de opinar nossos pensamentos da maneira que o coração e a razão possibilitam. Creio tambem que o Gilberto já foi muito mais categórico mais, continua merecendo respeito pela pessoa grandiosa e honesta que é. Ao invés de malhar por malhar, necessário, é expôr idéias para debate.

    Responda
  2. Bertrand Russell

    O termo odio na internet q Gilberto expressou eh pertinente. Eh muito comum reflexos desse odio nos comentarios online. Nao se trata de dizer se gosta ou nao de algo c/alguns comentaristas tentam minimizar o problema. Eh facil perceber q a motivação desse ódio sao fundamentalismos ideológicos e religiosos, raci/smo, intolerância com aqueles q pensam e vivem de forma diferente da maioria. Deveriam lançar o facebook da tolerancia pois o amor eh sabio, o odio eh igno/rante.

    Responda
  3. Fábio São Paulo

    Dimenstein, quem tá na chuva é pra se molhar. Hitler fez lavagem cerebral em seu exército para que odiassem os judeus. Mas nem todos eram abduzidos por Hitler.

    Responda
  4. Rosangela Flores

    Se sem essa ferramente os torcedores de diversos times já se matam, imagine com este facilitador

    Responda
  5. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

    que infantilidade! logo logo vão lançar botões para 'seu bobo' ou 'feioso'...

    Responda
  6. ROBIN SERTEK NETO

    Gilberto,você tem carência afetiva meu querido,vai se tratar,com altruísmo,trabalho...

    Responda
  7. eduardo roque

    Essa matéria é odiosa!

    Responda
  8. pecus

    Sensacional esta idéia. Era isto que faltava no Brasil. Tem que divulgar o ódio de quem contra quem, só assim seremos uma grande nação. Com esta perfumaria que está aí, não se vai a lugar nenhum. Os EEUU só são poderosos porque o ódio é explícito e todos andam armados. Bobeou leva chumbo. Aquí só os bandidos andam armados, assim não dá!!!

    Responda
  9. Akhenathon Akhton

    Em breve Dimenstein na cabeça, liderando o "I don't like"...

    Responda
  10. Hilton Leite

    Gilberto Dimenstein, compartilhar o ódio na internet, nem pensar. O ódio é uma insanidade, e muitas vezes é uma fraqueza moral. Você pode discordar e criticar uma pessoa sem odiá-la. O ódio está hoje em todos lugares, não necessita que alguém venha dar-lhe uma mãozinha. Temos excesso de ódio. Veja o caso dessas torcidas organizadas que se transformaram em gangues de rua, isso é ódio. Continuarei fazendo comentários e também críticas no Facebook, com serenidade e sem me afastar de princípios.

    Responda
    1. pecus

      Se o judiciário tivesse ódio de arruaceiros (torcedores), eles pensariam duas vezes antes de agir. E assim por diante. Tendo ódio tem mais respeito.

  11. kaffa

    bem....para este colunista...até M..enlatada americana.....ele aplaude....!!! idéia tão inútil como qualquer rede social e virtual... ....amigo bom é amigo na mesa!!!!

    Responda
  12. F Dostoievski

    Então vai ser normal daqui para frente as pessoas se relacionarem da seguinte forma: Eu adoro odiar alguém. Eu me amarro detestar alguma coisa. Eu amo quem odeia algo. Coisa de maluc0.

    Responda
  13. JUSTUS

    Pelo visto o jornalista gostava mesmo é de quando só a grande midia podia enfiar goela abaixo do cidadão comum seu modo de pensar e de querer impor que se pensasse.]É natural que aqueles dessa época ditatorial vertical descendente não se acomodem com a era da horizontalidade e duplicidade de tráfego da informação e do pensamento.

    Responda
  14. Sera que esta certo?

    Gilberto. Acompanho as polemicas e ataques na internet e tenho a convicção que as opiniões estão divididas entre Petistas e Psdebistas. SE vc falar bem de um ou de outro, será taxado partidario de um ou do outro. Ambos não admitem elogios ou criticas. Ou vc é a favor ou então é inimigo mortal. Na minha visão parte disto esta diretamente ligada ao ex-presidente, que conseguiu dividir o pais e quem não concorda com ele ou com os maiores adversarios dele, esta morto. Não há opção e pronto.

    Responda
    1. pecus

      Temos que ter ódio das duas facções (PT-PSDB) e outras, só assim seremos nacionalistas de verdade e em consequencia uma país poderoso, ou seja não seremos "chacota" de ninguém.

  15. Humberto

    Uma "ferramenta" super útil!!! Igual ao próprio Facebok (sic... sic...). Mas o pior de tudo, é que vai "pegar". É aguardar, e ver os resultados...ruins.

    Responda
  16. dennis

    a grande verdade... o facebook ..é mil vezes mais inútil que o orkut.. ferramentas para tornar pessoas t@p@d@s

    Responda
  17. Capitu

    Não sei se os senhores comentaristas leram o projeto, mas o texto diz que os indivíduos desejam compartilhar, além de idéias ou lugares, PESSOAS que não gostam. Se aqui se fala em liberdade em compartilhar o que cada um bem entender, não me sentiria exatamente livre se um grupo de amigos compartilham e comentam sobre mim como alguém indesejável. Também não me sentiria respeitada se alguém que prezo e estimo fosse hostilizado publicamente. Definitivamente, não se trata de uma boa idéia

    Responda
  18. MAURO-TAKASHI-SP

    Aqui na empresa tivemos que usar esse software: baixatudo com.br/lanempresa para limitar, gerenciar, filtrar e monitorar as redes sociais, facebook em excesso é pura improdutividade e ócio, o que realmente como citado, pode levar ao ódio e outras baboseiras mais. O melhor mesmo é filtrar e monitorar para evitar excessos; até porque dentro do ambiente corporativo a responsabilidade objetiva de toda postagem, emails, bate-papos envolvendo a companhia é da empresa; o funcionário não responde...

    Responda
  19. -

    Acho que isso não é bom: - Até na imprensa rola muitas inverdades patrocinadas pelos poderosos, daí quando alguém não gostar de alguém começará a propagar mentiras e calúnias a seu respeito. Sou contra isto.

    Responda
  20. Ronaldo Luis Gonçalves

    arauto de havard, manda o seu endereço ai, que te envio uma caixinha de lencinhos umedecidos.

    Responda
  21. Emerson Silva

    Acredito que isto possa ter um valor, principalmente nas marcas das empresas, vao conseguir ver qual e o tamanho de sua rejeicao por internautas, isto e uma forma de protestar, Imagine Telefonica, Bradesco, NET entre outras campeas de reclamações, mais uma arma hehehe

    Responda
  22. Renata Maria Silva

    Concordo em demonstrar a insatisfação perante algo, mas dizer que uma pessoa é inimiga ou que não gosta de algo que ela faz ou posta é indelicado. Se você tem ela no seu círculo de amigos/conhecidos e se aparece atualização dela no seu mural é porque você tem algum tipo de relação com essa pessoa. Se não quer ter/ver é muito fácil: exclua a pessoa, classifique status de relacionamento (de amigo para conhecido) e tire as atualizações dela do seu mural. Isso também é liberdade de escolha . /p

    Responda
    1. deminha

      Concordo com vc Renata Maria.

  23. Alex

    Gilberto, se você olhar aqui do lado direito, vai ver que os usuários deste forum se sujeitam a ter sua resposta "aprovada" ou "desaprovada". Isso é da democracia. Não fique triste se estão de malhando demais, isso serve pra você refletir sobre o que anda dizendo.

    Responda
    1. Crasse Média

      Ele "laika", fica tranquilo

  24. Daniel

    As pessoas mais interessantes nas redes sociais buscam por afinidades, informação útil e inspiração. Assim é no FB(ainda), Pinterest, Vimeo. Abrir o "não curtir" é abrir espaço ao restante, os revoltadinhos q só despejam lixo nos fóruns (Youtube, UOL...) sem nada de positivo acrescentar. O FB tem todo cuidado com isso, inclusive com filtros q permitem ocultar amigos sem noção pra manter o nível da sua timeline. Se não fosse assim, já teriam se orkutizado e perdido a nata dos usuários pro Goo

    Responda
  25. matheus eulalio

    Jornalistas da folha: Mestres do moralismo e da hipocrisia.Deve ser por isso que ninguém liga para informação no brasil. 

    Responda
  26. Renato

    Apelou no título, Gilberto! Como vários aqui disseram, 'não gostar' não é 'odiar'; partilhar o que não gosta não é disseminar ódio. Mas vc conseguiu chamar a atenção para esta matéria.

    Responda
  27. Liteka

    Será evolução da ferramenta? Afinal mais e mais pessoas cada vez usam os perfis sociais como uma "segunda alma". Nada mais natural que após encontrar quem gosta ela resolver mostrar de quem não gosta. Nós não fazemos da mesma forma no mundo real? Creio que a diferença é o que sempre falo: as pessoas tem uma falsa sensação de segurança com esses perfis online. Mostra-se que elas estão tão despreparadas para usar seus perfis sociais quanto encarar a vida real. Sempre os mesmos erros.

    Responda
  28. gil

    voce deve dar um puxão de orelhas nesses seus vizinhos

    Responda
  29. gil

    Ninguém é obrigado a gostar ou desgostar de algo ou de alguém. Gostando ou não gostando tem o direito de se manifestar ou de ficar quieto. Desde que não prejudique a ninguém posso fazer um relacionamento somente com quem compartilha os mesmos sentimentos meus. Qual o problema?

    Responda
  30. luizcandidob

    Gilberto, este seu post somado à suas resposta a alguns comentários forma um quadro muito sintomático: você está preocupado com a malhação que lhe é feita, está difícil manter o ar superioràs críticas, "blasé". Claro que há gente a fim de bagunçar, apenas, mas vejo muitas críticas substantivas. Não se trata do post "A" estar ruim ou do "B" estar fraco, mas a sua proposta em si, seu estilo, seus assuntos estarem furados. Você já foi um bom jornalista, o que lhe aconteceu? ONGismo emburrece?

    Responda
    1. Maurilio

      Este é um país repleto de baixarias na política, na imprensa, na religião, etc., inserido em um mundo que é a mesma coisa, em maior ou menor grau, dependendo de cada país. Por que os sites de relacionamento seriam diferentes? E, caro jornalista Gilberto, "nem Cristo agradou a todo mundo", e "toda unanimidade é burra". Não é assim mesmo?

    2. luizcandidob

      Gilberto, o que menos há por aqui é "reflexão e debates". Não há muito a refletir ou debater sobre o "Mundo Encantado de Harvard", a Disney World dos acadêmicos deslumbrados. Também não há como refletir se é possível implantar seus experimentos no Brasil ou debater como isto poderia ser feito. Isto reduz seus posts ao nível de abobrinhas e cria um incômodo que se manifesta via críticas pesadas, às vezes grosseiras. Você se preocupa com a Educação? Pois aborde soluções reais, sem oba-oba. /p

    3. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Luiz Preocupação eu teria se a coluna não provocasse reflexão e debates. O que me preocupa é a baixaria que, muitas vezes, domina a rede. obrigado por sua participação neste espaço. Gilberto

  31. Lacombe Lucien

    A partir desta quinta-feira (29), o Facebook estabelece uma linha do tempo, passo-a-passo sobre a a última guerra naval do Sec. XX, que iniciou-se em 2 de Abril de 1982, a Guerra das Malvinas. Basta procurar por Timeline Malvinas.

    Responda
  32. josefas de alencar

    Caro Gilberto,Brilhante essa idéia dos gênios do Texas! A lógica é semelhante ao do algoritmo pagerank do Google. Pessoas muito mal avaliadas apareceriam em primeiro lugar na lista, com inúmeras não-recomendações. Mas não é ainda a solução ideal. O ideal seria que o Facebook incorporasse essa idéia, as pessoas poderiam avaliar tanto "like", com "dislike". É como a mãozinha que aparece ao lado das nossas postagens. Se gostou, recomende, se não gostou avise aos demais. PS: GD estou sendo irôni

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Boa ideia ( sem ironia) gilberto

  33. ANTONIO FIRMINA CASSACA

    Existem certos blogs bancados por estatais que pregam o ódio contra os opositores do PeTe, você não fará um artigo sobre eles? O Facebook pelo menos não é bancado com o dinheiro do povo!

    Responda
  34. Nunes

    G.D é o seguinte...temos liberdade de pensamento/intelecto, no entanto te afirmo: Like de vc (human) e Dislike de vc como jornalista, jornaleiro, colunista, blogueiro ou como aquele que tenta formar opniões (como ja dito, apenas vc e alguns concordam com suas idéias harvardianas, a maioria nao concorda, isto é democracia,certo?? Come ti algum crime??? Me processe...rssss brinka deirnha baccio bambino...

    Responda
  35. Roger Kurosaki

    Se você descobrir que 2,5 milhões de usuários "não gostam" de você, o que você faria? a) não ligaria; b) ficaria p. da vida e "dislike" neles; c) entraria em depressão ou d) arranjaria uma arma e se tornaria um serial killer Pense bem no que uma ação pode ocasionar. Todos somos imperfeitos, porém, nem todos sabem lidar com isso da melhor forma possível.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Roger Como você pode ver pelas centenas de comentários deixados aqui todos dias, escrevo o que acredito ser correto e me exponho à crítica. É produtivo. Não me importa o número de críticas. Se estou errado, mudo. Se acho que estou certo, mantenho. Gosto muito de saber que este espaço provoca debate e reflexão. obrigado por sua participação neste espaço Gilberto

  36. M C A

    Caro Colunista, nao me leve a mal mas..... quanta mer.-da escrita numa unica coluna !!!!

    Responda
    1. deminha

      Quanta falta de educação em uma unica linha!!!!!

  37. josefas de alencar

    Caro Gilberto,Você fala como se fosse uma vítima do linchamento digital. Pelo visto acha que aqueles que criticam seus textos são pessoas ressentidas, invejosas, preconceituosas, movidas pelo ódio. Gilberto, vc tem que aprender que não é o dono da verdade. Você já parou para pensar que quem te critica está te ensinando a escrever com mais lógica, de um modo menos parcial? Acho curioso vc sempre se posicionar acima do bem e do mal, sempre querendo "educar" seus leitores. Humildade, please...

    Responda
    1. deminha

      Concordo plenamente com vc Cesar Franco. Muita gente critica por criticar, tem prazer nisso.Faltam argumentos. Sobram palavras ofensivas.

    2. Cesar Franco

      Caro amigo, discordo de voce. O problema eh que muitas criticas sao vazias e sem nenhum argumento que contraponha a ideia apresentada. Acredito que se todos que nao gostam da coluna do Dimenstein disessem com argumentos o porque discordam, certamente estariam dando uma enorme contribuicao para a reflexao dos fatos. Porem oque vemos aqui sao palavras ofensivas que denotam sim algum tipo de odio ou frustracao.

    3. Homem invisivel

      Caro GD, por favor, não responda pois sou anônimo. Pra alargar o seu conhecimento, considere outras finalidades (ate mesmo despropositadas) pelas quais se omitem o nome, e não somente por falta de coragem (meu CPF foi informado). Lamento seu comentário pois ele demonstra um pouco de superficialidade e preconceito no seu julgamento: quer dizer que, segundo o seu vocabulário de nomes, você identifica nomes reais ou fictícios e ainda identifica intenções? Foste, dessa vez, traído pelas palavras

    4. Crasse Média

      Mentira, GD. Responde sim.

    5. josefas de alencar

      GD, você responde sim para anônimos! Dê uma olhada nos nomes das pessoas para as quais você responde, muitos são fictícios...Concordo, vc não deve responder a insultos ou baixarias.

    6. GILBERTO DIMENSTEIN

      Josefas Ao contário, acho que a crítica ( não o insulto) deixa minha coluna mais diversa e interessante, atraindo diferentes pontos de vista. Só não me peça para não responder o que acho que deve ser respondido.Só não respondo aqui para anônimos, afinal seria dar muita deixa para quem não tem a coragem de associar uma opinião ao seu nome gilberto

  38. Roger Kurosaki

    Assim como na vida real, se dermos o mesmo valor para o que não gostamos e para o que gostamos, estaremos perdendo tempo sendo rancorosos, alimentando mágoas, richas, desavenças e tudo mais que cerca o que não gostamos. Se você não gosta de algo, você isola e pronto. Dê valor ao que você gosta. A menos que você realmente prefira lembrar do que não gosta, perseguir (diferente de seguir), implicar e cutucar. No fundo, o intuito de quem alimenta esse tipo de ação é piorar a vida dos desafetos.

    Responda
    1. deminha

      Gostei Roger.

  39. chico

    Cansado de ser saco-de-pancadas? Que tal escrever horóscopo? Receitas de bolo? Quem sabe novenas, votos e graças alcançadas?

    Responda
  40. Ian

    Acho q esse tipo de ferramenta tenha sua utilidade. Por exemplo, nós brasileiros podemos usá-la p disseminar nossa insatifiação e revolta à nossa politca suja, corrupta, em que politicos e membros do judiciario saqueiam o dinheiro dos nossos impostos e ficam impunes. Agora p disseminar preconceitos e intolerancia deve ser combatido e denunciado às autoridades competentes. Pq de fato redes sociais tem sido usadas crescentemente para este fim.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Ian Concordo 100% Gilberto

  41. Banana Republic

    Uma das intenções das redes sociais é exatamente essa: a de poder compartilhar nossas experiências com quem gostamos e com quem temos afinidades! É natural portanto que tentemos nos afastar daqueles de quem não gostamos. Não é assim que se faz no mundo real?

    Responda
  42. Crasse Média

    Enquanto vou colar blocos e amarrar ferros, deixa a turma do "ame-o ou deixe-o" se manifestar. Mais tarde, i will be back, baby

    Responda
    1. Crasse Média

      taí, rimou

    2. gil

      não esmoreça. só pode ser linchado quem tem cabeça.

    3. Crasse Média

      Oi Oswaldo, ja fui notado, embora nao fosse a intenção - fui capturado, denunciado e condenado pelo çábio. Sentença: linchador digital, exemplar por sinal.

    4. gil

      coração machucado dói, mas não mata, tenha persistência que algum dia se fará notar e dudo acabará aos beijos.

    5. Crasse Média

      ♫...love hurts...♫ (Nazareth)

    6. gil

      amor é amor (sempre causa sofrimento)

  43. jose chiste

    em vez de criticar o colunista, vai ler outro jornal, jaguarada!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro José Obrigado por seu comentário. Mas devo dizer que aprecio a crítica, produz transparência e melhora a coluna. abrs Gil berto

    2. Crasse Média

      Opino que detectamos mais um partidário do "ame-o ou deixe-o"

  44. Rodrigo Silva

    E se tem algum colunista da folha que mais recebe esse "linchamento" virtual, esse seria o Gilberto. A maioria dos que li só não xingaram, acredito eu, pela própria matéria em si, para não darem o braço a torcer. Mas que o Gilberto tem os leitores mais raivosos, e talvez até ultra-direitistas, da internet, isso não tem duvidas. Mostra que esta fazendo bem o seu papel de jogar na cara da sociedade hipócrita aquilo que elas não gostam de ver, ouvir e ler. Boa sorte Gilberto, vai precisar...

    Responda
  45. marcus

    No fim vai ser até mais fácil pra mandar prender o bando todo depois.

    Responda
  46. Sérgio Penteado

    Cabe aos gestores do Facebook estabelecer os filtros para diferenciar o que é manifestação democrática, aí incluído o direito de não gostar de algo, e o que é estabelecido em lei como abusivo (crimes de injúria, incitação ao ódio etc).

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro SérgioNo Facebook existe a vantagem de que é mais difícil se esconder na covardia do anonimato,obrigado por sua participaçãoGilberto

  47. Crasse Média

    Exemplo: como regra, eu não concordo com este colunista (e já fui julgado e condenado por ele, promotor e juiz, como exemplo de linchador e vindo dele soa-me como elogio)._Dizer somente "o que" e "de quem" se gosta, é só puxa-saquismo ou interesses particulares._Nenhum demérito nisto, é um fato, faz quem quer._Não "laiko", nem "dislaiko" do sr GD, mas "dislaiko" dos argumentos. Seria isto linchamento ou ódio ? Não, não é, nem altera o preço do petróleo. É só discordância. É crime ?

    Responda
    1. Crasse Média

      Sr Oswaldo,♫...love hurts...♫ (Nazareth)

    2. gil

      agora tenho certeza. é mais amor que ódio.

    3. Roger Kurosaki

      CM, sua posição é uma parte da questão. Não é errado emitir opinião, porém, há uma linha bastante tênue que separa a opinião da ofensa neste caso. Para a convivência em sociedade todos tem que respeitar os limites do próximo e, embora pareça que só os outros é que ultrapassam os nossos limites, temos que ser tolerantes e considerar que a ignorância alheia não se cura com a sua polidez, mas só se agrava com mais ignorância. Assim, dos males o menor, podemos impedir que a ignorância se espalhe

  48. LUCIANA DE ALARCAO CRUZ

    Acho totalmente desnecessário. Tudo bem que até temos o direito de compartilhar o que a gente gosta ou não gosta, mas há realmente necessidade disso?

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Luciana Se for um espaço para compartilhamento de críticas e não apenas de insultos, não vejo problema. Problema é ser ficar nas mãos dos selvagens digitais. abraços e obrigado por sua participação Gilberto

    2. Crasse Média

      Sim, gera o debate de idéias, ao invés da politicalha via rasgação de seda

  49. thaissainfante

    Discordo dessa ideia de ódio. a questão é que com esse aplicativo a coisa vai ficar mais democrática. Por que só é permitido expressar o q gosta? Tem que haver liberdade pra criticar e também dizer que não gosta de algo ou alguém.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Thaissa Você tem, em parte, razão. Uma coisa é não gostar, outra é linchar, inventando mentiras, insultando, com o objetivo de destruir. Muita gente não tem direito a defesa. obrigado por sua participação gilberto

  50. Tom

    Nao gostar de algo e divulgar isso nao é propagar ódio.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Wagner Correto. Mas outra coisa é disseminar mentiras e preconceitos, com o objetivo não de criticar, mas de destruir. Gilberto