Ciência > Sonda acha condições favoráveis para a vida em lua de Saturno Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gilberto Alves Bezerra

    A comprovação de água jorrada pelo gêisers das entranhas de Encélado, aumenta cada vez mais a certeza de que a comunidade científica está no caminho certo até encontrarmos uma nova Terra em algum planeta longíquo. É um sonho que se tornará realidade!

    Responda
  2. Moria

    esconder as coisas da humanidade nem sempre será o melhor...as massas não são tão retardadas assim.

    Responda
  3. Germano

    Se Satanley Kubric soubesse disso, teria enviado a Discovery pra essa lua, ao invés de Júpiter. Errou por pouco.

    Responda
    1. Germano

      O nome "Hal" é mesmo controvertido, pois normalmente na língua inglesa utiliza-se Hall, com dois "L", pra nomes próprios e não Hal. A questão fica em aberto, mas é tudo isso que fez desse filme um cult, com certeza.

    2. Germano

      Kubric, não tinha que ficar "irritado" rs, se foi coincidência ele ou a equipe deveriam ter atentado pra isso. Mas convenhamos é muita coincidência. Possivelmente uma ironia de alguém. Americano tbem é "paranóico" com processos judiciais, tvez jamais admitiria mesmo.

    3. Germano

      Minas: A questão da paranóia é controvertida e há outras interpretações é verdade, o filme não é absolutamente claro sobre isso. Mas é a que prefiro pois se analisar os "fatos" o que ocorreu foi: Uma instrução secreta sobre a missão foi inserida no computador que foi obrigado a mentir aos astronautas sobre isso, coisa que não fazia parte de sua "programação". Entrou em conflito e deliberadamente mentiu sobre um defeito externo, pra poder eliminar os astronautas, que não poderiam retornar a n

    4. MinasKolonian

      Tai uma coisa que deixava o próprio Kubric irritado, este negocio das 3 letras...apenas uma lenda urbana.se informe melhor ¨culto¨amigo. Hal não ficou paranoico ! ele executou um comando do governo cujo teor os cientistas desconheciam!! O Sr leu o o livro ?

    5. Germano

      Kubric é um diretor extremamente perfeccionista e pesquisou, inclusive na Nasa, as "últimas" novidades tecnológicas pra incorporar no filme (de 1968) e fazer um filme cientificamente correto. O filme toca em questões filosóficas profundas e "hi tecs" como a inteligência artificial. Hal é o personagem mais polêmico e famoso, tem fãs no mundo inteiro e no dia 12 de Janeiro de 1992 foi comemorado seu nascimento (fictício). Os motivos de ter ficado paranoico são explicados somente no final.

    6. Germano

      É muito longo e tem poucos diálogos, mas conhecer um pouco do conteúdo dá mais motivação. O interessante da história é que o homem evolui sempre qdo encontra os monolitos n/egros, isso aconteceu na Terra na pré-história, qdo começa a usar ferramentas e depois em Júpiter, qdo nasce uma raça mais evoluída que a atual. Sem falar no supercomputador HAL 9000, que fica paranoico e decide acabar com os astronautas, a bordo da Discovery. Aliás HAL são 3 letras anteriores a IBM.

    7. Vanessa Virginiensis

      Adoro Kubrick, mas tentei assistir esse filme duas 3 vezes, e nas 3...dormi, profundamente...

  4. Vanessa Virginiensis

    Quero ir pra lá porquê por aqui, a coisa tá pr&ta...ops...ruim...não quero ser acusada de r@c1smo!

    Responda
    1. Germano

      Realmente tá um saco esse patrulhamento de palavras por aqui, pedem pra comentarmos e ficam restringindo. Se não há ofensas pessoais, não há pque censurar.

  5. OnTheAir

    Essa historia de encontrarmos um planeta com oxigenio e passarmos a habitar lá rapidamente é ficção cientifica gente. Organismos extraterrestres ou são dizimados pelas bacterias e virus presentes nos serres vivos da terra ou o contrário. Devíamos era saber quais as medidas de controle para evitar um desastre ambiental em caso da infecção da terra por organismos alienigenas.

    Responda
    1. Hundsdorfer

      Concordo plenamente.

    2. Julio Simões

      Digamos que vida seja encontrada em Encelado. Essa vida dificilmente conseguiria sobreviver às condições da Terra, já que aqui é muito mais quente, gravidade muito maior, pressão, etc... O contrário também é improvável. Alguns extremófilos até conseguem sobreviver a baixas temperaturas, à baixa gravidade e à baixa pressão. Mas todos ao mesmo tempo? Sim, concordo que é possível. Não podemos descartar essa possibilidade! Mas não acho que tal perigo venha de Encelado.

    3. Oliveira

      "Devíamos era saber quais as medidas de controle para evitar um desastre ambiental em caso da [b]infecção da terra por organismos alienigenas.[/b] " Rapaz, você esta vendo muito filme.

  6. OnTheAir

    o problema não é achar vida em outros planetas. Isso provavelmente deve existir sim. O problema é infectarem a biosfera terrrestre com algum tipo de organismo alienigena. E do jeito que alguns cientistas estão querendo ganhar notoriedade não é de espantar se alguma sonda detectar microorganismos se não vai a ordem para a sonda vir direto para a Terra. Aí mano, uma falha seria suficiente para uma catastrofe. Que poderia até extinguir a vida humana. Claro que isso é apenas

    Responda
    1. Oliveira

      Rogerio, desculpe me, mas você esta sendo par_anoico. Estudo de organismos é feito em laboratorio, não se estuda um organismo jogando o num lago e dizendo "o que sera que acontece?"

  7. Diego Quirino Vital

    Muito legal a reportagem. Parabéns aos cientistas que fizeram uma grande descoberta.

    Responda
  8. Ale

    esses mesmos geisers ja comprovadamente formam o anel mais externo de saturno q so pode ser visto c infravermelho pq sao de cristais de gelo muito peq!!

    Responda
  9. claudio

    O nome da cientísta é Carolyn Porco? Podemos dizer então que essa informação é um trabalho de Porco?

    Responda
    1. OnTheAir

      literalmente podemos dizer que o Porco fez todo o trabalho Claudio. VocÊ está correto.

    2. Leonardo Costa

      Deixa o cara ser feliz.

    3. Toninho Ylê

      Que engraçado você, Claudio Silva. Que piada autêntica!!! Você tem quantos anos? 11? Já tá um rapaizinho, hein...

  10. toninho

    A busca por vida (qualquer que seja) fora da terra virou uma obsessão cega. Seria bom saber o que traria de bom aos seres humanos uma descoberta destas.

    Responda
    1. Hundsdorfer

      Caro Antonio.A questão também é filosófica e religiosa, além de científica.Se encontrarmos "vida inteligente" em outro sistema estelar, o que acontecerá com nossas "crenças", nossas "verdades absolutas"? Como estes seres vêem, por exemplo, DEUS, ou vida após a morte (Se é que possuem tais crenças). Será que eles sabem mais do que nos a esse respeito? Como nossas crenças e nossa ciência antropocêntrica irão encarar os desafios de outra realidade?Este tipo de descoberta nos traria sabedoria.

    2. Oliveira

      @rogerio não tinha entendido o que você queria dizer com o seu argumento, mas depois de ler seu outro comentario tenho uma ideia do que você quis dizer. Nenhum momento propus a insersão de novos organimos em nosso planeta. Disse que o estudo desses poderia causar um grande avanço cientifico e tecnologico. Por isso não entendi seu comentario sem ler o outro

    3. OnTheAir

      victor, existem lugares na terra infectados por organismos não nativos nos quais os nativos são sistematicamente sufocados pela concorrencia predatoria. Por exemplo um local aonde não tinham certos tipos de cobra, essas cobras são colocadas lá, se torna então uma catastrofe ambiental. ou certos tipos de ostras com capacidade de se reproduzir largamente e com propriedade biologicas que torna quaçquer composto a base de cloro inofensiva mpedindo o controle. Isso que citei existe, aqui n

    4. Oliveira

      "Seria bom saber o que traria de bom aos seres humanos uma descoberta destas. " A resposta pra isso é meio obvia, mais deixa eu te dar uma mãozinha. Avanços tecnologicos - na medicina, por exemplo com o estudo de novas formas de vida Avanços cientificos - Você sabe que a Terra não é o centro do universo porque alguem la atras parou e estudou o mov. da terra. Agora penso no que o estudo de novos planetas, novas formas de vida, novos ecossistemas podem nos propiciar.

    5. tersiog

      E se um eventual lugar propício à vida também estivesse próximo de seu fim? E se houvesse alguma civilização nada amigável? Iriamos demorar milhares ou na melhor das hipóteses centenas de anos para chegar nesses mundos com a nossa tecnologia, mas será que iremos durar até lá?

    6. Toninho Ylê

      Uma das VARIAS seria deixar a terra que está "proxima do seu fim" por vários motivos... lixo espacial, explosoes solares, seres humanoides irracionais/inconsequentes, etc, etc, etc.

  11. Ronaldo Luis Gonçalves

    Fantástico, eu acho que as próximas gerações de sondas, deveriam pousar no planeta e depois ser lançada novamente, em direção ao próximo planeta.

    Responda
    1. Oliveira

      Ainda falta muito tempo para que nos tenhamos essa tecnologia. Porque para a sonda pousar e sair do planeta denovo precisa de mais combustivel, mais combustivel = mais peso, mais peso = mais combustivel para sair do planeta terra,.......e assim segue. Sem dizer que a sonda perderia velocidade por conta da gravidade

  12. Meio Burrinho

    Achar que as condições propícias à vida como a conhecemos são exclusividade da Terra sempre foi um grande erro da comunidade científica. Ainda bem que com a ajuda das sondas esta premissa está sendo quebrada. Suponho que em muitas outras luas de nosso próprio Sistema Solar ainda teremos notícias semelhantes. E o bom é que tais notícias são liberadas pela Nasa !

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      Creio que Europa seja uma dessas luas, apesar da altíssima dosagem radioativa que castiga esse satélite.

    2. Oliveira

      @marcos não é questão de "achar", mas sim usar um modelo. Qual as condições necessarias para o surgirmento da vida? ter agua? qual a condição para um planeta ter agua? Querendo ou não responderemos essas questões com caracteristicas do planeta Terra. Por exemplo, você tem que pescar um peixe da especie X, tem o Lago A, o B e o C. Você ja pescou no lago A e sabe que esse peixe tem la. Para economizar tempo obviamente você vai no A, e ignora o B e o C.

    3. Alexandre Luiz

      Concordo com você, mas se sairmos vasculhando planeta por planeta vai ser muito difícil encontrar algo. Melhor procurar os planetas que seguem os padrões do nosso.

  13. Sebastiao Alves

    Parabens, um grande passo para a Ciência.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.