Ciência > Romanos levaram camelo para o norte da Europa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Dhamm, não seria mais fácil pensar que talvez esses camelos tenham sido levados por caravanas de comerciantes, e que alguns animais morreram e foram abandonados no lugar? Acho muito mais provável. Existe alguma prova que indique ter havido criação de fato? Ora, se tava morrendo pelas condições do clima (como diz a matéria e o estudo), também não morreriam o animais jovens? Se acharam apenas restos de animais fortes, será que não era esse o tipo de animal preferido pelas caravanas de comércio
Lhama num serve??
Eles não têm cascos, mas uma grande unha na extremidade de cada um dos dois dedos. Suas patas possuem conformações largas, achatadas e com "almofadas" carnosas, o que ajuda na caminhada sobre a areia em terrenos áridos. A sola plantar, longa e elástica, permite que estes animais se desloquem na areia, mal se enterrando nela.
Talvez a contribuição cientÃfica deste achado não possa ser percebida de imediato. Mas é interessante por documentar as tentativas do homem de introduzir espécies exóticas em seu ambiente. Outros exemplos são a raça bovina Holandesa, que só tem se adaptado no Brasil graças aos cruzamentos com Zebu, ou em sistemas confinados. O milho originário das Américas e o sorgo da Ãfrica hoje são cultivados tanto no hemisfério norte quanto no sul.
Se os romanos eram "malucos" e dominaram um vasto e longevo império, são a base da civilização ocidental ao lado dos gregos, de quem sabiamente adotaram idéias que lhes foram úteis, imagine se fossem "sabidos e sâos".
Me parece ser um mérito maior dos camelos. Os Romanos não eram "loucos" nem idiotas, dominaram o mundo ocidental por 500 anos, e influenciaram toda a cultura deste, não atoa. Mas algumas instituições "saxônicas" parecem não se conformar muito com isso.
Que matéria ruim! Se existem camelos no frio Afeganistão (justamente a Báctria), por que os romanos estavam tão errados? Outra coisa, algum comentário sobre qual era a temperatura média da Europa há 1500 anos? Não seria, talvez, mais alta? A matéria nem mesmo levanta essa possibilidade. Comentar o passado com os olhos do presente, o tÃpico erro de tantos "cientistas".
Talvez seja porque o clima é frio e seco no Afeganistão. Os camelos não toleram muita umidade, como ocorre na Europa.
É muito difÃcil entender a explicação sobre o problema causado pela umidade? Afeganistão é um paÃs seco e frio também.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Romanos levaram camelo para o norte da Europa Voltar
Comente este texto