Comentários para:

A "grande" obra de Serra

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel

    O pedágio urbano seria um ótimo incentivo à utilização do transporte público mas, peraí... QUAL transporte público??? A população deve cobrar seu direito ao METRÔ de qualidade em cada bairro antes de mais nada. Outras metrópoles do mundo ampliaram suas redes numa velocidade muito maior do q nós, apesar o lobby das montadoras e tudo mais. Mais: uma prefeitura q adora proibir, pq não proíbe tb a densificação de bairros onde o transporte é deficiente?

    Responda
  2. Pedro Paulista

    Metrô e CPTM pagam justamente pelo sucesso que fazem; se somarmos os 2, carregam mais passageiros que todo o resto do país em trens ou metrô; portanto, mais respeito com o ferroviário paulista, que transporta mais de 7 milhões/dia.

    Responda
    1. luiz henrique

      mais 1 q nao anda nos trens da CTPM!!! pimenta nos olhos dos outros 're refresco!!!

    2. Daniel

      O problema do trânsito de SP não é comparável ao de outras cidades do país. Experimente comparar a expansão da nossa rede de metrô com a Cidade do México ou Pequim, pra ficar em exemplos de países menos ricos.

  3. Osvaldo M

    Para quem reclamou da falta de criatividade nas propostas para a cidade, insistir em pedágio urbano, em uma cidade com trasporte público caótico, e com uma das mais altas cargas tributárias do planeta me parece incoerente. Que tal uma proposta para tornar o transporte público minimamente decente? Foi isso que Londres fez, antes de implantar o pedágio urbano.

    Responda
  4. Marcelo-SP

    O Sr. Dimenstein, além de distraído (troca Marginal de pinheiros por Tietê) e possuir tara coletiva e ecochata (pretende confinar motoristas em engarrafamentos como punição por usarem carros), é ruim à beça em lógica, como se construir avenidas em SP fizesse alguém decidir comprar um carro, ou usá-lo. Reclama que Serra não impôs pedágio urbano, mas não comenta a proposta Haddad de acabar com a taxa de inspeção. Ou a de Chalita de acabar com a própria.

    Responda
  5. José Freitas

    Mais um texto inútil do GD. Ele quer criticar o Serra sem assumir que a está a serviço de seu patrão - o pt. Se o metrô está superlotado em todas as linhas nos horários de pico e a rede da CPTM é restrita à alguns bairros, qual seria sua "brilhante solução" ? Nada fazer nas marginais para não "estimular" o uso dos carros, comprando briga com a classe média, publico mais bem informado e que vota no Serra ? Qual a sua sugestão para a campanha do "cumpanhero" haddad ? O pedágio urbano? V

    Responda
    1. Rd

      Creio que a solução esteja no próprio comentário...se o metrô e a CPTM estão lotados, deve haver MAIS metrô e CPTM, com maior qualidade. Por exemplo, uma linha de trem paralela à marginal Tietê ao invés de mais faixas para carros como foi feito. Desestimular uso de carro só funciona quando houver transporte público minimanente decente.

  6. Eduardo

    Por favor escreva na sua próxima coluna qual seria a solução com detalhes. Obrigado.

    Responda
  7. Japa

    Não é Londres que tem pedágio urbano? Não lembro exatamente se funciona ou não...

    Responda
  8. João Brasil

    A privada-taria fedeu até quando aconteceu o obrão do Serra, e o Gilberto dimensteina estava lá, como bom profissional que é, presenciou todo o obrão do Serra.

    Responda
  9. edumaua

    Nas vésperas das eleições presidenciais ele o messias da garoa prometeu quase dobrar o salário mínimo mas o povo respondeu ao oportunismo eleitoral...

    Responda
  10. João Brasil

    Grandiosa obra do Serra no curto período de sua gestão, foi quando ele teve uma diarréia... foi um obrão...

    Responda
    1. Claudio Goldman

      Finíssimo comentário...

  11. Marcelo-SP

    A ampliação da Tietê ajudou muito (passo lá todos os dias). Resolveu? Óbvio que não! O trânsito não é o mesmo todos os dias e uma via tão importante vai ter sempre seus dias péssimos. Metrô resolve tudo? Também não! E custa caro e demora para sr feito. SP cresceu tornando-se um problema de locomoção. Não existe panacéia. Há que se fazer obra viária, metrô, corredor de ônibus, etc. O carro ainda locomove milhões de paulistanos e isto é impossível de mudar em futuro próximo.

    Responda
  12. Edu

    Caro Gilberto,Existe no tema trânsito>Automóvel>Transporte público uma espécie de esquizofrenia.Como imaginar que as pessoas deixem seu automóvel em casa e se aventurem no atual sistema de transporte público? Ao mesmo tempo, o cidadão é estimulado a adquirir um auto novo com financiamento de "n" meses. Ele embarca, compra, move a indústria automobilística e daí...deixa o carro na garagem e vai ser espremido e chegará atrasado ?É preciso ser muito herói para fazer isto.

    Responda
  13. Xuxuzete

    Parabéns Dimenstein por mais esta brilhante reportagem, demonstrando ser um raro caso de jornalista consciente e que entende os REAIS problemas do trânsito em SP. Qualquer ser pensante que imagina a cidade daqui a 30 anos conclui que ampliar a marginal ou qualquer outra rua apenas agravará o problema para nossos filhos resolverem. A única solução é investir maciçamente em transporte coletivo (metrô, trens, ônibus, etc) e em transporte alternativo (ciclovias, etc).

    Responda
  14. bene

    Na crise de 2008, aqui no Brasil um remédio utilizado foi baixar os impostos sobre automóveis, que embora tenham sido sempre muito altos, serviu para colocar mais de um milhão de carros no trânsito de São Paulo. Nunca se vendeu tanto carro no país. Hoje qualquer cidade do interior, guardadas as devidas proporções,  também tem problemas de trânsito.As ações do governo federal, estadual e municipal devem ser convergentes no problema.Simploriamente  podemos dizer que a culpa é do Lula ou

    Responda
  15. PINGA FÉU

    Ehe Gilbertinho, começou a matéria ate bem, cutucando o dinossauro Zé Bolinha $errote, so que no final na matéria arrependeu e fez meia culpa....são paulo ta lascado, tão longe do céu é a décadas nas mãos dos PSDB/estas!!

    Responda
  16. ANTONIO CARLOS GOES

    A GRANDE OBRA DE SERRA FOI AJUDAR O GOVERNO DE SÃO PAULO A DAR ESPAÇO GRATUITO NA TV CULTURA PARA A FOIIA E OIA

    Responda
  17. Joe Long

    Qualquer obra viaria que vier a ser feita em SP já vai nascer saturada e também pedagio urbano não é solução afinal isso só vai tirar do centro pessoas com menos recursos financeiros mas não vai tirar a maioria que não quer trocar a comodidade do automovel pelo aperto no transporte publico, a administração publica tem que olhar para a realidade SP esta com empresas e serviços muito concentrada nas regiões centrais e na região de Moema-Vila Olimpia, são milhares de pessoas indo para o mesmo l

    Responda
  18. Jamir Lemes Santana

    Voce é um pé no saco. O verdadeiro jornalista, que é uma coisa que voce nunca soube o que é, pode ter posição sim, mas não pode é tentar ser camaleao como voce.

    Responda
  19. Tronco Verde

    Quando vejo esses caras fazendo propaganda para um político, tenho vontade de fazer propaganda para votarem na "lei de imprensa", mas vejo que seria pior, então faço a contra propaganda. A Educação de São Paulo, não é a 1ª do Brasil, embora seja o Estado mais rico. O PCC está enraizado em muitos orgãos oficiais de SP. E O GOVERNO SABE DISSO. A saúde continua abandonada, com funcionários sem estimulo, e com baixos salários. PORTANTO SERRA É UM PÉSSIMO ADMINISTRADOR

    Responda
    1. Tronco Verde

      Olha a frase dele: "Temos que reconhecer, porém, um avanço na gestão Serra." O " AVANÇO " de que ele fala, deve ser uma marca de desodorante que tem no mercado. No mais, a história é outra, ou propaganda para o Serra.

  20. Marcelo-SP

    O Sr. Dimenstein está tão afobado em derrubar o candidato Serra que nem lê direito o jornal em que publica sua coluna. O levantamento que a FSP fez foi sobre a marginal de Pinheiros, e não do Tietê. E apenas para um período pequeno, depois da restrição.

    Responda
  21. cansei de ser enganado cansei de ser enganado

    A matéria ficou boa. Teve também um comentário muito bom que fala da especulação imobiliária em SP. O que será de nós daqui uns anos com a exploração das grandes construtoras ? Dimestein, em relação a essa matéria, gostaria que falasse do Rodoanel trecho norte. Vão gastar mais 6.5 bilhões e os especialistas dizem o mesmo: não dura 3 anos. Será que vale a pena gastar mais 6.5 Bi e não adiantar, fora os 100 maracanãs de mata da Cantareira ? Por que não usar esse dinheiro para o metrô ?

    Responda
  22. Mann

    As vezes eu penso que o carro tem um efeito de dependência nas pessoas mais forte que qualquer droga por aí. Só o fato desse assunto ainda ser polêmico, de muitos ainda defenderem o seu direito ao carro desconsiderando tudo o que está acontecendo com a cidade, é algo notável. Vamos lá: Pessoas, eu moro em SP capital, vou trabalhar no horário comercial. Não uso carro. Vou de metrô, bicicleta. Sobrevivo sem carro. Acreditem! Vcs não vão morrer sem ele náo. É possível. Tentem.

    Responda
  23. lágrimas

    Compreendo seu pensamento, Gilberto, mas para diminuir os veículos nas rua , deveria antes ter um aumento (quantidade e qualidade) no transporte público. Talvez até baratear o táxi. Sem isto ñ tem como diminuir ou obrigar a diminuição dos veículos particulares.

    Responda
  24. Leandro Correa

    Sou favorável ao pedágio urbano, mas acho melhor implantá-lo em fases: Primeiro no Centro, com excessão dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste - onde já encontramos boas opções de transporte. Depois, quando o centro expadido já estiver com metrô abrangente, implanta-se nesta área. Mas temos que pensar fora da caixa e buscar outras alternativas como o transporte fluvial no eixo Pinheiros-Tietê-Tamanduateí. Implantação barata e rápida, mesma capacidade de um trem e um ganho urbano enorme para a cid

    Responda
  25. felco

    Tem um pessoal que não entendeu qual a função teria o pedágio urbano. Ou não querem entender. Mas é fácil, se colocam pedágios em pontos da cidade e começa a se taxar, isso vai gerar mais dinheiro pro Estado? Sim. Mas a medida que se tem o dispositivo pode-se colocar uma alta taxa e assim Desmotivar o cidadão a usar o Carro e utilizar outros meios de transporte. E sacanagem? Muita. Mas também é uma grande sacanagem, pegar um congestionamento onde cada carro tem apenas 1 pessoa.

    Responda
    1. felco

      E fácil dizer que o culpado é um ou outro. Mas a GRANDE verdade, e que todos somos culpados como SOCIEDADE. O governo não só deve ter, como tem culpa nisso. Mas ninguém pode se eximir de culpa nisso. Falta COMPROMETIMENTO da Sociedade com o bem publico. Todo mundo quer que as coisas funcionam, mas ninguém se interessa em participar e também NÃO HÁ do poder publico essa aproximação. Além de faltar TRANSPARÊNCIA no setor publico. ENFIM, ninguém resolverá isso SOZINHO!

  26. Justiceiro

    Mais de 20 anos nós todos pagando eles só para isto....e também tem de ser contabilizado nestes salários as corrupções, que sabemos que tem muitos DR. DEMÓSTENES por ai se fingindo de santo que nem ele fez com os da OPOSIÇÃO, porque com mais de 87% dos BRASILEIROS estes não estão fazendo mais, já deixamos estes a beira da estrada há mais de 9 anos, mas infelizmente alguns iludidos pelas propagandas enganosas os dão carona até hoje....

    Responda
  27. molina

    tem razão! bom é ficar com essas maravilhosas estradas que o governo federal nos oferece pelo brasil. mais, se não fizer essas obras, não aumentam os veículos, ótima tese. me impressiona porque sou seu leitor.

    Responda
  28. AbuNazir

    Mas é necessário haver transporte coletivo que suporte a demanda. Só tirar os carros da rua e não haver alternativa de qualidade não adianta. Vai ver que o referido jornalista deve morar do lado do emprego.

    Responda
  29. chico

    Carro não anda sozinho. Se tem muito carro é porquer tem muita gente. Que tal umas 5 ou 6 milhões de pessoas a menos na cidade? não seria bom para a ecologia?

    Responda
  30. vlamir marques

    Ficou claro na reportagem que Dimenstein não anda de metrô ou trem CPTM já algum tempo. Por pura falta de Manutenção, (coisa básica) eles estão todos com grandes problemas. Começar uma nova linha na Freguesia do Ó, sem iniciar nenhuma na Zona Leste, onde moram cerca de 38% da população da cidade é no mínimo falta de bom senso. Gastar 2 bilhões de reais na Marginal Tietê é caso de polícia, de investigação. E no final, o jornalista em pauta, faz o de sempre, dá uma elogiadinha básica.

    Responda
  31. José Neto

    Quem diz que a velocidade média nas marginais do Tietê hoje, são as mesmas, ou menores do que antes da realização de sua ampliação é porque não as usa hoje, ou não as usava antes da ampliação........ A melhoria é insuficiente, mas foi significativa.

    Responda
  32. Ronaldo Luis Gonçalves

    Arauto de harvard, têm solucão sim para o trânsito, tente subir um degrau na visão do cerne do problema, tudo começa pela cultura do carro, passando pelo individualismo, e péssimo serviço de transporte público.

    Responda
  33. José Silva

    Se aceitar a criação de MAIS UMA TAXA, o brasileiro, e o paulistano em especial, merecerão o título de POVO MAIS BUN...ÃO DO MUNDO. Pois quem gosta, quem aceita ser rou--bado passivamente, é igual marido cor--no que adora um chifre. Os políticos de São Paulo, já têm dinheiro até demais, já rou--bam até demais, o problema não tem NADA a ver com criar mais taxas. O problema é administrar com honestidade, sem rou--bar, e com competência. ISSO é que está em falta, há 20 anos.

    Responda
  34. Ernani

    Por que o Sr. não fala do crescimento desordenado da cidade, dos conjuntos gigantescos de prédios que estão sendo construidos em locais sem vias de acesso adequadas. Culpar governos é o esporte preferido dos jornalistas que tratam os leitores como "bobinhos". Pare de ofender nossas inteligencias com comentários superficiais, sem ir a fundo nos problemas. Fale da corrupção, do descaso pela lei, pelo outro, fale do alcoolismo da juventude e outros. Pense melhor antes de fazer suas matérias. Mu

    Responda
    1. Claudio Amorim

      Correto Ernani; Ninguém na mídia gosta de falar do lobby das construtoras e financeiras, aliado à arrecadação de IPTU da prefeitura. No que dá isso? quase 240 apartamentos num terreno onde haviam menos de 15 casas.

  35. Morcego

    A questão da mobilidade urbana ainda n está sendo encarada c a importância e necessidade q deveria ter pelos nossos "dirigentes".Ora,o trânsito fica cada vez pior e os governos nada fazem pela infraestrutura das cidades!BH,por exemplo,está praticamente uma "SP",já q há praticamente um carro pra cada cidadão:e haja é paciência pra ficar horas dentro de um ônibus desconfortável e caro!E se n fosse a Copa e as Olimpíadas,ficaríamos amargando mais décadas de atraso:ainda sim,fizeram obras tópicas...

    Responda
  36. Jopa

    Será que vocês paulistanos são masoquistas? Gostam de botar a mão no bolso pra pagar, pagar e pagar?

    Responda
  37. Ernani

    Sr. Dimenstein, No mundo todo, as grandes cidades sofrem com congestionamentos, alguns piores que em SP. As pessoas preferem ficar 2 h dentro dos seus carros confortavelmente do que 20 min trasnporte público, mesmo com certo conforto. Pense em Londres, excelente transporte público e grandes congestionamentos. O Sr. é inteligente, por favor, pare de nos ofender as nossas inteligência com comentparios ingênuos como esse. Não nos trate como "bobinhos".

    Responda
  38. felco

    Bem observado... não adianta abrir mais espaço para carros! Acho que o pessoal deveria pesquisar no Google: "Tokyo Subway Map"E ver o mapa do metrô de Tokyo no Japão. O nosso metrô paulistano parece uma pequena pista de Trens de brinquedo do lado do metrô Japonês!

    Responda
    1. Julio Simões

      Tóquio é uma cidade em um país desenvolvido. Mas se compararmos o metrô de Buenos Aires com a de São Paulo... Continua parecendo uma pista de trens de brinquedo... Um detalhe interessante: O metrô de Buenos Aires e o de Tóquio têm linhas que formam uma malha. A de São Paulo forma uma cruz onde o centro é a estação da Sé, o que explica o inferno que é pegar metrô lá... Expansão das linhas de metrô, urgente!

  39. don Ramon Valdez

    A ideia do Dimenstein sobre o pedágio urbano é válido, num primeiro momento, porque inibiria, em tese, a circulação de carros. O problema é que, no fim, não vai. Porque quem circula de carro está disposto a pagar o preço que for, e aqueles que não podem pagar vão ter que perambular pela cidade para fugir da cobrança. Daí o pedágio não ser democrático. No fim, será mais uma fonte de renda para governo/prefeitura, que seguem extorquindo a população. A solução pra SP é: demolir e reconstruir tu

    Responda
  40. JUSTUS

    Esse cabo eleitoral é descaradamente um puxa-saco. Isso daria propaganda antecipada na certa.Babação de ovo asquerosa! Podre.

    Responda
  41. Velhohuno

    Tb sou a favor do pedágio urbano mas em londres, paris, ny, frankfurt onde realmente existem sistemas de transporte público decentes, enqto o transporte público for o lixo que é só vai usá-lo quem realmente precisa, tanto é que podem ver a primeira coisa que alguém faz qdo ganha algum dinheiro é adquirir um carro, infelizmente sem ele fica difícil se locomover por qq metrópole brasileira é melhor enfrentar o trânsito no carro ouvindo um som a enlatado num ônibus cheirando a sovaco...

    Responda
  42. Claudio Amorim

    continuando... #2 Logo meu caro, não precisa-se dizer que há fila pra sair do quarteirão, que não há investimento nem na malha viária, nem em transporte coletivo, escolas, parques, nem em nada. Mas a prefeitura e construtoras e bancos enchem seus bolsos de dinheiro. Pergunto, se modernizar é preciso, não podem ao menos construir prédios menores?

    Responda
    1. gil

      podem, e assim emendam são paulo com santos e campinas.

  43. mautn

    A próxima grande obra será um superminhocão nas marginais Tietê e Pinheiros.

    Responda
  44. Francisco Cioffi

    O primeiro passo do governo Se##a será a implantação de pedágios nas marginais, sem dúvida uma medida que, com o aumento de tarifas do metro e CPTM irá alanvancar a expansão do metro e a conexão entre o centro e os dois aeroportos finalmente.

    Responda
  45. gil

    Repriso, só pode ser linchado, mesmo que digitalmente, quem tem cabeça. Se fosse por voce a marginal, até hoje, teria somente as tres pistas iniciais, ou melhor, os campos de futebol que margeavam o rio tiete. Deixe de ser absurdamente P T e contra o S, que apesar de não ser perfeito, é o melhor.

    Responda
  46. MVINI

    SAUDADES DE MARTA NA PREFEITURA, A ÚNICA QUE ENFRENTOU A MÁFIA DOS TRANSPORTES E CONSTRUIU CORREDORES DE ÔNIBUS POR TODA A CIDADE, COM BILHETE ÚNICO E O SISTEMA INTERLIGADO. DEPOIS DELA OS SUCESSORES NÃO TIVERAM CORAGEM DE ENFRENTAR OS AUTOMÓVEIS NO LUGAR DE UM TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE, ÔNIBUS NOVOS E EFICIENTES..PENA QUE ESSE ANO NÃO TEMOS CANDICATOS COM ESSE PERFIL... SAUDADES DA PREFEITA MARTA !

    Responda
    1. gil

      viche... relaxa e goza.

    2. Claudio Amorim

      sim, a única que compra coqueiros pra arborizar uma avenida de periferia da empresa do cunhado dela (do namoradico argentino dela). olha, o fato não é quem fez ou não fez, se fosse qualquer outro na prefeitura naquele ano, seria implantado o cartão do onibus.... SÃO PROJETOS VENDIDOS, meu caro!

  47. ARQPITA

    Soluções equivocadas, caras e sem lógica. Concretando fundo de rio, 40% da água que corre percolando o solo fica na superfície. Linhas de metrô pouco ramificadas, concentram e não atendem a maioria da população. Criação de vagas de estacionamento favorece o uso do carro. Faixas exclusivas para ônibus apenas demonstram que são os carros que engarrafam as ruas. Soluções equivocadas e caras.

    Responda
  48. luizcandidob

    Gilberto, que não se diga que eu pretendo apenas esculhambá-lo. Quando você não cita as maravilhas de Harvard e adjacências, pensando objetivamente em nossa realidade, até que acerta. Sim, o investimento no transporte individual é absolutamente inútil. A única solução possível é um transporte coletivo integrado, baseado numa rede metroviária pelo menos dez vezes maior do que a atual, como na cidade do México. Mas cobrar pedágio é inútil: a maioria pagará para continuar usando seus carros. /

    Responda
  49. Claudio Amorim

    Gilberto; Acho a Marginal Tiete ampliada importante - tornou-se mais rápida sim em X momentos, mas como disse outro colega aqui, o buraco é outro: a verticalização! É notório e sabido que, em terrenos onde cabiam 6 ou 8 casas (35 pessoas máximo) hoje são erguidas 3 ou 4 torres (720 a 960 pessoas) no mesmo lugar!!! Oras, e quem ganha com isso? >PMSP com IPTU; >Construtoras com venda e especulação imobiliária; >Bancos com financiamentos. E quem

    Responda
    1. cleber pinto

      Prezado Claudio, desculpe , mas penso diferente. A Construção de novos prédios em São Paulo, não são os causadores do transito infernal, uma vez que a cosntrução destes, não trás novos moradores para São Paulo, apenas migram deum lugar para o outro, muitas vezes melhorando o trânsito, pois muitos optam em mudar-se para mais perto do local de trabalho, para tentar ir a pé , ou utilizar o veículo em distância menores ou em transito local, fugindo dos grande s e congestionados corredores

  50. Edu

    lá Caro Gilberto Dimenstein, Aqui vai minha opinião leiga sobre o tema que você abordou: Quando a cidade de S.Paulo contar com um transporte público bom (metro, trens, onibus, ciclovias, VLT, etc) naturalmente ou consequentemente haverão condições para se diminuir o número de veículos nas ruas. Enquanto isso nao se concretizar a idéia de um pedágio seria apenas uma medida coercitiva e ineficaz. Não iria ajudar em nada à população mas sim aos corruptos de plantão.

    Responda