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A "grande" obra de Serra

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  1. Cidadão Brasileiro

    Eu sou paulista e moro no Nordeste desde 1992! Os projetos das linhas de metrô de Fortaleza/CE, Recife/PE e Salvador/BA tem no mínimo uns 30 anos de existência. Os projetos viários tem uns 40 a 50 anos! Tem um professor meu já APOSENTADO de engenharia civil que comenteu que quando era ESTUDANTE já se comentava sobre os projetos viários e de metrô nessas 3 capitais! As obras começaram no final dos anos 90! Sabe o que já foi inaugurado 1 década depois? NADA! TUDO AT

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  2. Cidadão Brasileiro

    Eu sou paulista e moro no Nordeste desde 1992! Os projetos das linhas de metrô de Fortaleza/CE, Recife/PE e Salvador/BA tem no mínimo uns 30 anos de existência. Os projetos viários tem uns 40 a 50 anos! Tem um professor meu já APOSENTADO de engenharia civil que comenteu que quando era ESTUDANTE já se comentava sobre os projetos viários e de metrô nessas 3 capitais! As obras começaram no final dos anos 90! Sabe o que inaugurado feito 1 década depois? NADA! TUDO ATRASADÍSS

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  3. Celso Gonca

    Sei lá, eu acho que a culpa disso tudo é do PT, só pode ser! Eu leio isso na VEJA e nos jornais, eles não podem estar mentindo!

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  4. Banana Republic

    Não adianta insistir Dimenstein. Haddad não ganha em SP nem a pau!

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  5. robinson jamil

    faço todo dia um percurso de 6 km,antes gastava 20 minutos com 13 semaforos e sem ilhas de afunilamento de transito,hj gasto 35 com 28 semaforos e 6 ilhas de afunilamento de transito,aquelas de concreto no meio da rua,alem deste absurdos qu eu nao entendo ,ainda tem obras que levam meses para ficar prontas,que poderiam ser feita em semanas,ma vontade e falta de capacida este é uns dos maiores problemas do transito em sp.

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  6. Nunnes

    Dimenstein, pense no seguinte, uma mudança neste cunho, drástica e radical, será totalmente insana, pois com estes motoristas todos, presos no transito paulistano, ja temos um sistema de transporte mais do que lotado, imagine um percentual consideravel destes utilizando o transporte de ônibus ou metrô ou CPTM ? O caos total. Que tal o Sr abordar uma politica que foque mudanças no mercado imobiliario? Acredito que esta causa seja mais interessante para a cidade do que um mero pe

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  7. zuza

    Urbanistas sérios alertavam. Pessoas sensatas apontavam o erro iminiente. Mas S.erra ignorou a todos e realizou uma das obras mais e.stupidas dos últimos tempos. Torrou 2 bilhões para impermeabilizar ainda mais o solo e não resolver em nada o trânsito das marginais. A teimosia e a incapacidade desse sujeito é algo assustador, além de um enorme perigo para os pagadores de impostos de São Paulo.

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  8. Juliana Azevedo

    "Tirar carros das ruas" pode funcionar em cidades de 3, 4 milhões de habitantes. Mas em uma de 13... O que aconteceria se as pessoas deixassem os carros em casa? A frota de veículos particulares ultrapassou 5 milhões...e levam em média dois passageiros por carro...estamos falando de cerca de 10 milhões de pessoas a mais, de repente, invadindo as estações de trem, metrô e pontos de ônibus...sem contar os lugares em que não param de subir prédios e não há estações de trem e metrô.

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    1. Armando

      Tokio e Nova York têm mais km de metro que SPaulo, e continuam ampliando em uma velocidade maior que a de SPaulo... Com a média de 1 km e pouco por ano, isto aqui só vai piorar.

    2. luizcandidob

      Juliana, é evidente que para que milhões de pessoas deixarem seus carros em casa seria necessário que o sistema de transporte coletivo fosse mudado para maior e melhor. É esta a boa luta, não procurar desculpas óbvias para continuar engarrafada dentro do seu carrinho (Não importa se você tiver um carrão, parado ele tem o desempenho de um carrinho 1.0. E ainda ocupa mais espaço...)

  9. Mario Vidal

    Serra na contramão da história, nós precisamos de transporte coletivo de qualidade, o pessoal do PSDB constrói 1 km de metrô por ano, desde que assumiu o poder, o seu candidato a prefeito tem como maior projeto de seu governo o túnel de acesso à praia do pessoal do Morumby (Roberto Marinho) e região, sendo que o túnel da Zona Norte (Cruzeiro do Sul) onde as ruas são estreitas e não há grandes avenidas patina desde o tempo do Faria Lima, não há nem como pensar em corredores para ônibus. Cruel

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  10. etica

    O que o pedagio vai resultar? Com pedagio os carros vão voar? Ou vc quer dizer mais dinheiro para aplicar em outros meios?Se não roubssem tanto, teria dinheiro de sobra. A pref. tem que obrigar a ocupar o centro com escritorios. 2° passo rodizio radical. Dia par e dia impar nos horários de pico...e nem precisa do seu pedagio...

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  11. Akhenathon Akhton

    Só vou crer em sua isenção no dia em que você criticar a passagem (catastrófica) de Fernando Haddad pelo MEC. Até então, continuo achando-o um pet|sta dissimulado, Dimenstein.

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    1. Mario Vidal

      Minha filha está lá na Federal do estado do Rio de Janeiro fazendo medicina, aqui em Sampa nossa terra de origem ela não teria oportunidade, pois o PSDB privilegia às elites, à aqueles que tem sobrenome estrangeiro como você pode verificar na USP. 

  12. josefas de alencar

    Na verdade Serra, Marta, Maluf, Alckmin são personagens de uma história de horror que se inicia com o paradigma "governar é abrir estradas" de Washington Luis, em 1920. O modo de pensar é que está errado! O caminho não é crescer sem parar, será que não conseguimos compreender que o modelo de crescimento contínuo não é sustentável? Como resolver o problema do trânsito se incentivamos cada vez mais as montadoras a produzirem carros? Como resolver o problema se investimos tão pouco no metrô? /

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  13. GILDO ANDRADE

    Se tivessem apoiado a Reforma Agrária de João Goulart, as cidades não estariam inchadas.

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    1. Francisco Cioffi

      Aquilo não era reforma agrária, era a luta do proletariado campesino para ocupar os campos e estatizar as terras...num projeto de comunização do Brasil. O agro-negócio produz muito mais em extensas fazendas.

    2. zuza

      É isso Gildo. Lá trás as elites, com o apoio militar, por ganância e ignorância impediram que se realizasse a política de reforma agrária, que de comunista não tinha nada. Não tenhamos dúvida: muitos que vieram se acotovelar nos grandes centros teriam ficado nas suas regioões de origem se tivessem condições dignas de vida. As elites brasileiras nunca primaram pela inteligência.

  14. alf

    Não vou falar de politicos,vou só chamar sua atenção ao fato de todos darem seus pitacos,mas ñ a solução.Devemos é pensar em conseguir neste universo de pessoas, uma que entenda definitivamente de transito,trafico,deslocamentos urbanos,migração,aglutinamento humano,centralização de comercio e industria,etc,etc. Será que existe alguem qualificado, para gerar uma cidade como SP?? O melhor seria contratar varias pessoas com qualificação nos varios problemas da metropoli e agrega-los. Parece fac

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  15. Vergonha Nacional

    Ciclovias devem ser feitas, mas não são solução para transporte de massa. Muito poucas pessoas têm disposição para pedalar 20 ou 30km até o trabalho todo dia ( distância razoável em São Paulo ). Gostei do projeto do monotrilho. É bem mais barato do que metrô, passa por cima das ruas, e é um transporte de massa viável. É uma vergonha que São Paulo só tenha 64 estações de metrô, quando Paris ( que tem 1/3 do tamanho ) tem mais de 300.

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  16. Ricardo Candido de Araujo

    Gilberto, Hoje você vai "apanhar" dos dois lados, infelizmente. E continuo discordando, respeitosamente, da idéia de pedágio urbano, enquanto não houver seriedade dos nossos administradores públicos, especialmente as aves de bico longo, embora não sejam os únicos (um fonte adicional de recursos sempre me lembra a CPMF e o "golpe" que deram no Dr. Jatene).

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  17. Eduardo

    Concordo que o transporte público melhorou nos últimos anos... mas também é mais que obrigação da prefeitura/governo investir nisso! Precisamos de muito mais... superlotação e falhas técnicas são sinais de que alguma coisa não está funcionando direito, a longo prazo isso não é sustentável.

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  18. Eduardo Muller

    Eu, minhas filhas, largar o conforto e segurança do carro, pra pegar ônibus com gente escutando funk no celular sem os fones de ouvido, ter que sair uma hora antes do normal, ser prensado no metrô, na porta ou entre mochilas de pessoas mal educadas. E olha que eu não sou bacana não, tenho meu carrinho popular. Antes dentro dele do que passar por estas mazelas. É isso aí, pessoal!

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    1. Marcelo

      Concordo totalmente. Não basta investir apenas na melhoria do transporte público. Há tambem que se investir na conscientização das pessoas. Mostrar para elas que transporte público não é o quintal de casa, em que se pode fazer tudo o que quiser. Se não houver no transporte público o mínimo de respeito e consideração para com o próximo, as pessoas vão continuar preferindo sair com seu carro de casa.

  19. Rafael Borges

    A propaganda convence as pessoas inteligentes de que um carro movido a combustível fóssil pode ser - "Eco". E que dirigir esse carro pode ser - "Sport".Aí o maluco compra um "Eco" "Sport" e sai poluindo e engordando pela cidade a fora. Investe-se bilhões pra favorecer o transporte individual, uma aposta errada do século passado.As ruas não devem ser feitas para os carros, mas para as pessoas.O incentivo à aquisição de carros no Brasil é um crime contra o direito de ir e vir./p

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  20. Herdf

    A ampliação da Margina trouxe como maior herança as enchentes periódicas, antes da ampliação as enchentes estavam sob relativo controle na marginal. É preciso lembrar que o projeto de Burle Marx que foi desprezado em nome de custos, teria feito uma marginal sem enchentes, com área de jardins para escape das águas, hoje é muito difícil e bem mais caro resolver o problema.

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  21. joão batista rigobelli

    Uma avenida com transito restrito a veicullos Leves,nos molldes de Ponte R.io-Niteroi,suspensa sobre estensao de rios Tiete e Pinheiros desefogaria o transito nas marginais paullista.l.

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  22. mtmanaus

    Já começou o "horário eleitoral"? O que um cidadão é capaz de escrever por uma promessa de cargo público...

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  23. picolé

    Contribuiria muito 1- Mudar a capital para o centro do estado; 2- Construir terminais rodoviários no início de cada rodovia para que os onibus não tenham que atravessar a cidade; 3- Cobrar pedágios dos caminhões que não tem a capital como destino antes que eles entrem nas marginais, o controle poderia ser feito através de blitz e das notas fiscais. 4 - Isentar da cobrança de pedágio todos os caminhões que utilizarem o Rodoanel.

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    1. Edu

      Olá,Concordo com as suas sugestoes, exceto a primeira: Mudar a capital para o centro do Estado. Além de provavelmente ter um custo astronômico essa solução aumentaria ainda mais o fluxo de carros e outros veículos nas estradas paulistas em direção à capital.

    2. picolé

      Outra alternativa viável seria estimular as empresas que contratarem funcionários vizinhos, do mesmo bairro. Poderiam isentar de algum imposto, por exemplo.

  24. josefas de alencar

    Concordo com GD: maior investimento em malha viária, maior o estímulo para o uso de carros. Que tal:1) carros mais velhos/poluentes pagarem mais impostos? (media em vigor no Japão)2) só autorizar a venda de um carro se o proprietário provar dispor de vaga de garagem para estacioná-lo? (media em vigor no Japão)3) ampliar o metrô, de modo a cobrir toda a cidade ( como New York, Boston, etc.)4) ampliar ferrovias5) pedágio urbano6) ciclovias7) parques ao redor da cidade, formando um cinturão ver

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  25. FB

    Hã? Qualidade na CPTM? Vide problemas diários nas linhas sucateadas. Quem usa, por favor comente.

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  26. robinson morais

    sou usuario da marginal tiete no trecho ponte da casa verde/ dutra,ida e volta,e uma coisa que se nota é que aquela ponte estaiada,proxima ao anhembi,tem sempre pouco trafego.será que o custo dela justificou a sua construção?não teria uma outra mais barata?

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  27. Dr. Traffic Calming

    Com Serra ou sem Serra a Capital Mundial das Placas de Trânsito, vai continuar refém das Máfias Suprapartidárias e servindo na maioria dos casos, de cobaia e modelo de "operação" para o país. SP pobre cidade rica, vive de ilusões e refém de máfias.

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  28. dead

    sei não mas esse dimens.........baba o ovo vermelho....

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  29. Carlos Magno

    O fato é que o paulistano não vai abrir mão do conforto do seu carro enquanto o sistema de transporte coletivo for isso que está aí! E no que faz muito bem! Se é para se aborrecer, que seja dentro do seu carro, com ar-condicionado e ouvindo uma musiquinha!

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  30. perdigueiro farejador

    NO final,o jornalista da uma alisada no serra pra não irritar o patrão !!! SEM PERSONALIDADE !!

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  31. Professor

    Parece que o jornalista é lúcido ao sugerir aumento da malha metroviária. Os provenientes de bairros adjacentes teriam garagens de grande porte atreladas a importantes estações - de modo a diminuir o trânsito que ingressa nas regiões centrais da cidade.

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  32. Marcelo

    Sr Gilberto, eu não entendi a relação construir mais uma pista na marginal com não diminuir o trânsito. A relação como você disse não era, rodízio / trânsito ? Até onde eu sei, a adição da pista na margial contribuiu para a diminuição do transito. E os indices de transito do rodizio, tomaram por base a mesma marginal ampliada. Ou estou errado? PS. Acho que um bom governante é o que pensa em todos, carro, caminhão, metro, onibus, fretado, bicicleta...

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  33. Renato

    O problema é que essa cidade de vcs, virou boi de piranha pra corrida ao planalto. Todos os partidos, que concorrem ao pleito do município de São Paulo, estão é de olho la em Brasília. Esse estigma pegou.

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    1. Lindão

      É triste mas é verdade.

  34. Rodrigo Carreteiro

    Memória seletiva, Dilmenstein? A prefeitura começou a por dinheiro no metro na gestão MARTA. Estação Faria Lima (à época "Estação Largo da Batata") só existe porque ela topou entrar. Kassab pode até ter continuado, mas não foi quem começou...

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  35. Monteiro

    Não concordo com a análise sobre a marginal. Houve sim melhora. Não foi criada uma auto pista mas houve uma melhora sensível no fluxo, o quê reflete naturalmente em todo o entorno e vias atendidas pela marginal. A solução para o trânsito passa por uma série de atitudes: controle, transporte público, corredores, ciclovias, obras de arte, educação do motorista, etc. Isso deve ser feito de forma contínua e planejada. Não é um problema para solução definitiva. É uma condição a ser administrada.

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  36. Liteka

    Vamos pensar como o colunista. Pedágio urbano valendo a partir da semana que vem. Mas vamos fazer ele ser tão caro para ninguém usar o carro, mesmo aqueles cheios do dinheiro. Ai acordaremos pela manhã e nenhum carro, caminhão, moto, nada de nada mesmo. Sabe o quê acontece? SP para! Então eu quero ver o pessoal batendo na porta da casa do sr. GD pedindo "explicação". Utopias a parte, sustento: não estamos preparados para viver sem carro e o transporte público não supre a demanda. É a verdade

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  37. Lindão

    "O Inferno do Trânsito" é o título da obra inacabada do mudocontemporâneo. Ou todos os motoristas resolvam perder um pouquinho paraequacionar o problema do trânsito, ou todos, inclusive os motoristas, perderammuito. Minimiza ção dos problemas viários passa pela tomada deconsciência individual e por uma boa dose de criatividade e inteligência honesta.

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    1. Lindão

      CORRIGINDO O QUE SAIU TRUNCADO: .... (terceira linha) inclusive os motoristas, que perderam muito, perderão muito mais.

  38. Crasse Média

    A grande obra de Serra é o Kassab, como a grande obra do Maluf foi o Pitta. Em tempo, havendo transporte público decente, implante-se já pedágio urbano. Não havendo...

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  39. Flavio

    É facil elogiar quando se é Serrista de carteirinha. Vá viajar de metrô a tarde e veja como esta nossa cidade.

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    1. Lindão

      Nem Serrista, nem Lulista, nem Dilmistas, nem alkiminista, nem...... A verdade é que o trânsito que já era um caooooos ficou pior com os longos financiamentos para a compra de automóveis. Trânisto já virou calamidade pública. Automóvel é aquele veiculo que serve para transportar quatro ou cinco pessoas, mas que é usado apenas por uma. Serviço público de transporte é aquilo que serve para tudo, menos para transportar pessoas com o mínimo de conforto.

  40. Carlos Reis

    A cada  dia que passa, fica claro e cristalino que o senhor está apoiando à candidatura do Fernando Haddad. Acho um direito seu, todavia, como jornalista conceituado, deveria abster-se de tecer comentários críticos ao candidato José Serra. Ou então, também criticar à péssima gestão do ex-ministro petista, na pasta da educação. Desse modo, daria um exemplo de que escreve com isenção, sem tomar partido por qualquer candidato à prefeitura de São Paulo.

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  41. Boca II

    Esse Gilberto a cada dia é mais uma decepção.. E os contribuintes ( aqueles que tem carro ) e querem ruas pra que possam dirigir seus carros, como ficam? Seus carros e seus bolsos pagam impostos. O que fazer com seus carros...

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    1. canena

      Nunca se decepcione com este jornalista

    2. luizcandidob

      Antônio, o cidadão contribuinte que compra seu carro deve usá-lo da melhor forma possível e, decididamente, ficar estupidamente engarrafado durante horas não é um bom uso. O que fazer? Este cidadão contribuinte deve superar o "ideal" de cada um em seu carrinho para ir a qualquer lugar, deixar de lado os administradores públicos que prometem este sonho impossível e passar a cobrar-lhes um transporte de massa realmente funcional e acessível a todos. Não é sonho impossível, é o mínimo.

  42. Santos Show

    Esto aqui é discurso partidarista? Pensamento demasiadamente reducionista considerando a atual situação estrutural e econômica. Pedágio significa obrigar as pessoas migrarem para os transportes públicos, o que é impensável, pois levariam-se anos para que tenhamos arrecadação suficiente para adequação sem comprometer todas as outras áreas. Haveria também a diminuição de compra de veículos, o que significaria retração da industria, demissões em toda a cadeia que envolve veículos, etc. e mt mai

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    1. Tolstoi

      Santos, concordo em parte contigo, você têm razão ao afirmar que do modo que está não dá, o sistema de transportes não comportaria o nrº de motoristas. Porém concordo com a coluna quando ela afirma que o governo está enxugando gelo, imagina se estes 2 bi fossem investidos na melhoria dos transportes e no crescimento quantitativo dos mesmos... a nossa malha metroviária têm de crescer e muito o mais rápido possível.

    2. José Lima

      apenas a título de curiosidade, gostaria de saber se o autor trocaria as 3h de transito dentro do conforto do seu carro, com ar condicionado, ouvindo a musica que você gosta, sentado, sem ninguém empurrando, entre outras coisas, por 1h e 20 minutos em um transporte público, lotado, quente, em pé, com pessoas empurrando, "musicas" que não do seu gosto musical no ultimo volume de um celular, mais alguns que não se utilizam do desodorante, etc...

    3. José Lima

      exatamente o que penso, não que o autor não esteja correto em falar que é um desperdício hoje investir em ruas e avenidas, isso eu também considero, a verdade é que apenas um transporte público de qualidade e barato pode salvar o transito em SP... e estamos muito longe disso... logo, um paulistano prefere passar 3h no transido a pegar 1h de transporte público de péssima qualidade (praticamente uma lata de sardinha), mas pedágio dentro da cidade é transferir o problema, é ridículo...

  43. Duda

    Numa coisa o Dimenstein tem total razão: Ser/ra aproximou a qualidade do trem e do metrô. Se antes tínhamos um metrô muito bom, e um trem muito ruim, hoje em dia a qualidade dos dois é muito próxima, os dois são muitos ruins, com problemas técnicos constantes e superlotação.Parabéns estadista Ser/ra

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    1. Huck Finn

      CPTM em São Paulo-SP continua péssima. Agora, se estamos falando de trens ao longo do Estado (sei lá, Piracicaba, Paranapiacaba, etc), aí é outra coisa. Não raras são as vezes em que um trem pára numa estação e lá fica por longos minutos. Os passageiros, angustiados com a demora, são destinados quase sempre a uma política de silêncio e desinformação sobre o que ocorre.

    2. Mario Vidal

      O Serra aproximou a qualidade do trem e do metrô, o metrô agora está um lixo, lotado feito os trens de subúrbio da CTPM, isso ele conseguiu, está tudo no mesmo nível e ambos caros, esta foi a sintonia do Serra com o Kassab.

  44. Juliana Ribeiro

    Olha Gilberto, se a grande obra do Serra (e seu pupilo Kassab) foi investir na CPTM (da qual sou usuária) ele investiu muito mal, pois os trens vivem apinhados e pela incompetência desta gestão não houve melhoria na rede elétrica e, com sobrecarga, nos deixa na mão praticamente toda semana. Se eles pretendem usar isso como vitrine, é bom arrumar outra coisa pra falar.

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    1. Huck Finn

      Dimenstein não anda de trem para falar com propriedade.

  45. caca

    Serra nunca pensou na cidade de São Paulo, seu pensamento está em Brasilia, então o que esperar alguma coisa útil e funcional para SP, se foi governada por um inutil administrador, governador figurativo nada além disso, se falar em rodoanel, pois esse já estava nos planos, é não foi ideia dele e nem foi uma obra sua, andando em SP, nada se vê, nenhuma obra de Serra só passou o tempo la no Palácio dos Bandeirantes pensando e sonhando com Brasilia.

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  46. Verônica

    Gilberto! Desisto! finge que está criticando,para, no fim, elogiar. Andas de metrô, Gilberto?

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    1. Huck Finn

      Tá aí. Foi justamente o que levantei: Dimenstein não anda de trem para falar com propriedade. O título da coluna me atraiu até aqui, mas ao final este rapaz só sabe defender esses tais governantes que aí estão, e ainda fala em pedágio urbano, para enriquecer ainda mais os cofres já superfaturados de impostos. Não quero mais ler Dimenstein. Sério mesmo.

    2. gustavoliveira

      Veronica Desculpe o trocadilho (nao resistí), mas nós estamos "Cansados" dos seus comentários absurdos, perseguições, etc Para...serio...para ...por favor Valeu

  47. Santos Show

    Meu amigo me desculpe, seu pensamento é demasiadamente reducionista considerando a atual situação estrutural e econômica. Pedágio significaria obrigar as pessoas migrarem para os transportes públicos, o que é impensável, pois levariam-se anos para que tenhamos arrecadação suficiente para adequação sem comprometer todas as outras áreas. Haveria também a diminuição de compra de veículos, o que significaria retração da industria, demissões em toda a cadeia que envolve veículos, etc... e mt mais

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  48. Arara

    Quem foi que incentivou o povão a comprar carro ao invés de estruturar todas as demais opções de transporte, inclusive o trem? O ex presidente com sua mentalidade tosca disse que todo mundo tinha que ter carro pra ser visível pela sociedade. Num país atrasado como o nosso, carro é status, e não meio de locomoção. Dai a quantidade de carros circulando com um único indivíduo. É difícil pensar grande, quando falta discernimento, e este é o problema do Brasil. Cultural. Educacional. Socia

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  49. Hélio Pereira

    Serra fez obras no Rodoanel,onde as Vigas desabaram sobre a Regis ,paralisando a Rodovia e colocando em risco a vida de quem por lá trafegava.Também permitiu o assoreamento do Rio Tietê,deixando de limpar a calha do Rio e provocando uma inundação recorde no Jardim Romano que durou 45 dias,também foi responsável pelo desabamento da estação Pinheiros da linha Amarela do Metrô,onde 7 pessoas perderam a vida.Mas a "obra"que mais chamou a atenção e é inesquecivel foi o KASSAB,esta foi demais!

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  50. Irineu

    Na minha opinião, o buraco é mais embaixo... Nosso prefeitos deixam a cidade crescer descriminadamente, construindo mais e mais prédios em regiões que não tem infraestrutura para crescer mais, mora na região da Av. Giovanni Gronchi é cada vez tem mais prédios na região do portal do Morumbi que já não suporta mais gente. Como será que são dadas essas autorizações de construção??? Se a cidade crescesse de uma forma controlada e pensada, não teríamos tantos problemas, com q

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    1. molina

      bom dia, as autorizações são dadas da mesma forma como o foi para a construção do prédio em que o senhor reside.

    2. Paulino Michelazzo

      Não é verdade. Nova York tem prédio em tudo que é buraco e o sistema de metrô deles é o maior do mundo, funciona e a população realmente usa (mesmo sendo, IMHO muito feio). Santiago é uma cidade muito menor que SP e tem mais metro que a capital paulista. Faltou investimento ao longo de 40 anos, isso sim.