Ilustríssima > "Não existe gramática universal", diz linguista americano Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A questão de uma gramática universal,talvez venha pelo fato de q os pesquisadores acham q todos nós temos os mesmos parâmetros de vivência das coisas.Isso é provado ao contrário,qdo encontramos um povo q n tem sistema numérico e nem mesmo mitos de criação:q são as primeiras manifestações de uma cultura pré-cientÃfica,a meu ver.Portanto,achar q há uma torre de Babel a ser descoberta como um graal da linguagem,tbm n passa de um mito.
Já se sabe que as considerações do tal linguista são para lá de SUSPEITAS. Não constituem um estudo sério.
A linguÃstica certamente precisa de uma perspectiva pós-Chomsky, mas não é um agente do proselitismo religioso que vai oferecer algo de valor, ainda mais imerso nesse tipo de idealização da "felicidade primitiva" de pessoas que ele mesmo reconhece ter problemas, com álcool e etc. Nesse aspecto, a ciência cognitiva tem muito mais a oferecer. Pode-se dizer que o polegar opositor dos hominÃdeos também foi "socialmente motivado"; isso não quer dizer que seres humanos o tenham "inventado".
Dá uma pesquisada antes de escrever besteiras. Esse cara á ateu. E mesmo que não o fosse, cientistas religiosos já contribuÃram muito com a ciência.
Se um pirahã, falando de seu próprio idioma, chegasse à conclusão de que ele é de natureza tão distinta que chegar a negar a existência da gramática universal, haveria algo importante a se pesquisar sobre o assunto. Mas, um norte americano vem, acha que entende a lÃngua melhor que seus falantes, e começa a elucubrar... aà não há nada mais que uma opinião peculiar, mas não muito valiosa.
Achei bem fraco o argumento dele do pq da não existência de uma gramática universal. O que dizer de casos em que a pessoa não é exposta a nenhuma lÃngua na infância e cresce com sérios problemas para aprendê-la?, e de crianças que são capazes de aprender naturalmente mais de uma lÃngua, desde q esteja em contato até uma certa idade? Como uma criança teria a habilidade necessária a uma "interação complexa de fatores", em que mais de uma cultura estivesse em conta, se não houvesse essa gramáti
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > "Não existe gramática universal", diz linguista americano Voltar
Comente este texto