Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dinizalbu

    Geologia é a area no Brasil que menos dá emprego, as empresas procuram, geralmente, profissionais no exterior, os do país são relegados a outros serviços, até como profissionais liberais, no sentido de fazer projetos de mineração na area de materias de construção, além disso, no país, nem na contrução civil, contrução de casas e edificios são há exigencia na contratação de um geologo.

    Responda
  2. AKovoskji

    Em 1984 entrei no curso de geologia na UFBA e 4 anos depois larguei. Não havia perspectiva de emprego, o setor mineral era quase todo estatal e ninguém investia, a universidade, apesar de se ter na Bahia um grande reserva de prospecção de mineral, tinha greves demais,professores mais preocupados em obter bolsas do CNPQ do que em ensinar.Migrei para a economia e o direito,mas nunca me esqueci da minha verve para as ciências exatas.Bom saber que o país está conseguindo empregar os gólogos. /p

    Responda
  3. edsm

    Uma contradição: temos as maiores mineradoras do mundo (CSN, Alcoa, Petrobras, as empresas de Eike Batista que é o 7º homem mais rico do mundo, etc) e temos os salários mais baixos pra geologos e engenheiros de minas? Há algo muito errado neste país!.

    Responda
  4. mburatti

    Salários baixos e um ensino fundamental muito ruim afastam as pessoas dos cursos de exatas. Existem exceções que ganham muito, mas a grande maioria não consegue ganhar o suficiente para pagar o próprio curso ou ter uma vida descente depois. O custo de vida disparou, e ninguem vai virar noites para depois não valorizaem seu diploma e pagar um salário que não condiz com o custo. É uma relação simples de custo e benefício.

    Responda
    1. CARLOS CASSINI

      ...até R$ 12.000,00 , dependendo de sua especialiação ou mestrado, se tiver doutorado pode atingir altos salarios. Eu sou geólogo e tenho mestrado em geoquimica e petrologia e 3 especializaçoes, no meu ver, a maior dificuldade é justamente o curso ser muito carregado em quimica, matematica e fisica, associado com aulas de campo que fazem estes cursos serem campeões de abandono por parte dos estudantes.

    2. CARLOS CASSINI

      Discordo de vc referente aos cursos de geologia e eng. de minas. Nossas universidades fornecem ótimos cursos, tanto de geologia como de eng. de minas, principalmente as uiversidades Federais, acontece, que nestas duas profissões são o sacrificio pessoal é grande desde o curso de graduaçao o q faz muitos estudantes abandonarem logo no inicio ou até a metade dos cursos. Quto aos salarios, hoje um geólogo junior (2 anos de formado) entra ganhando na faixa de R$ 7.000,00, podendo atingir valores