Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dedezinha

    Pouco me importa se o Gilberto critica ou não aulas convencionais. Este site tem coisas interessantes!! O mundo é das grifes, chegamos num ponto em que já não é mais possível lutar contra isso :/

    Responda
  2. Maçarico

    Existe alguma universidade política no exterior? Si houver seria muito proveitoso enviar estudantes para lá . O setor mais atrasado da nossa sociedade é exatamente o que nos governa!

    Responda
  3. Victor

    Platão quando fundou sua academia, sua universidade, colocou esse nome em homenagem a um herói da região, Academo. Para lembrar aos discípulos despertarem o herói dentre de si. Como diz Nietzsche: "Se não podes ser os santos do conhecimento, sedes ao menos os seus guerreiros. Eles são os companheiros e os precursores dessa entidade". Na Grécia Antiga todo mundo era alguma profissão + filósofo. Sejamos como eles. A filosofia é a mãe de todas as ciências. Meu Twitter: @victorgeo10

    Responda
  4. luiz henrique

    Se o BR pretendesse somente melhorar ol nivel das aulas importaria professores, mas o BR quer muito mais e Dilma esta trabalhando incansavelmente p isso. Ler um texto como esse do "professor" GD nos deixa preocupados c o futuro q os reacionarios pretendem dar ao BR, sorte nossa q eles jamais retornarao ao poder e ja estao na lista de animais em risco de extincao!

    Responda
  5. gil

    GB, voce deu o tiro errado, o pessoal já está cansado de Harvar e americanar com voce. prefira a politica que é coisa caseira.

    Responda
  6. stewie griffin

    Visitem o site do Opencourseware Consortium, que agrega cursos gratuitos on-line de dezenas de universidades . Eu escrevi antes, mas como coloquei o link foi para moderação, sabe-se lá se um dia será publicado (Victory is mine!)

    Responda
  7. Leonardo Gusmão

    O que não pode faltar é um olhar para as ciências humanas!

    Responda
  8. cromor

    Sempre interessantes artigos. A democratização do conhecimento levará inevitavelmente a mudanças no sistema econômico vigente, transformando a nossa sociedade de competição numa sociedade de cooperação. Forte abraço!

    Responda
  9. Ana

    Brilhante projeto da Dilma! Como participante de um projeto de estudos no exterior, posso testemunhar o quanto viajar para estudar amplia horizontes, muito diferente de apenas assistir aulas pela internet. O Brasil tem muito a ganhar com essa iniciativa!

    Responda
  10. Capitu

    Tenho contatos virtuais demasiadamente estrelados. Se leio algum artigo científico e não entendo uma palavra, mando a dúvida e sou atendida prontamente pelos maiores mestres. Agradeço muito a generosidade daqueles que não cercam, com insegurança e egoísmo, a posse do conhecimento.

    Responda
  11. luizcandidob

    Em tempo: eu sou favorável a esse tipo de aula. Tenho uma filha de 16 anos que "baixa" umas aulas de Física muito boas. Tudo muito simples: um bom professor explicando os fenômenos com figuras despojadas, assim como seus aspectos quantitativos, deduzindo as fórmulas. Acredito que as aulas de Stanford não fujam muito deste figurino, mais uma vez provando que o ensino de verdade é acima de modismos pedagógicos e ideologismos baratos. Viu, Gilberto, eu concordei com você!

    Responda
  12. luizcandidob

    Gilberto, excelente o comentário do Banana Republic, às 08:07hs. As aulas que você tanto recomenda são convencionais, do tipo que qualquer pedagogo brasileiro classificaria como inadequada, pois não seria "criativa", "divertida" etc. E então, como fica? Ah! É de Stanford, é de Harvard, tem "griffe", então você recomenda entusiasticamente. Se fosse do Prof. Zé Maria, do Colégio Estadual Ypiranga, que após 25 anos de sofrido magistério ainda consegue manter o entusiasmo, não prestaria.

    Responda
  13. jose chiste

    gostei muito do Dalai Lama, muito humilde, mas por que ele enrolou um papel higienico no pescoço do reitor?

    Responda
  14. carioca

    AH, os "zamericanos" sempre dando mal exemplo! Deveríamos mandar todos políticos para lá...Guantánamo, maravilha demais!

    Responda
    1. gil

      Realmente, concordo com voce, os americanos não servem de exemplo para ninguém.

  15. Crasse Média

    Essa ideia é boa: daria uma bela ONG !

    Responda
    1. gil

      concordo, desde que o dinheiro tivesse tempo de chegar a essa ONG. Avise a Sra. Lucia Helena que deveria ler o jornal todo.

    2. Crasse Média

      Da minha autoria ? Ignorar os posts da sra Lucia, por exemplo

    3. Lucia Helena

      Ok! E qual seria mesmo a boa ideia de sua autoria?

  16. Lucia Helena

    Eu fico encantada quando aparecem coisas feito essas, que alinham o tempo e o meio da internet para o trato de assuntos que possam enriquecer a educação com cultura. Parabéns, Gilberto, pela iniciativa da divulgação! PS: Na condição de leitora, eu já sugeri, que a F-S-P, abra uma página para concentrar e divulgar as notícias, os sites e links, sobre o quê se faz em matéria de ciência no País, em todos os campos. Aproveito a oportunidade, para reiterar essa ideia.

    Responda
    1. josefas de alencar

      Lúcia: a USP já faz isso há um bom tempo. Basta ver os cursos gratuitos da ECA(Projeto Redigir), da Faculdade de Educação, Teatro (USP-Sao Carlos), Canto (USP-Pirassununga), Saúde Mental (Psicologia) e os cursos de verão da Matemática (IME-USP). Será que GD vai falar que estou insultando novamente? ps: não precisamos de ONGs prá isso. Educação de qualidade e gratuita é dever do Estado e direito do cidadão.

    2. Homem invisivel

      Ótima ideia Lucia Helena. O povo do estado de São Paulo merecia saber como tem sido investido parte dos impostos que vão para a FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Não que a FAPESP deixe de divulgar e ser transparente, mas acho que a linguagem utilizada não atinge ao grande público.

    3. GILBERTO DIMENSTEIN

      Lucia Helena Bela sugestão. Leitoras como você deixam espaço mais rico e diverso. Gente como você nos ajuda a fazer uma comunicação melhor. obrigado Gilberto Dimenstein

  17. josefas de alencar

    Sim, concordo. Ao invés de jogar fora montanhas de dinheiro em ONGs pseudo-educativas, autoritárias, doutrinadoras, de cunho ideológico ( como alguma GD?), onde a desorganização, a falta de método e a improvisação são regras, o governo deveria investir em democratizar as aulas dadas em instituições sérias. Melhorar uma escola não é ensinar hip-hop ou a grafitar.

    Responda
    1. Crasse Média

      O insulto está na discordância. Aqui não pode discordar do magnânimo

    2. stewie griffin

      Gilberto,Onde está o insulto no comentário do Josefas? Ensinar hip-hop pode encantar, mas eu prefiro ser operado por médico que saiba medicina e não que saiba dançar rs rs

    3. stewie griffin

      Gilberto,Será que o Josefas não está certo? Tem ONGs mantidas por partidos políticos que torram dinheiro público. Várias ONGs ligadas ao programa Segundo Tempo, do ministério do esporte estão sendo investigadas. Onde está o insulto?

    4. josefas de alencar

      Caro GD: todo comentário que contradiz o seu ponto de vista vc acha que é insulto e fica logo bravinho. Que tal refletir sobre isso? Seja mais humilde GD, aceite que há pontos de vistas opostos ao seu. Vc não é o dono da verdade, é apenas o "dono" da coluna. Mas eu tenho uma curiosidade...é vc mesmo que responde os comentários ou é algum estagiário seu, ou alguém da ONG que vc criou? As respostas são muito mal educadas quando contradizem a opinião do colunista.

    5. paulo cfsadcnlsçdnçla

      Realidade agora virou insulto? Em que mundo você vive?

    6. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Josefas Obrigado por seu comentário, apesar o fato de que, por algum motivo, você não conseguir escrever sem insultar ( seria um método pedagógico?).Acho mesmo que usar o cotidiano em sala - e aqui vai hip-hop- encanta o aprendizado. gilberto dimenstein

  18. André Vinícius

    Já que as universidades públicas são financiadas com dinheiro público, nada mais justo que dar o devido retorno aos contribuintes.

    Responda
    1. Lucia Helena

      Pois então , senhores: mas se não aparecer alguém para romper esse estigma, aí é que o "contribuinte" nunca vai entender de nada, mesmo.

    2. Zé Bolha

      pois é! mas precisa ver se o "contribuinte" vai entender alguma coisa...

    3. GILBERTO DIMENSTEIN

      André Muito bem colocado. Gilberto Dimenstein

  19. gil

    Sexo dos anjos deve ser a melhor materia. 3 bi, 100 mi de aplicação e o resto caixa para a cia. lulistica.

    Responda
  20. Liteka

    Gosto dessa idéia. Propagar o ensino utilizando a tecnologia, que faz todos nós ficarmos mais perto uns dos outros, é sempre válido. A USP poderia tomar essa iniciativa aqui no Brasil, mas as boas idéias parecem nunca sair do papel. Pior é que quando sai não há divulgação.

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Marcelo Temos que aproveitar cada possibilidade de colocar os brasileiros em contato com a excelência.obrigado por sua participação neste espaço Gilberto

  21. Banana Republic

    Ué? Recomendando assistir aulas? Mas não é você que vive dizendo que aula é uma coisa "chata" e que deveríamos tentar "outros jeitos de ensinar"? Todas essas aulas são dadas de maneira convencional! E aí?

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      É que a Educação brasileira serve apenas para experiências, normalmente sem resultado prático algum...

    2. josefas de alencar

      Talvez GD não tenha tido tempo de assistir a alguma aula virtual. Eu assisti. São aulas tradicionais, sérias, organizadas. Não são "divertidas". Não tem cozinheiro ensinando física. Escola não é circo...

    3. paulo cfsadcnlsçdnçla

      E agora hein? Acho que o colunista vai embromar e não responder nada.

    4. Crasse Média

      ♫...do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...♫

  22. sidnei

    Gilberto, estou no décimo semestre de Eng. Elétrica, restam apenas 3 matérias para eu me formar, mas meu trabalho não me permite concluí-las. Se eu pudesse cursá-las á distância seria maravilhoso. Tenho 49 anos e as 3 cadeiras que preciso cursar são "Eletrônica de Potência I e II" e "Sistema de Controle II". Já fiz diversas pesquisas no Brasil para concluir essas cadeiras á distância mas não obtive êxito. Se tiveres alguma sugestão ficaria muito grato. Sidnei

    Responda