Ciência > Mais antiga fogueira feita pelo homem tem 1 milhão de anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
jhjuy
Sem dúvida o norte da Africa do Sul é o berço da civilização antiga e da moderna que se aproxima de 200.000 anos. Mas sobre a sociedade moderna ela não se relaciona com a civilização antiga segundo o mapeamento genético feito através do cromossomos "Y" pelo geneticista Espencer Wells que mapeou mais de 300.000 habitantes de todos os cantos do planeta definindo também que todos descendem apenas de um pai. Há vários documentário na natgeo.
como esses cientistas tem mente fértil
A possibilidade disto ser um tremendo equÃvoco é altÃssima.
Concordo, esta fogueira pode ter sido feita casualmente por sÃmios batendo pedras c/pedras e atiçando faÃscas em material seco ...há muitas opções.
Um milhão de anos depois ainda estamos tentando descobrir de onde viemos, por qual mutações passamos, muitas perguntas e poucas respostas. A 1 milhão de anos, o HOMO ERECTUS estava mais para um mac@co do que para um humano moderno o HOMO SAPIENS que são nosso ancestrais diretos, então esta descoberta sobre a manipulação do fogo deveria ser credita a espécie humana ou aos primatas em geral, ja que sabemos que muitos primatas dominam técnicas de manuseio de ferramentes ?
.
Um milhão de anos depois e o homem ainda não evoluiu.
agora, um milhão e um dia mais... QUANTA ASNEIRA, não tem o que fazer ou o que fazer com dinheiro que está sobrando??? tem tanta gente passando fome, juro que eu nunca dormi direito porque eu não sabia a idade certa sobre a primeira fogueira do mundo... provavelmente esse pesquisador xarope estava lá para ter tanta certeza... ME POUPEM...
Isso mostra que o Erectus já tinha posse e dominio sobre o fogo a 1 milhão de anos e um dia. Acrescenta mais informação as pesquisas em torno desse hominÃdeo.
Conhecer o passado é muito importante pra nossa evolução.
Seja inteligente amigo, se o trabalho destes cientistas te causa tanto incomodo não se dê ao trabalho de entrar na seção de ciência. Vá ler qualquer coisa e nos poupe de seus comentários. Não tem o que fazer não?
e qual a teoria dos pesquisadores para explicar como os erectus controlavam o fogo?
Como vc explica a existência da fogueira ?
Todo dia entro na seção de ciência pra ver a "bizarrice do dia". Essa da fogueira merece o prêmio. Melhor pesquisar isso direito.
Pelo visto o sr. gosta de fogueira santa não?
Jair A nossa dentição é mais para uma dieta onÃvora. Os vegetarianos possuem uma arcada mais forte, com grandes músculos. Os Gorilas, estritamente vegetarianos, possuem estruturas no crânio para abrigar poderosos músculos faciais que o ajudam na sua alimentação.
E por falar da evolução do cérebro humano, a grande energia que era gasta antes com a ingestão de vegetais passou para o cérebro, a partir que começou a ingerir carne. E como a matéria-prima para o crescimento do cérebro é a proteÃna, o consumo de carne passou a torná-lo cada vez maior.
Acho estranho que durante todo esse tempo o homem não sofrido alterações em sua arcada dentária, conservando o tipo de dentes dos vegetarianos, mesmo comendo carne a mais de um milhão de anos atrás.
´Jair. Alem do homem consumir carne cozida,ele não usava os dente para predação,como os outros carnivoros .
O homem é frugÃvoro, carnes, verduras, frutas, cereais.
Parece que descobriram a "foqueira de Adão",ou será o "Fogão"?
Sr Osni dos Santos, sou ateu convicto e não quero provar absolutamente nada,deixei de ser católico depois que resolvi estudar a Biblia,por sugestão do Padre da Igreja onde minha Familia frequentava. Este tipo de ofensa gratuita feita por você não me atinge em absoluto,mas ofende quem tem alguma crença,coisa que jamais fiz no meu comentário!
Muito legal, Dá para pensar muito. Eles não eram da nossa espécie (são de uma espécie anterior à nossa) e já tinham inteligência suficiente para manipular o fogo. Onde será que está o "divisor de águas", ou melhor o divisor da inteligência humana??? A partir de quando fomos humanos? Dá para arrepiar nas implicações disto...
É interessante como essa intrincada cadeia de fatores, desenvolvimento cerebral, utilização de ferramentas, fatores climáticos etc, levou o aprimoramento de algumas espécies de hominÃdeos e a extinção de outros, culminando com a sobrevivência de apenas um atualmente. A seleção natural nem sempre escolhe o mais apto, mas o mais oportunista, ou o mais "sortudo" (que está no lugar certo e na hora certa).
Ha varias teorias sobre a evolução do cérebro humano. A carne c/uma especie de 'catalizador' dessa evolução é so uma delas. A dieta vegetariana baseada no extrativismo provavelmente nao forneceria uma dieta suficientemente equilibrada p/tanto. Porem, a importância da dieta a base de carne ou pescado pode estar superestimada pois o cérebro necessita basicamente de glicose p/funcionar. Os cereais e nao a carne sao ricos em carbohidratos Parece mais lógico q vários e nao 1 so fator teve importa
Há uma grande diferença fÃsica no tamanho craniano do Hábilis e do Erectus em relação ao australopithecus, o que indica um maior desenvolvimento cerebral e possivelmente uma mudança nos habitos alimentares tbem. A alimentação balanceada é a matéria prima, do desenvolvimento fÃsico, sem ela este não ocorre.
Ok, mas sem "desafios". Há controvérsias tbem qto a isso e obviamente nem eu nem vc teremos a resposta definitiva, fala-se que até a postura bÃpede, pode ter promovido o aumento da massa encefálica. A alimentação é um quesito tão importante qto qualquer necessidade cognitiva, isso é observado hoje em dia tbem. Não ocorre o desenvolvimento fÃsico e mental, de indivÃduos, sem uma alimentação adequada e balanceada. Carboidratos e proteÃnas (e hoje fibras) precisam fazer parte desta.
Tua explicação eh muito simplista. Ha outros fatores mais importantes q contribuÃram p/evolução do cérebro humano. Te dasafio a contestar a importancia q teve p/evolucao do cerebro o fato dos hominidios terems q usar processos cognitivos p/sobreviver, desenvolver utensÃlios e linguagem e se tornarem animai sociais. A carne teve sua participação no processo evolutivo mas nao como fator importante. Uma alimentação balanceada em carbohidratos e proteÃna foi mais importante do q a carne por si s
Sem duvida? Prezado germano nao ha fortes evidencias para o tua afirmacao. Procura se reciclar pois o teu 'sem duvida' deixa muito a duvidar.
A carne teve um papel importante nesse desenvolvimento, sem dúvida. É fonte de proteinas, alimentos construtores, minerais essenciais principalmente o ferro, diversos aminoácidos e vitaminas. A glicose é o combustÃvel e as proteÃnas são os "tijolos" desse desenvolvimento cerebral.
essa report mudou a minha vida....incrÃvel... eu pensava que era 999 mil anos onze meses 30 dias 23 horas e 59 minutos e 59 segundos.
Seja inteligente amigo, se o trabalho destes cientistas te causa tantoincomodo não se dê ao trabalho de entrar na seção de ciência. Vá lerqualquer coisa e nos poupe de seus comentários.
é, tb tive essa impressão pelo tÃtulo da matéria, de que ainda estava acesa kkkk...como é fácil ser ignorante!
Putz! Tá zoando, né?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkk
Não vejo muita lógica no argumento de Richard Wrangham, pois o desenvolvimento cerebral não tem nada a ver com a ingestão de alimentos cozidos, os quais acabam perdendo muito de seu valor nutricional. Atuaria justamente ao contrário, pois a carne cozida, por ser mais saborosa, levaria à ingestão de uma grande quantidade de gorduras, que se depositariam nas artérias, entre elas as cerebrais, causando arteriosclerose e demência precoces. Isto já foi verificado no homem do gelo Otzi
Se a fogueira tem um milhão de anos, não poderia ter sido acendida por humanos, já que os humanos surgiram a cerca de 150 mil anos atrás. Com essa data, deve ter sido produto do Homo erectus ou de neandertais e não de humanos.
O problema todo está no conhecimento dos métodos de datação, muitas pesquisas deixam de considerar que tais métodos, entre eles o do carbono 14 - o mais utilizado- considerando as técnicas mais modernas de calibração- só tem precisão de no máximo 70 000 anos. O nosso planeta não é tão velho assim conforme somos ensinados, e o ser humano pode ter sim mais ou menos 6000 anos de existência na terra. leia os trabalhos de JR Baumgardner, sobre datação e de Loewe e Scherer sobre a Eva Mitocondrial
Hehehe, concordo contigo, mas o problema é escutar um crente dizer que o homem tem só 6000 anos.
Ronaldo, os neandertais são contemporâneos do homo sapiens, tendo se extinguido a dezenas de milhares de anos atrás. Se não me engano, o homo erectus tb não é tão antigo assim. Provavelmente essa fogueira foi feita pelos sleestaks.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Mais antiga fogueira feita pelo homem tem 1 milhão de anos Voltar
Comente este texto