Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Allan Moraes de Sousa

    A intolerância deveria ser praticada e motivada - único meio de se chegar à verdadeira tolerância. Deixe que existam negros, maconheiros, nazistas, brancos, índios, gays, heteros, metaleiros, pagodeiros ao uni-los, entre si, pelo que têm em comum. Pergunto: isso é tão diferente de separá-los pelo que têm de diferente? Ao forçar que todos convivam na mesma esfera, o que pode surgir é apenas intolerância e desentendimento. Será que estamos rumando para uma verdadeira tolerância?

    Responda
  2. Samu rai

    Entorpecentes vive em todos os circulos sociais, para uns é relaxante, para outros é um inferno, ora, quem tem dinheiro tudo bem, mas pra näo tem, tira.(ROUBA) E eu vive juntinho da camada inferior, sei muito bem o que acontece. Como deve ser contraditorio fumar a dita, na frente dos filhos menores, fazem as escondidas, como se fossem crianças né e so for liberada, será igual ao cigarro, o vício começa aonde?em casa, com exemplo dos pais, Beleza e Paz Amor

    Responda
  3. Francisco Silva

    Em um estado livre, cada um pode se destruir do jeito que quiser contanto que não leve aos outros consigo. Se quiser tomar LSD de canudinho é problema do cara. Se quiser cheirar até morrer é problema do cara. Só que os traficantes deveriam estar todos presos e se possível em sessões de eletrochoque.

    Responda
  4. Márcio Ferro

    Neste fim de semana me deparei com uma situação que, acredito, se encaixe no contexto desta coluna. Conheci duas crianças - uma com cinco e outra com nove anos - portadoras de leucemia. Diante da polêmica criada pelo Sr. Dimenstein fiquei me perguntado: Como seria o tratamento à base de ma co nha para essas crianças? Lembre-se que o título da coluna é "O direito de FUMAR ma co nha"

    Responda
  5. Sou Religioso

    Gente, Gente, Droga é Droga!! E má conha é mais uma, essa questão do uso medicinal é balela, para mim é estória da boi dormir. Tantas familias cozidas por isso e liberar?Isso vai abrir precedente para a liberação do crack, na crackolandia; do extase, em festa rave, da cocaina, para alguns artistas de TV, teatro e cinema, entre outros. Não pode, é conversa furada.

    Responda
  6. K

    Sr. Gilberto, Como o Sr. bem disse, trata-se de um país conservador e organizado, a realidade aqui é bem diferente, pois temos pessoas com coragem de roubar de quem nem tem onde cair morto. Temos uma política que visa o bem estar privado e particular. Concordo que podemos ter um grande avanço com a permissão da cannabis, mas enquanto tivermos pessoas com coragem de contrabandiar remédios para câncer, não temos condições de levar a sério também estudos com cannabis.

    Responda
  7. Marcelo Moreto

    Não sou usuário de macconha e vejo que ela traz muito menos problemas que cerveja, cachaça e cigarro.

    Responda
  8. valdir carlini

    estou vendo comentários de pessoas parecer entendido no assunto,não sou contra nem a favor acho que cada um deve usar o que quiser mas quanto liberação seria a favor se povo estivesse preparado e educado para o uso, pois que vi e vejo por ai droga e só primeiro passo para a cocaína e outras drogas , ou vão dizer que pode também porque na Bolívia usa chá de coca primeiro tem que educar depois libera geral.

    Responda
  9. Jose Severo

    Boa noite! Interessante o uso medicinal, mas dai para a pessoa que usa medicinalmente ter que ir num traficante tem uma distancia enorme, e outra esse uso é na forma de cigarro?

    Responda
  10. Samu rai

    Para uso medicional será ótimo, vejo muitos daqui querem uso particular, tinha um amigo, que começou antefitaminas, cigarro, passou baseado, e ai pulou pra cocaina, o simples fatos, é que passar o tempo, os efeitos de cada um foi ficando fraco, e como vai aumento de preço, o inferno da vida tb. resultado que paga é a sociedade, depois o Estado. Näo sejam individualistas, vcs pagariam uma taxa de 100 reais por mes pra ajudar os viciados, ou vcs pensam que é baratinho o tratamento.

    Responda
  11. drigoeira

    Uma coisa é utilizar a substância THC como medicamento. Outra coisa é a liberação do fumo da canabis por grupos de pessoas. Reportagem tendenciosa, confunde a cabeça das pessoas menos esclarecidas.

    Responda
  12. Jorge Morgan

    Como o leitor vai participar de uma discussão tão importante como esta (proposta pelo Dimenstein) se há censura e um filtro para as coisas que devem ser escritas? Posso escrever cannabis, mas não posso escrever ................ Isso não é jornalismo !!! isso aqui não é espaço para o debate público. A impressão que tenho é que este jornal faz a linha marron.

    Responda
  13. Fernando Almeida

    Seu artigo é excelente, porém o título é tendencioso, pois "fumar" e "usar" têem conotações diferentes e pode confundir, principalmente, se for um leitor jovem. Fernando Almeida Corumbá-MS

    Responda
  14. Luiz Felipe

    O pior de tudo, nesta área, são as leis equivocadas, com ampla margem de manobras subjetivas, colocadas nas mãos de autoridades insensíveis (às vezes até psicopatas), que muito contribuem para a tragédia social que aí está, entupindo as cadeias de doentes que deveriam estar, isto sim, internados em estabelecimentos adequados, sob tratamento médico e recuperação.

    Responda
  15. Gilson

    Discordo da afirmação de que há boas razões para a criminalização. Acho que há, na verdade, apenas preconceito. É uma droga como tantas outras que são legalizadas, como o cigarro e a bebida. Entretanto, tenho dúvidas se o ideal é permitir a sua comercialização, porque imediatamente as grandes indústrias entrarão no negócio, adicionando produtos químicos para viciar o usuário. Nas carteiras de cigarro, por exemplo, vem o alerta: "Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas".

    Responda
    1. xhyko

      Voce não concorda com a criminalização, por que o cigarro e a bebida são vendidas livremente? Voce tem ideia de quanto mal faz o cigarro e a bebida? O cigarro mata uma enormidade de brasileiros, atrves do cancer provocado pelas suas substancias, ou por problemas circulatorios e respiratorios, e a bebida mata atraves da violencia, mortes por armas de fogo e outros tipos de armas, e contribui substancialmente para as 50 mil mortes no transito. Tinhamos que ser mais duros com a venda dessas dr

  16. Leandro Aranha Ferreira

    Andou bem a leitora que teceu comentários acerca da recuperação de dependentes químicos. Qualquer argumentação que tenha por fundamento o aumento de receita ao Estado deve ser rechaçada de plano, por tratar-se de questão de saúde pública!!

    Responda
  17. Leandro Aranha Ferreira

    O uso de drogas já foi descriminalizado nos termos do artigo 28 da Lei 11.343/06, ok! daí a ser erigida a direito de alguém vai um longo caminho. Sem enveredar para o caminho de discussões de caráter subjetivo, entendo que o uso de drogas qualquer que seja só corrobora para a degredação de nossa sociedade já fragilizada por demais com problemas sociais. A ciência deverá realizar pesquisas para se extrair da planta toda substância medicinal e aplica-la separadamente para os devid

    Responda
  18. Benjamin

    Se a maioria da rapaziada que se entope de birita todos os fins de semana nas baladas e botecos de nossas cidades só fumasse, ô tranquilidade" Teríamos muito menos acidentes e menos violência. O governo deveria liberar a dita e até distribuir gratuitamente, tipo "troque uma garrafa de de vodka por um baseado" hehe. A propósito, essa da folha censurar o nome popular da erva nos comentários é uma piada, nénão?

    Responda
    1. Leandro Aranha Ferreira

      Ta liberado meu caro!!! da uma olhada no art. 1º da lei de introdução ao código penal comulado com o artigo 28 da Lei 11.343/06, só devemos lembrar que uso dessas substancias causam dependencia química.

  19. Pedro Angeli

    Senhor Luís. Dependentes Quimicos?! A cannabis é quimica?? As coisas são faladas com uma autoridade que as pessoas não tem. As experiências são vividas na rua, em meio as pessoas. Muito dos senhores vão da casa para o apartamento se enchem de Whisk e observam a vida pela televisão. Dependente quimico.....era só o que me faltava.... Dependente quimico é minha tia que não para de tomar remédio para emagrecer. Volto a dizer...sem demagogias senhores!!

    Responda
  20. Maquiavel

    Faço aqui uma sugestão... Quem for contra a liberação, que fique como está. Quem for a favor da liberação, antes de mais nada, passe um mês (30 dias), junto a uma equipe que trabalha na recuperação de "dependentes químicos". Aí então, opinem...

    Responda
    1. Leandro Aranha Ferreira

      Muito bem!! parabéns gostei do comentário!!

  21. Maristela Fachini

    No caso de uso médico, sou totalmente a favor. Conheço os efitos mdicinais em cancerosos. O único risco, como sempre, por aqui é o jeitinho. Muita gente ia se aproveitar utilizando receitas falsas. Liberar o uso indiscriminado é um perigo para a sociedade. Vamos encarar de maneira prática: quanta gente ia justificar atos de violência, acidentes, estupros e outros crimes porque esta turbinado a exemplo das bebidas alcóolicas? Esse seria o real problema.

    Responda
  22. Pedro Angeli

    Alguns argumentos deste fórum foram utilizados pelo governo americano na década de 20, ou seja, estão um pouco ultrapassados. Se for contra o consumo da ma.co.nha ok! Mas sem explicações absurdas. Caros, também sou professor, além de sociólogo e os efeitos não são esses colocados aqui. Os alunos não são bons ou mals devido a cannabis, ela não é tão determinante no nosso rendimento. Conheço pesquisadores, médicos, advogados, e vários de seus ídolos que a consomem. Sem demagogias, por favor./p

    Responda
  23. Denison

    Em um país como o nosso achar que se a tal planta for liberada apenas para uso medicinal (e não o "tradicional") é utopia. Mas, existem n opções de substitutos  no uso medicinal. tal planta é droga, deixa as pessoas retardadas e hoje, é produto de comércio de bandidos ( e se caso for liberada ainda o será). Existem n desculpas para liberar o uso  , chamar quem não quer isso de ignorante, mas na verdade, o uso dessa planta é dispensável de todas as formas.

    Responda
  24. Elcabongy

    Sr. Dimenstein, antes de pensar em discriminalizar, por que não sugere que o Brasil preste atenção e/ou copie mais coisas do direiro americano que permitem um equilíbrio entre "deveres e direitos", tais como: presunção de inocência até a condenação em primeiro grau, depois, passa a ser de culpa; tribunal do juri para a maioria dos crimes e para delitos civis; rapidez no trâmite processual; rigorosa vigilância da conduta de magistrados e advogados; dentre outras?

    Responda
  25. André-sp

    Já usei o THC mas industrializado, e ajuda, mas fumar não, vamos para de sermos hipócritas, o grande problema da mac.onha é o seu efeito alucinógeno, tirando isso querem se ma.tar fumar porcarias vão em frente. Meus pais morreram pela mer.da do cigarro, que também é outro lixo, quem coloca qualquer tipo de fumaça para dentro de si deliberadamente tem mais é que morrer, de preferência bem rápido para não dar gastos ao estado. PS. Que coisa mais ridícula é essa de censura prévia??

    Responda
  26. rinaldo ribeiro

    Há algo, relativo às opiniões de Gilberto que não se pode negar: até quando o assunto é sobre liberação do uso de drogas, ele se mantém fiel às opiniões de seus amigos e as apóia.

    Responda
  27. rinaldo ribeiro

    Há algo, relativo às opiniões de Gilberto que não se pode negar: até quando o assunto é sobre liberação do uso de drogas, ele se mantém fiel às opiniões de seus amigos e as apóia. de

    Responda
  28. laudimiro jeronimo da silva jeronimo

    QUANTO AO USO PARA FINS MEDICINAIS É LOVAVEL, O DIREITO DE FUMAR É ASSUSTADOR!!!!!!!!!!

    Responda
  29. jose achkar petrillo

    A descriminação e industrialização das drogas, e com o controle de produção e distribuição das mesmas nas mão do Estado, é uma necessidade institucional. Sabe-se que o crime organizado se alimenta financeiramente as custas da produção e venda de drogas, e que este dinheiro financiam outros tipos de crime. Enquanto a distribuição de drogas como o crac estiver nas mãos dos criminosos, o Estado nada podera fazer.

    Responda
  30. tild75

    ignorância não é fácil, esses puritanos que comentam aqui não sabem de nada, quem já fumou sabe, quem nunca usou como vai falar? só blá blá blá... prefiro encontrar qualquer pessoa chapada do que bêbada. o Brasil não tem futuro com esse povinho atrasado

    Responda
  31. David

    Continuando, me parece exagero sugerir que o uso de quimio seria substituido para o tratamento de cancer. Isso realmente ocorre nos EUA? Uma discussão mais interessante é com relação a legalização para consumo da população. Não me parece haver nenhum benefício para sociedade liberar apenas essa droga, depois aqueles que defendem a legalização acham absurdo dizer que estão apenas lutando em causa própria (como usuários da droga). Ou libera tudo e acaba com o tráfico, ou não libera nada...

    Responda
  32. David

    Gilberto, parece que os jornais têm atraído cada vez mais um público bastante conservador e que não admite a discussão de certos temas. Muitas drogas (talvez quase todas) usadas em tratamentos causam diversos efeitos colateriais indesejados nos pacientes, mas nem por isso proibimos os medicamentos. Não conheço o assunto profundamente, mas provavelmente há diversos medicamentos alternativos para aliviar as dores dos pacientes, que me parece ser seu unico beneficio comprovado.

    Responda
  33. Thiago Martins

    Só não vê quem não quer, que o consumo de bebidas alcólicas e o cigarro trazem MUITO mais prejuízos para a sociedade do que a Cannabis.Ao liberarem o uso da Cannabis para qualquer fim, sejam eles medicinais, na indústria têxtil ou recreativo, incontáveis empregos serão criados e o tráfico ficará sem uma de suas maiores fontes de renda!Não sou a favor da liberação da cocaína, do crack, do ecstasy, da heroína...Sou a favor da liberação

    Responda
  34. Leonides Jurgensen

    Lendo alguns comentários aqui contra o uso medicinal da m ac on ha, só tenho a dizer:Se sem usar esse pessoal já é muito doido, estúpido e ignorante, imaginem se fumassem. A propósito: O seu comentário não pode ser publicado. As palavras no seu textomarcadas em vermelho descumprem as regras para a publicação decomentários. Por favor, edite o seu texto, retirando as mesmas e tentenovamente.Tive que separar as letras da palavra censurada pela FSP. Que jornal é esse?

    Responda
  35. wacam

    O colunista só esta tentando trazer das trevas o mentor dele que é o FHC, todos sabem que ele defende a canabis com unhas e dentes, e esta escondido em um canto esquecido do partido, trazendo este assunto a baila ele tenta resgatar para a midia o mentor.

    Responda
  36. Jonathan 'Hamelin' Malavolta

    Mancebo, não creio no que li! Estás tu a sugerir que a cannabis sativa seja usada como medicamento? Uma substância que só atrapalha o psicológico da pessoa, interfere no sistema locomotor, nos vasos sangüíneos, afeta o sistema nervoso central, além de outras mazela? Gilberto Dimenstein, conhece por acaso a experimentação médica que Freud fez com a cocaína? Provou ser desastrosa! Sem querer ofender tua letrada inteligência, vais ler um livro que tu ganhas mais!

    Responda
  37. Felipe Massuia

    Será Dimenstein? Existe muita coisa que dá certo no exterior e aqui não e o contrário. A sociedade brasileira não está preparada a ter marijuana de jeito nenhum legalizada. Que a marijuana está andando livremente por ai, é um fato. Agora imagina esse numero com qualquer incentivo por menor que seja, a consequencia será enorme no trafico. Em termos de drogas creio que temos que ser radicais. Acho que a medida causaria mais maleficio que beneficio. Claro, isso na opiniao de um leigo no assunto.

    Responda
  38. wiliam oliveira

    atmosfera?? monóxido de carbono?? combustíveis fósseis??? meu Deus, do que é que estamos falando mesmo??? affff

    Responda
  39. Marcelo

    Quem quiser usar drogas faça o seguinte: solicite sua prisão e peça para a porta ser bem trancada antes. Pronto: faça o que quiser da própria vida, mas deixe a dos outros em paz. Assim, ninguém tera sua vida perdida num estupido acidente de trânsito, numa briga insana causada por um viciado. Nenhum avô, pai ou mãe perderá sua vida por conta de um viciado. Liberar as drogas é autorizar a humanidade inteira a se destruir.

    Responda
    1. Tô de Olho

      Olha Marcelo, tenho 60 anos, fumei "ela" de março de 1968 até 30 de abril do ano passado. Estou inteirão, (todos os sentidos), dirijo sem problemas, não fumo e não bebo. Quando vejo essas observações hipócritas fico rindo e pensando: como são idiotas de falar daquilo que não sabem e de permitir que o alcool campeie livremente, este sim, uma verdadeira droga! Quantos usuários vc já viu envolvidos em brigas, acidentes de trânsito, com mortes, etc e tal? Agora, compare com os a

  40. Felipe Massuia

    Estimulador de apetites é aquela velha conhecida "larica" né? Que o pessoal sai comendo o que tiver na frente, se bobear, vai até a mãe... UHUEHUEHUE...

    Responda
  41. Cranio

    Correto Lincoln e muito mais! Com a fibra do cânhamo, é possível fazer tecidos leves (roupas), tecidos pesados (inclusive tapetes de borracha poderiam ser substituídos por cânhamo), calçados, tintas e solventes, papel (produção 5 vezes maior do que eucalipto) entre milhares de outras possibilidades. Acredit o até que, para a sustentabilidade de nosso planeta, é o produto mais indicado, pois nasce em qualquer lugar (deserto ou polo norte), manejo simples e alta produtividade.

    Responda
  42. Piscadela

    Legalizar significa evoluir em termos de desenvolvimento humano. O conhecimento cientifico em relacao aos efeitos do THC comprova que a substancia só tem efeitos beneficos no organismo sem contar que o uso estimula o convivio coletivo e suprimi necessidades falsas que a sociedade insiste em nos fazer engolir (consumismo desenfreado), além de desenvolver no usuario uma visao mais metaforica da realidade, ameniza o stress e estimula a contemplação da natureza. Experimentem, antes de criticar./

    Responda
  43. Márcio Ferro

    Acho graça ao ler alguns comentários que são favoráveis a liberação da venda de drogas acompanhada de uma taxação de impostos. Há! Há! Há! E vocês acham que traficante vai pagar imposto? Ou, se pagar, o imposto será aplicado em seu destino? Todos sabem que os maiores sonegadores de impostos são políticos, seguidos das grandes empresas e seus respectivos empresários. O álcool e o cigarro também são sobretaxados e nem por isso o consumo diminui.É o brasileiro pagando mais impostos e achando pou

    Responda
  44. Francisco

    Onde estamos? Usar o portador de uma doença tão devastadora como é o câncer para justificar a utilização dessa droga(não aceitaram a grafia do nome da droga por "descumprirem as regras para publicação". Contudo o tema da matéria grafa o nome da droga. Confesso que não entendi!)Acredito que o nobre articulista nunca tenha tido em sua família alguém com câncer para propor uma aberração dessas.

    Responda
  45. Lufe

    Sou a favor de liberar não só a canabis como qualquer droga que o sujeito quiser consumir, é melhor que do jeito que está, liberando tudo o custo social e financeiro será menor. O fornecedor e o consumidor de drogas (melhor se fosse o próprio estado o produtor) pagaria impostos semelhantes ao do cigarro e da cachaça, isto daria menos trabalho para a polícia e a sociedade em geral. Muita hipocrisia...Não só os párias consomem drogas, também pessoas tidas normais...jornalis

    Responda
  46. desenganado

    Muito sensato este artigo. Os "curtos" de ideia só vem o lado negativo da utilização dessa planta. Mas não falam nada sobre o alcool e sobre o cigarro que são drogas legalizadas porque abastecem o caixa o governo com impostos, mas são sabidamente mais destruidoras da saúde do queo THC. Porque o governo não legaliza e cobra impostos sobre ela ????? Mantenha sob controle e garanto que tera uma renda brutal de impostos. A própria comunidade científica aceita o THC.

    Responda
  47. PROFETAELETRONICO

    se o cigarro comum ja e incomodo e tem ate lei(questionavel) que proibe em algumas situacoes,m.a.c.o.n.h.a e o fim da p.i.c.a.d.a,o cheiro e horrivel,a pessoa fica com umpessimo halito,sem falar na degeneracao da consiencia que e provocado apos o seu uso,a pessoa fica nun estado lastimavel de bobeira e sem senso critico,sem falar que e o rpimeiro passo para outras drogas mais destrutivas,liberar o uso e ideia de MACONHEIRO NAO AS DROGAS ILICITAS E CONTROLE AS LICITAS...e o meu lema

    Responda
    1. Bolas

      O grande problema da m.conha é o seu uso por pessoas mentalmente incapazes de compreender e ter o bom senso de todas as consequências, infelizmente a maioria dos interessados se enquadram nesta categoria, de forma que a utilização da cannabis não pode ser legalizada. É um absurdo a utilização de m.conha por adolescentes, crianças, marginais, utilização de m.conha em locais públicos e outros eventos que as politicas atuais não conseguem impedir.

  48. Márcio Ferro

    E o mais engraçado é que os traficantes de hoje serão os futuros executivos de multinacionais da indústria farmacêutica. E o Fernandinho Beira-Mar já está se preparando, afinal ele cursando gestão empresarial dentro do presídio. É um visionário! Como dizia o Capitão Nascimento: "Quantos garotos nós vamos ter de perder para o tráfico para que um playboy possa acender o seu baseado?" Caro Sr. Gilberto Dimenstein... suas colunas já foram melhores.

    Responda
  49. Márcio Ferro

    Vejo os efeitos do uso contínuo da ma co nha em meus alunos e o prejuízo que ela provoca em seu raciocínio e destreza. Não conseguem se expressar de forma coerente e passam o tempo todo rindo como hienas, ao passo em que também se tornam agressivos. Realmente, a ma co nha é um medicamento muito potente para alienar e prejudicar o ser humano. Já pensou? Se liberarmos o uso medicinal, muitos brasileiros vão se declarar doentes para obter o medicamento pelo SUS. Meu Deus! Aonde vamos parar?

    Responda
    1. Jonathan 'Hamelin' Malavolta

      Márcio Ferro, concordo com vocÊ. Porém, os defensores da descriminalização da cannabis sativa irão alegar que só poderá consumir medicinalmente a referida quem comprovar ser doente mediante apresentação de um receituário médico. Se eles soubessem o quão é fácil falsificar um documento desses ...

  50. Márcio Ferro

    Meu Deus! A que ponto chegamos! O que está acontecendo com o senhor? Defender o uso da ma co nha como medicamento? Já não basta a cocaína? Originalmente utilizada como medicamento e hoje um enorme câncer nas sociedades mundiais? Saiba que a ma co nha, assim como qualquer outro cigarro, é repleta de substâncias tóxicas (dentre elas o tetrahidrocanabinol) extremamente prejudiciais à saúde humana e à atmosfera, afinal, o monóxido de carbono resulta da combustão de materiais fósseis

    Responda
    1. Alessandro Gaio Chimenton

      E o que os materiais fósseis têm a ver com a mac.onha?

    2. Jonathan 'Hamelin' Malavolta

      Cláudio Gimenez, ninguém por aqui está se lembrando das outras drogas lícitas mas igualmente agressivas (talvez piores até) nem dos intermináveis acidentes de trânsito em nossa nação pelo simples fato de não serem o tema central desta notícia. Seu tema é a cannabis, então creio que o pessoal está sendo muito do bem-educado até tratando apenas do assunto em pauta sem entrar em detalhes de outros assuntos.

    3. solano bicalho

      kkkkkkkkkk. Desculpa, mas foi muito engraçado.

    4. Cláudio Gimenez

      A única coisa que eu não gosto neste tema é a passividade com o tabaco e o alcool. É igual quando cai um avião, como o dal Gol, ficamos estupefatados, mas nem ligamos para os mais de 30 mil mortos anualmente nas rodovias. Coisas do ser humano nê.