Ciência > Nicolau Copérnico é enterrado de novo na Polônia, 467 anos depois Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. paulo erivan lima pereira

    Incrivel, como encontraram um corpo quase 500 anos depois!tenho parentes que perderam a sepultura de entes queridos em pleno seculo 21! E o que dizer de Hitler e Eva Braun, que nunca encontraram seus corpos? Será que a teoria de que fugiram pra America do Sul é verdadeira?

    Responda
  2. Hugo Boludo Chavez Chavez

    Enquanto isso, o Zé ruela do Chavéz (não eu, o venezuelano) fica profanando o tumulo e azucrinando o esqueleto do Bolivar!

    Responda
  3. Adri

    Fatos muito interessantes, ainda mis sobre um grande cientista e muito humanitário.

    Responda
  4. luiz breyner

    Nessa passagem histórico-científico fica mais uma vez patente a arrogância da Igreja Católica e o exercício da ignorância imposta pela força de poder aliada ao atraso da fé. A Igreja já passou da hora de se calar em questões de descobertas científicas e acreditar mais nas mensagens amor ao próximo. Aliás, ela poderia aproveitar o ensejo e jamais retrucar quando alguém prega coisas diferentes, como José Saramago. Não importa se o Saramago está certo ou errado, deixa o sujeito se expressar.

    Responda
  5. sml

    A ciência só tem a ganhar quando a certeza não é unânime. É bom que muitos cientistas, tenham dúvidas, pois é na dúvida que a pesquisa e a ciência se valoriza ao procurar a verdade. A ciência não sabe tudo mesmo. Acho bom que seja assim. Como já disse alguém aqui mesmo na fo.lha, certezas, são ocupação de religiões, da politica e de outras formas de obscurantismo institucionalizado. Copérnico que o diga, se vivo estivesse. A ciência se torna melhor ao produzir dúvidas e perguntas.

    Responda
  6. Wilson Cohen

    Não é uma questão de atacar o catolicismo. Porém, quando se trata de ciência, a história mostra que a visão fechada, baseada em dogmas estúpidos, transforma Copérnicos em hereges, Giordano Brunos em hereges, dignos de m.o.r.t.e, Galileus em hereges, dignos de cadeias. Pobre igreja católica, hoje não consegue freiar seus padres homossexuais, pedófilos e fornicários. Igreja sem moral, sem ética, sem uma história digna.

    Responda
  7. jabal

    Copernico estava enterrado aonde mesmo? numa Igreja. ah pensei que fosse em outro lugar.

    Responda
  8. adão ribeiro

    O velho Cop deixou um livro deveras cabeludo, se só dois dos fios de cabelo era dele de quem seriam os outros? vai ver eram da secretária dele, aquela loiraça escultural que desfilava com ele pra baixo e pra cima.

    Responda
  9. adão ribeiro

    Então o velho Cop deixou para a posterida um livro cabeludo.

    Responda
  10. Sou Religioso

    É isso aí, amigo do post anterior, devemos divulgar a importanciado catolicismo na sociedade.

    Responda
  11. All

    A ignorância de alguns que se acham donos da racionalidade é tão grande que perdem o tempo de criticar a Igreja Católica mesmo quando é novamente sepultado mais um de seus ilustres membros que contribuiu para a ciência. A mesma Igreja que criou todas as universidades mais antigas da Europa, e do mundo) é a mesma que o cônego Copernico, ou padre Copernico que abriu as portas para o heliocentrismo. Parabén s a Igreja e que Deus o tenha Padre Copernico. Amém.

    Responda
    1. Bormaister

      A mesma igreja, ignorante, que prendeu Galileu e queimou vivo na fogueira Giordano Bruno, ambos por ordem de um papa que segundo acreditam os católicos, é representante de Deus (aquele ser mágico e justo, que sabe de todas as coisas), ou seja, foi uma decisão consciente. O que ocorreu com a igreja depois disto para aceitar o heliocentrismo? As leis divinas mudaram?

    2. willy

      A igeja catolica é o grande cancer da humanidade.

    3. JoãoRomano

      Ok, você tem um argumento. Tem muito reducionismo na caracterização que fazem da igreja.Mas, Amém???Ai.

    4. Regis Soars

      A mesma igreja que imolou Giordano Bruno!A mesma igreja que condenou Galileu!A mesma igreja que fomentou as Cruzadas!A mesma igreja de Torquemada!A mesma igreja do "Index librorum prohibitorum".Lembrando, ainda, que a primeira edição do "De revolutionibus orbium caelestium" de Copernico só foi publicado em 1543, ano de seu passamento.

  12. brunoc

    Identificar Copérnico na tumba 500 anos depois é realmente um avanço da ciência.

    Responda
  13. célio sousa

    Srs. moderadores, por que não pode falar em m-o-r-t-e, p-e-t-i-s-t-a, b-a-n-d-i-d-o, l-a-d´r-ã-o e outras palavras? Estão brincando com os leitores ou a Fo lha não tem bons programadores?

    Responda
  14. Abagame

    Bela coincidência. A Igreja sempre condenou tudo que fosse novo: Copérnico e Galileu são apenas exemplos mais famosos. Agora ela (desprestigiada, falida mas ainda arrogante) condena os avanços na criação de vida artificial.

    Responda
  15. Julia Braga

    Que história fantástica!!! Adoro ler coisas assim.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.