-
William Rocha Lacerda
Israel "atacou" ou "abordou" o tal comboio humanitário? tratava-se de ativistas ou anarquistas? E que tal uma bomba atômica entrando na casa da vovó em uma encomenda entitulada:"AJUDA HUMANITÁRIA"? E de onde você tirou essa tese de Israel como estado expansionista? Tinhamos um Brasil de um tamanho que cresceu às custas de quê?
-
William Rocha Lacerda
Israel "atacou" ou "abordou" o tal comboio humanitário? Tratava-se de ativistas ou anarquistas disfarçados de ativistas? E que tal uma bomba atômica entrando na casa da vovó em uma encomenda entitulada: "AJUDA HUMANITÁRIA"?
-
DECIO PAGNI
Todo este debate é a maior prova que os dois lados têm seus motivos e argumentos (alguns bons, outros ridículos) mas nenhum deles mexe uma palha para resolver o conflito. Adotam um processo milenar de vendetta (típico de estados sem lei) para justificar os assassinatos mútuos. A lei internacional só vale quando previlegia um dos lados, do contrário passam por cima de qualquer resolução da ONU.Até o momento só fábricas de armas, indústrias
-
Afonso Braña Muniz
Sérgio, Serginho, vc tem tanto entendimento! Logo, não pode declarar que o Estado Judeu é vítima, ele é algoz, rapaz. Ele faz com os palestinos justamente todas as atrocidades que fizeram com os pobres judeus. Racionar comida, bloquear dinheiro, impedir que pessoas circulem em sua própria terra já invadida, bombardear crianças e idosos sob o pretexto de estar matando um suposto terrorista do Hamas não é ser vítima. Aliás, o HAMAS é cria de Israel contra o FATAH de Arafat. É ou não é?
-
Lau Limor
Afonso, tudo o que tinha que ser respondido, você o fez, primorosamente, em menos de cinco linhas. Onde é que eu assino?
-
-
Marcelo Souza
Vamos analisar a realidade Palestina sob a ótica de quem analisa a realidade do Terceiro Reich. Muda-se os atores, tempo e cenário, mas o que dizer das ferramentas hoje utilizadas pelo Estado de Israel, comparando-se às outrora utilizadas pelo Estado Nazista? Vejo uma nova segregação racial, uma nova formação de guetos, uma nova ideologia baseada na 'superioridade' defendida... Dificil entender como o sofrimento passado pelos judeus dos campos serve hoje para legitimar a atuação de Isr
-
jaime oliveira
Faltou dizer que um entrave importante nas negociações vem da insistência do estado de Israel em aumentar os assentamentos ilegais na Cisjordânia.
-
Edison Filho
Seguindo a lógica do jornalista, também não é possível distinguir o governo nazista dos alemães ou o governo Bush do povo norte-americano, afinal a crítica a um é a crítica a todos. É a mesma lógica dos extremistas que não poupam as vidas de civis ocidentais pois os consideram culpados pelos atos de seus governantes. É de fato espantoso: o sr Malbergier pensa igualzinho a Bin Laden. A única diferença entre os dois é que um deles não hesita em levar sua lógica obtusa até as últimas consequênci
-
macedo
Duas coisas: a) assim como o ódio à Israel ameaça o povo que mora na Palestina penso que o ódio à Palestina ameaça o povo que mora em Israel; b) não se pode confundir, penso, israelense com judeu, com pessoas que moram em Israel. Não se pode confundir palestino com muçulmano, com pessoas que moram na Palestina. Assim como não se pode confundir brasileiro com cristão, com católico, com ocidental, com povo que mora no Brasil.
-
Gilberto Caetano
Certo. Então a solução é Israel parar o bloqueio, e qualquer tipo de retaliação contra a Palestina e com certeza os anjinhos do Hamas levarão a prosperidade a Gaza. Permitir novamente o livre acesso dos palestinos ao Estado de Israel como antes da intifada, quando a condição de vida dos palestinos era bem melhor. O Hamas bem que poderia pegar cada palestino e enviá-los como homens-bomba para cada centro urbano de Israel e exterminar o maior número possível de israelenses, o que acham?
-
Leto
Deve ser triste ter vínculos com um povo tão odiado como os judeus ou viver sob a influência de terroristas e fanáticos, como os palestinos. Porque as coisas chegaram a esse ponto? Usar a desculpa da "complexidade do tema" para justificar revides desproporcionais só perpetua esse círculo vicioso. Percebo que não há a mínima vontade de se buscar um relacionamento harmônico na região... Fatalmente, o orgulho mais odioso aviltou as consciências dos povos envolvidos no velho conflito. Lamentável!
-
-
Lazaro Chaves
Neste video, Norma Finkelstein esclarece a situação (Israel is a Lunatic State): youtube.com/wat ch?v=eB_CKL5h2_8 Creio que todos os comentaristas internacionais falam inglês, naturalmente.
-
Munga
A "palestina" que os árabes de gaza se referem seria TODO o território de israel. Você pode ver isso nas bandeiras dos grupos Terrovistas da região. Os filisteus fundaram quatro povoados naquela região dentre eles Gaza. Repito, os filisteus não existem mais. Não existe o idioma palestino, a música palestina, a cultura palestina. Aquela região se chama Gaza (pergunte aos seus "amigos"). Gaza é um assentamento árabe.
-
Estamos de Olho
Nessa sua lógica Marcelo, o mundo só poderia ser habitado por descendentes das primeiras tribos que surgiram na África e migraram para Ásia e, posteriormente, região Indo-Européia. Tanto Hebreus antigos quanto Filisteus não existem mais, foram assimilados pelos babilônios. Ma snão estou falando de milênios antes de Cristo, isso é mais absurdo ainda.
-
Estamos de Olho
Exatamente isso meu caro, TODO o território que hj se encontra ISRAEL não era Israel e sim território onde habitavam, ainda há decadas atrás, povos que se denominam Palestinos por HABITAREM na região chamada Palestina desde a época de Cristo. E para sua informação, existem SIM dialetos palestinos e até sobrenomes, além de características culturais próprias. Muitos têm hj em dia nacinalidade da Jordânia por não terem um país reconhecido após a "criação" da hipocrisia de Israel.
-
-
Claudio
Pergunto pq os países árabes, em vez de ficarem torrando dinheiro ou na Inglaterra,ou em prédios altos, praias artificiais, autódromos,hotéiis caríssimos e outras inutilidades, não se unem e fazem uma arrancada final para criarem um território para os palestrinos, como os judeus fizeram com seu povo ? Por que não deixam os judeus em paz (não sou judeu)? Mas o que esperar de países onde a mulher é tratada como objeto, muito pior que fêmeas do reino animal, e nem a cara podem mostrar...?
-
Estamos de Olho
Então pela sua lógica, que expulsem todos os descendentes de "mouros" da península ibérica! te garanto que não sobram 10% dos moradores atuais! E ainda lhe garanto que Israel irá iventar um motivo para dominar os 90% do território liberado... seriam foguetes escondidos ou orgivas nucleares os argumentos dessa vez?
-
Munga
Stra Daniela, uma pessoa pode chamar-se do que bem entenda. Em qualquer livro do mundo, desde os livrinhos de história do primeiro grau ensinam isso. O povo hebrew chegou áquelas terras há muito mais tempo que os árabes. Os filisteus, (povos do mar) vindos do oriente do Mediterraneo, chegaram antes, mas eram nômades. O termo "Palestina" passou a ser usado "oficialmente" após determinação do Imperador Adriano por volta de 135DC ao mesmo tempo que expulsava e dizimava os povoados judeus da regi
-
Estamos de Olho
Sr. pergunte a qualquer habitante da região como eles se denominam e te dou 100% de certeza que se chamarão Palestinos, e não árabes. Pergunte a um brasileiro como ele se denomina e ninguém falará "bisneto de europeus, senegalezes ou indígenas". O que os livros de história escrevem não representam a realidade êmica assumida por um povo.. aliás, quem escreveu os livros de história que o Sr. se informa, o Ocidente? Não me admira eles tratarem a opinião d eum povo dessa forma, com puro desrespei
-
Munga
Srta Daniela, não diga bobagens. Os "Palestinos" que lá vivem agora, são árabes. O termo Palestina é uma deturpação do termo "Filisteu", povo o qual deixou de existir há muito. Por favor, estude história.
-
Estamos de Olho
Os judeus não "criaram" um território para os judeus. Eles INVADIRAM um território habitado há milênios por Palestinos e simplesmente os expulsaram da região. E te digo: por que lá? Olhe no mapa e vc entenderá. Porque é um braço do Ocidente em meio a infintas jazidas de petróleo, gás e minerais... ou vc achava que era porque era a "terra Prometida"??? Só acreditando em coelhinho da páscoa.... né?
-
Estamos de Olho
Sr. Claúdio. Não fale besteiras, por favor. Sua visão do tratamento da mulher nos países islâmicos é fruto de seu desconhecimento sobre a doutrina islâmica e o que seus crentes acreditam e seguem como moral. Pergunte a 10 mulheres islâmicas e, lhe garanto, 9 delas, usam o véu como opção própria. É a cultura e valor em que elas mesmo acreditam e não devemos julgar tal ato. Por que o Brasil, que é cristão, não ajuda todo o resto da África, Macau ou Timor leste, também cristãos????
-
-
presmad
Oi Sérgio, Lamento a falta de sustentação dos comentários. Gostaria que me explicassem porque o sinonismo é fundamentalista, já que não prega prejuízo a outrem, mas a construção de um país judeu. Também não sei porque a atual política de Israel que nos ultimos 30 anos cede territórios é expansionista. De todo modo, gostaria que visse um video que corrobora sua tese. Porque o pacifista (que não é antisemita!) manda o soldado a Aushchwitz? http://www.jpost.com/Israel/Ar ticle.aspx
-
MAS
Não consegui acessar o texto mencionado pelo sr. Gerold Glatz com o endereço eletrônico fornecido abaixo. É possível encontrá-lo, contudo, lançando no Google o nome do sr. Breno Altman. Excelente texto. Na medida. Vale a pena ler.
-
josé
E verdade,sim existe ódio ao povo hebreu.A maioria fez opção pelos ditos palestinos e árabes,quando há um confronto direto com Israel,mas a maioria não quer dizer nada,ser ve apenas com referencial para político demagogo. Essa gritaria histérica contra Israel que querem que seja um saco de pancadas,mostra apenas o ódio dissimulado,pois todo ato praticado por árabes contra outros povos é abo minado e leva a pecha de terrorista.
-
José Farias
Sempre a mesma ladainha!! Os pobres judeus contra os terroristas palestinos! Mesmo sofrendo o absurdo do holocausto os judeus não ganharam o direito de sufocar os POBRES palestinos!
-
Gilberto
A mim pouco interessa Hitler ou Ben Gurion. Ninguém tem o direito de privar outro de comida, água, eletrecidade, etc. Niguém senta-se em uma mesa de negociação, árabe, judeu, russo, latinoamericano, com fome. Não ao bloqueio.
-
Speak
Para quem não teve a oportunidade de ler nos breves momentos em que se encontrava um link na página principal do uol: http://operamundi. uol.com.br/opiniao_ver.php?idC onteudo=1140 É o artigo do Sr. Breno Altman, também judeu, mas com uma opinião muito diferente e por isto mesmo execrado por alguns comentários de internautas nesta coluna.
-
AC Xavier
Li hoje sua indicação do texto de Breno Altman. Muito bom, resultado da serenidade e sobriedade de quem demonstra conhecer a história e busca publicar fatos de modo mais imparcial. Fanatismo não faz bem a ninguém. Valeu muito sua indicação.
-
-
MAS
Há outro livro muito bom de Norman Finkelstein, que ajuda a compreender o terror na formação e no desenvolvimento do Estado sionista: Imagem e realidade do conflito Israel-Palestina. Record, 2005. Vale a pena ler seu perfil na Wikipédia, para ver como são tratados pelos sionistas os judeus críticos do sionismo, tanto em Israel, quanto nos EUA. Aconselho, ainda, Judeus Contra Judeus, Yakov Rabkin, (ed. Acatu), judeu praticante, ao contrário da maior parte dos sionistas.
-
Ana
Em tempo pra quem passou por aqui e aproveitando pra que o mundo abra o olho de verdade, afinal se a mídia se traveste dessa forma hedionda a favor de um estado assassino, façamos o trabalho de formiguinhas pra abrir a mente do mundo tb. Leiam : A Indústria do Holocausto", do judeu Norman Finkelstein. Leiam, se instruam e não se deixem levar pelo interesse desse tipo de jornalismo(?).
-
Ana
Sinceramente com todas as letras vou ter que usar do mesmo reducionismo que você usou em sua coluna: Israel usa o holocausto para justificar toda e qualquer atrocidade. Infelizmente a lição que os judeus aprenderam com sua própria tragédia não foi a das vítimas. Aprenderam a ser como seus algozes. Repugnante "reduzir" os assassinatos que Israel comete diariamente. Reduzir a dor de uma ser humano sinceramente é nauseante. Seu texto me provocou isso. Náuseas.
-
MAS
Identificar anti-sionismo e anti-semitismo é propaganda. A tragédia do holocausto não devia servir de arma para justificar atrocidades. Em respeito às vítimas. O fundamentalismo islâmico não resultou de geração espontânea. Falar em Líbano e Gaza, "esquecendo" massacres, bloqueio, Cisjordânia, Jerusalém Oriental, Golã... Israel não quer paz, cessar colonização. Nunca respeitou resoluções da ONU. Selvageria e exigência de apoio incondicional criam caldo de cultura para nova onda de anti-semitis
-
Munga
Gaza, o maior assentamento árabe dentro de outro país. Imaginem se cada bairro árabe do mundo resolve querer sua "independência" !!!!!!
-
Estamos de Olho
Marcelo, acho que vc anda muito mal informado. Em primeiro lugar, Gaza não é território de Israel e sim Palestino. Gaza foi INVADIDO militarmente por Israel e não é "bairro árabe" como vc o chama. Isso é fruto de sua ignorãncia sobre o assunto. Em segundo lugar, vc já foi a Gaza? Vá dar uma "voltinha" por lá e veja quem anda de carro de luxo, saca dinheiro e tem livre acesso! te garanto por experiência própria que não são os palestinos.
-
-
Munga
Parte III: Que "prisão" ou "campo de concentração" tem produçãopara exportação (flores e frutas, por ex.)? Parte IV: Que"prisão" ou "campo de concentração" possui "brisioneiros" andando decarrões de luxo? Por favor, chega de papagaiada "humanista"
-
Munga
Gaza, a Grande Farsa. Parte I: Que "prisão" ou "campo deconcentração" permite que as pessoas entre e saim quando bem endendem?(sem cintos-bomba, é claro)? Parte II: Que "prisão" ou"campo de concentração" possui dezenas de agências bancárias? ParteIII: Que "prisão" ou "campo de concentração" tem produção paraexportação (flores e frutas, por ex.)? Parte IV: Que"prisão" ou "campo de concentração" possui "brisioneiros" andando decarrões de
-
MAS
Gideon Levy (seria um perigoso anti-semita?), no Haaretz, 5a feira: "All the prime minister's predictions have come true. He always said the whole world was against us - now he is right.". (Todas as previsões do nosso primeiro ministro vêm se tornando verdade. Ele sempre disse que o mundo todo estava contra nós - agora ele está certo).
-
Lazaro Chaves
Ao invadir cidades em Gaza, dificultar ou impossibilitar o acesso das pessoas à água e alimentos; ao destruir casas, mesquitas e creches matando seus ocupantes, Israel atrai a si muito ódio. Os Judeus pela Paz no Oriente Médio pedem moderação pois ao insuflar o ódio anti-semita pelo mundo, o governo de Israel vem tornando a Paz um projeto muito difícil. A aliança entre fundamentalistas protestantes e sionistas em torno do "Armagedon" é outro problemão!
-
ED
Não fica bem censurar comentarios que respeitam as regras apenas pq contrariam sua opinião.
-
santos
acabei de ver o video dos israelenses ofendendo o lula e pior pasmem,nosso simbolo maior,o pavilhão nacional,a bandeira brasileira no qual fizemos juramento de defesa com a propria vida se preciso for.quem serviu e mesmo os que não mas juraram defender tem obrigação de se manifestar da maneira que achar melhor e aproveito pra informar que temos sim varias minas de uranio .o bastante para mandarmos pro irã nossos irmãos.vcs provocaram um povo que recebeu vcs ,ta na hora de partirem pra israel.
-
marcos dangio
Eu acho que as coisas vão alem do ódio entre povos Outro dia li uma repotagem israel usurpando minérios da regiões ocupadas I a água do sub solo A exploração do rio jordão por israel esta esgotada. Tem muita coisa por baixo do pano
-
santos
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
-
hcgalvao
É, Sergio, só os ignorantes odeiam Israel. Carecem de estudo da história do povo que sempre enfrentou o mundo para poder existir. Não conhecem os cativeiros egípcios, persas, assirio... alemão, etc. Não conhecem os filisteus, ancestrais dos palestinos de Gaza. Mas não se preocupe. Vocês são povo escolhido. Não existe esse negócio de riscar Isarel do mapa. No fundo, no fundo, têm inveja. A bênção de Israel não está na terra tão cobiçada, mas nas pessoas, nos herdeiros.
-
josé soares
"Vocês são povo escolhido": isso me lembra muito a ideologia nazi. Os alemães também não eram o povo "escolhido", quer dizer, "arianos" ? "Não conhecem os filisteus, ancestrais dos palestinos de Gaza". Quer dizer que, em 2010, os palestinos, supostos descendentes dos filisteus, estão sofrendo hoje a vingança de Israel por pretensos crimes cometidos há milhares de anos? Êta como esses nazi-sionistas são uma gente evoluída! Continuem assim! O "filme
-
-
santos
É UM POVO QUE SABE TÃO BEM O QUE É O SOFRIMENTO DE UMA GUERRA DESIGUAL COMO FOI O CASO DA PERSEGUIÇAO AOS JUDEUS.REPETIR OS MESMOS ATOS COVARDES CONTRA OUTROS POVOS OU É COVARDIA OU MALDADE E DESINTELIGENCIAQUEROM DIZER QUE NADA APRENDERAM ISRAEL SE EQUIPARANDO A ALEMANHÃ NAZISTA...É O FIM !
-
Speak
Este é um exemplo acabado de jornalismo tendencioso. Como pode um jornal desta envergadura publicar um artigo destes. Quer dizer então que se não concordo com os métodos sou inimigo e automaticamente sou tachado de anti-semita. Pois eu acho uma vergonha para a raça humana o que acontece na Palestina já há décadas. Nós humanos estamos fazendo vistas grossas ao desrespeito absoluto a todos os direitos humanos. Vá escrever este lixo em outro lugar. Aqui, graças a Deus estamos num país livre.
-
Paulo Gerardi
Engraçado tbém como as opiniões tendenciosas americanas chegam até nós. Notem que sobra parcela de culpa também para a Siria e o Irã. Será que devemos mexer com eles, ou é melhor deixá-los em PAZ? Será que o Irã de fato está querendo a bomba atômica? Lembram do Iraque? A quantidade de mortos é incrivel e nada foi encontrado com relação a um arsenal atômico, motivo alegado pela "inteligência" americana para a invasão, mesmo após inspetores da ONU nada encontrarem.
-
sonambullo
Queria compreender o porquê de sempre que se critica Israel se levanta a palavra preconceito e intolerância... Parecem eternos complexados por tudo o que sofreram com o nazismo...O que se critica é a postura de um governo que há muito tempo deixou o bom senso e a inteligência de lado.
-
cezzar
A arrogancia do povo judeu não tem limites, seu governo reflete o que quer a maioria, tanto que cada vez que Israel realiza um massacre seus jovens vão á rua com a bandeira do país comemorar. O mundo civilizado está cansado com a desfaçatez com que os judeus tratam a opiniõ publica, querendo que compartilhem das lembranças do seu sofrimento quando lembram a 2º guerra mundial, mas ao mesmo tempo assassinando seus vizinhos pobres sem nenhuma compaixão.
-
santos
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
-
santos
os palestinos já são ameaçados ,pior já estão sendo exterminados,aos poucos.vcs aprenderam a fazer isso com os mestres nazistas.cade a reportagem do bruno.agora tem um video ofendendo todos nos brasileiros na figura do nosso presidente.vamos ver o troco.viva o irã.povo mais odiado do mundo.a historia se repete.eu como brasileiro sou recebido bem em todo mundo e vcs podem?
-
josé soares
Impressionante como o "filme" de Israel e de seus defensores está queimado! A imagem desse Estado b-a-n-d-i-d-o está mais suja do que "pau de galinheiro": resultado das suas atrocidades impunes e da sua arrogância criminosa! Cedo ou tarde haverão de pagar pelos seus crimes! (A paranóia dos sionistas é tão grande que já devo, junto com os que criticaram os seus crimes neste foro, estar fichado no MOSSAD como perigoso terrorista! hehehe)
-
-
Lazaro Chaves
São duas situações injustificáveis e criminosas igualmente: o holocausto nazista dos judeus e a criação do "Gueto de Gaza" por parte de Israel. Assim como o povo brasileiro como um todo é cúmplice da corrupção que tomou conta das esferas mais alta do poder no Brasil, todo o povo de Israel - não meramente a minoria fundamentalista - é também cúmplice do massacre brutal a palestinos inocentes. Israel, ao granjear o ódio internacional, dificulta cada vez mais a Paz no Oriente Médio.
-
monitorciencia
israel e palestina . Assistam o filme Avatar e vejam o desespero por terra e dinheiro dos invasores .
-
Heli de Oliveira Guedes
Infelizmente não consigo terminar de postar meu texto por partes... fui bloqueado ... sem cometer qualquer ofensa... pode ser erro no envio ou na recepção... não sei...
-
Heli de Oliveira Guedes
Prezado Sérgio, continuando: Prefiro ficar com as "Minorias abraâmicas", como disse em seu livro o saudoso dom Helder Câmara -esse grande católico. Parafraseando um dos comentaristas, não me lembro em que post: sr Breno, não adianta tentar se proteger; quando os judeus forem perseguidos próximos a vc eles não o perdoarão; será entregue pelo simples fato de ser judeu; e aí vc comprovará que o seu argumento é um farrapo de silogismo; aqueles que o aplaudem hoje o sacrificarão amanhã.
-
Heli de Oliveira Guedes
Caro Malbergier,continuando: Essa é a história com "agá". Ainda mais:ele comete (talvez por ingenuidade) aquele reducionismo detestável quando se trata de um assunto tão complexo como a questão entre judeus e seus adversários seculares. Respeitosamente digo a ele: trair a memória dos seus avós é lamentável. Mas penso que poderia ser capaz de coisa pior; fico pensando: se vivesse na época do Holocausto. Poderia ter buscado salvar apenas a sua pele. Quem sabe se até em prejuízo de pare
-
Heli de Oliveira Guedes
Prezado jornalista Sérgio Malbergier, concluindo: Essa é um tipo de atitude assimilatória covarde e em desonra ao maior exemplo de história viva de lutas de um povo... Infelizmente - e é compreensível - o espaço para comentários é reduzido. Daqui os cumprimentos de apenas um pretenso "chueta", descendente de Sefarade por diversos e honrados troncos (Obadias 17a21) que, quem sabe um dia, poderá carregar também esse privilegiado vitupério...
-
Heli de Oliveira Guedes
Caro Malbergier,continuando:
-
Heli de Oliveira Guedes
Prezado Sérgio, continuando:
-
Heli de Oliveira Guedes
Caro Malbergier, continuando:
-
Heli de Oliveira Guedes
Prezado Malbergier, continuando:
-
Heli de Oliveira Guedes
Caro Malbergier, continuando...
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.