-
Júlio Pereira
Nada foi mais terrível a história humana que o holocausto. Você como SER HUMANO, sabe disso, ser judeu, mulcumano, católico ou espírita, é apenas um detalhe, já que o que se discute aqui é a questão humanistica e não religiosa. Você conduz seu texto como todo radical que sabendo não ter argumentos fortes o suficiente para justificar seu ódio, seun desatino e preconceito, apela para a razão mais fraca. Também os inquisidores, os nazistas e todos os xiitas agiram e agem assim.
-
kleberson amaral
O que me entristece é perceber que para muitos judeus o Holocausto passou a ser condenado somente em função das vítimas terem sido de judeus. Parece que que perseguir um povo, tirar suas propriedades, sua cidadania, confiná-los em campos de concentração é aceitável desde que praticados por nós judeus!!!!
-
boca madita
Está cansando essa "cantilena enfadonha" de Israel de repetir sempre o mesmo discurso de eternas vitimas. O holocausto é um fato. (ponto) E que não deve ser repetido, inclusive por Israel. (ponto)
-
Rodrigo Pinho
Muito bem. Tudo claro como agua cristalina. Como no passado, presente e futuro, na minha ignorância, toda força DESPROPORCIONAL contra um povo não e passivel de igualar a situações vividas no passado ? Qual seria a diferença entre Milhões ou poucos MIL. Números ?
-
berzek
Que bonitinho...Israel reconhece que os palestinos precisam de um estado, ham ham...mas na prática provam outra coisa, quando constroem acentamentos em uma terra que não é sua. Agem como imperialistas, sentem-se donos de todo mundo arabe, controlam cidades que milenarmente são berços de toda civilização ocidental, como jeruzalem. Israel não é proprietária de terras do líbano, não é propeietária de terras em gaza, não lhe pertence as aguas do mediterraneo...
-
Mário Luís Rodirgues
Enquanto Siria,Irã,Hamas,Hesbollah,dent re outros, acreditarem que poderão um dia acabar com o Estado Judeu, estarão condenando os Palestinos verdadeiros a miséria,vergonha,fome,desgraça e destruição.O resto é papo de vendedores de armas e desgraças.
-
Regis
Comparar a palestina com a Alemanha de Hitler é uma sandice, coisa de idio-tas ou de gente ordiná-ria. Quantos foquetes os judeus lançaram contra a Alemanha? Quando foi que Hitler teve que mover a SS para proteger a vida de alemães contra os judeus? Quando foi que os judeus da Europa declararam que a Alemanha não tem o direito de existir e deveria ser varrida do mapa? Quando foi que os países europeus armaram os judeus para chacinar alemães? Este anti-semitismo daqui é mal disfarçado.
-
kleberson amaral
Amigo, os judeus não assistiram passivamente seu martírio na Alemanha Nazista, a resistência no Gueto de Varsóvia é a maior prova disto (saiba que morreram alguns poucos alemães no levante). Só que resistir contra um exército milhares de vezes mais bem equipado e com a apatia das outras nações é impossível. Vê agora alguma similaridade com Gaza?
-
-
Serra
Parabéns ao Jornalista pela coragem em escrever. Se escrevesse isso em Teeran ou mesmo em Damasco (ou até mesmo em Gaza) esta hora já estaria degolado. São os extremistas do Hamas e Iran que estão por trás dessas embarques sem dúvida. Israel negociou a paz com os Palestinianos do Yasser Arafat (Abbas) mas o Hamas não deixa que se torne realidade. Comida e todo o tipo de materiais que os barcos transportavam podem ser fornecidos por Israel ou pelo Egito se o Hamas aceitar viver em Paz.
-
mrgiller
Mas ao mesmo tempo acontecem coisas imperdoaveis com o estado de Israel 1- Não reconhecem o tribunal Internacional de Haia 2- Não assinaram nenhum tratado de não proliferação Nuclear ao mesmo tempo que o mundo todo ja sabe que eles tem armas e misseis nucleares de curto alcance 3- Utilizaram armas proibidas como o fosforo branco contra civis em Gaza Isso e mais centenas de violações e fazem isso com o aval do EUA que sempre livra a cara deles. É demai
-
enezio
É vergonhoso e infantil a referência ao Holocausto utilizada pelo jornalista para dar suporte ao seu argumento,como se aquele evento tivesse o condão de eliminar o que hoje é fato: Israel invadiu terra alheia, matou e continua matando civis na terra ocupada, assim como o Hamas e outros grupos atacam, indistintamente, militares e civis israelenses.Dizer que o ódio a israel ameaça palestinos é de "embrulhar o estomago" , é uma inversão de responsabilidade de quem enxerga no Holocausto uma descu
-
jsosse
Israel tem todo o direito de se defender. O problema é um país formado majoritariamente por judeus utilizar o mesmo tipo de "defesa" que no passado foi usada contra seu povo nas relações com os vizinhos palestinos. Gaza e Cisjordânia são guetos enormes. A constante invasão de terras palestinas se assemelha muito à política do Lebensraum. Denunciar isso não é ser antissemita. É simplesmente denunciar uma atitude, uma postura, uma política execrável - como um ataque militar a barcos civi
-
Henrique Küste
Assino embaixo.
-
-
liviofox
Mesmo para aqueles que viveram o holocausto, é necessário ter o julgamento frio para entender que Israel é uma nação ultra-militar, que usa métodos desumanos e acima de tudo, invadiu um espaço de terra por motivos religiosos. Pode ser que ainda exista em alguns países o ódio anti-semita, mas acredito que um ódio novo esteja nascendo em nome das ações do Estado de Israel. Não se trata mais de anti-semitismo, mas sim de um ódio contra uma nação belicosa, como contra a Coréia do Norte, po
-
Driblando a censura do PT
Perfeito Lívio. Mas para uma análise e julgamento frios é necessário caráter.
-
-
José Vitor
Desencanem. O judeu Malbergier sempre escreve esse tipo de coisa...
-
vitnei
Se os palestinos usassem os mesmos argumentos dos judeus deveriam relembrar diariamente os massacres de Sabra e Chatila
-
JP
O que os nazistas fizeram com os judeus foi um crime inaceitavel, um horror. Todavia, isso não legitima o Estado de Israel fazer atos de horror similares contra os palestinos. Só quem é cego, ou se passa por um, não vê os atos expansionistas, assassinos e terroristas do Estado de Israel, sobretudo, pós a Guerra de Seis Dias em 1967.
-
Driblando a censura do PT
Rs... Típico dos ignorantes sem argumentos. Transformar tudo em espelho e refletir o pior deles... Quem tem ódio é o sr contra os palestinos. Quanta pretensão! Eu tenho é desprezo por gente como o sr. Agora vá ao dicionário e perceba a diferença entre uma coisa e outra.
-
Munga
Quem disse que não respeito homossexuais?!?!? ah ta, entendi. Deturpando as coisas de novo... ôh hábito... Olha, e o sr está se revelando cada ves mais discriminado.r e repleto de ódio. De onde vem tanto ódio?
-
Driblando a censura do PT
Marcelo... Muito melhor ser gay, o que não é o caso, que um judeu ignorante como você que é, aliás, quem repete a mesma ladainha desde que o tiro saiu pela culatra e o mundo vislumbrou as táticas neo-nazistas de Israel. Ah... Hilter também não gostava de homossexuais, não é mesmo? Pois é. Acho mesmo que deveríamos eliminar de uma vez por todas o nazismo da face da terra. Repito: o mundo seria bem melhor sem Israel e sem esses "produtos" exportados pelo mundo, como o sr.
-
Marcos Berenstein
Sr. João Fernandes, se o que você afirmou é a verdade, poderia me dizer POR QUÊ a Península do Sinai foi DEVOLVIDA ao Egito por Israel ? Desde quando países "expansionistas" DEVOLVEM territórios conquistados no campo de batalha ? Por quê Israel se retirou de maneira UNILATERAL do Sul do Líbano em 2000 e da Faixa de Gaza, em 2005 ? Não é "expansionista", ué ? Se fosse não teria devolvido nada, sô!! Você é um MENTIROSO e tem ORGULHO disso, que desgraça !!
-
Munga
Hiiii, senti um clima, vamos deixar eles sozinhos!!!!!!! O que é a falta de argumentos e repetição, agora estão usando negrito, daqui há pouco vão dizer a mesma coisa em itálico, depois MAIÚSCULAS, depois sublinhado, depois tachado... Dizem sempre a mesma ladainha...
-
Driblando a censura do PT
Perfeito, José!
-
-
José Eduardo
Os governantes de Israel cometem um erro fatal ao ordenar truculências como o ataque à frota de ajuda humanitária: jogam contra Israel uma enorme quantidade de pessoas neutras e alimentam o sentimento anti-semita que infelizmente ainda existe em várias partes do mundo. E o povo de Israel é, no fundo, o grande culpado porque conduz ao poder, pelo voto, dirigentes equivocados.
-
Feliz
Como os seguidores do terrorismo sao cegos e erredutiveis. Nas suas mentes sao plantado o odio contra Israel.Terrorista sao o IRAN, SIRIA, LIBIA e tantos outros que pratica o terrorismo a luz do dia. Como vivemos no mundo hipocrita, os fanaticos pela sua natureza malefica, nao consegue enxergar o outro lado da moeda.Quando o Hamas lançam seus foguetes contra israel, A ONU fica calada, nao codena o ato, pelo contrario, acha normal Esta chegando a hora que todos prestara conta do seus atos.
-
Munga
Só ontem 4 foguetes.(todos os dias!!!!) E ninguem fala dos que vivem "abaixo da linha da pobreza nos países árabes, persas, Egito, etc. Hipocrisi.a, amigo!
-
-
verusca oliveira
pronto só falatava essa alguem ter a cara de pau de dizer que temos que amar o estado forjado de israel
-
MARX Golgher
O Hamas, Movimento Revolucionário Islâmico, tem como primeiro inimigo o Fatah da Autoridade Palestina, contra o qual deu um golpe sangrento em 2008, apoderando-se de Gaza. O Hamas é incompativel com a paz com Israel, pais infiel que almeja varrer do mapa, com auxilio do Irã xiita e Síria. A recusa do Hamas em receber a carga humanitária da flotilha que está em Ashdod, Israel, demonstra o seu desdem com relação ao povo palestino de Gaza. E tem gente que aplaude a desumanidade do Hamas..
-
MARX Golgher
O Hamas,Movimento Revolucionário Islamita, não tem mesmo em primeiro plano o povo palestino, tem como alvo a vitória da Jihad, a Guerra Santa muçulmana para implantar o Islã em todo o planeta. Insere-se na onda terrorista que assassina infieis na Ïndia, na Rússia, onde massacrou mais de 300 crianças russas em Beslan, em Madrid, em Londres, Buenos Aires, Bali, Timor Leste, etc. Esta matança em nome de Alá e seu Profeta já chacinou 8 brasileiros inocentes, porém infieis...
-
jsosse
Rejeitar receber a ajuda que veio das mãos de seus inimigos não me parece algo assim tão absurdo. Mesmo para um movimento que, concordo, não tem em primeiro plano o povo palestino, senão sua visão de mundo. Mas não existiria Hamas se desde 1948 Israel tivesse trilhado o caminho do diálogo e da paz, e não o das invasões, guerras e militarismo dominante sobre uma população cada vez mais hostilizada e, portanto, naturalmente hostil.
-
-
Darlan Reis
Simplesmente é um dos piores textos já escritos nesse jornal. Não precisa mais comentários. Dá para imaginar se certas pessoas estivessem no poder, o que fariam com os palestinos.
-
Driblando a censura do PT
Esse blá blá blá de vítimas do mundo de novo? Holocausto de novo?? E o Sr. Sérgio acha que o fato do povo judeu ter sofrido horrores durante a segunda guerra os permite ser o povo belicoso, egoísta e sem caráter que hoje, à cópia do que os nazistas fizeram, querem dizimar todo um povo e uma cultura? Não é ódio a Israel. O Estado judeu tinha a OBRIGAÇÃO MORAL de nunca subjulgar outro povo, até pelo que passou. De resto é a simples constatação de que o mundo estaria bem mel
-
Driblando a censura do PT
O judeu Berenstein mostra a sua face de general nazista... E eles acham que enganam a quem? Só rindo. As máscaras estão realmente caindo. Ainda bem!
-
Marcos Berenstein
" à cópia do que os nazistas fizeram, querem dizimar todo um povo e uma cultura? " Só um DÉBIL MENTAL, DROGADO e ALCOOLIZADO seria capaz de arrotar uma declaração tão mentirosa, sem pé-nem-cabeça como essa. Vai procurar o caminhão de onde tu caiu, desocupado !!!
-
Driblando a censura do PT
Ah... A ignorância do sr Marcelo... Já que não sabe ler, vamos contar. Comecemos pelas suas avaliações negativas. Patético.
-
Munga
Minha sobrinha de 14 anos tambem lê mais do que eu... O sr está lendo o quê agora, Dan Brown ou Paulo coelho?!?!?!
-
Driblando a censura do PT
KKK... Meu caro, você, pelo nível do que escreve, deve ter lido na vida inteira o que eu leio em um mês. Típico da empáfia dos judeus neo-nazistas se acharem superiores ao mundo quando são apenas escória. Tal mentor, tal seguidor. Só tenho a dizer que se fosse aqui, no meu país, e alguém decidisse colocar um povo espúrio como esse em meu território, não ia sobrar um quipá pra contar a história. Não ia deixar a cobra criar asas como os palestinos fizeram.
-
Munga
Repito: Povo palestino? Cultura Palestina? Ja pegou um livrinho???? Busca no "google" se tiver preguiça de ler. O sr. só retruca, mas não argumenta... Responda as perguntas... E os foguetes palestinos, homens-bomba, crianças-bomba, carros de luxo em gaza? Livros, amigo, livros. A propósito, eu ja estáva aqui...
-
Driblando a censura do PT
Chegou a anta campeã de sinais negativos... Marcelo Machado! Você prega no deserto da ignorância, meu caro. Ninguém leva a sério as asneiras que escreve. Você é simplesmente uma amostra viva da razão pela qual Israel não deveria existir.
-
Munga
Povo palestino? Cultura palestina? Vá estudar...
-
-
delei
Pretendo mandar metade deles de volta pracasa, só ainda não decidi se mando a metade da direita ou a da esquerda Hitler sobre um ótimo uso das serralheriasalemãs.
-
OLIV
Sergio Somos eu e voce brasileiros de origem judaica. Eu estive na Palestina durante a primeira antifada. Acompanho a estrategia de Israel (a mesma desde 1948). Covardia e terrorismo com os mais fracos, intimidacao a quem nao concorde e chantagem emocional, via holocausto, com todo mundo. É hora de acabar com esta palhacada hipocrita. Meu.. A casa (O templo) caiu Bom senso e conversa com sionista, qualquer israelense sabe que e perda de tempo(Yitzhak Rabinque o diga)
-
Luis Henrique
É preciso respeitar a opinião de todos, inclusive do jornalista que escreveu este artigo. Acredito que ele esteja equivocado, pois existe extremismo de ambos os lados. O governo israelense, apesar de eleito democraticamente, é autoritário ao extremo. E provou isso no condenável ataque à Frota da Liberdade. Infelizmente o governo de Israel tem deixado claro, através de seus atos, que não tolera a existência de Estado Palestino. Viva a tolerância! Mas sem hipocrisia.
-
Eduardo Harb Naime
Caro Sérgio, Seu comentário foi imparcial e desconsidera o terrorismo de estado feito por Israel. Chamar de milicia um governo eleito é desconsiderar a vontade de um povo, e que luta a sua maneira para sobreviver diante dos bloqueios - desumanos - e falta de vontade politica mundial para resolver a situação. Leio sistematicamente seus comentários e além de imparciais, eles ficando repetitivos como se não houvesse mais argumentos para justificar a postura de Israel na faix
-
Eduardo Harb Naime
Caro Sr. Marcelo, Como foi dito, em Israel e não em seu país a palestina. Obviamente não defendo nenhum tipo de terrorismo ou guerra, independente do motivo - veja Iraque. Usar o holocausto, um horror sem limites ou tamanho, para justificar outro absurdo simplesmente demonstra a falta de argumentos para o que hoje ocorre na Palestina ou faixa de Gaza. E dentro da linha de raciocionio, se Israel aceita o estado palestino, a luta já teria terminado.... E todos estariam convivendo
-
Munga
Sr eduardo, os árabes-israelenses tem os mesmos dirreitos que israelenses em Israel. A Faixa de Gaza é o símbolo universal da truculência árabe. Os fanáticos religiosos manipulam aqueles coitados e alimentam um ódio sem limites. O problema é que os fanaticos religiosos e os senhores feudais árabes têm medo do único país que prega a democracia na região.
-
-
Paulo Tavares
Dividir o mundo entre o bem e o mal já está fora de moda há algum tempo. Outra coisa, de onde se tirou que o Hitler matou 6 milhões de judeus. Esta é a mesma mentira da propaganda nazistas, ou seja, uma mentira dita cem vezes torna-se verdade. (em todos os territórios ocupados pelo Hitler, soma-se 2 milhões de judeus) O resto, de que Israel supostamente odiado, coitadinhos, vou ver o que posso fazer pelos judeus
-
Munga
Ontem os próprios terroris... digo, ativistas, disseram que retiraram as armas de dois soldados israelenses!!!! Então não entendi nada, os os terrovistas disseram que os soldados chegaram atirando e agora dizem que os desarmaram?!?!? Então quem será que começou o tiroteio?!?!? Eu vi nas imagens soldados sendo espancados e atirados do navio... Terrovistas hi.pócritas (redundância!?).
-
nasser hadad
SÓ para constar é Israel quem esta produzindo ódio não contra seu próprio povo mas seu Governo que relembra práticas nazista contra o povo palestino como o Campo de Concentração de Gaza , o maior campo da História da Humanidade.
-
nasser hadad
COM BOMBAS DE FOSFORO PROIBIDAS PELA CONVENÇÃO DE GENEBRA ESTA MAIS PARECIDO PARA OS FORNOS MARCELO.
-
Munga
Com a diferença que, desse campo, os árabes (palestina não existe) não saem porque não querem...
-
Munga
Maior em extensão ou em gente assada em fornos!?!?!? Ah, argumento absurdo...
-
-
Emerson Paubel
Os israelenses, por terem sofrido tanto, deveriam ser exemplo de tolerância. No entanto, é justamente o contrário. Israel é um Estado racista e militarista, dominado por uma elite cujo sonho é o "Lebensraum" judaico no Oriente Médio. Como disse o Norman Finkelstein, a elite judaica usa o Holocausto a todo instante para inibir críticas a Israel e sua política externa. Ou seja, os pobres judeus podem armazenar 200 ogivas nucleares e descer o sarrafo em palestinos armados com paus e pedras. Piad
-
baccili
Caro Sérgio, porque sempre o tema do Holocausto? Foi um crime hediondo contra os judeus e contra toda a humanidade, mas ele não pode mais servir de pretexto para que Israel cometa seus próprios crimes. Este incidente promovido pelo governo de Israel, deveria ser discutido sem que sequer o crime Nazista fosse citado. Enquanto o povo judeu não virar a página do holocausto, continuará a semear ódio a sua volta.
-
Akhenathon Akhton
Por falar em "apoio cego", a diplomacia do governo brasileiro, tão festejada pela mídia nacional ("progressista" também, como aliás este jornal gosta de se qualificar), acabou sendo mais um elemento a jogar gasolina nessa fogueira. Fogueira que não é nossa. Queria saber quando os jornais brasileiros farão jornalismo de verdade, e não apenas proselitismo pró-governo Lula. Talvez depois que forem à falência.
-
Zuhair Mohamad
..."Hostilizar Israel da forma com que os apoiadores cegos dos palestinos fazem só atrasa esse justo objetivo"... Mas que povo mais injusto com Israel esses apoiadores viraram,não é? Privado da visão real,pois Israel nunca tocaiou ninguém, não falsifica passaporte para intervir em terras alheias e desprovido de armas de matança em massa como bombas de fósforo, hostilizam um país que foi criado sem usar métodos inescrupulosos para prevalecer seus interesses ou para controlar uma atividade.../
-
nasser hadad
O Holocausto é crime bárbaro cometido na Alemanha Nazista contra Judeus , Ciganos, comunistas etc... é uma forma inadimicívil no mundo por isso foi EXTIRPADA. Amigo Sérgio porem isso não justifica toda a agressão dos JUDEUS SIONISTAS de Israel desde sua criação até hoje contra o povo Palestino. SE Hamas e Hisbolah jogaram 10 bombas em ISRAEL É PORQUE JÁ LEVARAM 1000 NA SUA CABEÇA na cabeça dos povos Palestino e Libaneses. Sou ,por isso , a favor de eliminar armas em todo o OM.
-
Marcos Berenstein
" inadimicívil " Francamente, senhor Hadad...além de mentir descaradamente você ainda estupra a pobre Língua Portuguesa ? Aprendeu Português aonde ?? A palavra se escreve INADMISSÍVEL, ok ? Na dúvida, escolha um sinônimo do qual tenha certeza absoluta. Eu confesso que me irrito mais com os erros calamitosos de Português do que com as diatribes contra Israel e ao povo judeu, escritas com as patas dos membros do Fã-Clube devotado à Adolf Hitler, mu
-
-
marcelo martins
De certa forma, entendo seus comentarios, pois os Judeus se sentem muito perseguidos, por razoes que muitos conhecem.O que nao se pode aceitar e voce coloca no texto desta maneira e' que para se ter paz, os Palestinos devem negociar, sob condicoes de Israel.Vejo esta mesma situacao, em relacao aos EUA com os paises em desenvolvimento...vamos negociar da maneira que eu recomendo, pois assim sera'correto e tudo ficara' em paz.
-
Naco SP
A desculpa para do Estado de Israel agir da maneira que bem entender é sempre a mesma há mais de meio século, isso demonstra o engano que foi a sua criacao, servindo somente como ferramenta de infiltracao dos EUA no Oriente Médio, como se fosse uma Cruzada Moderna. Quem sofre com isso sao os povos Judeu e Palestino, que nao conseguem viver em harmonia, poi a Política externa de Israel é um fiasco, baseiando-se na segregacao e descriminacao, como uma politica adotada há mais de meio séc
-
gaspar144
Sérgio, estou plenamente de acordo com a sua opinião. Na verdade, as veementes críticas a tudo o que o governo de Israel faz tem um fundo maligno orquestrado. Embora eu não concorde cegamente com todos os seus atos, é abismal a diferença entre as injustiças praticadas pelos judeus e aqueles praticados pelo Hisbollah e pelo Hamás. Alguém acredita que um soldado judeu seria bem tratado nas mãos desses palestinos?
-
Luiz Vigilante
Carlos Vc acredita que um soldado israelense passará a ser melhor tratado pelos palestinos depois de mais esta brutalidade, mais uma arbitrariedade praticada pelo Governo de Israel? Desta vez contra voluntários que visavam minimizar o sofrimento dos palestinos? Eu acredito que já passou da hora de Israel voltar a ser tratado pela comunidade Internacional, da mesma maneira como são tratados os outros países do m
-
-
Benjamin
Apesar de meu "codinome", emprestado de um personagem literário meio quixotesco, não sou judeu e minha simpatia por Israel não é maior nem menor que pelo Paraguai, EUA, França ou Botswana. De verdade. Agora, o maniqueísmo embutido nas críticas aos israelenses/judeus é realmente cego...como o são muitos desses "militantes pela paz" - Viva o Hisbollah, o Hamas etc. e as luzes que eles acendem para os árabes!!!!!!
-
pifister
concordo plenamente com o autor no que se refere a separação do Estado Judeu e a etnia judaica. Eu tendo a presumir que o Estado de Israel seja um Estado laico. Julgar judeus em um sentido amplo e irrestrito apenas pela ação do Estado de Israel, seria o mesmo que julgar protestantes irrestritamente pelas ações do Estado Americano. Contudo, muitas vezes judeus tendem a ter uma reação sinérgica e usar o holocausto como escudo para defender o indefensável. Isto irrita as pessoas. G
-
Adriano Bueno
Olá a Todos Prezado Sérgio, sou um admirador de sua coluna e de seus textos. A única e viceral diferença são quando se trata de Israel. Você abre o texto falando do holocausto. Como sempre os Judeus temtam justificar o masacre do povo palestino com a justificativa do sofrimento do passado. Tá na hora do povo Judeu respeitar a vida dos outros. Devolver os territórios roubados e viver em paz. Hoje Judeus se portam pior que nazistas. São covardes. Gaze se trans
-
Lidia Morais
Apoio a manifestação do Sr. Joel, e, acrescento que da mesma forma que me sinto judia na Alemanha Nazista, sinto-me Palestina em Gaza, hoje. Não é possível aceitar uma política expansionista absurda como a perpetrada pelos sionistas contra os palestinos. Respeito os Judeus, como religião, como cultura, como povo, não aceito o Sionismo, como não aceito, jamais, fundamentalismos semelhantes, como é o caso do Nacional Socialismo. Assassinato é assassinato em qualquer país.
-
edu
Você é tão ingenua de achar que o episódio do navio foi assassinato? Os soldados foram recebidos com violência e se não reagissem morreriam. Salvaram-se porque tiveram que usara violência extrema.Havia um grupo neste navio claramente preparado para atacar os soldados e provocar o conflito. Não digo que previam perdas de vida, mas quem criou e colocou este pessoal no navio, desejava isto ardorosamente. Israel errou ao não saber quem estava no Navio.Veja os filmes e verá melhor.
-
presmad
Oi Sérgio É justamente disso que eu estou falando. Não é questão de opinião. Entendo que você ache que é obrigação moral de Israel devolver os territórios e como não eram dele, o país não encolhe. Mas é inequivocadamente resultado da política de Israel (sobretudo a entrega unilateral de Gaza). Foi decisão de Israel (claro, sob pressão). Política expansionista é a que resulta de decisões que levam o país a aumentar o seu território. Não é questão de opinião: A po
-
mauro guanandi
vejamos. os judeus na europa nao enviavam navios para provocar os nazistas, nem os batiam com barras de ferro, e nem diziam estar em jihad para exterminar a raça germanica. voce percebe alguma diferença? não percebe? ounão quer perceber? parabens sergio malbergier. lembro de voce no colegio e de seu irmao andré, desde quando chegaram da Bahia. Os dois irmãos muito inteligentes.
-
Lidia Morais
Caro Daniel, Cumprimento-o pelo nível da sua resposta. Debates são travados com ideias e não com ofensas. Afora isso, não concordo, Israel não encolhe, ele devolve territórios tomados na guerra. Admito que foram guerras de defesa, mas, é certo que dar dois enclaves para os palestinos me parece um tanto cruel. De outro lado, irmãos devem se conceder suporte mútuo, pois, não nos iludamos, os árabes não "amam" os palestinos, querem uma guerra por motivos diversos. Atitudes como a atual nã
-
presmad
Lidia: Respeito tua opinião. Lamento que você tenha que mentir para justificá-la: Você disse que não aceita a "política expansionista" de Israel. Tenha a opinião que tiver, sobre a política de Israel, mas ela não é expansionista: o governo do país resolver devolver o Sinai ao Egito nos anos 80, entregou Gaza, entre outras ações decididas pelo governo. Como um governo cujas seguidas decisões encolhem o país está em política expansionista? Por que você precisa mentir para justific
-
Lidia Morais
Marcos, Afora sua sede em imputar-me um ódio que rege TODO seu texto... Respeito-o, respeito-o e convido-o a ler Hannah Arendt "Eichmann in Jerusalem. A Report on the Banality of Evil", pp. 117-119, 158, 169, 214; e Raul Hilberg "The Destruction of the European Jews", 1961 pp. 122-125, 128, 145-146, 155, 163, 279 e segs, 310, 315, 668. Escritores judeus que narram como autoridades judaicas ajudaram o programa anti-semita do nacional-socialismo. como vc abomino a IGNORÂNCIA. Todos erram
-
jotad
Lídia: Parabéns pelo seu texto. Traduziu tudo o que sinto sobre esse assunto macabro.
-
Marcos Berenstein
Lídia, a sua comparação não tem amparo histórico, portanto é tão relevante quanto uma cédula de seis reais impressa em Pedro Juan Caballero. Não vale a pena se aprofundar nessa questão pois seu ÓDIO devotado aos judeus é tanto, que seu cérebro já apresenta sinais de rejeição aos FATOS, revelando a sua triste condição de IGNORANTE de inspiração MEDIEVAL, época na qual QUALQUER acusação feita aos judeus era aceita sem a menor preocupação com a VERDADE.
-
-
Paulo Graeff
Penso que atrocidades graves praticadas historicamente contra os judeus não justificam erros presentes e não tão presentes contra os palestinos, moradores da região, por ocasião da criação do Estado de Israel. Que reine a tolerância para ambas as partes, com reparação mútua dos crimes cometidos e construção de um futuro de convivência respeitosa.
-
Marcio Ferreira
Estou farto desta linha de defesa, na qual toda e qualquer crítica ao comportamento do estado Judeu se torna automaticamente "anti-semitismo". Isso é levar a hipocrisia às últimas consequências, e relativizar a responsabilidade de Israel no episódio da tentativa de "furar" o bloqueio à faixa de Gaza é no mínimo uma clara demonstração de opinião tendenciosa. Ninguém entende como um povo opromido de forma violenta há tão pouco tempo, pode adotar as mesmas medidas violentas contra
-
Tito Oliv
Opressão aos palestinos? O que os oprime é a incompetência e o ódio. Nunca construiram nada naquele deserto nas centenas de anos que lá ficaram desde que tropas auxiliares árabes ajudaram Tito Vespasiano a destruir Jerusalém (foram as primeiras a se apresentar. Nômades saqueadores Jerusalém era um maná). Israel existe há pouco mais de 50 anos e construiu um Estado e uma sociedade produtivas. Inveja sim, é o que têm de Israel. Como todo fracassado que inveja o sucesso alheio.
-
Voz da Verdade
Tito É inegável, que os judeus, com suas riquezas tiveram condições de construir em 50 anos um país muito mais próspero que os árabes conseguiram em muitos anos. Contudo, isso não desqualifica o povo palestino, que tem também seu direito a sobrevivência, a ter de volta a sua pátria, que lhe foi usurpada. Certamente que não será com a manutenção do lento holocausto contra os palestinos, que Israel conseguirá a paz, que almeja. Mas a paz se constrói baseada no res
-
-
Tito Oliv
Só pode ser por ignorância ou má fé dizer que Israel é truculento em todos esses anos pós guerra. Pergunto, após que guerra? Será após a Guerra do Yom Kippur em que atacaram Israel traiçoeiramente em feriado religioso e o efetivo do exército egipcio era maio que a população de Israel na época? Sem contar os efetivos da Síria, da Jordânia, os terroristas de sempre, tropas iranianas, sauditas, iraquianas e de outros países árabes em efetivo de 8 mi de soldados. Má fé e ignorância. Deve ser isso
-
Germano Ramos
Inversão e negação sempre. Israel é um Estado paranóide criado por um ato violento de agressão, ou seja, sempre os outros estarão errados, eles sempre são os agredidos, e devem se juntar aos alemães da segunda guerra, aos EUA no Vietnã, e aos países opressores e manipuladores, com a observação: todos os outros queriam se expandir, Israel somente existir. Quer situação mais difícil? O mundo está multipolar, a China e o sul crescerão, e não terão mais o apoio de uma superpotência. E agora Israe
-
Voz da Verdade
Tito Se cada lado começar a lembrar as coisas que aconteceram no passado, nunca se chegará a paz no Oriente Médio entre Israel e Palestino. Mas nada justifica a brutalidade e a ação desproporcional que o governo de Israel promoveu contra voluntários que levam ajuda humanitária a vítimas da guerra. O que foi feito é absurdo, uma coisa insustificável. Eu acredito que já passou da hora do mundo voltar a tratar Israel da mesma maneira com que os outros países são tr
-
-
Fabio Pereira
Afinal, um texto sensato sobre a questão. Assistimos a intensificação do ódio aos judeus, um antissemitismo grotesco. A manipulação da opinião pública está dando resultado. Como um país em conflito receberia alguém tentando adentrar um território proibido? A retórica faz efeito: sob a bandeira de humanitarismo, tentam entrar onde não devem. Olhemos os dois lados da questão e deixemos reducionismo e paixões de lado. O problema é mais complexo. Nem antipalestino nem antijudeu: a favor da
-
Voz da Verdade
Fábio O território onde estava o navio com ajuda humanitária NÃO É PROIBIDO. Lá são águas internacionais. O tal do bloqueio imposto pelo governo de Israel é ilegal, não tem reconhecimento internaiconal. A ação do governo de Israel foi despropositada. Um brutalidade inaceitável. Nada justifica o que foi feito. Está passando da hora de se tratar Israel da mesma forma como são tratados os outros países do mundo.
-
-
Alvaro Santos
É Complexo,diante de ânimos exaltados..É preciso calma...O Governo de Israel já sinalizou para uma fiscalização conjunta com a ONU sobre o Bloqueio a Gaza...Isto é um passo... O Radicalismo,estremismo não constroi..Teerã e Damasco não tem interesse na Paz,e estão por trás do Hamas e outros... Os Palestinos merecem e precisam de um território,..É preciso Israel sinalizar uma construção deste caminho..Estabelecer um cronograma,metas e produzir passos concretos...O Ódio e A Guer
-
Carlos Frederico
A conhecida erudição do autor não salva uma causa perdida. Não há sequer um único argumento racional para que Israel não aceite retornar às fronteiras originais. Nada obstante, ao contrário do que deveria ser e um dia será, Israel insiste nos assentamentos ilegais na Cisjordânia. Somente o reconhecimento recíproco a ser obtido entre os Estados Palestino e Israelense poderá vir a ser um início de solução dos ódios. Atualmente, Israel tem uma política de governo terrorista e a verdade dói.
-
maxsarden
Ninguem concorda com o Holocausto,mas daí querer justificar a opressão ao povo palestino?Manter um povo subjugado em guetos sem direito até a água?Viva bem e deixa viver tambem.
-
José Freitas
Prezado jornalista, O aumento do ódio à Israel em todo o mundo, antes restrito aos seus vizinhos árabes, turcos ou persas, é de exclusiva responsabilidade de seus dirigentes. O fato de Israel se declarar como a "unica democracia" no Oriente Médio contradiz sua propria afirmação de que apenas uma "minoria" de judeus e palestinos não querem a paz. Desde sua fundação Israel tem sido a causa da instabilidade politica na região. Talvez tenha sido um grave erro a criação
-
Joel Pereira
Caro José,Nao posso concordar com voce. O povo judeu precisa e merece ter seu Estado. As atrocidades que ja aconteceram com o povo judeu mais que justificam isto. Eu acho que a discussao aqui deve ser outra. Todas as conquistas e os sacrificios para que o povo judeu tenha hoje o seu lar nao pode perder a sua legitimidade simplismente pela atual politica do governo de Israel. Israel tem que passar a ser visto como um Estado de Direito e nao como uma potencia que ocupa e que oprime.
-
-
Diego Zanatta Maria
Quantos argumentos bons hein? Já pensou em escrever mais um livro entre os milhões contanto os horrores que o povo judeu já sofreu? Além de tudo ofende a inteligência dos leitores, querendo desviar o foco das discussões atuais, voltando para o tempo da pedra polida.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.