Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ED

    É facil para o colunista falar que as pessoas odeiam Israel , falar eternamente do holocausto , dizer que as pessoas são antissemitas. Dificil é ficar sem sua terra , sua casa , sem agua , sem comida e sem medicamentos. Até no ataque aos navios Israel disse que agiu em legitima defesa pq os ativistas tinham barras de ferro. Convenhamos , enfrentar o exercito israelense com barras de ferro é de uma violencia absurda , coitadinhos dos soldados israelenses . Israel nã

    Responda
  2. LBB

    Ser contra as medidas de Israel não é igual a hostilizar opovo judeu. Isso é uma perigosa inverdade. A pergunta é: como pode Israel fazerisso com os palestinos, já tendo sofrido o que sofreram na mão dos nazistas? Ogenocídio judeu na 2ª guerra não pode ser passe livre para que Israel continuecom o genocídio de palestinos. Assista o documentário "Ocupação 101: vozesda maioria silenciada". O filme pode ser visto neste site http://video.google.com/videop lay?docid=2066052082397073571# p

    Responda
  3. Evaldo

    Holocausto, foi algo repugnante para a humanidade, mas isso não da o direito, e digo mais, Israel esta tornando o holocauto pequeno e distante, comparado com as atrocidades que fazem contra um povo no oriente medio, um povo local, com todos os direitos sobre as terras ocupadas tb por israel. Aprendam a dividir, sejam tolerantes com povos que dividem essa terra a milenios. Os terroristas que vcs acusam, são pessoas que apenas querem defender o direito de viver nas suas terras, tanto qto os jud

    Responda
  4. alexandre

    Pode-se perceber: a) O colonista se coloca como judeu em primeiro lugar, não como brasileiro. b) Saca do bolso o suposto "holocausto"(?). c) Culpa as vítimas pelos crimes dos sionistas. Não pode ser levado a sério!!!!!!!!!!!!

    Responda
    1. Voz da Verdade

      Fábio Também não pode ser levado a sério o governo de Israel, que insiste em não reconhecer a brutalidade praticada contra voluntários de ajuda humanitária.

    2. Fábio Lucas Pierini

      Desculpe-me, mas negar a existência do Holocausto é demonstrar não merecer ser levado a sério.

  5. Fábio Lucas Pierini

    Por mais que se queira fazer "boas ações", levando comida, brinquedos e remédios a um contingente em dificuldades, nada justifica a invasão de um território. Além disso, tudo foi um ato político extremamente midiático, pois todos os ativistas, depois de liberados, ficavam fazendo poses e caras para as câmeras da imprensa mundial. Será que estrangeiros bem intencionados seriam aceitos em nosso país sem autorização para ajudar vítimas da nossa falta de saúde, educação e segurança?

    Responda
    1. Luiz Vigilante

      Fábio Nâo houve "invasão" por parte do navio com ajuda humanitária, porque eles estavam em ÁGUAS INTERNACIONAIS. Foi o governo de Israel quem mais uma vez violou a legislação internacional. Desta vez, faz esse governo tirano com os voluntários de ajuda humanitária o que diariamente faz com as mulheres e crianças palestinas. É um absurdo que o mundo assista a essa brutalidade pacivamente.

  6. YehudaC

    Agora que está claro para (a maioria das) pessoas, de que os ativistas autoentitulados "pacíficos" estavam armados e aguardando pela chegada dos soldados israelenses para linchá-los, bate-se repetitivamente na tecla de que Israel atacou em águas internacionais. Porém, segundo relatório publicado pelo IDF, as leis internacionais para conflitos no mar permitem um exército fazer apreensão e busca em águas internacionais. (vide: http://bit.ly/bLoQrS e confira: http://bit.ly/c8h4Ye).

    Responda
    1. YehudaC

      Enquanto não se revista, não se sabe o que tem. E me desculpe, mas foi encontrado sim armas (ainda que caseiras, como facas, barras de ferro, etc.) que foram usadas contras os soldados, remédio vencido (que preocupados mesmo, eles estavam com a população palestina, né?), bem como tecidos camuflados (pra quê??) e coletes a prova de bala. (busque as últimas notícias internacionais!). Mesmo Israel estando dentro das leis internacionais sobre conflitos, é mais cômodo, atual e

    2. seas31

      Apreensão de que? de remédio, comida, roupa... quanto estupidez hein... daqui a pouco estamos escutando que nesses navios estavam carregando armas, puxa vida.

  7. Fran

    Porque sera que nenhum desses "pacifistas" nao fez nada para barrar as atrocidades do governo assassino de Ira, ou Cuba??Esse papo de pacifista, ONG, etc ja esta cansando mesmo.

    Responda
  8. Rodrigo Teixeira Faria

    A perseguição sofrida pelos judeus na segunda guerra e todos os horrores do Holocausto jamais serão esquecidos pela humanidade. Mas toda esta brutalidade cometida pelos nazistas, não da carta branca para Israel cometer tantos crimes de guerra e não respeitar os direitos humanos. Hoje os palestinos, vivem, nos mesmos guetos usados para oprimir os judeus na segunda guerra. Israel não é um estado acima da lei e deveria buscar a paz com seus vizinhos. Israel e PaLestina tem mesmo direito de exist

    Responda
  9. Leo

    Não tem imparcialidade nenhuma.

    Responda
    1. Valentin Valente

      Realmente é muita histeria e irracionalidade criticar osataques israelenses. Onde já se viu isto? Vocês não conseguem imaginar oestrago que os alimentos iam causar nos planos israelenses de causarsofrimento, humilhação e fome aos palestinos. Meu caro colunista, depois desta coluna você perdeutoda a credibilidade. Israel é o câncer do Oriente Medio e do mundo. É umestado belicista que atrapalha o processo de paz a todo instante.

  10. Serra

    Tem gente muito ingénua em relação á situação no oriente médio. Essa ajuda humanitária é mais uma manobra de propaganda do Irã e Hammas para colocar Israel em uma posição de vilão. Foi o tal Hammas que matou muitos Palestinos em Gaza e os expulsou só porque queriam uma aproximação e paz na região. Nou sou judeu, mas respeito e apoio a vontade deste povo de se defender como poder. O que não defendo é a falta de liberdade e a opressão dos que querem arrazar Israel.

    Responda
    1. Marcio Ferreira

      A manobra de propaganda foi desencadeada por Israel, quando decidiram que deveriam dar tiros na cabeça de civis armados com paus e pedras. Não foi o Hamas que estava no comando da operação de abordagem da frota de ajuda humanitária, sim, porque eles não estavam levando ajuda ao Hamas e sim aos palestinos.

  11. Paulo

    Mas é o autor quem usa de maniqueísmo reducionista e manipulações grosseiras ao dizer que se odiando o governo de Israel, odeia-se todos os judeus, desqualificando as reividicações dos mulçumanos porque parte de seus governos são ditaduras. No fim, o que Israel e alguns judeus precisam aprender é que não é possível escolher os vizinhos. A fronteira dos EUA-Mexico está cheia de traficantes, isso não justifica uma invasão. Ora, também não se pode distinguir o governo de Israel do estado de Isra

    Responda
    1. cezzar

      111111111111111111111111111111 111111111111111111111

    2. Marcelo S

      Resumindo: Na sua opinião o Governo brasileiro e o Estado brasileiro são a mesma coisa? Então não sei porque criticaram tanto a D. Marisa por ter plantado uma estrela vermelha (do PT) nos jardins do Palácio do Planalto. Ou pode ser que você não viu nada de mal nisso. Aconselho uma boa relida no texto para entende-lo melhor.

    3. Pedro

      Considero lúcida e apoio a avaliação do Sr Paulo Vieira:"...é o autor quem usa de maniqueísmo reducionista e manipulações grosseiras ao dizer que se odiando o governo de Israel, odeia-se todos os judeus, desqualificando as reividicações dos mulçumanos porque parte de seus governos são ditaduras."

    4. Paulo Vieira

      Até quando os judeus vão usar o holocausto de ontem para justificar ou querer complacência com o que fazem hoje nos territórios ocupados? Isso é uma vergonha para uma nação que se diz civilizada, mas pratica terrorismo de Estado e debocha do mundo todo quando confrontados.

    5. Amaury Fontenele

      Comparar o Hamas aos Carteis de Drogas no Mexico é um pouco ridículo ce não acha não? Em todos as multifaces de qualquer organização os dois não se comparam. Desde a natureza política e de raça, até a proêminancia exercida na sociedade onde são enraizados, etc. Típica comparação simplista e "noveleira". O Bem e o Mal, o vilão e o mocinho.

  12. Joel Pereira

    Voce tem minha total solidariedade pela perda de seus parentes no holocausto. Este é uma crime que jamais podera se repetir. E por isso mesmo que a sua coluna me traz tanta tristeza. Pois justamente voce, que pode criticar os que passivamente observaram Hitler fazer tais atrocidades com seus familiares, deveria neste momento apoiar os poucos que nao estao passivamente observando as atrocidades em Gaza. Posturas como a do atual governo de Israel nao estao promovendo a paz, mas sim os extremist

    Responda
    1. Roseli Shavitt

      A frase chave do artigo é a seguinte: "A guerra próxima não é entre israelenses e palestinos, mas entre os israelenses e palestinos que querem a paz contra os israelenses e palestinos que não querem a paz". Portanto, a mobilização verdadeiramente necessária, se é este o objetivo dos ativistas da "Paz", seria trabalhar junto aos líderes do Hamas, declaradamente contra as conversações de paz com Israel, para que adotem outra postura. Este sim seria um objetivo verdadeiramente interessado na paz

    2. Deltaone

      O mundo assiste a mais um capítulo triste na história de Israel e Palestinos. Israel tem o direito de existir em Paz. O povo Palestino idem. Mas, se Israel é guerreira, o povo palestino, a Palestina e Gaza estão nas mãos de terroristas sanguinários. A ONU deveria enviar uma força armada para a Faixa de Gaza e para a Cisjordânia, prender todos os líderes radicais terroristas, inclusive os destes episódio naval, julgá-los como em Nuremberg. Após a sentença, a execução, a paz chegará ao povo...

    3. Ahmad Samah hizbolah Halobzih

      Eu como residente no Cairo e lendo muitos dos comentários externados, pude chegar a seguinte conclusão: 1- todos missivistas, quase todos são unanimes em apoiar uma solução para os palestinos; 2- quase todos, nutrem ódio ancestral, independente ao estado de Israel ou aos Judeus. Com isto só podemos dizer o seguinte: 1- vivendo nesta região e já estado em gaza, a propaganda do Hamas é excelente, pois lá nada falta, tudo existe em fartura e não há bloqueio para ajuda

    4. Ricardo Silveira

      Comentario perfeito. Resume o sentimento geral.

    5. Marcos Lopes

      Concordo com o Joel e aproveito para chamar a atenção para a arrogância típica dos que defendem incondicionalmente Israel: "Ódio a Israel ameaça palestinos" - veja, somente os palestinos estão sendo ameaçados, os isralelenses seriam inatingíveis? O governo de Israel está tirando a paciência até do seu principal aliado, vetador plantonista das sanções da ONU, os EUA. E Israel não existiria sem essa proteção...

    6. Wilson Prates

      O fato dos Judeus terem sido vitimas no Holocausto não da a eles o direito de fazer o que querem e o mundo ficar assistindo. Afinal eles não foram os únicos que sofreram durante a Segunda Guerra mundial, porém o são sempre lembrados como se fossem. Qualquer manisfetação contra Israel e sempre taxada como Anti-Semitismo, mas o que se espalhou pelo mundo não tem nada a ver com ódio ou aversão aos Judeus. Este sentimento é indignação devido a truculência da ação militar contr

    7. Leto

      Não temos ódio de Israel,como também não temos ódio da Palestina, do Irã, nem da Síria! Lamentamos é a arrogância deterroristas e fundamentalistas (judeus e árabes) Portanto, extremamente inconvenientes e lamentáveis as observações dojornalista. Não se pode confundir a legítima indignação mundial contra os constantes ataques israelenses aos direitos humanos dos palestinos com "ódio".

    8. Joel Pereira

      Caro Danilo, Entendo que o objetivo da coluna seja alertar contra o aumento do anti-semitismo no mundo depois dos recentes acontecimentos. Acho isso muito importante. Apenas critiquei a forma como isso foi feito.

    9. Joel Pereira

      Caro Sr. Regis, Nao perca o seu tempo em me atacar, pois a ultima coisa que sou nesse mundo é anti-semita. Tambem nao se esqueca de uma coisa: eu sou uma voz moderada em todo esse discurso, como sao a maioria das pessoas. Eu apoio o Estado de Israel. Tente ganhar as pessoas moderadas e voce ira mais longe em sua causa. Nunca fiz um paralelo entre a Alemanha de Hitler e Israel ou palestina.

    10. Regis

      Comparar a situação da palestina com a Alemanha de Hitler é uma sandice, coisa de idio-tas ou de gente ordiná-ria mesmo, quantos foquetes os judeus lançaram contra a Alemanha? Quando foi que Hitler teve que mover a SS para proteger a vida de alemães contra os judeus? Quando foi que os judeus da Europa declararam que a Alemanha não tem o direito de existir e deveria ser varrida do mapa? Quando foi que os países europeus armaram os judeus para chacinar alemães? Seu anti-semitismo é mal disfarça

    11. Rosado

      Uns observaram passivamente, segundo você, é claro, o extermínio dos judeus na segunda guerra. Outros observam passivamente o extermínio dos palestinos hoje. Você apenas observa, já que nada faz, mas faz isso passivamente ou ativamente?

    12. danilobc

      O objetivo da coluna era alertar para um perigo maior, amigão.

  13. reginaldo Silva

    Extremamente sensato seu texto Malgergier, infelizmente o demônio deve usar esses feixes de "boas intenções", desse parte dita "progressista" da sociedade, como lenha para esquentar seu caldeirão. Moro na europa, numa cidade cheia de judeus e arábes - Antuérpia - e posso dizer que, de maneira geral, o sentimento que tenho é o de que, quer nós venhamos à querer ou não, o embate entre a nossa sociedade e a sociedade muçulmana vai acontecer. Pobre de quem somente que viver em paz.

    Responda
    1. Luiz Vigilante

      Pois é, Reginaldo. Enquanto vc mora na Europa, nós aqui vivemos no Brasil, onde judeus e muçulmanos vivem em paz. Isso mostra que é possível a convivência pacífica, desde que se impere o respeito às diferenças.

  14. seas31

    Que reportagem hipócrita, Israel é que tem mostrado a sua truculência esses anos todos pós guerra, as máscaras vão cair logo... Não desconheço do sofrimento que é de uma Guerra, mais é muito egoísmo falar somente dos Judeus, quantas nações e vidas afundou na segunda guerra... Alemanha mesmo estando do lado errado foi massacrada, até parece que todos daquele país concordava com o maluco do Hitler, o sofrimento foi do mundo e não somente de Israel - Judeu é Hipócrita e Egoísta.

    Responda
    1. seas31

      desculpe, mas não disse nem a metade do que penso. Nesse momento depois de tantas ações #$%^& vindas do Estado de Israel, não espere palavras amáveis aos Judeus. Vão escutar ofensas por muito tempo. Não se pode discutir jamais o direito de defesa de uma nação, mas essa última ação Israelense é odiosa. Israel é uma nação que esconde a verdade, a exemplo de ARMAMENTO. A falta de transparência escurece a moral, você sabia disso Dan Kuper? racismo... eu hein...

    2. dan kuper

      Eu não intendo a f.olha permitir esse tipo de comentário. Na última linha do post do Sergio Souza está escrito - "Judeu é Hipócrita e Egoísta", se estivesse escrito "P.reto é Hipócrita e Egoísta" seria considerado racismo?

  15. tiagodefreitaslima

    Parabéns pela imparcialidade do texto. Muito bom. Embora concorde que é impossível não associar Israel aos judeus, é fato que o governo dessa nação há muito, ouso dizer desde a sua formação, se distanciou dos tradicionais ideais humanistas da cultura judaica. Da mesma forma que vemos grupos extremistas controlando a vontade dos palestinos, vemos Israel ser governado por extremistas religiosos que louvam a guerra. Enquanto a religião guiar ambos os lados, esse conflito jamais terá fim.

    Responda
    1. ASantos

      Tiago, sua colocação e análise foi muito boa. Realmente, enquanto religião e política não se dissociarem, dificilmente haverá a paz. Entretanto, não sei onde você enxergou imparcialidade no texto do Malbergier. Ele foi, mesmo que tentando não parecer, bastante parcial em favor dos judeus, como se seu povo fosse a vítima, o bode expiatório. Não estou aqui defendendo A ou B, mas não é certo fazer de Israel o injustiçado pelo que se passou com os judeus no holocausto.

  16. Cristiano Orlando

    o problema e que os israelenses cegos que nao querem a paz, sao os que estao no poder... e parece que apenas os muculmanos sao os criminosos terroristas na situacao neh ? Israel atacou uma embarcacao de grupo humanitario em aguas internacionais, pois esta bloqueando o acesso a Gaza, a qual nao pertence a Israel, com a desculpa de poderia entrar armas para os grupos terroritas. Se o Brasil atacar o paraguai por causa da droga que entrar pela fronteira seria permissivel usa

    Responda
    1. Cristiano Orlando

      Marcos, se um navio vai em direcao a Gaza, Israel que fique "pianinho", pois Gaza nao pertence a Israel, quer coisa mais simples?

    2. Marcos Berenstein

      " Se o Brasil atacar o paraguai " Orlando, melhor escolher outro exemplo pois o Brasil já atacou o Paraguai e promoveu uma MATANÇA DESENFREADA por lá, tá certo?? Pergunta para algum Paraguaio se estou mentindo..." com a desculpa de poderia entrar armas para os grupos terroritas " E você espera que Israel fique INDIFERENTE ao ver um navio rumar em direção à Gaza sem se preocupar com sua carga ?? QUAL O PAÍS QUE PERMITIRIA TAL AFRONT