Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Heli de Oliveira Guedes

    Prezado jornalista Sérgio Malbergier. Estou postando por partes, em sequencia, pelo no. de caracteres: Penso que vc deve estar bastante encorajado com o resultado desse seu post. Especialmente depois do que postou o Bruno Altman. Prestou ele um serviço/desserviço a tese que esposa. Acho que vc tem em mãos um belo material para análise, seja quantitativa ou qualitativamente considerado, positiva ou negativamente falando. Pode render até um livro em apoio da sua tese. Fica aqui a sugestão. S

    Responda
  2. Moises Lopes

    O estado de Israel parece se comportar como aquela pessoa que não suporta críticas aos seus atos. Tudo que faz é sempre irretocável, a mais perfeita imagem da perfeição. Para isso invoca-se todo tipo de artimanhas e discursos dos mais variados, incluindo-se aí até fatos(?) ocorridos na II guerra e que ser humano algum na Terra pode sonhar em questionar se foram realmente seis milhões, bilhões ou trilhões. Acho que há o terror de um lado e o terror para impedir o terror de outro, ad infinit

    Responda
  3. mariano

    Vitimização Será de onde tiraram essa astronômica cifra de 6.000.000 de judeus morto? Não será esse número um exagero? Já que sofreram tanto, porque não aprenderam que não se deve fazer isso com os outros, no caso os palestinos?

    Responda
    1. Mau O

      Caro ap.edeuta......os judeus na segunda guerra foram mortos apenas por sua crença...e não por baixas de civis na guerra. É claro que não há um número exato, mas após 5 mil anos de histórias e perseguições, você acha que não existiriam 6 milhões de judeus na Europa??? E quanto aos palestinos, eles que invadiram Israel.....há centenas de anos.......eram os chamados Filisteus da bíblia (se é que vc não leu). Eles que massacraram os judeus.....e não o contrário.

  4. LUCAS ELMO PINHEIRO

    Sr. Sérgio, Sempre admirei a saga dos Judeus e toda tragetória. Mas está tornando inviável e realmente tornou-se impossível qualquer defesa. A arrogância e intranzigência é injustificável e lastimável.

    Responda
  5. ClarisseG

    Prezado Sergio Um alento ler o teu texto. Impressionante como as pessoas só lêem o que confirma a idéia que tem anteriormente. Em nenhum momento apóias a ação do governo de Israel, mas alertas à condenação prévia que o fato de ser judeu carrega. No UOL, teve destaque manchete de Iara Lee dizendo que soldados atiraram ativistas no mar. Lendo, descobre-se que ela nada viu, já que estava embaixo e passou mal. E a única imagem de alguém jogado ao mar foi um soldado, pelos pac

    Responda
    1. jsosse

      É muito fácil se defender de um ataque apelando para o fato de "ser judeu". Não tenho absolutamente nada contra a religião, o povo, ou o país. Apenas tenho contra arbitrariedades e violências. De ambos os lados. Condenar os terroristas é fácil. O que é difícil é denunciar um ato como o de Israel semana passada - e outro parecido ontem -, sem falar do bloqueio ilegal a Gaza e da recusa em uma investigação internacional, se a todo o momento se é tachado de antissemita sem razão ou propriedade.

  6. Oliveira jr

    Desde o início da escola de Frankfurt que o único objetivo dos comunistas/globalistas é destruir a cultura judaico-cristã ocidental a fim de implantar o regime totalitário mundial. Os jordanianos trucidaram mais palestinos no Setembro Ne_gro do que Israel em 40 anos e ninguém fala disso. Israel pode ter se precipitado, mas agiu com firmeza diante da certeza de armas nos navios humanitários(?). Há pouco os Castro detiveram mais de 37 pessoas que apenas pensam diferente em Cuba. Cadê os ativist

    Responda
  7. Marcio de Paiva Delgado

    Parei de ler no: "... é de embrulhar o estômago ver a guerra mundial contra Israel."A folha não tem ninguém sério pra comentar o assunto?

    Responda
  8. Francisco

    É incrivel perceber como a mídia está a serviço de Israel, mesmo diante de todas as evidências a mesma sempre procura amenizar as ações violentas desse país que se mostra sempre arrogante e prepotente amparado por seu aliado , os EUA.

    Responda
  9. Wilson Cohen

    Bamdo de ignorantes ignóbeis. Israel é um Estado legítimo, legal e lindo. Não vou longe ...vocês já esqueceram de homens-bomba explodindo em ônibus, universidades, mercados e danceterias israelenses, matando jovens, crianças e cidadãos?? Sabe como isso acabou? Com muro na Cisjordânia, fechamento das fronteiras em Gaza, bloqueio marítimo e aéreo (aumento da segurança). O Hamas luta pela destruição desse Estado, junto com Síria, Irã e outros. Tem que abrir mão dessa idéia como o Fatah fez.

    Responda
    1. jsosse

      Muito bem dito. Seria interessante que os isralenses - judeus, cristãos, muçulmanos e tudo o mais - percebessem que poucos no mundo têm algo contra eles especificamente, sua cultura ou povo. Mas muitos têm muito contra seus atos e os atos do governo que apóiam.

    2. josé soares

      A Alemanha dos anos 30 também era um Estado legítimo, legal e lindo. Só que para os alemães. E, na opinião de um nazista da época, sabe como isso foi possível? Simples. Confinando os judeus em campos de concentração, matando-os de fome, espoliando-os, porque, para esse alemães, os judeus "lutavam" pela destruição da Alemanha... Mas, para esse alemão nazista, nada de ruim teria ocorrido para esses judeus, se eles concordassem pacificamente em deixar de existir (assim como os palestinos.

  10. JOSÉ OLIVEIRA

    Por que esse medo irracional no ato de e entregar um caderno e um lapis a uma criança palestina em Gaza????????????????????

    Responda
  11. josé soares

    Fernando, Existem duas obras fundamentais que eu recomendaria para analisar os crimes de Israel: "A Indústria do Holocausto", do judeu Norman Finkelstein; e a "História Oculta do Sionismo", do judeu Ralph Schoenman. Ressalto que a autoria é importante: ambos são judeus e sobreviventes (ou filho de) do Holocausto. É aterrador os relatos feitos por eles. Inclusive para demonstrar a falácia de terrorismo: os "pais de Israel" estavam todos fichados como terroristas na Scotlan

    Responda
  12. Cristiano Garcia

    Não sou anti-semita,o holocausto foi ocorrencia hedionda, e não apenas judeus foram suas vitimas, mas tambem ciganos, homossexuais, comunistas, deficientes fisicos e mentais, pensadores de países estrangeiros, etc. Mas me parece que seu raciocinio esta longe de ser centrado na verdade e justiça. O governo extremista de Israel, praticou pirataria, terrorismo, assassinato, sequestro e saque, contra pacifistas desarmados. Tudo isso em aguas internacionais. Isso aumenta o ódio do mundo contra Isr

    Responda
  13. Júlio Dalcin

    Só entenderá o que acontece no Oriente Médio quem ler as As Guerras de Deuses e Homens (cuneiforme).

    Responda
  14. luiz henrique sants dias

    E incrivel como os judeus se colocam como coitados por causa do holocausto, a guerra terminou em 1945, foi lamentavel o que ocorreu, foi desumano, genocito mas passou, o que aconteceu nao vai dar aos judeus um passe de inocente infinitamente, a verdade e que o holocausto ao qual vcs criticam tanto, esta sendo repitido por vcs em menores proporçoes na palestina, aquele povo padece e morre pq vcs simplesmente nao simpatizam com o partido que eles escolheram para governa-los democraticamente.

    Responda
  15. Speak

    Este texto demonstra porque não se consegue chegar a acordos de paz naquela região. A afirmação "quem está contra Israel está contra os judeus" demonstra um profundo isolamento. São os próprios judeus que evocam o Holocausto que ocorreu sob vistas grossas. Como poderíamos nos nossos dias ignorar coisas que nos envergonham como seres humanos? Se eu achar que matar os ativistas nos navios foi um crime já serei tachado de anti-semita? Será que as noticias que nos chegam não são confiáveis?&nbs

    Responda
  16. mactucci

    O que é a justiça para um e para outro? Remexer na história do passado é reavivá-la no presente, usá-la como justificativa para qualquer ato, é em sí, um crime. Fiz recentemente amigos judeus que vieram morar no Brasil fugidos da guerra, nada velada, que por lá ocorre, isso há três meses. É óbvio que o povo judeu não concorda com o que esta acontecendo, mas também não se torna irrelevante o ódio dos vizinhos. Enfim, não é possível que os interesses de 7 milhões sobrepuja os de 6 bilhões. Paz!

    Responda
  17. Anti-hipócritas

    Israel enquanto "Estado" não passa de uma falácia. Não passa de uma grande mentira histórica. Não passam de invasores das terras palestinas que impuseram-se pela violência e pelo ódio e que, infelizmente, pela violência e pelo ódio sucumbirão. Invadiram as terras palestinas e não permitem que seus verdadeiros donos, os palestinos, constituam seu próprio Estado. Já pensaram no dia em que os EUA deixarem de ser hegemônicos no seu poderio militar que protege os judeus? Será um novo holocausto./

    Responda
  18. josé soares

    Os internautas do MOSSAD para a impossível defesa do regime nazi-sionista, pelo visto, não estão obtendo o mínimo sucesso. Afora a surrada e já inútil cantilena "se criticas Israel, és anti-semita e se esqueces do Holocausto", não apresentam mais nenhum argumento. Partem apenas para xingamentos, deboches ridículos, etc. Parece que o judeu Albert Einstein tinha razão quando se manifestou contrário à crição de Israel: as piores tendências do povo judeu viriam à tona!

    Responda
    1. Estamos de Olho

      Fernando, leia o livro que eu comentei anteriormente do Ilan Pappe "The Ethnic cleansing of Palestine". O autor relata com maestria a criação do Estado de Israel e as consequências e atrocidades cometidas contra os Palestinos.

    2. josé soares

      Artigo do maior jornal de Israel, o Haaretz, em 2009: "Israel recruta exército de bloggers para combater sites anti-Sionismo"... V. Sª deve ter sido um deles (será que de graça? adesão ao nazi-sionismo?) Felizme nte, o discurso pró-nazi-sionistas não está colando. Dando uma olhada nas mensagens postadas, a esmagadora maioria já percebeu "o" que é Israel (e "o" que são os defensores).

    3. João

      Te desejo sorte: com alguma leitura, você vai conseguir sair da ignorância e do preconceito. É fácil, você vai ver.

    4. Fernando Cunha

      E não é uma batalha? Pois eu jurava que você fosse o general israelense... Que decepção! É uma batalha sim: temos de combates a ignorância e o preconceito.

    5. João

      Ué, eu nunca soube que aqui era um campo de batalha... Você, lacaio do Ahmadinejad, já declarou guerra até aos outros internautas??? Não solte bombas virtuais não, hein...

  19. Paulo Lima

    Não tenho nada contra o povo judeu , mas por outro lado sou totalmente contra o sionismo bem como tambem sou contra os fundamentalistas islamicos ou qualquer outro tipo de comportamento baseado no fanatismo religioso. O senhor Sérgio M. como muitos outros sionistas de plantão se utilizam sempre dos terriveis fatos ocorridos no holocausto ,para justificarem o holocausto que Israel veem fazendo com os povo Palestino.

    Responda
  20. ronji

    Sérgio, costumo ler seus textos com satisfação. Mas, neste texto, vc realmente largou a veia jornalística em favor de um discurso panfletário e míope. Afinal, pela tua lógica, se até ontem os afrodescendentes eram escravos neste país, deveria ser justo que a partir de amanhã se abrisse uma brecha legal para permitir que os descendentes de escravos escravizassem os que descendem de seus opressores! Pense um pouco, veja a insanidade do teu raciocínio e, de resto, também a de Israel. Abç. Ronald

    Responda
  21. Éder Danilo

    O autor foi infeliz em equiparar "ódio ao Sionismo" com Antissemitismo. O Sionismo não passa de uma doutrina política nos moldes do Nazismo e do Apartheid. Elegem uma "raça" ou povo inferior, para então justificar as ações criminosas. Será que todo judeu apoia o Sionismo? A resposta é: Não! Existem judeus que odeiam o Sionismo. O senhor falar do Hezbollah, esquece de mencionar que o Likud foi formado a partir do Irgun, grupo terrorista Sionista. E aí?

    Responda
  22. walter alonso

    La questao palestina e judia es um resquisio da guerra fria,o judeos dependen de los americanos e os americanos precisan de Israel no oriente medio.Mas como dice jose Alencar donde van con ese odio todo.Matan Iraquianos,paquistaneses, porque es el Armagedon la guerra final entre el bien e o mal,los otros son el mal,o diabo los que nao aceitan lo que nos gosta, mas parece tiempos da inquisicion en la españa donde los judeus tinhan que trocar de nome para sobrevivir.

    Responda
  23. Paulo Gerardi

    Até quando vamos ficar remoendo o passado do holocausto e relembrando suas vitimas para possivelmente amenizar os atos bárbaros cometidos nos dias de hoje? Não que devemos esquecê-lo, mas podemos tranquilamente tirar isso fora do contexto ao discutir o que hoje está acontecendo com Israel e o povo árabe.

    Responda
    1. Paulo Gerardi

      Jesse, grato pelas boas-vindas.

  24. Fernando Cunha

    http://www.livrariacultura. com.br/scripts/cultura/resenha /resenha.asp?nitem=534372&prev iew=1&sid=01711692412576017176 98018&k5=227A4F1D&uid= Vá em Google Preview e leia o capítulo 4. Embasamento acima de tudo...

    Responda
    1. Fernando Cunha

      O Século XX, vol. 3. Uma coletânea de textos. Entre os organizadores, ninguém menos que Daniel Aarão Filho. O texto 4 é da Keila Grinberg, "O Mundo Árabe e as Guerras Árabe-Israelenses".

    2. mactucci

      diga o nome do livro o link não está funcionando...

  25. Ingenuidade

    Os piores extremistas no mundo são os extremistas judeus. Os judeus tem o habito de justificar, relacionar, as barbaridades que fazem com o sofrimento na Alemanha nazista. Porque o povo de Israel elege um extremista como Netanyahu?? São ignorantes?? São extremistas??

    Responda
  26. REVOLUCAO

    Outra vez a balela do Holocausto. No holocausto tambem foram extintos milhoes de Polacos, homossexuais e outras minorias, no entanto essas minorias nao praticam o terrorismo e assassinatos para justificar sua existencia como Nazisrael. Sou solidario ao povo Judeu pelo que aconteceu, mas nao solidario aos Sionistas porcos que comandam o estado terrorista que querem revidar seu odio contra o povo Palestino. Ainda usam a desculpa da terra santa para ter o opoio dos fanaticos cristaos igno

    Responda
  27. rafaguelle

    Mto infeliz esse texto. Onde está a semelhança entre o Holocausto c/ o q ocorre agora na questão Israel-Palestina? P/ mim, essa é uma desculpa batida e sem nexo p/ justificar, em nome d "justiça" ou suposta "perseguição", crimes cometidos pelos judeus contra os palestinos. Um erro não justifica o outro. O Estado d Israel, financiado pela aliança ONU-EUA, tal como está, é uma aberração artificial. E a Palestina? Assim como os judeus, eles tb não podem reivindicar a terra q tb têm direito?

    Responda
  28. Antonio Marques

    Sérgio, parace que o seu texto não conquistou muita popularidade por aqui. E é exatamente por isso que muitos tem ódio do estado de Israel. Como pessoas tão intruídas e bem preparadas não conseguem enxergar a realidade que todos veêm. Parece uma opinião tendenciosa completamente míope em relação a realidade e que se vitimiza para atacar. Talvez Hitler sofresse desta mesma míopia, e o mundo precisou fazê-lo enxergar.

    Responda
    1. João

      Israel está se lixando para a popularidade entre aqueles cujo presidente apóia o terrorismo iraniano.

  29. Reduto

    Vc é um cara de pau. É facil chamar de "complexo" o conflito entre Palestinos e Israelenses, enquanto milhares de palestinos estão sendo assasinados covardemente por Israel.

    Responda
  30. clewerton di primio

    A impressão que dá é que o autor justifica a avaliação política do governo de Israel, com o retorno movimento anti-judaico. O princípio de respeito as crenças e liberdades individuais é lei universal, e uma ação hedionda como o holocausto jamais deve se repetir. Não obstante, Israel viola resoluções da ONU desde a sua fundação, sendo muitos os casos que depõem contra uma política de boa vizinhança. Antes de se invocar o antisionismo, creio que falta fazer uma boa reflexão

    Responda
  31. Kawazaki

    Também tenho ascendência judia por parte de pai e, sinceramente, cada vez mais me envergonho destas origens (a anos não mais uso meu último sobrenome). Pelo visto não tivemos a nobreza de tirar algo de bom de todo o sofrimento que passamos com o nazismo. Não aprendemos nada! Apenas fomentamos nosso rancor, ódio e intolerância. Também não digo que deveria ser algo como os japoneses (minha outra ascendência), que, humilhados após a guerra, subservientemente engoliram suas crenças

    Responda
  32. satya81

    O estado de Israel foi criado junto com o Palestino, mas só um existe de fato mesmo após décadas. O discurso sionista parece com aquele em que se culpa a vítima do estupro: "Mas ela tava com uma mini saia provocando..." A vítima não pode ser culpada pela agressão. Israel é o culpado pela instabilidade na região, pois após décadas a diplomacia falhou. Parece que a única solução para os palestinos é pegar em armas, com ajuda do mundo islâmico. O fundamentalismo é cria de Israel./

    Responda
    1. Ada Bicker

      Que eu saiba o Estado Palestino nunca foi criado. E olha que isso faz parte do interesse de TODOS pela PAZ, inclusive de ISRAEL. Só o HAMAS que não acha interessante essa idéia... O fundamentalismo é cria de Israel? Que bobagem é essa? É cria de radicais islãmicos que querem converter o mundo à força para sua crença.

    2. Estamos de Olho

      João, desisto de vc. É muita ignorância por frase escrita.

    3. João

      Só um estado existe, porque os palestinos preferiram a guerra a aceitar a partição da Palestina proposta pela ONU. E desde então, não querem apenas o Estado Palestino, querem isto e mais a destruição de Israel. Só que isto, eles não vão conseguir. AAAAAhhhh, não vão mesmo.

  33. edicardoso

    Caro Sérgio Malbergier,voce sabe que ninguem é contra os judeus,não se faça de vitima.Cada vez que Israel pratica um ato criminoso voces apelam para o holocausto que todos repugnamos.O fato caro Sergio é que soldados de Israel (não o povo judeu) ma_taram ativistas em aguas internacionais e não no territorio israelense,não importa quem começou, isso faz de Israel o agressor,pois não houve nenhuma invansão a Israel.Esse ato covarde,cruel e criminoso amigo Sergio poderia ser evitado.

    Responda
    1. João

      ninguém??????? jura??????

  34. LPTG

    Israel comete assassinatos, massacres, ocupa e confisca terras dos palestinos (colônias na Cisjordânia e Jerusalém Oriental), libanenes (Fazendas de Sheeba) e dos sírios (Colinas de Golan), promove o apartheid aos palestinos, tem um exército poderoso, arma nuclear e a proteção dos Estados Unidos, etc. Mesmo assim sempre é a vítima, faça o que fizer. A eterna política de vitimização. Ainda quem critica Israel é acusado de antissemita pela lógica do jornalista. Jornalista ou advogado de defesa?

    Responda
    1. João

      Só é imparcial quem prega a eliminação do estado de Israel. Ahmadinejad, por exemplo, um primor de democracia e equilíbrio, este deveria ter escrito o texto. Lulistas e esquerdopatas do mundo aplaudiriam emocionados.

    2. Estamos de Olho

      Não é um jornalista de verdade obviamente porque não respeita a regra número 1: imparcialidade!

    3. fabriciodoiss

      Com certeza ele é judeu

  35. marcelo isidoro alves

    Desculpe, mas nesta história de Israel X Palestina não há moçinhos nem homens totalmente maus... O holocausto foi uma das maiores atrocidades da história, ok, nenhuma pessoa sensata duvidaria, mas para o sensatos também é indiscutível que Israel mantém uma postura racista com os palestinos que volta e meia descamba para a desumanidade.

    Responda
    1. Estamos de Olho

      Não acho que seja racismo Marcelo, o problema é muito maior do que isso. Uma simples análise em um mapa da região já deixa claro do que se trata: um Estado do Ocidente no meio de milhares de países "orientais", islâmicos, com muito muito muito petróleo e gás...

  36. fabriciodoiss

    Na minha otíca, é obvio que o governo de israel é extramente racista e, logico, só visa seu interesses. Sou a favor da democracia em sua plenitude, como seria a relação do mercosul, se todos se comportacem como Israel???? Discordo totalmente do titulo da coluna, pois todas as noticias que vejo de israel são de ataques ! PAZ se faz PAZ

    Responda
  37. marcelo isidoro alves

    Desculpe, mas nesta história de Israel X Palestina não há moçinhos nem bandidos... O holocausto foi uma das maiores atrocidades da história, ok, nenhuma pessoa sensata duvidaria, mas para o sensatos também é indiscutível que Israel mantém uma postura racista com os palestinos que volta e meia descamba para a desumanidade.

    Responda
  38. Drico

    ACHO NO MINIMO ESTRANHO, TODA VEZ QUE SE CRITICA UM JUDEU ,ELE LOGO LEMBRA DO HOLOCAUSTO,E DIZ QUE TUDO AGORA É ANTISSEMITISMO. QUE O HOLOCAUSTO FOI UM ABSURDO FOI,MAS A QUESTÃO NÃO É ESSA AGORA. O QUE O GOVERNO DE ISRAEL ESTA FAZENDO AGORA EM RELAÇÃO A FAIXA DE GAZA ...TAMBEM PODE SER COMPARADO A UM HOLOCAUSTO COM O POVO PALESTINO. ELES PARECEM NITIDAMENTE (EM MEU VER) QUE ESTÃO TENTANDO ACABAR COM AQUELE POVO,SEJA POR FOME,FALTA DE AUXILIO,POR BOMBARDEIOS...ENFIM ,UM MA

    Responda
  39. satya81

    O discurso sionista é sempre o mesmo: "Tadinho de nós que fomos vítimas do holocausto e que tentando nos defender de terroristas atraímos o ódio da opinião pública." O sionismo hoje é o nazismo de ontem. Nada justifica o massacre de civis, e não estou só falando do ataque aos navios não. Estou falando do massacre diário dos palestinos, de constantes ataques a alvos civis.

    Responda
  40. mauro guanandi

    divertido aqui não?

    Responda
  41. Advogado

    Querido Sérgio, Interessante observar que as 09 (nove) vítimas ocorridas, na tentativa de invasão à faixa de gaza eram Turcos. Os mesmos turcos que tem sistematicamente bombardeado territorio iraquiano para conter os curdos. E até mesmo, invadido com tropas o Iraque, para perseguir insurgentes curdos que ligitamente revidicam a criação do Curdaquistão. Vale a pena lembrar que os curdos descedem dos Medos da Persia (hoja Ira), o Iraque (Babilonia) e a Turquia de hoje, parte da Grecia./

    Responda
    1. Lightbear

      Caro Russel Antisionista ou antisemita, ou seja la o que for. O problema, e parece que nâo estou sozinho na analise, nâo e contra o individuo judeu, e sim contra o estado de Israel. O qual e uma coisa inventada, não exisitia ate ontem (1948). Quando os judeus sairam do cativeiro no Egito, a Palestina ja era toda ocupada. Quem sera o invasor. Ali e terra santa de cristão, mulçumano e judeu. Nao tem dono. Tem grilagem. Pertence a todos os 3 povos. E um abuso submeter a paz mundial

  42. Paula

    Esse texto me deu até preguiça d argumentar. Se a indignação da opinião pública contra os absurdos que Israel comete contra os palestinos viesse d seu antissemitismo, pergunto então se a indignação da opinião pública com o massacre dos manifestantes pró-eleições livres no Irã viria d seu anti-islamismo. Alguém já escreveu nos comentários q assim como o mundo assistiu passivamente o extermínio dos judeus, agora assiste passivamente tb a degradação e humilhação dos palestinos.

    Responda
  43. Fimdapicada

    E o mais engraçado disso tudo é que dois terços da população judia vivem foram do ILEGÍTIMO E NÃO RECONHECIDO Estado de Israel o Sr. Colunista Sérgio Shalom fora do planeta terra kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
    1. Fimdapicada

      PESSOAL, PENSANDO BEM, PARA QUE FICARMOS DISCUTINDO A RESPEITO DE ISRAEL, ALGO PLATÔNICO, CUJA AS FRONTEIRAS NÃO SÃO RECONHECIDAS INTERNACIONALMENTE. PERDA DE TEMPO, MELHOR DISCUTIRMOS SOBRE O IRÃ, QUE POSSUI SUAS FRONTEIRAS PELNAMENTE RECONHECIDAS INTERNACIONALMENTE, QUE NÃO POSSUI OGIVA NUCLEARES E QUE NÃO ASSASSINA CIVIS DE OUTROS PAÍSES.DISCUTIR O ESTADO DE ISRAEL É DISCUTIR O SEXO DOS ANJOS KKKKKKKKKKKKKK

    2. Ada Bicker

      Que eu saiba a palestina que não possui um Estado. É "governada" pelo Hamas = terroristas :-o Planeta Terra chamandooo!

    3. João

      não reconhecido por você, Líbano e Síria.. APENAS. O ilegítimo, também, é por sua conta.

  44. Marcelo Botta

    Sergio, se você não compreende que um bom judeu, hoje, deveria queimar seu kipá em protesto contra esse novo holocausto promovido por israel contra o povo palestino, você perdeu a isenção do bom jornalista. Não tenho nada contrajudeus, gostaria de enfatizar isso aqui, e sei bem da relevantecontribuição do povo judaico emvirtualmente todas as áreas da cultura humana. Posto isso,acrescento: considero abominável a política imperialista/expansionista/cri minosa do estado deIsrael.

    Responda
  45. Mussum da Mangueira

    Imparcialidade no texto? Nem o próprio Sérgio expressou que ele é imparcial, a começar pelo título, que ja começa como uma ameaça aos palestinos. E a seguir a velha história de que meus parentes foram vítimas do holocausto e outra vez os 6 milhões de judeus, sem nunca citar os outros milhões de mortos... E agora dizer que "Israel foi bonzinho ao sair do Líbano e Gaza, e daí então os ditadores tomaram posse do lugar" como se Israel apenas tivesse se retirado desses locais até sem invadi-los...

    Responda
    1. mauro guanandi

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  46. Denis um brasileiro

    O que o ódio tem levado à região? Eterno receio de bombardeios e atentados terroristas, desemprego, dependência - os palestinos de ajuda humanitária, Israel de ajuda financeira e militar os EUA. Hoje Israel tem uma renda per capita inferior à da quebrada Grécia. Tem de haver o Estado de Israel e tem de haver o Estado Palestino. É uma questão de sobrevivência - para ambos os lados.

    Responda
    1. russell silva

      Claro mauro, nenhum desses paises que você citou recebe BILHOES E BILHOES DE DOLARES, dos pagadores de impostos dos EUA para projetos militares como a ultima defesa anti-misseis de israel. Sobra dinheiro ateh pra comprar midia e rolar o lobby do AIPAC no congresso gringo.

    2. mauro guanandi

      a renda per capita de israel é 150% superior à da grecia. é igual á da austria superior à da korea. 215% da brasileira. e 5 vezes a egipcia e israel é obrigado a gastar 50% do orçamento em defesa. fosse isso desnecessario, a rendaper capita de israel seria equivalente aá da suissa, superios á americana em compensação a renda per capita dos palestinos da margem ocidental é o dobro da siria, do egito e da jordania, graças a existencia de israel d

  47. MARX Golgher

    Brasileiro que sou, indago:- Quantos brasileiros Israel já matou? Nenhum. Mas movimento islâmico do Hamas já chacinou atentados terroristas os seguintes brasileiros inocentes:- Sergi o Vieira de Melo, João Jose de Vasconcelos Junior, Sergio

    Responda
  48. Sérgio Cantuária

    Sr. Sérgio Malbergier, o ódio de Israel só ameaça a Israel e as poucas relações positivas que esse Estado conseguir construir. Ao criticar Israel passamos a mesnagem que acreditamos na paz, e que para termos paz é preciso abaixar as armas e negociar.

    Responda
    1. mauro guanandi

      ah...o hamas vai abaixar as armas?? só para ssaber.... manda o lula pedir, ele é craque nisto

  49. Fernanda Sca

    Sérgio Malbergier, Por favor, diga "Viva a tolerância. Não viva o ódio" aos militares que invadiram um navio de ajuda humanitária e m@taram 19 pessoas inocentes!!

    Responda
  50. Ahmad Samah hizbolah Halobzih

    wagner osorio no mínim o é um hipocrita

    Responda
    1. mauro guanandi

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.