-
Luális Rosa
Sou completamente a favor do voto facultativo, mas daqui a alguns anos. Hoje nosso país não está preparado para tanto. Se agora assitimos tanta compra de votos imagine se o cidadão não fosse obrigado? Quando tivermos um povo com um grau de instrução maior e que se interesse mais pela politica nacional poderemos ter voto facultativo. Hoje ainda é cedo.
-
Lucia Helena
Quero protestar pela inserção inadvertida de "bunner" quiçá "pop-up" tratando de publicidade de bebida alcoólica em TODAS as colunas desse sítio. É um abuso e um desrespeito ao leitor e aos articulistas/jornalistas. É pouco ético, outrossim, que o internauta SEJA OBRIGADO A OPERAR o fechamento da infernal propgaganda COMO CONDIÇÃO DE ACESSO À LEITURA DO QUÊ DE FATO LHE INTERESSA. Saliento que esse tipo de propaganda/método DESCOMBINAM c/ estampa de "UM JORNAL A SERVIÇO DO BRASIL"
-
Juliano Daitx
Quanto a qualidade do voto, não consigo enxergar por quais vias poderíamos melhorá-lo, pelo menos a curto prazo. Facultativo ou obrigatório? não vejo que esse seja a questão que leva a qualidade do voto. Penso que a questão encontra-se num outro ponto: Quais as qualidades que um eleitor deve ter para que seja o eleitor desejado para compor uma democracia? Essa é a questão, pois esta engloba a do tema da coluna e outras tantas mais...Velu gente!
-
Bia
Oi, Hélio. Já estava ficando preocupada, pois parecia que você iria chegar à conclusão de que os ricos são mais politizados, o que não corresponde à realidade. Tenho me assustado com a falta de conhecimento político da nossa classe média (na qual me incluo). Cheia de observações de senso comum, sem fundamentação, com pouca leitura (geralmente um jornal por dia e uma revista semanal), acha que forma opinião sobre alguma coisa, quando na verdade repete a opinião de algum veículo de comunicação.
-
Juliano Daitx
Concordo com você, Beatriz. Tenho observado o mesmo fenômeno entre aqueles com os quais convivo. O fato é que a obrigatoriedade não agrega qualidade ao voto: não há boas razões para pensar tal coisa. Teríamos que pressupor que aqueles que estão a votar tenham o conhecimento e o interesse suficientes para votar da melhor maneira possivel. O mesmo vale para o voto facultativo: Não há garantias de que aquele se voluntaria para comparecer a um pleito o faça de maneira moralmente correta. Enfim...
-
-
Lincoln Ribeiro
O principal motivo para a obrigatoriedade é evitar a efetividade do abuso do poder econômico (leia-se compra de votos). Poderia-se criar um clima de só vou pra urna por dinheiro. Claro que isso seria resolvido com uma atuação mais enérgica da justiça eleitoral e com o fim a impunidade. Aqui na minha cidade é normal ver pessoas carregando cestas básicas em dias de eleição.
-
Francisco Reis Ferreira
A meu ver, com o voto facultativo, o não comparecimento se dará nas cidades litorâneas e em cidades grandes, no interior votar é uma festa. Fui a uma palestra sobre o voto facultativo e o receio era que, em um país miserável a compra de votos e aliciamentos de eleitores faria a diferença nas eleições.
-
zlogdan
O problema é bem simples: votar e não votar na prática dá o mesmo resultado. De qualquer forma teremos políticos "excelentes" fazendo a mesma coisa de sempre. Atualmente, minha grande tristeza é saber que não posso votar em personagens pitorescos como o ma ca co Tião, por causa do voto eletrônico. Na verdade, fico mais empolgado com o sistema de votação eletrônico implantado pelo TSE, uma verdadeira obra prima da tecnologia do que com a escolha em si.
-
Samuel
Algo ser tanto direito como dever apenas significa que a pessoa é obrigada a uma conduta e não pode ser proibida de exercê-la. Exemplo é o pagamento de uma dívida: quitar o débito é um dever, mas o devedor também tem direito a ter a dívida extinta, tanto é que existe a ação de consignação em pagamento. E o voto em branco permite que o eleitor não escolha candidato: a obrigatoriedade é do ato de votar, não de escolher um representante. Mesmo assim, o voto deveria ser um ato voluntário.
-
rochalo
Quem vota forçado dificilmente vota conciente. Quem vence normalmente não convence. A meu ver o candidato teria muito mais representatividade se convencer o seu eleitor a sair de casa para nele votar. Como o voto obrigatorio/forçado se escolhe o menos pior ou quem esta na frente. Já passou da hora de se retirar esse entulho autoritario das costas do povo brasileiro. Eleitor consciente com os problemas da nação votara sempre,
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.