Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Macunaíma Brasil

    Bom artigo, embora não concorde que a diplomacia brasileira tenha sido imatura.

    Responda
  2. Quinho

    Esse caso do Irã foi o terceiro episódio de Os Aloprados, depois dos casos dos dossiês. Pareceu coisa de franco atirador. E o pior foi a desculpa ( por ter entrado ) após o desfecho. Disseram que o Brasil entrou por motivos econômicos, porque queria vender mais para o Irã... Chegeui a achar que a causa era evitar guerras.

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      " Disseram que o Brasil entrou por motivos econômicos, porque queria vender mais para o Irã." Você CONDENA essa prática ? Com o dinheiro obtido nesse comércio, mais pessoas serão beneficiadas pelo BOLSA-FAMÍLIA, programa social que colaborou decisivamente na inclusão de MILHÕES de Brasileiros na classe média. Posso DETESTAR o Irã, mas de nada adiantaria o Brasil boicotar o Irã somente para ver a CHINA tomando nosso lugar com os produtos deles, ao invés dos nossos.

    2. Voz da Verdade

      Esse tal dossiê é aquele novo que ninguém nunca viu, né? Você já se perguntou qual o conteúdo desse tal dossiê? Por que será que a Falha de São Paulo fica com o bico calado e se omite de dizer qual o conteúdo do dossiê, do que Serra fez na época da privataria durante o governo FHC?

  3. Sergio Braga

    O problema do oriente médio é tão antigo que textos romanos escritos há dois milênios continuam tão atuais quanto as análises feitas pelos comentaristas modernos. Os conflitos não tem e nunca tiveram lógica para quem não vive na região. Não existem soluções duradoras. Pressões externas militares e econômicas só conseguem diminuir o apetite para o conflito. Os povos da região só se entendem pela força. O Brasil não tem força militar... não tem o que fazer lá.

    Responda
  4. Elcabongy

    A pixotada internacional do Lula, Marco Arelio Top Top e o nanico Amorim riscaram do mapa, definitivamente, a chance do Lula ser indicado ao Nobel da Paz, contudo, fica o prêmio de consolação da VAGA garantida na ONG "PALHAÇOS SEM FRONTEIRA".

    Responda
    1. Marinho

      Passe bem você també.....KABONG!!!!!!

    2. Elcabongy

      Sr.Guerra. Felizmente, em todo o universo, 100 Kg de qualquer coisa é igual a 100 Kg de qualquer coisa, e não apenas para mim. Redação confusa é uma referência ao seu texto, baseado em presupostos "pelegos" (continuo não gostando dessa palavra!) e a sua baixeza e não a seus possíveis erros ortográficos, já que este editor de texto apaga algumas letras. No mais, me despeço desiludido em ver uma pessoa alfabetizada (!) e com acesso a computador agir como o Sr., um desperdício. Passar bem.

    3. Elcabongy

      Sr. Mario. Felizmente, em todo o universo, 100 Kg de qualquer coisa é igual a 100 Kg de qualquer coisa, e não apenas para mim. Redação confusa é uma referência ao seu texto, baseado em presupostos "pelegos" (continuo não gostando dessa palavra!) e a sua baixeza e não a seus possíveis erros ortográficos, já que este editor de texto apaga algumas letras. No mais, me despeço desiludido em ver uma pessoa alfabetizada (!) e com acesso a computador agir como o Sr., um desperdício. Passar bem.

    4. Elcabongy

      Sr. Guerra. Felizmente, em todo o universo, 100 Kg de qualquer coisa é igual a 100 Kg de qualquer coisa, e não apenas para mim. Redação confusa é uma referência ao seu texto, baseado em presupostos "pelegos" (continuo não gostando dessa palavra!) e a sua baixeza e não a seus possíveis erros ortográficos, já que este editor de texto apaga algumas letras. No mais, me despeço desiludido em ver uma pessoa alfabetizada (!) e com acesso a computador agir como o Sr., um desperdício. Passar bem.

    5. Elcabongy

      Sr. Mario. Pelo seu tom rude e redação confusa, ve-se que é mais um integrante de patrulha PTista (vulgarmente chamados "pelegos", mas eu não gosto desse termo) que tentam inibir a livre expressão nestes espaços. Respondendo: não caiu "ficha" nenhuma, pois o que V.Sa. disse é mais uma sandice do arsenal de besteiras passadas para sua militância. Além disso, se a "ficha" tivesse 100KG, como V.sa. gostaria, tanto faria se fosse de chumbo ou de isopor, pois 100Kg são 100Kg independente da matéri

    6. Elcabongy

      Sr. GUERRA. Pelo seu tom rude e redação confusa, ve-se que é mais um integrante de patrulha PTista (vulgarmente chamados "pelegos", mas eu não gosto desse termo) que tentam inibir a livre expressão nestes espaços. Respondendo: não caiu "ficha" nenhuma, pois o que V.Sa. disse é mais uma sandice do arsenal de besteiras passadas para sua militância. Além disso, se a "ficha" tivesse 100KG, como V.sa. gostaria, tanto faria se fosse de chumbo ou de isopor, pois 100Kg são 100Kg independente da matér

  5. Rodrigo Évora

    Equivocado é o artigo do "colonista". A Fo lh a deve se abster de dar espaço a pessoas ligadas a intereses de classe e sectários, como é Malbergier... Lamentáve l. O Brasil pôde mais com Lula e, agora, com Dilma, pode!

    Responda
    1. filipe

      Caro Rodrigo, Ao invés de fazer ataques "ad hominem" ao colunista, por que você não aponta quais sãos as incongruências do artigo e quais são os pontos que você discorda. Seria muito mais interessante para o debate do que acusações gratuitas. Isto me cheira a dogmatismo de um certo partido do governo. Att, Filipe

  6. Gustavo Machala

    Bom, só pra concluir, se isso que acabei de citar em posts anteriores (esses 500 caracteres p/ comentar são pior que o twitter...) não é protagonismo no Oriente Médio e se isso não é ser ouvido no CS, ou eu não sei o que é protagonismo ou não sei o que é CS ou eu não sei o que é Oriente Médio Ou, talvez, o jornalista da FSP deva estar mais informado que muita gente

    Responda
  7. Gustavo Machala

    No caso do Iraque no final da década de 1990, só para citar um exemplo, a participação do Brasil, que por sinal, se o escriba também desconhece essa informação, estava na presidência do CS, foi importante para a construção de novo consenso sobre a situação iraquiana. Os chamados "painéis Amorim" foram a base para a resolução que estabeleceu o programa "petróleo por alimentos" e determinou com maior clareza os parâmetros para a atestação do desrmamento do Iraque. (continua)

    Responda
  8. Gustavo Machala

    O Brasil, junto com o Japão, é o país que mais foi eleito (frise-se o eleito) pela AG para ser membro do CS, o que indica sua projeção perante a AG e sua qualificação como interlocutor possível na resolução de controvérsias que possam ameaçar a paz ou a segurança internacionais, que, se o escriba do artigo não sabe, são tarefas do CS.

    Responda
  9. ReformasJá

    Sérgio, que artigo claro, articulado e lógico. Expressa com detalhes o que penso sobre o assunto. Obrigado! É mesmo hora de amadurecer a nossa política externa.

    Responda
  10. dico

    A elite brasileira e a imprensa serviçal quer que o Brasil seja, em relação ao mundo, o que eles querem que o povo brasileiro seja em relação às elites, subserviente. Se dependessem deles o Brasil seria, sempre, um cão viralata puguento, enquanto eles continuariam nos espoliando e viajando pelo mundo. Isso vai acabar!

    Responda
    1. Marinho

      Marcelo, interessante é que só depois de ser governado pela esquerda, o país saiu do FMI, tem US$ 250 mi no fundo soberano, inflação controlada, cresce a taxas que há muito não se via, tem projeção internacional, é tido como exemplo de administração responsável, passou incolume por 2 crises mundiais, passara pela 3a. que se avizinha e tem produção cientifica e tecnologica superior a da Rússia. Se isto não muda sua forma de pensar, procure um psiquiatra, pois você esta seriamente doente!

    2. ReformasJá

      Babaquice pura. Você deve ter sido doutrinado por algum esquerdista velho e raivoso. É essa sua pobreza burra que precisa acabar no Brasil pra gente começar a fazer parte de um time de paises melhor. Se dependêssemos das pregações ideológicas de esquerda e se tivessem posto em prática o que pregavam hoje seríamos uma imensa CÚba.

  11. nasser hadad

    O cancer Sionista , justifica os criticos dos seus crimes como sendo anti-semitismo , isto sim é um desrespeito aos Judeus do holocausto , como diz o jjudeus americano Norman Filkeinstain , o sionismo criou a INDUSTRIA DO HOLOCAUSTO e se aproveita do sofrimento dos Judeus , para perpetuar os crimes contrea o povo Palestino.

    Responda
  12. Gustavo Machala

    Falar que o Brasil não tem protagonismo no Oriente Médio desde Oswaldo Aranha e que no CS não somos ouvidos por muita gente é muita desinformação pra quem trabalha em um dos mais renomados jornais do país. Falar que o Brasil está alinhado com o Irã também me parece muita desinformação. O Brasil defendeu uma posição diferente (apesar de ser a mesma de seis meses atrás e defendida por todos os P-5) para a resolução do impasse e não fez isso por "adolescência". (continua)

    Responda
  13. nasser hadad

    É lamentável , ver a opinião de um SIONISTA como vc Sérgio que defendem os interesses de Israel muito mais que os do BRASIL, mas esta é a sina de todos os Judeus SIonistas defendem sempre os interesses de ISRAEL ACIMA DOS PAÍSES QUE NELES VIVEM. Parabéns Lula vc mostrou a independencia e a importancia do Brasil no cenario mundial.

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      Que bom que você gosta de Lula, assim como eu, Sr. Hadad !! Espero que o senhor TAMBÉM tenha vibrado com a inclusão do Estado de Israel no MERCOSUL, algo possibilitado pela AMIZADE que Lula nutre tanto por Israel quanto pelo povo judeu. Ele participa de nossas solenidades frequentemente, creio que mais de 25 eventos.Em breve,nós dois poderemos comprar azeite de oliva,mel, vinhos, queijos e chocolates israelenses que, aparentemente, serão importados sem barreiras alfandegárias !! p

  14. ERIK 007

    O alinhamento de Brasília com Teerã é resultado de uma canja. Os ingredientes desta canja são: antiamericanismo, anti-semitismo, nostalgia do comunismo stalinista e aspiração de criar a União Soviética da América Latina (USAL).

    Responda
    1. Marinho

      Sandro, eu havia esquecido....vai tomar sua canja, vai.....

    2. Marinho

      Ah sim...outra informação: O mercado iraniano caiu no nosso colo porque o Menen (não a Argentina) tentou chantagear o Irã no ataque feito a Amia em Buenos Aires! Você preferia que esse mercado fosse para China?

    3. Marinho

      Sandro, o alinhamento de Brasília com Teerã, rende ao Brasil ~R$ 2 bi/ano líquidos! Isso gera empregos aqui no Brasil, e parte dessa grana, vai para o bolsa-família, um dos responsáveis por tirar muitas crianças das ruas, algo muito comum no NE, antes do Lula!

  15. clovis junior

    As 7h15 de ontem (09/06), esse Jornal publicou a seguinte matéria; "Para analistas, Brasil se firma no cenário global, mesmo com sanções ao Irã" Ficou claro que a direção desse jornal, por pressão do PIG, pediu para arrumarem rapidinho um comentarista "da casa", que desvirtuasse o que o próprio jornal publicou. Qualquer dúvida, é só climar na "janela" MUNDO e descer até as 7h15 de ontem, horário da publicação da matéria. É a F.olha, compactuando pa

    Responda
    1. edu

      O que é PIg, ou quem é PIG?

  16. João Curitiba

    Muito bem elaborada a coluna. Credito os acertos ao presidente Lula e os excessos ao assessor Marco Aurélio Garcia.

    Responda
  17. Marco Avila Ramos

    A posição do Brasil sinaliza o diálogo como caminho, não um mero alinhamento com o presidente iraniano e sua ideologia. Cite um grande programa nuclear transparente, ou então redefina a palavra clandestino. A teocracia é mais nociva ao mundo do que a plutocracia capitalista? Uma diplomacia que não se alinha, necessariamente, com os mais fortes pode ser considerada ingênua? Talvez esteja faltando ao experiente jornalista uma dose da tal "rebeldia adolescente" para conseguir discordar do patrão

    Responda
    1. Estamos de Olho

      Ótima colocação Sr. Marco, concordo em absolutamente tudo. Esse "jornalista" já caiu no descrédito de muita gente por aqui.

  18. Carlos Almeida

    Lembro claramente, há muito tempo atrás, das pickups do programa "América para os Americanos" circulando em nossas principais cidades fazendo assistencialismo. Na época, era opinião majoritária aqui que o que era bom para os "americanos do norte" era sempre bom para o Brasil. Felizmente os tempos mudaram e mudou também a opinião de parte dos brasileiros. Pena que muitos, por inércia, ainda continuam pensando como o pessoal lá de trás... Incluo aí o articulista. Pena!

    Responda
  19. Joao Carlos Moura

    Na verdade essas sanções atendem ao desejo do regime sionista, que sempre pressionou os eua para que este imposse essas sanções. O interessante é a cara de pau do regime sionista (que tem armas nucleares) ficar o tempo todo pressionando os eua. A politica externa americana (no oriente médio) é conduzida pelos desejos deste tal regime. Os paises que votaram a favor, na maioria deles, foi em troca de algum favor.

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      É mesmo, Sr. Moura ? E você acha que os países do Golfo Pérsico, Arábia Saudita, Egito e Líbano estariam contentes em encarar um país xiita possuidor de armas nucleares ? Notou que o Líbano não votou contra as sanções, mas se ABSTEVE? Sabia que o Irã tem pretensões TERRITORIAIS em detrimento dos seus vizinhos árabes do Golfo Pérsico ? Esses árabes sunitas têm MUITO MAIS medo do Irã que Israel, que está PREPARADO para desferir um contra-ataque avassalador. Os árabes

  20. Toni Lima

    Meu amigo...você conhece algo neste mundo que já nasceu maduro?

    Responda
  21. Nemesis

    Discordo do articulista. O espaço para argumentar é curto, mas em poucas palavras: O Brasil FAZ parte do Conselho de Segurança, mesmo que em cadeira rotativa, logo tem RESPONSABILIDADE e VOZ, além de soberania para decidir de acordo com a cautela que o assento exige (vide Iraque). Complexo de vira-latas é se apegar a doutrinas estrangeiras de "eixos do mal", as quais sabemos que servem aos interesses dos Estados Unidos e sua máquina de guerra Israel. Os EUA não estão interessados em negociar.

    Responda
  22. CH

    A opinião do Mr. Malbergier é muito subserviente, como foi o Brasil nos governos passados. Milhares morreram, inclusive americanos, a procura de bomba de destruição em massa no Iraqui. E os Clintons em busca de poder acham que somente eles tem o don da Verdade.

    Responda
    1. Marinho

      Marcão, os curdos certamente diriam que foram os ocidentais que venderam ou trocaram estas armas por petróleo, com os EUA á frente! França e Reino Unido também! Deram de brinde até um titulo de uma cidade (não me lembro qual) para o Saddam, por ocasião das negociações! Interessan te mesmo, foi a ajuda de Israel ao Irã durante a guerra com o Iraque! Israel ajudando o Iraque?????Hummm, não precisa explicar! Agora volta a ter seus transes repetitivos, volta, volta...

    2. Marcos Berenstein

      " a procura de bomba de destruição em massa no Iraqui " Carlos Souza, se você pudesse perguntar isso a um CURDO, talvez esse responderia com mais propriedade à sua indagação, especialmente se esse curdo perdeu a família na aldeia chamada HALABJA, em 1988, local onde CINCO MIL curdos foram exterminados como baratas numa dedetização, com armas químicas como o gás SARIN, lançados pela aviação iraquiana, sob a batuta de ALI "QUÍMICO", primo de Saddam Hussein, que talvez, usou todo seu esto

  23. Daniel

    Fico impressionado de ver como os jornalistas pagos pelo governo (seja os do Planalto, seja os da campanha da Dilma) se dão ao trabalho de ficar escrevendo em fóruns como esse. Vocês não tem mais nada para fazer? Ou essa é a estratégia de internet da "campanha"?

    Responda
    1. Marinho

      Daniel, isso a revista Veja e o Grupo Abril, ambos quebradinhos da silva, estão fazendo de graça para o Serra! O tamanho da conta que o Grupo Abril vai passar para o Serra caso ele for eleito, será de ~R$ 954 mi! É o que devem na praça! De onde vai sair esta grana? BNDES lógico, ou seja nosso bolso! O Grupo Abril tentou aplicar este golpe no 1o. mandato do Lula....não colou, pois o O BNDES considerou que é muito risco e o Grupo Abril não tem garantias para dar! Caiu a ficha?

    2. Marcos Berenstein

      Prezado Daniel, QUANDO Lula entrar com tudo na campanha de Dilma, esses jornalistas se tornarão irrelevantes diante dos 82 % de popularidade ostentados pelo nosso presidente/ cabo eleitoral. Será um verdadeiro TSUNAMI ao surpreender um José Serra, numa praia,como banhista à sua mercê , impotente diante da força inexorável de suas ondas. Espero que ele saiba nadar ou encontrar um tronco para se salvar.

    3. Daniel

      Marcos, não estou discutindo o voto em um ou em outro (até mesmo porque dentre os atuais postulantes, cogito o voto na Marina). O que estou questionando é o uso de jornalistas PAGOS que a campanha da Dilma faz nos fóruns da internet e dos principais jornais.

    4. Marcos Berenstein

      Daniel Souza, eu votei duas vezes em FHC e uma vez em Serra para DEPOIS descobrir que Lula seria o melhor presidente de nossa História. Se você acredita que Serra será melhor para o país do que apostar pela continuidade de uma política econômica que trouxe prosperidade e redução das desigualdades sociais ao Brasil, que assim seja, eu vou respeitar o seu voto.

  24. gildamaranhao

    Por que será que o colunista não comenta nessa e ou em outras colunas o fato de Israel ter negociado suas armas nucleares para o regime racista da África do Sul? Isso não foi uma ameaça bem mais concreta que a futura bomba do Irã? Racismo no dos outros é refresco? Será que a condenação do racismo é seletiva? Depende da etnia, Sergio?

    Responda
    1. clovis junior

      Sr. Marcos, certamente se os dirigentes do seu país tivessem pessoas que pensam como eu no comando, não usaria a desculpa da SOBREVIVÊNCIA, para se sobrepor as outras nações usando a força...VOCÊ CONTINUA SENDO HIPÓCRITA...mas tudo bem, se a ONU não consegue mudar a cabecinha de vcs, quem sou eu para mudar né...

    2. Marcos Berenstein

      Sr. Clóvis Junior, não estou sendo "hipócrita" por defender o ÚNICO país do mundo onde pessoas como você não estaria no comando. Para mim, é uma questão de SOBREVIVÊNCIA. Para você, apenas mais um assunto corriqueiro.

    3. clovis junior

      Sr. Marcos, o Sr. assim como a maioria dos judeus, entende que qualquer pessoa que tenha uma opinião divergente a de vcs, já considera que ela tem "ódio de judeus". Eu não tenho ódio de judeus, aliás, de ninguém, porém a realidade é que Israel vem sucessivamente desrespeitando as resoluções da ONU e da opinião pública mundial, no constante massacre do povo palestino, em nome de legítima defesa. PORTANTO DEIXE DE SER HIPÓCRITA!!

    4. Marcos Berenstein

      Gildinha, seletivo é o seu ÓDIO contra os judeus e ao Estado de Israel. Esse SUPOSTO acordo entre Israel e África do Sul teria ocorrido 35 anos atrás, ao passo que o Irã está a ameaçar HOJE em público com EXTERMÍNIO de todo um país reconhecido pelas Nações Unidas, o Estado de Israel. Que tal condenar o SUDÃO por conta de DARFUR ou mesmo o IRÃ por ter SODOMIZADO e EXECUTADO os manifestantes que protestaram contra a eleição FAJUTA de Ahmadinejad??

  25. ERIK 007

    Questiona-se: A única forma de se ter uma política externa independente é aliar-se ao Irã? A única maneira de não demonstrar submissão é ser contra todos os interesses das grandes potências? Este é o melhor caminho para a vaga no conselho de segurança da ONU e ser considerada uma grande potência? Ou tudo que o Brasil tem feito em matéria de diplomacia reflete apenas a ideologia de seu líder?

    Responda
    1. Marinho

      Sandro, seu raciocino é infame! A China é aliada da Coréia do Norte, por exemplo! O número de aliados negativos que as grandes potências tem é interminável! O Iraque foi aliado dos EUA até quando não serviu mais aos interesses americanos! Se você pensa que ter um assento junto ás grandes potências significa ficar calado ou dizer amém tudo, para que assento, heim? Por fim, você confunde ideologia com interesses, pois foi isso que fizemos quando votamos a favor do Irã no CS.

  26. Otavio Ernesto

    Esse pessoal que apoia o Irã deveria ir para lá ajudar a fabricar a bomba, acho que iriam gostar... Fico apreensivo de ver esses comentários, me dá a impressão que esse pessoal acha que o Brasil também deveria ter sua bomba atômica. Será? Se o Lula realmente quer contribuir para a paz mundial, deveria ir negciar acordos entres as potências nucleares para eliminar esses arsenais, e não defender mais um que quer entrar ! Não dá pra enxergar, não?

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      Otávio, se você crê que o Brasil não esteja em pé de igualdade com a França, Reino Unido, EUA, Rússia, China e até mesmo com Índia e Paquistão, então não deveríamos ter um artefato nuclear. Se você crê que não somos inferiores a ninguém, deveria APOIAR o projeto da Marinha Brasileira de construir o submarino e, claro, de um ou vários artefatos nucleares. Eu apóio 100% essa iniciativa, pois o Brasil já atingiu um patamar de maturidade que julgo compatível com tal poderio bélico e cientí

  27. Josevaldo Martins Peixoto

    Acharam outro "especialista".Quero ver até quando os assinantes deste jornal vão ser bombardeados com essa ideia de que o Brasil tem que ser submisso às grandes potências e votar a favor de sanções e guerras só por que os EUA querem.PÁRA QUE ESTÁ FEIO!!!

    Responda
    1. Marinho

      BRAVO!!!

    2. Marcos Berenstein

      Pois é, Josevaldo. O fato é que os próprios americanos NÃO respeitam o que eles chamam de "losers". Gente sem personalidade, subserviente, PUXA-SACO... Não precisamos que os Estados Unidos tenham amor por nós, mas RESPEITO, ou você acha que eles têm amor à França, Alemanha, Inglaterra, Japão e Rússia ? Eles DETESTAM todos eles, mas os RESPEITAM, pois são países que têm fortíssimo orgulho nacional.Não lambem as botas de NINGUÉM. Respeitar a quem não se respeita ?? De jeito nenhum

  28. Juca Junior

    Certamente os "especialistas" vao dizer que quando a Bolivia tomou propriedades da Petrobras sem respeitar leis e tratados internacionais, o fez por puro "direito"... Basta rever na imprensa pra saber que os inspetores da ONU, que tambem inspecionam todos os outros paises citados, sao sistematicamente proibidos de fazer seu trabalho ou sao limitados pelo Ira. Se tudo e' tao "bonito", "puro" e "sem maldade", porque esconder o que estao fazendo la'?

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      "A diferença é que Israel não assinou o TNP." Vinícius, acredito que o Brasil cometeu um equívoco ao ter assinado esse acordo. Acho que nossa soberania foi podada ao renunciar o nosso DIREITO de fabricar armas nucleares. Por causa disso, seremos SEMPRE um GALO MUDO dentro do nosso próprio terreiro sendo obrigado a ouvir nossos concorrentes a cacarejar bem alto ao nosso lado de olho grande nas nossas galinhas. Não me sinto satisfeito com essa posição SUBALTERNA adotada por

    2. Vinícius Rossitto

      A diferença é que Israel não assinou o TNP. Ademais, Israel tem armas nucleares há tempos, desde os anos 80. Nunca as usou; nem mesmo ameaçou fazê-lo. O Irã, por sua vez, afirma que o Estado de Israel não tem o direito de existir. A teocracia xiita financia, ainda, grupos terroristas como Hezbollah e Hamas. O fato é que eu prefiro um mundo em que Israel tem armas e o Irã não a um mundo em que os dois as tenham, mesmo que fosse mais "correto" ou "justo" que nenhum dos dois

    3. Voz da Verdade

      Quantas inspeções os técnicos da ONU já fizeram nas instalações nucleares de Israel? Você tem dúvida de que Israel possui bomba atômica? Você duvida que eles são até mais malucos que os persas e árabes para detonar sua bomba quando bem quiserem? Viu que na ONU há 2 pesos e 2 medidas? Quanto a Bolívia, lembremos que o governo de lá pelo menos PAGOU o valor DEVIDO pelos ativos pertencentes à Petrobrás. Situação muito diferente da privatização da Vale, por exem

  29. Juca Junior

    Sergio, parabens pelo artigo. Ha muito mais a fazer na politica externa aqui mesmo na America Latina do que se envolver em uma regiao onde nao temos experiencia e em especial, com assuntos dessa natureza. A Agencia da ONU que cuida do assunto tem especialistas e cientistas, muitos brasileiros inclusive, e sabem o que estao falando. A agencia recebeu um premio nobel por incentivar o uso "pacifico" da energia nuclear, e nao faz as coisas por pura "birra".

    Responda
  30. Marcos Berenstein

    O Itamaraty está correto ao posicionar nosso país numa posição compatível com a sua importância política e econômica. Não acho "maduro" é continuar com o pires na mão a tratar os EUA como nosso SINHOZINHO a beber vinho importado na casa grande, enquanto nós, escravos sem eira nem beira, a observá-los de nossa senzala. Não será com subserviência, derrotismo, entreguismo e complexo de inferioridade que iremos ser respeitados. Esse sim, seria um comportamento "exótico".

    Responda
    1. Marinho

      BRAVO DE NOVO!!!

  31. Gilberto Salomi

    Parabéns ao colunista Sérgio Malbergier que conseguiu resumir com uma visão clara, e em uma redação sucinta e precisa as ações do nosso presidente com o Itamaraty. Que voce sirva de modelo aos outros jornalistas que em muitas ocasiões embarcam em preconceitos, modismos, tendências para atrair maior popularidade, colaborando com a desinformação. Parabéns Sérgio!!!

    Responda
  32. loupi

    É uma maneira bem mais conveniente, de estarmos sobre a mesma opiniao da ONU, ou seja, o G7... Sao décadas se nada mudar! Sempre os E.U.A decidindo quais serao seus parceiros a vigilancia Mundial, desde que eles ganhem algo com isso, é claro! o G7 nao fez nada para mudar sua politica com o Oriente Médio, sempre esse "braço de ferro" permanente e de acordo com os americanos. Se passarmos a julgar cada país pelos seus erros, nao faremos mais politica de paz no mundo... To

    Responda
  33. syh2305

    Quando alguém diz que faz guerra, invadindo e destituindo a autonomia de outro país, destruindo a dignidade do povo e trazendo mais instabilidade e divisões internas deste país, e diz que é pela paz e pelo bem do povo e outros acreditam, isto é ingenuidade, imaturidade. Quando alguém sabendo que é mentira e mesmo assim aprova somente por que lucra com esta mentira, isto é malandragem. O Brasil e a Turquia queriam a paz, isto é maturidade. Ingenuidade foi pensar que alguém mais queria a paz!/

    Responda
  34. eroni spinato

    Sergio, quando um país deixa de ser capacho, ganha auto estima, mostra sua soberania, expõe seus pontos de vista, não aceita cambalacho, deixa de ser Maria Vai com as Outras e um bom sinal, até os peixes nadam contra a corrente para manter sua espécie. A exposição do Brasil independente dos prós e contras foi ótima.

    Responda
  35. alexandre

    Aí, Sérgio, vai defender os judeus de israel, raça pura, os eleitos, que é a sua função nesse jornal(?)!!!!!

    Responda
    1. Marinho

      Parabéns pela lucidez!

    2. Marcos Berenstein

      Prezado Mário, o problema é que estou a lidar com elementos da ESCÓRIA de nossa sociedade, portanto cortesia de minha parte está fora de cogitação. Talvez você não tenha lido mensagens publicadas anteriormente em que HITLER era elogiado. Diante de tamanha afronta, lembrei que até em diplomacia o princípio da RECIPROCIDADE é uma característica fundamental, portanto quando me sinto ultrajado, me sinto LIVRE para reagir do modo e intensidade que achar mais conveniente, mas sempre munido d

    3. Marinho

      TU PERDEU, MANÉ !!!!!!!! ANAUÊ ...DÃÃÂ...ANAUÊ...O que é isso?? Marcão pare com esse transe repetitivo! Você não precisa dele! Se formos passar recibo para cada asneira escrita aqui.....

    4. gildamaranhao

      Contra fanáticos, mais fanáticos.

    5. Marcos Berenstein

      Alexandre, ao invés de expor seu ÓDIO PRIMITIVO aos judeus e Israel, por quê você não denuncia as violações grosseiras aos Direitos Humanos no Irã, que ESTUPROU e EXECUTOU os manifestantes que protestaram contra a eleição ROUBADA por Ahmadinejad ? Cara, o teu amado INTEGRALISMO foi parar na LATA DE LIXO da História, a tua sanha antissemita está no ESGOTO, boiando ao lado dos corpos de Himmler, Göebbels, Hitler, Heydrich, Eichmann, Hess... TU PERDEU, MANÉ !!!!!!!! ANAUÊ ...DÃÃÂ...ANAUÊ.

  36. Joaão Costa

    P. Quem manda nos EUA ? R. EUA P. Quem manda na ONU ? R. EUA P. Quem manda na Russia ? R. EUA P. Quem manda na França ? R. EUA P. Quem manda na China ? R. EUA P. quem manda na França ? R. EUA P. Quem manda no Reino Unido ? R. EUA P. Quem manda no IRÃ ? R. IRÃ - diferente né? Responda rapidinho Por que um país que tem BOMBAS ATÔMICAS e é o único país que jogou elas na cabeça d

    Responda
    1. Marinho

      Silvério, lembre-se que você esta nele né, seu inteligente!!! BABAK!!!

    2. Vinícius Rossitto

      O Tratado de Não-Proliferação Nuclear é desigual, injusto e extremamente pragmático. Entende-se: quem tem armas nucleares continua a tê-las, comprometendo-se a diminuir os arsenais e declarando que o objetivo é o fim delas; quem não tem, abre mão de ter. Permite-se, entretanto, que os países sem armas tenham programas nucleares civis, para fins energéticos, desde que devidamente supervisionados pela AIEA. A alternativa: armas nucleares nas mãos de países instáveis, violentos e/ou irres

    3. Ricardo

      Eh isso ai, o presidente do Ira eh boa gente, assim como Fidel, Chaves e Evo... O mundo todo ta errado!! A gente eh que ta certo!!!! Brasil - Um pais de TOLOS!!

  37. Jorge Morgan

    A visão piegas do Sr. Malbergier é submissa demais ... e beira o compreensível, devido a posição direitista desse jornal. O que seria o certo ?!? continuarmos a ser o "país" de sempre? De nos mantermos integrados aos interesses sujos dos norte-americanos? Sem querer ser o nacionalista de plantão, mas esse tipo de artigo esconde uma posição política bem atrasada, muito passiva e que nos coloca refém dos dominates ... Caro Sergio, as suas palavras são o que podemos chamar de imprensa marrom./p

    Responda
  38. adal

    Exótica e, principalmente, imaturo, além de dependente, é o raciocínio do colunista, vez q a diplomacia brasileira defende o direito de um país em desenvolver e explorar uma tecnologia (atômica), injustamente combatido por potências sabidamente detentoras plena dessa mesma tecnologia, inclusive, dotadas de arsenais atômicos que podem levar à destruição total toda a população vivente do planeta Terra. Bem, ou o colunista nada a respeito disso sabia, ou então é ele o imaturo dependente.

    Responda