Comentários para:

Obama não voltou

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hadriel ferreira

    Discordo quando vc diz que o governo brasileiro saiu ganhando. Ganhou mais isolamento ao lado de ditaduras. Essa política externa é uma piada. Sejamos menos chapa branca.

    Responda
  2. Adriano Trindade

    Nada a acrescentar ou remover, artigo brilhante. Eu não teria dito melhor. Só lamento a maioria da população aparentar não possuir a clareza, imparcialidade e conhecimento necessários para chegar nas mesmas conclusões por conta própria. Parabéns, Kennedy Alencar.

    Responda
    1. claudia morra

      Sergio, não concordo com vc. Acho que o Brasil se posicionou muito bem, mostrando que não é cego e tem opinião própria, diferente da maioria dos países que votou com os EUA por medo de retaliações! Que democracia é essa? A democracia do Império americano: faço o que eu digo senão... Achei excelente o artigo e muito bem colocado!

    2. mesquiya

      Adriano Trindade, esse artigo foi totalmente parcial, assim como todos os seus comentarios de apoio. A unica coisa que esta faltando e um: "Viva o Rei, vida longa ao Rei e vote no PT". Lula desmereceu o nosso pais, sendo fotografado de maos dadas a um tirano, um lider antidemocratico, que oprime toda a populacao do Ira. Mais uma vez, o Brasil saiu ridicularizado dessa situacao, sem nenhum credito na comunidade Internacional. Esse episodio foi lamentavel, assim como o artigo e seus comentarios

  3. ironman

    até que enfim você parece que está vendo a verdadeira face do que é certo. mas gostaria que você falasse com as pessoas que fazem a linha editorial deste jornal e também colocassem como manchetes os esforços do governo do brasil para uma solução de paz negociada. pois só de querer envidar esforços para obter a paz, já se ganhou muito. pois se guerrearmos toda vez que não concordem conosco, chegaremos mais rápido no juizo final. por isso, Dilma no primeiro turno.

    Responda
  4. edu

    Reação desproporcional de Israel. Os soldados entram no navio e são atacados pelos " ativistas". Deviam se deixar e ser mortos? Soldados ao verem que não havia diálogo, tiveram que usar a força, isto é guerra. Esta filmado. Que mais precisamos para entender o que se passou? Porque só um návio teve este desfecho? É ignorãncia ou má-fé?

    Responda
    1. Adriano Trindade

      Atirar para imobilizar é uma coisa, pode ser considerado defesa. Mas na cabeça? Você não precisa m a t a r para imobilizar alguém. Por quê não atiraram na perna dos ativistas? Quem acerta na cabeça pode acertar na linha da cintura ou na linha dos ombros, é até mais fácil.

  5. edu

    Eu já ví você na Tv e achei um cara inteligente e que sabe entrevistar. Seu artigo é decepcioanante. 1) As sanções não funcionam e não funcionarão. As opções quais são? Dialogar como Lula e Turquia fizeram?. O Irãquer a bomba atômica e a terá. Negociações são para enrolar. Não acredito que algo possa ser feito, mesmo pelos EUA ou Israel. Os que defendem os direitos do Irã por uma Bomba A, se arrependerão no futuro. Tarde demais.

    Responda
    1. Adriano Trindade

      Você poderia apontar QUEM no PLANETA defendeu o direito do Irã ter a bomba? Nem nosso presidente nem ninguém que eu tenha tido conhecimento. Kennedy Alencar escreveu sobre o papel da ONU nisso tudo, ele não defendeu que a ONU está certa com suas sanções, mas deixou claro que foi tudo obra do Obama e, portanto, fiasco mesmo nisso tudo foi o papel da ONU, não o papel do Irã ou do nosso presidente. Abra os olhos, Edi Matern. Pense mais antes de opinar. Ou, ao menos, leia o texto di

  6. gilson davoglio

    Nossa, que análise surrealista. Deve ser efeito das plantas bolivianas. O Brasil faz fiasco ao se aliar aos aiatolás, mas vind*o de figuras deprimentes como TopTopGarcia* e MegalonanicoAmorim e Lulaocara de 51 ,podemos esperar Fiascos; Atraso e Loucuras.

    Responda
    1. gilson davoglio

      O Brasil se fortaleceu na comunidade internacional, fixando sua imagem de país Pacifista e de defensor de uma ordem internacional mais justa. Delírios de Kennedy Alencar ( o falso, não o americano ). Pensei que a comunidade internacional fossem Japão; China; EUA; Inglaterra; França; Rússia e outros... Mas o Brasil está bem, alinhando-se às democracias Turquia; Irã; Coréia do Norte; Venezuela; Bolívia; Sudão; Afeganistão; Iraque; Cuba. Todos países que lutam pe

  7. Marcelo

    Mais um comentário equivocado de Kennedy Alencar que, no afã costumeiro de defender o governo, chega à conclusão absurda de que uma derrota por 12 a 2 no Conselho de Segurança, isolando completamente o Brasil do resto do mundo, é uma "vitória política" da diplomacia brasileira.

    Responda
    1. Adriano Trindade

      Derrota? Não há derrota sem competição. O Brasil competiu com alguém na ONU? A ONU dança a música do Obama, o Brasil sequer foi considerado na ONU. Este sempre foi um jogo de cartas marcadas. No entanto, nosso presidente mostrou empenho em buscar uma alternativa, algo altamente louvável: ir contra os EUA, que obtiveram países votando á seu favor através de incentivos (Rússia), enquanto o Brasil respeitou e não tentou comprar ninguém. Seria inútil, de qualquer forma.

  8. Regis

    Comentário terrivelmente equivocado. Sanções, como comumente se sabe, não tem como objetivo "forçar" alguém a interromper qualquer ação que esteja em curso. Sanções são ferramentas, são marcos, e servem para comunicar de maneira factível para um país o descontentamento de seus pares. Então dizer que sanções não servem para nada é um erro, e mostra ignorância do processo. Elas cumprem perfeitamente a sua função, de dizer que o tempo está terminando.

    Responda
    1. claudia morra

      Regis, vc esqueceu de dizer que o primeiro item do tratado de não proliferação era o desarmamento nuclear das potências que já o detinham e que não houve esse desarmamento. Ora, como fazer os outros países cumprir a não proliferação? A ONU está totalmente desmoralizada com essa unilateralidade e o Brasil está certo sim de se posicionar dessa forma, montrando que não é capacho dos EUA e é um país realmente pacífico!

    2. Adriano Trindade

      Beleza, vamos fechar a ONU e deixar os estadounidenses decidirem tudo sozinhos, então. Dá no mesmo, de qualquer forma, se você acha que o Brasil não deveria ter poder de decisão. Mas o planeta entendeu claramente que, mesmo sem esperança, o nosso presidente tentou. Quando que iria entrar alguém na ONU indo contra os interesses dos EUA?

    3. Regis

      O tratado assinado por lula é um atraso. Dá um "reset" num processo de anos dando mais tempo para que o Irã conseguisse o seu intento. Tratados semelhantes já haviam sido assinados e descumpridos, como o próprio tratado de não proliferação.E em que se resume a vitória "política" de Lula? ele acaba de colocar todo os assentos permanentes contra ele. Esse caso, longe de mostrar que a ONU precisa ser reformada, ele mostra que países tão ingênuos em diplomacia não deveriam ter mais poder de decis

  9. Fidel

    Olá Kennedy! Gostei do seu texto, uma análise isenta e sem medo de contrariar o senso comum de afagar o leitor "interessado", principalmente o aposentado! Abç Ruy

    Responda
  10. José Freitas

    Sempre o incansável kennedy alencar a justificar todas as besteiras verbais expelidas pelo "grande líder". Nenhum "jornalista" contratado pelo governo faria uma defesa tão apaixonada de seu patrão. Acho que ele já está de olho no lugar do ministro da propaganda, um tal de franklin martins, caso a dilminha paz e amor seja eleita, mas vai ter que disputar a nomeação com o datena. E o lula ainda tem a cara de pau de criticar a imprensa !

    Responda
  11. Giu

    Parabéns mais uma vez Kennedy por sua inteligente e oportuna colocação! Só aloprados mesmo não conseguiram enchergar o ato de coragem e coerencia da diplomacia Brasileira ("pela primeira vez na história deste pais") em tentar promover uma saida negociada para esse conflito, que poderá ter consequencias nefastas para todo o mundo.

    Responda
    1. gilson davoglio

      quem entende de aloprados é o PT...

  12. Don Santiago

    Obama está fazendo o que lhe foi encarregado de fazer.Afinal, o Ministério da Paz é o que se encarrega da guerra.

    Responda
    1. mesquiya

      O lider do Ira e um tirano, a populacao sai as ruas ha um ano para protestar contra o resultado das ultimas eleicoes. A Internet esta sendo bloqueada e monitorada e nao existe mais liberdade naquele pais. Estao vivendo sobre a ditadura conservadora e reacionaria. Se o Brasil negocia com esse lider, vai contra o que o mundo inteiro entende como valores democraticos. Valores que o nosso presidente jurou defender. O que eu sinto e pura vergonha por esse incidente. Voce sabe o que e isso?

    2. Adriano Trindade

      Certo, ele faz o que é encarregado de fazer. E, como ele manda na ONU, a ONU torna-se um fantoche dele, que nunca teve a intenção de considerar o Brasil e sua opinião. Não foi a opinião da ONU que aprovou as sançãoes, foi a opinião do Obama, o resto do mundo ficou apenas assitindo ele decidir sozinho, com a intenção de agradar o seu país internamente.

  13. norsonbotrel

    Não concordo com tudo. Mas não se pode deixar de reconhecer a qualidade do texto.

    Responda
  14. Henrique Küste

    Ótimo artigo. O Brasil se fortaleceu na comunidade internacional, fixando sua imagem de país Pacifista e de defensor de uma ordem internacional mais justa. O bloqueio a Cuba foi um fracasso para os objetivos dos USA. Mas um sucesso para prejudicar mulheres, crianças, idosos e todo o povo cubano. Obama decepciona mais uma vez, ao se curvar e ajoelhar para a extrema-direita fundamentalista dos EUA.

    Responda
    1. Adriano Trindade

      José Freitas, se o Brasil é riducularizado por alguém, é pelos próprios Brasileiros, que foram criados em uma cultura de dizer "amém" aos EUA e á tudo que vem de lá. Afinal, "o importado sempre será melhor que o nacional", não é mesmo? Fico contentíssimo em saber que o planeta não compactua da opinião dos próprios Brasileiros sobre seu próprio país, e fico triste em saber que outros países nos valorizam mais que nós mesmos.

    2. José Freitas

      Sr. Henrique, Não sei de onde o senhor tirou a informação de que o Brasil se "fortaleceu" na comunidade internacional. Hoje, o Brasil é ridicularizado em todo o mundo pela sua atuação desastrada a favor de zelayas, chavez, morales, ahmadinejads e outras aberrações . Quanto à CUBA acho que o senhor deveria visitar aquele triste país e conversar com seu sofrido povo, que só será resgatado para o século XXI quando morrerem os últimos dinossauros que os "governam" ( na verdade os re

  15. boca madita

    Com a palavra aqueles que presentearam o Obama com o Nobel.

    Responda
  16. nialsi

    Somente uma pergunta ao Sr. Kennedy Alencar: Quem quer levar ajuda humanitária precisa furar bloqueio ? Se é necessário e se tem coragem para isso por que não levar ajuda humanitária para a Coreira, Sudão e Cuba. Todos estão necessitados. É só furar o bloqueio e entregar a mercadoria. O mal, se me permite, é que quase sempre quem comenta um fato, para levar a opinião pública a aceitar a argumentação, deixa de comentar uma parte do mesmo.

    Responda
  17. charles almeida santos

    até q enfim aparareceu um macho reporter para dizer q a ONU e seu mandante erraram. é inadimissível q alguém queira jogar o povo contra um presidente (irã) tomando medidas q cause desemprego e as tornando miseráveis. parabéns macho kennedy alencar. nós precisamos de reporter q tenha opiniões verdadeiras e corajosas.

    Responda
    1. gilson davoglio

      Casa com esse macho repórter, mas não queira transformar um monte de sandices em verdades. Vai ler um jornal estrangeiro, o Brasil é CHACOTA mundial...

    2. Regis

      Acabaste de redefinir o sentido da palavra "macho". Macho agora virou sinônimo de bur-ro. (bem, já era um pouco)

  18. marcia teixeira

    Parabéns pela análise e acho que essa seguinte frase acerta na mosca: "o orgulho e a cegueira americanas são irmãs do fundamentalismo e do desrespeito aos direitos humanos no Irã". Talvez eu arriscasse até incluir os interesses americanos e extender as consequências para o mundo, e não apenas o Irã. Essa hipocrisia realmente cansa e o Obama vem decepcionando nesse sentido... esperava um pouco mais ousadia na política externa. Sinceramente, acho que Obama não volta e nem se reelege.

    Responda
    1. gilson davoglio

      Obama corre perigo. É bem possível que o deus Lula se eleja nos EUA, mesmo não sendo americano. Afinal, Lula já nasceu contaminado pelo Víruz da Paz. Pena que não tenha sido contaminado pelo protozoário da toxoplasmose. Estaríamos livres de tanta insanidade...

  19. Erb

    A sua opinião com relação aos aposentados é igual a dos economistas banqueiros. Claro que você nã vai precisar de uma aposentadoria pública... senão sua opinião seria outra. Os velhinhos dispensam a sua opinião.

    Responda
    1. Adriano Trindade

      A opinião do Kennedy é imparcial, isto é diferente. Se eu puxar a sardinha para o lado dos aposentados (como o José Ubarana puxa), ou para o dado dos banqueiros, aí não estarei sendo imparcial. O Kennedy Alencar está anlisando apenas causa e efeito, não á quem beneficia ou á quem prejudica. Afinal, agradar á todos é impossível, e a nossa imprensa geralmente é tendenciosa e sempre puxa a sardinha para algum lado. Imparcialidade é algo raro de se ver.

    2. marcia teixeira

      JOsé, Pensa bem no qto caminhamos em relação às aposentadorias e ao mínimo desde o início do governo Lula. Esse é um diferencial inegável e única sequência de aumentos reais desde muito tempo. Acho mais sensato um passo de cada vez, ou o Brasil estoura e todas essas conquistas sociais vão por água abaixo. Aliás, a jogada da oposição é realmente essa: já que não tem como contestar a popularidade desse governo, ficam arrumando maneiras de queimar o presidente e forçá-lo à medidas impopulares...

  20. val

    Kennedy tem provado ser um dos poucos colunistas deste meio de comunicacao com profissionalidade e clareza em suas analises, great!!!

    Responda
  21. Elcabongy

    Das matérias desse colunista depreende-se que, para ele, não há nada que o Lulo-PT possa fazer que seja ruim ou errado. Êta dinheirinho fácil esse hein Kenedy? Pode-se ter como certo, porém, que a pixotada internacional do Lula, Marco Aurélio Top Top e o nanico Amorim riscaram do mapa, definitivamente, a chance do Lula ser indicado a Nobel ou cargo na ONU, contudo, fica o prêmio de consolação: VAGA garantida na ONG "PALHAÇOS SEM FRONTEIRA".

    Responda
  22. Cristiano Garcia

    Gostei da reflexão Kennedy. E como voce espero que ele esteja apenas ganhando tempo, para poder voltar.

    Responda
    1. abueno

      Kenedy, se redigir outro texto assim a foia de bota no olho da rua. O seu jornal está tão ridiculo que escrever o próprio nome( F o lha) é censura.

  23. Centipede

    Eu não aguento mais ver o Kennedy Alencar entrevistar comunistas na redetv.E agora esse cara ta na fo.lha tambem? Dá um tempo pra gente cara

    Responda
  24. Éder Danilo

    Eita!Finalmente uma reportagem que parece imparcial na folha!Parabéns, Kennedy Alencar!O grande problema nos EUA é o lobby que existe por lá. Obama mesmo que queira fazer algo bom para a Paz Mundial, acaba ficando a mercê de 'forças ocultas'. Daí a contradição da ONU em impor as sanções ao Irã ao mesmo tempo que passa a mão na cabeça do regime de Israel.

    Responda
  25. danilobc

    Essa eu não entendi. O caminho que o Brasil adotou, você mesmo sugere, foi ingênuo. Isso é bom para a nossa reputação internacional? Isso vai contribuir para um assento no conselho de segurança? Bomba nuclear na mão de um doido é um bom assunto para se aventurar? Gosto da idéia do Lula de dar mais projeção ao Brasil, mas não assim. Talvez seja o jeito brasileiro de amadurecer, mas parece que tratamos a política internacional como tratávamos a nossa economia na década de 80: com idéias

    Responda
    1. Centipede

      Danilo ... o Kennedy deve com ctz receber o bolsa jornalismo do PT