Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Moises Lopes

    Que engraçado! Parece que poucos por aqui se dão ao trabalho de ler a coluna. Juntar as letras não é o mesmo que LER. Ler, ao menos para mim, é captar a mensagem do que está escrito. Brasileiro é fogo né? Tudo precisa ser futebol ou "politicalha". Qualquer coisa que tente sair destes focos não merece atenção. Vai ver é por isso que estamos tão bem representados nas esferas de poder... Vamos ler mais povão!!! (Antes que alguém se ofenda, adianto: leia este comentário, mas não juntando letrinha

    Responda
  2. João Paulo K. Sens

    Muito embora os ivestimentos externos trazidos pela Copa não tenham efeitos tão efêmeros quanto o evento ,propriamente dito,não posso deixar de concordar com o autor sobre a natureza supérflua, que possuem os recursos destinados à construção ou manutencão de estádios.Talvez fosse mais sólido ivestir no binômio saúde-educação, visto que todos os estados do Brasil apresentam problemas nessas duas áreas,mas nem todos seriam diretamente beneficiados pela Copa no país.

    Responda
  3. Chagas

    Concordo com tudo. Agora uma pergunta: Os paulistanos não se cansam de eleger administradores incompetentes?

    Responda
  4. Valeria Rocha

    Caro, Gilberto Concordo contigo sobre as carencias da cidade de SP: educacao, saude, poluicao etc. Mas nao posso concordar quando diz q o investimentos nos estadios e uma bobagem passageira. Os nossos estadios precisam ser seguros e confortaveis para as familias brasileiras q irao assistir aos jogos, assim como tambem precisam estar em ordem para receber os muito bem-vindos turistas. Estou aqui na Africa do Sul e, posso afirmar, que todos os investimentos trouxeram muito retorno

    Responda
  5. Ulysses Samenho

    Concordo com alguns comentáristas, o texto está com poucos argumentos e conteúdo.

    Responda
  6. Sandra Regina Mora Venturim

    Vou corrigir vc Dimenstein, me desculpe, mas creio que a hora é inoportuna para uma copa no país, independente de quem esteja na presidencia como disse alguns. As obras de melhorias só privilegiam as grandes cidades, e as pequenas no interior dos estados como Alagoas, Sergipe que agora passam por grandes problemas com as enchentes, isso só aconteceu, eu sei porque morei lá, por falta de infra-estrutura. Olhemos um pouco mais para nosso "umbigo", antes de inflar nosso ego.

    Responda
  7. Pietro

    Ate' onde eu entendi haviam 2 possibilidades: 1. O Sao Paulo reformar o Morumbi (custo 300 milhoes) e sediar alguns jogos da Copa 2. O Governo (estado + municipio) construir um estadio em Pirituba (1 bilhao em $$ publico). O SPFC nao conseguiu garantias que teria os 300 mi para a reforma e um estadio "publico" a esse preco seria um tabefe na cara da populacao. Que os jogos acontecam onde for, paulistas interessados irao ate' la' para assistir, sem pagar uma conta d

    Responda
  8. marques

    Gilberto, concordo plenarmente a educação está pessima, a saúde tambem, a segurança ,são paulo está um caos, e aculpa é da Dilma que não, sabe administrar esta cidade!!que esta horrivel ,até na visão dos seus defensores ,e agora a Dilma que não soube estes ultimos anos governar São Paulo, agora quer governar o brasil, ôpa!!!estou em duvida????é que sou de GARANHUNS/PEe não sei Direito o nome do Governante da Cidade de São Paulo, me ajudem por favor se o Nome estiver Errado.

    Responda
  9. Horácio Oliveira

    Muito bom, Gilberto. Enfim, uma opinião racional. Não precisamos mesmo de Copa. São Paulo tem que dar o exemplo. Copa é uma coisa passageira. Gastar centenas de milhões ou bilhões (superfaturamentos) de reais por orgulho? Pega essa grana e investe em hospital para que as pessoas não tenham que esperar 3 meses por uma consulta. Ou constrói escolas. Se cada aluno desse uma "vuvuzelada" cada vez que terminasse de ler 10 páginas de um livro, seria um silêncio total.

    Responda
    1. Paulo

      Devemos seguir aquele ex-ministro que inventou a CPMF e disse que com a grana iria resolver o problema da saúde. Arrecadou bilhões. No final, resolveu? Todos governantes construem hospitais. Resolveu? Será o dinheiro da copa que vai resolver o problema da saúde? Será a economia em nõ se realiando a copa que vai se resolver o problema da educação? Que a população tenha quatro anos de emprego e renda, pois se demora quatro anos para se organizar uma copa. Que tenha salário e resolva seus proble

  10. luiz

    Como um bom jornalista que se pretende, seria possivel voce demonstrar suas afirmações? Como lhe disse, penso que voce não passa de um jornalista de quatro paredes, sem qualquer experiencia real do que afirma. Aguardo sua publicação da evolução das estaticas que demonstrem suas assertivas.

    Responda
    1. Moises Lopes

      Julgar as pessoas parece tão fácil né? Que tal o Sr. demonstrar as suas assertivas? O que é "experiencia real" no contexto aqui proposto? Só palavreado não basta, é preciso conteúdo!

  11. renatofg

    Eu também acho que São Paulo não deveria ficar de fora, mas, investir dinheiro público - tão escasso em obras fundamentais - seria totalmente inaceitável. Mas, como infelizmente não podemos esperar razão dos que decidem, provavelmente, vamos ver nosso dinheiro ser investido num novo estádio, que sem dúvidas trará muitos benefícios à população, porém em detrimento das providências que deveriam merecer mais atenção. Ah, sim, e vamos ver este novo estádio tornar-se privado... Quanta politicagem.

    Responda
  12. laudimiro jeronimo da silva jeronimo

    CONCORDO,PARA RECEBER UMA ILUSTRE VISITA ARRUME A KSA, SAO PAULO PRECISA DE UM CHOQUE DE CIVILIDADE

    Responda
  13. Magno

    Qta hipocrisia de Gilberto.

    Responda
  14. Pássaro

    Copa no Brasil e São Paulo fora da copa?Eu não sou de São Paulo e não entendi, quer dizer que em outros estados pode?

    Responda
    1. Moises Lopes

      O quê!!! São Paulo fora da copa? Justo São Paulo, a melhor, maior, a capital do capital, a mais importante, a mais tudo, a que sempre foi e sempre será o verdadeiro centro do mundo de fora da copa do mundo? Bom para ela!!!

  15. marcia teixeira

    Não está em discussão os benefícios e prejuízos que um evento como a Copa pode trazer pro Brasil ou pra Sampa. A discussão fica na tentativa de encontrar uma razão lúcida que explique a desqualificação do Morumbi, mudança de plano do metrô, um tanto de projetos de novos estádios, Aécio oferecendo o Mineirão pra abertura, etc, etc, etc... tudo assim, bem simultaneamente... uma coincidência daquelas! COncordo com o G D, se existem estádios na cidade, pra que construir outro? Questão de bom sens

    Responda
  16. Marcos Berenstein

    Sou a favor SE o saco de cimento usado nas obras não custar R$ 500,00. O TCU vai ter MUITO TRABALHO pois receberá muita pressão política para aprovar as contas da Copa do Mundo às PRESSAS. Vocês todos sabem o que vai acontecer com o dinheiro público, não é mesmo?

    Responda
  17. Francielle Chies

    A copa não traz só o estágio, senhor Dimenstein, mas também milhões de investimentos em infraestrutura. Acho que o sr. não lê o jornal, pois acabo de ver uma notícia que anuncia o adiamento das obras do metrô, que deveriam ficar prontas em 2013, para a Copa, e que agora estão sem data prevista para entrega, pois SP não está mais no circuito do mundial. Quando a Copa fosse embora, o metrô ficaria, e isso é, não a solução, mas a melhoria do transporte público da cidade.

    Responda
  18. marcos

    ESSA IMPRENSA (?) BRASILEIRA VIVE DE DEBOCHE,O GOV. E POVO AFRICANO PROCURA TIRAR O MAXIMO PROVEITO DO EVENTO QUE ESTA SENDO REALIZADO NAQUELE PAIS É GENTE DO MUNDO TODO,GERANDO TRABALHO PRA OS AFRICANOS E POR AI VAI.,E A GENTE FICA LENDO E VENDO ABOBRINHAS DE COLUNISTAS IMBECIS SEM COMPROMISSO COM OS FATOS,É TRISTE VÊ ESSA CULTURA NOJENTA IMPERANDO EM NOSSO BRASIL.,SÓ PORQUE FOI CONQUISTADA NO GOV.LULA. É MUITA DOR DE COTOVELO.

    Responda
  19. agenor

    Deixa de ser manéééé! São Paulo é o país do futebol. Essa CBF - Cabeças Burras Fracassadas, tem que valorizar o futebol brasileiro e, não se curvar a FIFA, já basta o que ela faz com o Norte e Nordeste do Brasil.

    Responda
  20. CJOTA

    Prefiro a abertura na Arena Palestra Itália.

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      Prefiro a construção da "Arena Fazendinha" e a realização de amistosos internacionais no "terrão" do Corinthians. Os estrangeiros gostam muito de nosso improviso e proverbial descontração. É o nosso amado "jeitinho brasileiro".

  21. Helinho

    Gilberto em certa medida você tem razão, onde houver investimento público vaí existir o risco de desvios etc..., mas isso não significa que o Estado deva estar ausente, pois, a Copa é ainda um evento rentável. Depois, nossa economia, nosso mercado interno só existe porque existe o Estado( O Estado salvou a indústria automobilistica quando abriu mão do IPI, já havia salvo os bancos no passado, os jornais não fecharam porque o Governo comprou algum espaço publicitário etc...).

    Responda
  22. Alexandre A Marques

    O comentário foi removido a pedido do leitor.

  23. Elcabongy

    Matéria fraquinha, ingênua, de quem nao tem nada a dizer ou que nao pode escrever sobre coisas mais sérias. Até parece que o dinheiro público (nosso!) deixará de ser roubado ou "queimado" só porque SP nao vai ter copa. Ao contrário, esse será um argumento para gastar mais ainda em outro lugar, pois vao dizer que terao que "construir" mais infra-estrutura e blá blá blá. NOSSO dinheiro sempre será "detonado", qualquer que seja a decisao.

    Responda
  24. Antonio

    Concordo plenamente com o jornalista, e digo mais quem se beneficia com um evento dessa magnitude bancado com dinheiro público certamente não é a população que sofre com a falta de serviços básicos como foi bem dito na matéria. Futebol no Brasil só beneficia os cartolas e o presidente da CBF que nada faz para cobrar das autoridades aquilo que é direito do cidadão que é transparência na gestão, inclusive dos clubes que são verdadeiras fábricas de corrupção. As nossas prioridades são out

    Responda
  25. Meunome (não trenho)

    Dr. Gilberto, não sei se observou que jornalistas foram assaltados, houve sequestros, e verificou-se que muitas obras inacabadas no entorno dos estádios na Copa da Africa do Sul, se tornaram manchetes no mundo inteiro. Não sei se observou que circulavam transportes iguais aos alternativos aquí do Rio, Sp, BH etc. Ninguém viu TREM BALA, Metrô (nem de superfície). Observamos uma gente simples e conformada com modus vivendi (nenhuma crítica), povo feliz e estádios prontos.E os recursos privados?

    Responda
  26. caio1945

    Gilberto: apesar de você ter usado tom pouco usual em sua coluna, concordo com o que escreveu. Copa do Mundo é um evento de marketing e de política, não é esporte latu sensu. Pena que o brasileiro costuma ficar na espuma dos assuntos, não pensa no que faz ou fala, conseqüência do que você mencionou: a educação no lar e o ensino nas escolas são insuficientes em S Paulo e no Brasil de hoje, o que produz y-menos a mais.

    Responda
  27. paulo fria

    Gilberto Dimenstein só fala (ou melhor, escreve) - asneiras. pelo menos ele faz isso em textos curtos com parágrafos reduzidos condizentes ao seu intelecto. desta forma poupa o tempo de quem arrisca a lê-lo

    Responda
    1. paulo fria

      não use vírgulas depois de "e" e aprenda a lidar com os próprios erros. seja humilde ao invés de arrogante. não vou fazer como você, que usa caixa alta em seus posts pra chamar a atenção aos seus argumentos pueris. o meu brasil é com letra minúscula mesmo, porque infelizmente é dominado por gentinha como você

    2. paparugo

      Use vírgulas, letras maiúsculas e, tome cuidado ao escrever Brasil com letras minúsculas ( num texto abaixo ). Seja participante e não professor. Mostre conteúdo...

  28. paparugo

    Realmente, um país decente prepara sua população com todos os recursos possíveis como educação, saúde, segurança, noções de civilidade, auto estima e outras coisas. Depois, vai atrás de grandes eventos. Com quase 8 anos no governo, o FANFARRÃO não trouxe nenhuma melhora e, como chefe da nação tinha o direito de cobrar e fazer. Mas, o importante é o bom relacionamento com o CHAVEZ, O SEM MORALES, O DOIDÃO DO AHMANEDIJAD, O FANTASMA DO FIDEL e muita ajuda para todos. E, tem a DILMADELA DO PAC..

    Responda
    1. caio1945

      Dr. Tibiriçá: o brasileiro está precisando é de auto-crítica e senso de ridículo, auto-estima é para gente que já fez o dever de casa. Auto-estima vem depois do trabalho de qualidade, com brio e dignidade. Esta última, coitada, carimbou o passaporte e se mandou do país há uns 8 anos.

  29. paparugo

    Como na África do Sul, poucos turistas virão ao Brasil. Com certeza só os sulamericanos. Europeus, asiáticos, americanos e canadenses se vierem, será sem suas famílias. A Copa de 2.014 festejará a prostituição em geral de mulheres, crianças e garotos de programa, proporcionará lucros aos traficantes de drogas e seres humanos, fará "funcionar" muitos cassinos clandestinos, dará a oportunidade aos corruptos para uma "comissão" a mais, roubalheiras em geral, fins eleitoreiros e etc...

    Responda
    1. paulo fria

      "se vierem, será"? bela concordância

  30. tibira

    Concordo inteiramente com o Sr.Dimenstein. Vai ser tanto dinheiro público despejado na Copa do Mundo e nós, não só de São Paulo, com tantos outros problemas mais urgentes. Vejam só o que aconteceu com os Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro. O Governos Federal/Estadual/Municipal foram os responsáveis por todos os gastos efetuados. E depois, certamente teremos atraso nas obras, e virão licitações viciadas etc etc.

    Responda
  31. Ametog

    Meu caro Gilberto, essa turma do PT, PMDB e congeneres da base aliada, está ávida para por a mão na grana e construção de frivolidades é uma grande oportunidade. Os caras até choram "lagrimas de crocodilo" mas enquanto secam a lagrima de um olho, o outro está visado "OPORTUNIDADES"...Que maravilha essa apoiada por 80% de "massa de manobra"...

    Responda
  32. beto

    QUE BELEZA !!!!!! E a fo.lha ainda tem coragem de publicar tamanha asneira desse blogueiro ???????

    Responda
  33. Paulo

    O artigo é no mínimo ingênuo, pois parte de um raciocínio simplista: se não houver copa, todo o dinheiro será aplicado em educação e saúde. A base é que a Copa gera apenas custos. Pois a copa também gera renda, emprego e impostos. Ao gerar emprego está permitindo que as famílias tenham melhores condições para investir em saúde e educação. Ao atrair turistas, atrai investimentos que irão gerar empregos e impostos, o poderão ser usados em saúde e educação. Isso é promoção do desenvolvimento./p

    Responda
    1. caio1945

      Verdade para países sérios. No Brasil, podemos manter um pé atrás.

  34. Clairton

    Ainda bem que São Paulo tem estadistas na administração pública!... Dúvido que essa tática não seja manipulação de LULA com Ricardo Teixeira para ter argumento para construir um estádio numa cidade da Grande São Paulo administrada por algum do PT e de preferência para apadrinhar algum time do coração presidencial!... A Educação perdeu mais de 2 bilhões esse ano... Será que LULA vai ter a cara de pau de usar o dinheiro público com uma construção sem fundamento?...

    Responda
  35. Sonia

    Nem Copa nem Pan!!! Essas obras vão permitir mais desvio de verbas para si próprios ou seus partidos. É necessário, sim, direcionar verbas para a Educação, Saúde e Habitação. Lançar programas de controle de natalidade. Só assim esse estado de violência pára de crescer. Quem vai ter acesso a esses eventos? Somente a população que tem dinheiro. O pobre vai continuar desdentado e cheio de filhos mal educados e doentes ou pedindo dinheiro nas esquinas.

    Responda
  36. mcduarte

    Concordo plenamente. O governo do sr. Serra não deu conta de melhorar a infra-estrutura da maior metrópole do país. O transporte público é medonho. A nova linha amarela do metrô é uma piada: funciona das 9h às 15h e tem apenas duas estações. A saúde é péssima. A educação é um celeiro de alunos e professores mal formados. Segurança pública atinge seus piores patamares da era tucana (sim, já virou uma era essa porcaria de governo que já nos tortura há 15 anos). Totalmente de acordo com Dimenste

    Responda
  37. vera

    porque vocês que falam mal de são paulo, porque vocês não vão embora daqui são paulo agradece são paulo não precisa de pessoas que ganham o pão pra sobreviver e cospe em cima vão embora com certeza são paulo vai melhora sem a presença de vocês

    Responda
  38. carlos rockenbach

    "A copa passa..." Concordo, mas apos a copa ficam todas as melhorias de infra-estrutura que todos se beneficiam. Sem contar que todos os paises que sediaram eventos como copa e olimpiadas, se benificiaram muito nos anos seguintes com o turismo. Mas, tem gente que pensa pequeno, eh o complexo de vira-latas, e parece que o Sr Dimenstein esta sofrendo deste mal. Sds

    Responda
  39. Antonio

    O governador de SP, não é o dono de São Paulo, deixar a cidade de São paulo fora da copa do mundopode ser classificadocomo : BURRICE, FALTA DE RESPEITO COM OS PAULISTAS,IDIOTICE. O que é natural de quem aprova o que O seu querido ISRAEL faz com os PALESTINOS. Nôs comerciantes, trabalhadores e empresarios em geral é que devemos decidir e não o senhor governador Tampão!

    Responda
  40. rinaldo ribeiro

    O colunista está preocupado diante da possibilidade de se reduzir o dinheiro direcionado para a sua ONG...

    Responda
  41. Gerson

    Está tudo programado, 'eles' aprenderam direitinho com o 'esquema' das obras do PAN. Primeiro, atrasam propositadamente o início das obras, para, em cima do prazo, pedir dispensa de licitação, injetar dinheiro publico e ultrapassar em mil vezes o orçamento inicialmente previsto. Já os 'espertos' bairristas que vão aplaudir e tocar vuvuzelas nos dias de jogos, continuarão a mandar seus filhos para as maravilhosas escolas públicas, e andarão pela cidade com toda segurança e agilidade que merece

    Responda
  42. mauricio gordo

    sr dimenstein acerto em cheio nesta, so falto mencionar quem foi o responsavelpor estes 16 anos de governo (arena,pds,psdb,dem).

    Responda
  43. edsm

    A verdade é a seguinte: nesse quebra-braço da CBF-SPFC, como o Teixeira manda na FIFA-Brasil face ao Blater fazer tudo o que o Teixeira quizer aqui pra não concorrer contra ele na próxima eleição (acordo feito), se o presidente do SPFC renuciar hoje, amanhã volta o Morumbi à abertura com ou sem reforma, mesmo caindo, despencando, ruindo, etc. Politica futebolistica faz milagres.

    Responda
  44. Fe Berlim

    O Brasil tem um PIB de 1 trilhão de dólares. Pergunta: Por que o setor privado não investe então na copa de 2014? Das duas uma: ou é por que o governo sempre banca OU é por que o risco é altíssimo (investir 300 milhões na reforma de um estádio não é pouca coisa). Como solucionar isso? Pega dinheiro público!!!! Pronto!!!! Assim nós cobrimos os riscos dos milhionários (coitados! não tem dinheiro para investir) e tiramos dinheiro do Estado QUE NUNCA MAIS SERÁ DEVOLVIDO!

    Responda
    1. caio1945

      Se as leis fossem para organizar o funcionamento da sociedade e não para aumentar o mercado dos advogados, se não tivesse tanto advogado neste país, e se o povo exigisse dos políticos a ferro e fôgo que se comportassem, minha estimada Fe Berlim, nós empresários investiríamos muito mais nêste país paradisíaco em relação à maioria dos outros dêste mundo. A Copa do Mundo, em país sério, é realmente algo muito rentável (lembra-se como foi feita em Atlanta? será que alguém foi lá ver para aprender

  45. Fe Berlim

    O ideal é uma coisa: dinheiro público não deve ir para eventosesportivos. Fato! Poderia ir se o retorno fosse bom e fosse re-investidono governo (o que não acredito nisso). Só que no Brasil a gente presume a má-fé dos governantes. Então o queserá que acontece por detrás dos bastidores? Uma lição de moralpassageira de Goldman em face do governo Lula? Não foi feito do Lula trazer a Copa para o Brasil. Afinal, um país daAmérica do Sul tinha que sediar e Argentina abriu mão.

    Responda
  46. Fe Berlim

    Ou seja: restou apenas o Brasil para sediar a copa. Não houve esforços do governo em trazer a copa para cá (se houve, foram poucos). Tanto é que depois do Brasil a Fifa acabará com o sistema de rodízio de continentes para sediar a Copa do Mundo. Mérito do Governo? Nenhum! Se para sediar a copa precisaremos fazer um corte sangrento nos nossos pulsos, prefiro que essa luta seja para derrubar corruptos e não para ver partidas de futebol. Independente dos meios, o fim foi aceitável:

    Responda
  47. norsonbotrel

    Errou FEIO, Gilberto. Os investimentos serão feitos, seja aqui, seja em outro lugar. Com os jogos aqui, PELO MENOS esses investimentos recebemos. Se for em outro lugar, o dinheiro vai emobra e continuamos com os mesmos problemas. Pensa antes de sair escrevendo, cara. Você é bem melhor do que esse último artigo.

    Responda
    1. Fe Berlim

      Seguindo seu raciocínio: o governo banca 300 milhões. Investidores estrangeiros e brasileiros farão propaganda aqui, venda de serviços e bens por causa da copa, com um risco extremamente reduzido e com um lucro muito mais rentável. Eles lucram X e repassam apenas uns 20% para seus funcionários e população. Você por acaso é dono de alguma rede de hotéis, de supermercados ou de outra coisa para fazer um comentário desse tipo? O colunista acertou sim! Parabéns!

  48. Ld

    "A educação da cidade de São Paulo é ruim" Claroo claroo, só São Paulo tem uma educação ruim "Saúde, precária; Transito, um caos. A poluição não para de piorar" Saúde não é só em São Paulo, Transito ocorre porque muita gente vem para ca e ao invés de ficar em seus respectivos estados.

    Responda
  49. Meunome (não trenho)

    Dr. Gilberto, se os grandes times brasileiros, os melhores do mundo jogam aquí em São Paulo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, e etc. Se os grandes do Brasil inteiro vêm aquí para fazer os grandes clássicos, PORQUÊ os nossos paises irmãos, como Uruguai, Paraguai, Argentina ou os Europeus e etc. não podem jogar também? O que será que contém essa exigência de reformar o que já vendo reformado constantemente. Os nossos estádios vivem em reformas. Aquí em Fortaleza-CE, também nos ameaçam! porque

    Responda
  50. Ex-Machina

    Engraçado ver esse discurso de que "São Paulo está boicotando o Lula", "São paulo deve mesmo se emancipar". Oras, as políticas demagógicas do Lula são bancadas por quem afinal de contas? Qual o Estado dessa nação que mais arrecada e, proporcionalmente, menos recebe de volta do Governo Federal? Se São Paulo boicotasse mesmo o Lula não existiria nem PAC, nem Fome Zero. Se São Paulo se separasse do país, o Brasil viraria uma Venezuela.

    Responda
    1. caio1945

      Realmente: se o povo de certas regiões setentrionais do Brasil fosse mesmo muito competente, êle teria ficado por lá e feito da zona equatorial a locomotiva do país. Mas... não é, não foi e não fizeram. Porque é que eles vieram para o "Sul-Maravilha"?