-
José Carlos
O gol foi irregular. Mas quem decide é o árbitro e não o jornalista. Se assim fosse a Globo já teria esfarelado Dunga. Coisa que aliás não me desagradaria, mas fazer o que? Esporte é assim. O Rivaldo fez uma coisa vergonhosa em 2002 e ninguém fala nada hoje. É o tal do Fair Play caseiro. Prá nóis tudo, prá elis quá quá quá. - Parabéns pelo belíssima reportagem.
-
Deivin T. de Oliveira
É triste ver valores éticos e morais serem deixados de lado devido a um patriotismo irracional e temporário. Admiro sua coragem e parabéns pela coluna.
-
A. Carvalho
A diferença é que o gol de Luís Fabiano não mudou absolutamente nada na história de Brasil e Costa do Marfim, enquanto o gol de Henry decidiu a vaga de uma seleção para a copa do mundo. Tão simples...
-
Marcio
De fato não muda nada. Mas ambos são inválidos na mesma medida.
-
-
zlogdan
É por isso que o futebol não tem mais graça. Gol de mão vira obra de arte e se percebe que a FIFA, com o perdão do trocadilho, "dá uma mão ao Brasil". No final, faz uma cena deixando os adversários fazerem faltas, expulsa o KK. Em primeiro instante, achei uma obra de arte, mas depois ao ver o replay, fiquei bastante triste, afinal tinha pensando q tinha visto um gol antológico e vi apenas mais um atacante esperto dando um "jeitinho brasileiro", afinal ele é "brasileiro" e "não desiste nunca".
-
Não tenho
Que a Costa do Marfim é um time mediocre, botinudo e desleal, deu para ver com sobras. Mas, tudo isso não pode esconder o fato de que ganhamos com um gol roubado. Maradona, Henri e Luis Fabiano deveriam ter vergonha do feito e não ficar alardeando como se fosse um lance de esperteza. Não há esperteza na deslealdade, somente motivo para se envergonhar e pedir desculpas. Com a palavra a FIFA, antes tarde do que nunca.
-
Bernhard Moikross
....Pessoal! Para que esta surpresa!!! Acorda!!!...é a lei do Jerson...pô!!!!!
-
armando goes
Lamentável, hein, Carla Magalhães? A pequena e insignificante diferença... é o mesmo que dizer que um sujeito que rouba 100 mil reais, não pode ser punido, já que o Maluf embolsou milhões. A Carla poderia até adaptar uma frase usada sempre que se referiam a Maluf (os seus defensores, claro) e ficaria assim: O Luis Fabiano rouba mas marca. Ou rouba mas faz, mesmo. Mas essa é marca registrada do Maluf. Lamentável. Quanto ao Rossi, parabéns. Pessoas como você são cada vez mais rara
-
moraes1
Muito bem, parabéns! MAM
-
antonio freitas
Este fato mostra:1. Os jornalistas da Rede Globo se consideram donos da verdade, com o direito de impor a todos nós suas opiniões como verdades absolutas. Não temos o direito de pensar. São ridículos.2. Isto prova o quanto é perigoso este poder JÁ estabelecido há décadas por uma organização que se tornou tão poderosa.3. Entendem que podem julgar, mas nunca serem julgados.4. É o problema de uma profissão que se diz acima de qualquer suspeita, sem órgãos que a controle.
-
xyz
Tanto os chapéus quanto os toques de "mão" foram condições necessárias ao gol, não faz sentido dizer que "a mão é que foi a causa". As causas são várias. A mãozada do Henry foi um escândalo. Uma arrumadinha de ombro é quase imperceptível. O juiz tá lá é pra julgar se foi um escândalo ou não. Infelizmente o juiz daquele partida não viu o escândalo. O dessa até que viu, mas julgou que estava OK. É assim que é pra ser. E é capaz do Juiz francês ter decidido passar pra buscar o perd
-
Thyrso
Exist sim difça de grau entr um toq de mão e outro - uns cabe a dúvid entre ser ou não intencional ou tendo em vista a sua consequênc p/ o resultado da partid. O mesmo se diz sob o enfoque ético (moral): há casos de clara a intnção de levar vantgem e outrs em q resulta de mero "reflexo". Logo, é equivocado igualar a infrção do L. Fabiano com as de Henry ou Maradona.
-
Carlos Virabrequim
Identifico-me em gênero, número e grau com tudo que foi dito pelo Clóvis Rossi. Eu também sempre tive -e continuo a ter- o mais alto apreço pelo elevado padrão ético e jornalístico do Juca Kfouri e do Tostão. Mas neste caso ambos "prevaricaram". Espero que tenham a humildade de reconhecer a derrapada e voltem atrás em seu juízo equivocado do episódio, sendo coerentes com a própria biografia... Carlos Mota Filho Belo Horizonte
-
Gustavo Feu de Freitas
O teor de um problema aparentemente simples como esse é de uma gravidade fenomenal. O gol do Luis Fabiano pode suscitar a idéia de que o Brasil quer ganhar a Copa a todo custo. O comentário dos jornalstas citados demonstra uma informalidade ao invés de uma imparcialidade com a notícia. Jornalista não deve falar da boca pra fora, nem brincando, nem sobre um assunto assim. Parece birra, mas um gol de mentira pra alguns não tem o mesmo valor. (Gustavo Feu de Freitas, formado em jornalismo)
-
rubens marchi filho
Perfeito! Tomara que não aconteça, mas se o Brasil levar um gol irregular, os mesmos que bateram palma ontem terão que engolir sem reclamar.
-
Alexandre
A imparcialidade do brasileiro vai para o espaço quando se trata de futebol, o gol foi lindo...mais tocou duas vezes no braço, Henry deu o passo nao fez o gol !È tudo irregular culpa de quem.. a FIFA que nao quer o auxilio do video, que ja existe no rugby esporte muito mais complicado a apitar que o futebol.. Quanto a Babão Bueno e seu nacionalismo primario e seu declarado odio da França que ele mesmo repassa para todo o Brasil!!! imagine se um locutor no estrangeiro fosse tão avesso ao Brasi
-
du
Parabéns Clovis, pela excelente matéria, sentí vergonha deste time e vou torcer para a seleção ser eliminada com um gol de mão, nem precisa ser da Argentina, vale a pena citar alguns políticos que comemoraram a falta de ética no futebol em seus comentários no Twitter, não esperava outra coisa destes políticos, mas sim da imprensa que sempre defende a ética, só não entendem que ética é na vida e não apenas na política ou nos negócios, quem sabe um dia poderemos ver o esporte jogando com ética.
-
dilsonfilho
Perfeito, nota 10, Clóvis ! Os fanáticos torcedores (imprensa incluída) desse país precisam entender que um povo se faz com honestidade. E, nesse caso, é MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA dos mesmos que tanta piada fizeram com o Henry, agora comemorarem o gol e diminuírem a importância do fato. Mas eu entendo, afinal é muito grande a dor de cotovelo contra a França, que já eliminou o Brasil 3 vezes em copas do mundo...
-
aguiar07
o que tem a ver arruda com luis fabiano? é a lamentável e velha tentativa de misturar política e futebol, mesmo quando não há lógica alguma na conexão. lula faz isso seguido e a imprensa desce o sarrafo... não surpreende, porém, que seja rossi a fazê-lo. o colunista onipotente sabe tudo, de política a externa ao preço do pãozinho, de futebol à cirurgia de cérebro. e sempre escrevendo naquele tom de "último não-enganado da nação", falando o que supostamente ninguém falou. lamentável...
-
BJSG
Uma ótima coluna! é assim que descrevo os comentários de Clóvis Rossi. Me parece uma questão cultural, que no Brasil existe o pensamento de ganhar a todo o custo(isto reflete-se na corrupção gigantesca em nosso país).Assim, ignoramos os fatos. Realmente, temos visto um "macartismo" na imprensa e na sociedade brasileira em geral, capitaneado pelo "capitão" dunga, de que qualquer crítica ao "scratch" canarinho é um sinal do mais vil e terrível "anti-patriotismo". Gol sujo como o de Henry
-
guaiaca
JEJUM ACABOU!MAS A MÃO E O BRAÇO CONTINUAM COM O MARADONA,HENRY E AGORA COM O LUIS FABIANO.E O BERNARDINHO O QUE ACHOU?
-
Diego Maulana
Achei perfeita sua análise Clóvis. Apesar de ter sido em uma circunstância totalmente diferente do gol do Henry, foi tão ilegal quanto. Não é porque foi um gol do Brasil que temos que idolatrar ou admirar e crucificar o que é feito pelo adversário.
-
manu III
Parabéns Clóvis Rossi! Num país como o Brasil de MORAL ELÁSTICA é muita coragem dizer a verdade. Pessoas como Tostão, Juca Kfoury, Galvão Bueno, e tantos outros que influenciam a ética e formação moral dos brasileiros deveriam fazer uma autocrítica e pedir DESCULPAS A TODO O POVO BRASILEIRO por essa contribuição sistemática NEGATIVA que vem desempenhando em tantos episódios de interesse a nação. Parabéns Clóvis Rossi por seu senso crítico, independência e coragem.
-
Renan Corrêa
"Não, Tostão, não. A bola não tocou no braço, o braço é que foi erguidopara aparar a bola, uma vez e na seguinte também. Sem o uso do braço,Luis Fabiano não dominaria a bola e, por extensão, não haveria gol,muito menos gol "antológico"." Se o braço tocou na bola então a bola tocou no braço, é recíproco. E outra, não é possível saber como seria o lance sem o uso do braço. E o Tostão dizer que um gol é antolôgico é muito mais importante do que você dizer o contrário.
-
cesar lopes
Essa opinião é um exemplo do triste hábito, cada vez mais corriqueiro no futebol (bem como na política), de se deformar a realidade para que ela se encaixe em nosso desejo ou na nossa conveniência.
-
cesar lopes
Essa opinião é um exemplo do triste hábito, cada vez mais corriqueiro no futebol (bem como na política), de se deformar a realidade para que ela se encaixe em nosso desejos ou na nossa conveniência.
-
-
Lrdnollan
Parte 2 Tenho para mim que o juiz nao anulou o gol por ter cometido o erro de nao dar o penalti a favor do Brasil quando um de nossos jogadores foi derrubado na area durante uma cobranca de escanteio, e so chamou os dois envolvidos pra dar uma bronca e mandou voltar a cobranca do escanteio. Isso nao existe. Foi derrubado na area e PENALTI. Esse juiz nao deve mais apitar pela FIFA pelos diversos erros que cometeu.
-
Lrdnollan
Parte 1 Acho sem fundamento sua comparacao entre Bonner e Galvao. Bonner apenas le o que lhe e apresentado, ja Galvao nao tem "script" pra seguir. Diz o que vem a cabeca. Isso me parece um ataque pessoal contra a Globo. A ESPN americana mostrou uma imagem do proprio juiz conversando com L. Fabiano e dizendo que ele viu que L. Fabiano usou o braco e nao o peito, mas nao anulou o gol. O que, no caso, torna o juiz o culpado de ter aceito o gol.
-
Leandro Gomes
Faz um artigo contra a mão de Deus do Maradona de 1986, espertalhão. O gol do Luís Fabiano foi maravilhoso, mesmo tendo sido ilegal, ter sido obrigação do juiz anulá-lo e dar um cartão amarelho. Ainda assim o gol continuou lindo.
-
Carla Magalhães
Caro Clovis, A pequena e insignificante diferença é que o gol de Henry classificou a França prejudicando a Irlanda, foi decisivo, já o de Luis Fabiano simplesmente ampliou um placar já favorável ao Brasil, se o juiz anulasse não teria modificado o resultado dos 3 pontos conquistados.
-
Laécio
Cara Carla: Do ponto de vista moral, que é o utilizado por Rossi, é absolutamente insignificante o benefício alcançado. Decisivo ou não, foi uma manobra ilícita, indefensável. Ponto final.
-
José Francisco Miranda
Me perdoe mas, erro é sempre erro. O gol deveria ter sido anulado.
-
-
senso comum brasileiro
no caso do henry tudo bem a bola ia sair pra fora do campo , mas essa do luis fabiano não foi uma mão acintosa e a primeira é evidente que não foi intencional. essa materia só pode ter sido idealizada por um argentino inrrustido de brasileiro.
-
cemaia
césar, se você quer insultar o Sr. Clovis Rossi com comentários ridículos, sugiro que pelo menos aprenda a escrever 'enrustido'. Achei a matéria muito bem escrita. De fato não há nenhuma diferença entre as mãos de Henry e Fabiano.. as duas foram intencionais e com o objetivo de colocar o time em posição vantajosa. Lógico que a mão foi intencional, mas ninguém nunca admitiria. A única diferença para mim é que eu comemorei o gol do Fabiano ao passo que fiquei chateado pela
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.