Equilíbrio e Saúde > Palmada não educa, conclui análise de 20 anos de pesquisas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
A ausência dos pais e péssimo exemplo dentro de casa é que produz adultos problemáticos e não a "falta de coro".A cultura do "só apanhando que se aprende" vai da infância até a vida adulta, pais batem nos filhos, adultos se engalfinham uns com os outros...Violência tá no DNA humano.fazer o que
Defensores dos direitos humanos estão sempre do lado errado: defendem bandidos, defendem os que maltratam idosos, defendem crianças mal-educadas que agridem os pais, que agridem os professores, que agridem os colegas... e isso tudo porque essas crianças não foram educadas com boas palmadas. Nota zero para esses profissionais. Criei 3 filhos com boas palmadas qdo necessario, e são pessoas de carater, pessoas de bem.
Educa, claro que educa, o so analisar a educação dos nossos avos ,pais. Se alguem é a favor da criação dessa lei no Brasil , são aqueles pais, que terceirizam a criação, aqueles que sempre justificam que , devido ao trabalho e ou vida social, nao podem estar tão presentes na educação dos filhos .
A civilização humana evolui a milhares de anos tendo os pais educado seus filhos com palmadas, quando necessário, e agora me ve~em com esta de que palmada não educa ? Agora, AGORA, A-G-O-R-A, mihares de anos depois do primeiro ser humano, vem esta conclusão ? Conta outra !!
Nunca fui espancado por meus pais, entretanto já levei algumas palmadas que foram otimas para me colocar no prumo.
Uma pesquisa de 20 anos de duração não é absolutamente nada contra milhares de anos de educação usando a palmada. Tenho 62 anos, levei muitas palmadas e não morri por causa delas. Nos EUA de hoje, as crianças processam os pais, não respeitam nada e nem ninguém, levam armas pra escola, e tudo o mais que sabemos pela midia. Uma boa palmada na hora certa faz a criança lembrar quem é que manda, e quem tem que obedecer. Esses profissionais moderninhos querem inventar o que eles nem sabem.
A questão é justamente essa: se você não consegue se impor sem cometer violência fÃsica contra pessoas não só amplamente mais fracas como dependentes de você, então você é um frustrado patético que não deveria ter autoridade sobre ninguém. É isso que os espancadores de crianças se borram de medo de perder: esse "direito" de descontar as suas frustrações em quem não tem absolutamente nenhuma defesa.
Ok... nos EUA de hoje, as crianças processam os pais, não educam nada e nem ninguém e por aà vai. Claudio, você considera que o que determina isso é falta de palmada. Mas olhe lá na reportagem... há outros modos de educar uma criança, alguns bem mais produtivas que as palmadas. Lá nos EUA, então, além de faltar palmadas, pode ter faltado também outros tipos de educação, não?E esse argumento de "tenho 62, sou vivido e sei das coisas; os moderninhos não sabem de nada"... ninguém se engana por
A diferença é enorme entre um tapinha e o fio de cobre. E aqueles não são capazes observar tamanha diferença merecem punições. Agora não vamos fazer da excessão a regra ! Seus argumentos são extremistas e irracionais. Não substime os outros, se o senhor não é capaz de dicernimento, há muitos que são.
Qual o limiar entre o "tapinha" e o "coro com fio de cobre"? Quando o pai brucutu pensa q não está sendo suficiente o "tapinha" para educar, não exista em passar para o "próximo nivel". Não é falso moralismo é DECÊNCIA.
Mais um com falso moralismo. Andy, ninguém esta denfendendo o espancamento gratuito de um criança. Você esta tentando claramente DETURPAR as coisas, lamentável !!
A simplicidade de pensamento de algumas pessoas é risivel. Quer dizer então q o único fator preponderante na educação de uma criança é a "tamanca de pau"? Então os trafica ntes, ladr ões, estru pa dores q lotam as cadeias Brasil afora estão lá pq "nunca ninguém bat eu neles quando criança"? Em contrapartida, uma sessão diária de chineladas garante a integridade moral de um filho? Lamentável...
A criança está em plena fase de aprendizado, ou seja, tem todo direito de errar. O adulto já aprendeu por isso não tem mais o direito de errar. Se a criança merece apanhar quando erra, imaginem o quanto deveria apanhar um adulto quando comete um erro. Os adultos que batem, em geral, batem em pessoas mais fracas pois são covardes. Quem bate em criança merece ir para cadeia e apanhar também!!!
meu amigo, por um acaso a vida nunca te bateu de um jeito ou de outro?
SÓ uma pergunta vc tem filhos?
O regime militar adotou bem essa filosofia, tanto q quem era considerado "subversivo" simplesmente desaparecia sem deixar rastros. É uma evolução da "educação da po r rada".
Se o adulto já aprendeu, foi porque já errou, foi repreendido e as vezes com palmadas. Ninguém defende o espancamento de uma criança, o que se discute são palmadas que ajudaram, ajudam e ajudarão SIM, a educar um criança ! Sem falso moralismo João, por favor !!
Não acho que apanhar me fez uma adulta melhor rsrs.Fazer pensar que uma pessoa só aprende o certo apanhando.Bandidos sempre apanham da policia e continuam bandidos,em animais não se pode bater.Agora, criança pode.A ausência dos pais,o mau exemplo dentro de casa produz muitos mais estragos na educação de crianças, do que a "falta de coro".rs.A falta de paciência e chatisse das crianças nos faz ir pelo atalho da agressão, é mais rápido né?Daà a gente cresce e acha que tudo se resolve na porrada.
Na época em que meus pais foram criados, não existia dizer não pros pais, senão era porrada. De lá pra cá, a porrada nos filhos foi diminuindo. O resultado é: pessoas mais mal educadas, aumento no consumo de drogas, violência e crimes hediondos. Os direitos humanos falam pra não bater. Seus filhos vão crescer usando drogas, cometem crime e vão pra prisão. Aà os direitos humanos vão lá novamente proteger os criminosos, que devem levar uma vida mais mole que a nossa... VTNC!!!!
Ontem palmadas educavam. Hoje palmada para educar é violencia. Amanha seremos educados pelos nossos filhos. As vitimas são os pais.
Minha familia somos 4 irmãos,qdo crianças,faziamos arte e apanhavamos,palmadas, chineladas,fio de ferro (quem tem seus 50 anos,sabe do que estou falando),aos 14 anos já estavamos trabalhando e ajudando nas despesas da casa.Hoje somos pessoas absolutamente normais, com defeitos, virtudes, responsabilidades, erros e acertos, SEM NENHUM TIPO DE TRAUMA. Criança não nasce com limites,bom senso,responsabilidade,são os pais que precisam dar esses parametros,e as vezes só no papo não dá.
Um dia peguei um avião da Azul, que ia Brasilia para Campinas, lá dentro tinha uma mãe com seu filho (a criança tinha mais ou menos 5 anos de idade), antes do avião levantar voo, a mãe mudou de lugar e pediu para o seu filho também mudar de lugar, a criança fez a primeira "birra", com muita paciência a criança mudou de lugar, chegando em Campinas, quando a mãe foi sai do avião, o criança fez a segunda "birra", a mãe fez tudo a "educadora" recomendou, com muita paciência a criança sai do aviã
... tem gente querendo ensinar o vigário a rezar a missa.
Depois que os grandes Filósofos afirmaram que palmadas não educa, a FEBEM está cada dia mais super lotada, os meus foram criados na palamada e por isso nenhum dos sete rouba, cheira, é bêbado etc... e sim trabalham muito e cuidam de suas obrigações se não o pau come mesmo com 25 ou 30 anos e pergunta a eles se teem algum trauma!!!!Essa balela de educação parece-me que querem que nossos filhos sejam dirigidos para a bandidagem!!!Me ajuda aÃ!!!!!!!!!!
Tenhos duas filhas, com dois e 5 anos. Nunca apanharam e não tenho problemas com mal comportamento, pelo contrário, são um milhão de vezes mais educadas que muitas crianças que apanham, e muito. Eu e minha esposa não deixamos elas fazerem o que querem, conversamos bastante e geralmente repreendemos 3 vezes antes de colocar de castigo, e resolve, muitas vezes o aviso de que na próxima haverá castigo resolve o problema. Se bater o pé no mercado porque quer algo, fica sem, não tem negociação.
Engraçado esses 'CIENTISTAS" . a PALMADA é usada a milhares de anos para correção dos filhos e agora vem esses 'BABACAS' QUE SE ACHAM MELHORES DO QUE OS OUTROS E QUEREM NOS DIZER COMO DEVEMOS EDUCAR NOSSOS FILHOS. Se eles acham que educar uma criança somente com palavras, que façam isto com os filhos deles e aà verão o resultado: CRIANÇAS SEM LIMITES.
Não tenho a menor dúvida de que a palmada é importante para a educação. Sou membro da esquerda desse PaÃs, mas discordo da satanização da palmada que, principalmente, essa esquerda prega. Não costumo bater em meus filhos, mas até mesmo pelo fato de ter recebido palmadas em minha infância, e não ter "dado para gente ruim" me convence de que cabe ao pai e mãe decidirem, e a não psicólogos e estudos. Vamos parar gente de tentar idealizar a vida dos outros.
Isso é verdade, mas ha que diferenciar uma palmada suave , de um espancamento, acredito que uma palmada deve ser um instrumento de livre arbÃtrio, mas o espancamento deve ser punido, veremos daqui a 20 anos mais quanto se transformará nossa sociedade com o estatuto da criança , se houver ainda uma sociedade,pois acredito que o estatuto tem muitos direitos , mas praticamente nenhum dever, muitos acertos,mas muito erros também e deve acompanhar a evolução da sociedade e não ficar parado no tem
Feliz ou infelizmente, o problema dessas pesquisas chama-se 'validação'. Isso quer dizer que o resultado encontrado em determinada cultura ou comunidade nem sempre é adequado para outra. Assim, não podemos esperar que a cultura canadense seja aplicada aos pampas, sertão nordestino ou na floresta amazônica.Se fosse feito algum tipo de 'validação' fatalmente seria descoberto que em algumas comunidades a palmada pedagógica é válida enquanto em outras não tem qualquer efeito.
O mundo mudou mto ao longo desses 20 anos, portanto essa pesquisa é pouco ou nada representativa. O Estado não pode interferir na educação familiar, mesmo pq nem consegue fazer sua parte. Escola? Cheque? Posto de Saúde? Arruma isso primeiro, depois dá pitaco sobre assuntos pessoais. Deve agir nos excessos, é claro.
Palmada é desnecessária, mas é prática para pais que não têm tempo com os filhos (quase todo mundo), melhor educação com um pouco de violência do que educação nenhuma.
Um pouco de violência não significa falta de palmada, apenas combate ao excesso da dita...
Criar filhos seguindo uma cartilha universalisada, não produz pessoas, produz coisas. Coisas quebram, falham, estragam, se perdem e são apenas coisas. Coisas podem ir para cadeia para serem consertadas, mas não o serão. Serão sempre coisas.
É impressionante a falta de conexão dessa pesquisa com a realidade da vida na educação de crianças e jovens. Vira e mexe e vem sempre a mesma balela.Eles falam de castigo fÃsico como se uma ou duas palmadas no bumbum de alguma criança pudesse trazer realmente algum transtorno psicológico.É claro que uma palmada bem aplicada no lugar e na hora certa faz efeito mais rápido e melhor do que mil palavras.Por conta dessa baboseira, hoje em dia tem um monte de pais não conseguem impor limites.
O problema é que existem exageros na hora de corrigir uma criança com palmadas, e normalmente isso acaba acontecendo quando os pais ficam irados com seus filhos e não medem a força dessas palmadas que acabam virando espancamentos. Agora eu apanhei um pouco quando era criança mas nem por isso fiquei revoltado, e fico abismado quando vejo crianças mal educadas, espaçosas e sem nenhum limite aprontando e os pais fazem de conta que não é com eles ou justificam dizendo que crianças são assim mesm
Tanta coisa necessária a ser pesquisada, e esses "doutores" ficam perdendo tempo com uma bobeira dessa. Quem acha que uma palmada não educa, com certeza nunca educou um filho e não sabe do desafio que é educar uma criança. Um bom exemplo disso é a educação escolar, que só deteriorou depois que os ditos "direitos humanos" tiraram do professor a função de EDUCAR os alunos, tirando sua autoridade. Porque não pesquisam o aumento da marginalidade que isso causou.
Concordo plenamente, palmadas somente estragam os filhos. Para a verdadeira solução leiam a bÃblia, Eclesiástico, CapÃtulo 30, principalmente o versÃculo de 1. Eu mesmo passei por esses ensinamentos e hoje só tenho que agradecer aos meus pais. CLARO QUE PARA BEM APLICÃ-LOS os pais devem ter bons princÃpios como os meus sempre tiveram. Com minha filha me utilizei desse ensinamento por apenas uma vez e hoje tenho uma filha que me ama verdadeiramente e é para mim motivo de orgulho.
tomei vários tapas no bumbum e me fizeram muito bem, não uso drogas, não bebo nem fumo e respeito o limite das pessoas. Acho que essa lei que vem vai trazer muitas pessoas mau educadas, o pior é que ainda vamos ter que conviver com elas.
Absurdo esse tipo de informação, esses 20 anos de pesquisas coibindo pais de edu- carem seus filhos a moda antiga,com boas palmadas e punições como castigos e proibições da criança deixar de fazer o que gosta,tem contribuido assustadoramen- te para o aumento da violencia,homicidios,e todo tipo de crimes cometidos por crianças e adolescentes, até pq sabem q a lei brasileira ñ os pune.Se permitirem aos pais educar seus filhos na infancia a policia ñ os agredi
"coibindo pais de educarem"? A pesquisa trata de punições fisicas e não diz para deixar as crianças fazerem o que querem. O que se questiona é o método utilizado. Leia o texto novamente e, principalmente, preste atenção na animação que fizeram. Tá bem facil de entender!!!
Não só educa, como corrige possibilidade de desvios futuros.
pode até ser que não educa mas que coloca os mininus nos eixos ah!!! coloca..
Gostaria tanto de saber onde rezlizam estas "pesquisas" porque eu e todas as pessoas que eu conheço nunca responderam tal pesquisa. Por coincidencia a nossa opinião é diferente desta pesquisa. Levei muitas palmadas e reconheço que só me fizeram bem. De um certo tempo para cá criaram (?) leis e "conceitos" muito estranhos. As crianças hoje SÓ TEM DIREITOS QUANDO DEVERIA TER OBRIGAÇÕES. Os nossos jovens de 15/16 anos são crianças sem obrigações, so direitos.
A pesquisa foi feita no Canada/EUA amigo, por isso vc nem ninguém que vc conhece participou.
A mãe da pessoa que fez esse estudo vai bater nele/a, porque está dizendo que ela não o educou.
Precisa melhorar sua interpretação de texto minha querida!
Outra coisa que me ocorre lendo estes comentários é como a objetificação da prole serve como uma espécie de último recurso do lixo genético+cultural. Se você não consegue controlar seus filhos sem usar de violência, isso significa que não deveria ter se reproduzido. Essa suposta "falta de controle" da criança é o modo da natureza dizer isso.
Que absurdo, ñ sei de onde tiraram essa conclusão estapafurdia,totalmente contradi- tória que ao chegar ao conhecimento das crianças só fará com que as mesmas afron- tem seus pais.Ninguém é a favor da violencia fisica, da agressão descomunal e crimi- nosa q alguns pais cometem. Mais punir,repreender,educar se necessarios com umas boas palmadas, ou castigos que contribuam na formação de cidadania da criança tem que valer sim.Os contrarios a essa tese querem deixar
Violencia é uma ferramenta eficaz nas mãos de pessoas q não tem autoridade moral para educar.
Pesquisa tendenciosa. Eu acho que nem nos mais altos tempos de autoritarismo havia tamanha intromissão do Estado na vida particular das pessoas. Quem educa é a famÃlia e naõ o estado ou "pesquisadores" que aliás deveriam saber que crianças precisam, à s vezes" de limites.
A famÃlia está sendo proibida de educar. Quando o Estado tem que educar, já é na prisão, daà aquelas denúncias de todos os presos que conheci de que "apanharam da polÃcia". Claro. Os pais quando tem necessidade de nos educar usam de bom senso, já que nos ama, já a polÃcia?
Se apanhasse valesse alguma coisa, não teriamos preso, o que eles apanham tanto da polÃcia quanto do companheiros de cela, o tapa impõe medo e não respeito, a espada convence mas não vence.
VIXI...!!!! EU GOSTARIA DE SABER DE ESSES "CIENTISTAS" TÊM FILHOS....E ..SE TÊM... COMO É QUE ELES SÃO..E ESTÃO... EU SOU DO TEMPO QUE PADRE CATÓLICO LECIONAVA CONFLITO DE CASAL SEM NUNCA TER SIDO CASADO!!!!!! MAS FALAVA BONITO QUE SÓ ELE..... PARECIA QUE CONHECIA TUDINHO......kkkkk ALGUÉM ME SUSTENTE COM BASE EM MELANIE KLEIN, JANINE CHASSEGET, ANNA FREUD e outras DO MESMO GABARITO...ALGO SOBRE PSICOLOGIA INFANTIL..QUE EU ACATO... MAS.... ESSAS AI..FAMOSAS..QUEM???PERDERAM O SENSO DO RIDÃCU
Todos os citados já morreram logo não podem opinar por um assunto desenvolvido em anos recentes. As universidades tem gabarito e profissionais qualificados para desenvolver tais estudos. Não é por que não são famosos que seu trabalho não tem valor.
Antes de dar palmada devemos, falar o porquê a criança esta sendo corrigida!, senão não adianta, se os pais não falam com a criança, é sinal que não existe dialogo, e certamente essa criança será mais um rebelde sem causa.Espancar ou apenas dar a palmada não resolve, cada criança tem um "jeito " de entender e receber a correção.Hoje em dia vemos o quanto os pais estão sendo omissos, vemos adolescentes sem o minimo de respeito às autoridades.
O problema da "palmada" é que ela existe em um contexto mais amplo de objetificação da criança. Os filhos são vistos como propriedade privada dos pais, que então têm o direito de fazer o que bem entendem com eles. Trata-se de um ideário primitivo, mantido vivo depois da queda de Roma pelo catolicismo, que o trouxe para a América Latina. E é justamente essa cultura troglodita que mantém a região atrasada. Na Suécia, maior IDH do mundo, só 10% de incidência dessa cultura. Não é coincidência.
Citando um exemplo relatado por um amigo: Estava ele com seus 5 ou 6 anos de idade andando pela cidade com os pais. Chega uma esquina onde param, e ele solta a mão de quem o segurava e segue andando, ia atravessar a rua enquanto haviam varios carros passando. O pai dele o pegou de volta e deu lhe um belo de um tapa dizendo que nunca mais devia atravessar a rua sozinho. Resultado: Ele nunca mais ele voltou a atravessar uma rua sem estar de mãos dadas com algum adulto. /p
Não seria mais facil ter orientado a criança ANTES de se aproximarem da rua? E se o pai não tivesse conseguido pegá-lo a tempo?
Engraçado.. eu apanhei de cinto, de chinelo, palmada e não tenho nenhum trauma. Ao contrário, quando lembro, fico rindo e reconheço o quanto foi importante na minha educação. Aliás, não conheço ninguém que ficou traumatizado porque apanhou dos pais. E conheço também várias crianças que cresceram com esta nova filosofia "não bata, eduque" e hoje são pessoas problemáticas, mal educadas, egoÃstas.. Só sei que se eu tiver filhos, se merecerem, vão sim levar umas palmadas!
Por isso vc se esconde atrás de um perfil sem nome, para não "apanhar" dos outros participantes? Deve ser bem dificil ter medo de enfrentar o mundo para não apanhar mais.
Quem já sabia disso, vai continuar a não bater, é claro. Quem não sabia disso, vai continuar a bater. Este assunto não entra na cabeça de quem é a favor da palmada. Eu não sei o que há de errado com essa gente.
As pessoas tendem a achar que são uma referência de comportamento. Logo se elas se consideram um exemplo e se, apanharam quando crianças irão concluir que o mesmo se aplica para todos os demais. O que falta para essas pessoas é empatia, a capacidade de se colocar no lugar dos outros e perceber que apesar de seu suposto sucesso na vida, outras pessoas nas mesmas condições não atingiriam o mesmo resultado.
Quanta materia idi/ota, logico que palmada educa, não se preocupe se como pai e mãe você não educa sei filho pode deixar que a rua faz isso para você.
A eficácia de qualquer método de educação advém do caráter de quem aplica o método. Pais relapsos e que dão mau exemplo, se aplicarem palmada para "ensinar" à criança algo que não praticam, como fica? Portanto, mais uma vez, educação de crianças não é matéria de lei, mas de moral e ética. E moral e ética advêm de uma sociedade equilibrada pelo conhecimento dos fundamentos sociais obtido pelas leituras dos clássicos e não de biblias e cartilhas forjadas. Se não acreditam, pensem mais um pouco
PELO QUE EU LI, ESSA "PESQUISA" PESQUISOU MAIS ESPANCAMENTO DO QUE PALMADA. EXISTE UMA GRRRRAAAAAAAANNNNNDDDEEEEE DIFERENÇA ENTRE UMA PALMADINHA E UMA "PANCADA OU CINTADA", EU LEVEI VÃRIAS PALMADINHAS QUANDO CRIANÇA E INCLUSIVE UMA PUXADINHA DE CABELO DA NUCA QUANDO FUI ATRAVESSAR A RUA CORRENDO SEM OLHAR, ME LEMBRO DISSO ATÉ HOJE. HOJE ISSO VIROU MOTIVO DE PIADA NA FAMÃLIA E EU NUNCA MAIS ATRAVESSEI A RUA SEM OLHAR E TRAUMA, NÃO TENHO NENHUM, MUITO PELO CONTRÃRIO.
mais uma vez: as pessoas não são feitas em uma linha de produção, o fato de vc ter essa reação não indica que todos terão a mesma. As pessoas são diferentes, aceite este fato.
O governo já me proibiu de dar palmada no meu cachorro (Lei nº 9.605/98); me proibiu de dar palmada nos meus pais (Estatuto do Idoso); me proibiu de dar palmada na minha esposa (Lei Maria da Penha). Agora querem me proibir de dar palmada nos meus filhos? Onde este mundo vai parar???
Caro Sr. Roch: govêrno entra em tudo onde for chamado a entrar. Tôdas essas asneiras que vc listou acima foram obra de advogados assessores de deputados que as tornaram leis para satisfazer aos próprios advogados que precisam de material para ganharem a vida. O povo precisa de Liberdade e Justiça. A sociedade funciona, não pelas leis e advogados, mas apesar deles. Toda vez que fazem uma lei "proibindo" algo, isso resulta em maiores custos para a sociedade e mais cabide de emprêgo no govêrno.
Caro Sr. Rocha: govêrno entra em tudo onde for chamado a entrar. Tôdas essas asneiras que vc listou acima foram obra de advogados assessores de deputados que as tornaram leis para satisfazer aos próprios advogados que precisam de material para ganharem a vida. O povo precisa de Liberdade e Justiça. A sociedade funciona, não pelas leis e advogados, mas apesar deles. Toda vez que fazem uma lei "proibindo" algo, isso resulta em maiores custos para a sociedade e mais cabide de emprêgo no govêrno
Se uma mãe espanca uma criança, é "maus tratos". Se uma mãe nunca contraria uma criança, é conivência. Se uma mãe não se importa com uma criança, é abandono. Se uma mãe dá palmadas em uma criança, isso é educar. Pode até ser por caminhos tortos, mas os pais que se importam e educam podem recorrer a umas palmadas eventualmente. E tenho certeza de que é melhor que as alternativas acima. E muito melhor que criar um cidadão sem limites, que se diverte queimando mendig
... mas a ideia da palmada não é educar, e sim pôr controle em situações em que a conversa não resolve por intransigência da criança em alguma situação (personalidade independe de educação); Se a palmada não resolve, por outro lado não causa dano algum, afinal a criança sabe porque tomou palmada. Todos os adultos lembram das palmadas quando criança como sendo culpa dela mesma ou corretivos e normalmente relembra que foi irreverência dela mesma (o que é engraçado). Diferente da Violência. /p
Não existe nenhum estudo comprovando o que vc fala: demonstre que o fato de uma geração não possuir limites ocorre em decorrência da falta de palmadas. A reportagem deixa claro que é possivel colocar limites sem usar a palmada (fez até uma animação pra isso). Além disso também fica claro através de pesquisas sérias e não com base no "achismo" que as palmadas podem causar sim algum tipo de problema psicológico.
Filho que não leva palmadas dos pais vai levar palmadas da vida! Claro que ninguém é a favor de agressões e maus-tratos! Porém o que vemos hoje é uma geração sem limites,sem respeito ao próximo, fruto desta educação liberal e libertina! Que o digam nossos professores, que sofrem na pele diariamente as suas consequências!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Palmada não educa, conclui análise de 20 anos de pesquisas Voltar
Comente este texto