Comida > Conheça a receita original do pão de queijo mineiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É preciso, primeiramente, observar o que diz o artigo: D. Lucinha dá receitas da cozinha original mineira, com a ajuda até de historiadores competentes. Foi assim que eu entendi a razão de usar a palavra "goma" para polvilho, seja azedo ou doce, farinha grossa ou fina, não importa. Vejam livros antigos chamados de "receitas da vovó", ali veremos muita coisa diferente dos dias de hoje, como p.ex: "coloque uma mão de farinha de trigo" ou "um prato raso cheio de polvilho",receitas antigas,ora/p
Esse livro deve ser muito interessante. Mas pela receita de Pão de Queijo, que é uma coisa simples -e deve continuar ser simples para que qualquer dona de casa ou "chef-de-fim-de-semana-do-lar" possa fazer sem maiores problemas, noto que a autora acaba complicando bem no inÃcio com o "1 quilo de goma". Goma nem todo mundo sabe o que é, do que se trata e onde se acha. Melhor seria se ela desmistificasse a coisa e colocasse: "1 kg de polvilho". Fazer pães de queijo deve prescindir
O pão de queijo deve ser feito de polvilho doce. O polvilho doce é o obtido com a decantação da mandioca ralada. Espreme-se a massa ralada com um torniquete ou na mão mesmo, torcendo a massa em pano. Da decantação assenta-se o polvilho que deve ser secado e gardado. A fécula é a mandioca ralada meanicamente com casca e tudo. Obtem-se o polvilho após fermentação, separando-o da farinha. Não presta pra pão de queijo artesanal. Dá gastrite. Pode-se secar a goma da tapioca. Fica bom.
O pão de queijo,mineiro, é feito com polvilho doce, o queijo canastra meia cura é colocado levando-se em consideração a cura. Escalda-se com leite, mistura tudo, o sal é colocado, antes de mais nada, depois de provar o contido no queijo. O ponto é dado com o ovo e não com leite. O polvilho azedo é para biscoito frito.Muito cuidado com fécula. Pode dar uma quimação danada no estômago. Nem sempre dá ponto certo. Não se usa mais manteiga e sim azeite de soja. Só meio copo americano.
ESSE TREM É MUITO GOSTOSO SÔ.
Sou fã de D Lucinha e sua famÃlia!!!! Já possuo este livro maravilhoso e as receitas são show!!!! Parabéns a D Lucinha!!!!! Adoro seus restaurantes e suas delÃcias !!!!!
olha aqui em corumba matogrosso do sul nao achei a tal goma em menhum supermercado e ppior ninguem sabe o que é esta reportagem nao é nada esclarecedora e nao fala oque pode subistituir a goma.
Oi Clevanilce. A autora do livro quis falar diferente pra talvez parecer mais chic ou apenas "mistificar a coisa simples que é fazer um pão de queijo". Na receita dela, onde se Lê: 1 KG DE GOMA, voce deve interpretar: 1 KG DE POLVILHO (polvilho doce de preferencia, para o pão de queijo ficar macio). Sou mineiro, filho, neto, bisneto e tataraneto de padeiros e fico muito decepcionado com essa complicação de uma receita tão simples. Espero que tenha ajudado.
Achei muito boa a receita, foi clara, agora infelizmente tem pessoas que fazem questão de dizer que não entederem so para criticar, caros colegas se informem primeiro para depois criticarem.A D O R E I !!!!!!!!!!!!!
Como boa mineira e chef de cozinha, achei bem absurda essa receita. Pra começar, goma é o nome dado ao polvolho DOCE no norte e nordeste do paÃs, se pedir goma em Minas vão te oferecer bala de goma ou goma para gola de camisas. Quanto ao polvilho azedo ou doce, depende do gosto de cada um, a receita da minha avó, que ela aprendeu com sua mãe e assim por diante, é com os dois polvilhos misturados, ou seja, fica grande (polvilho azedo) mas também macio (polvilho doce)
Ana existe hoje uma goma chamada modified corn starch (nao sei como fala em portugues) muito usada pelas industrias ai no brasil. Eu uso na minha receita como complemento ao polvilho doce/azedo. O que essa goma faz eh dar a maciez e o pao de queijo fica cheio por dentro e o melhor eh que por fora fica aquela casca crocante.Horas depois o pao de queijo ainda ta macio. Fica um pao de queijo super leve e meus clientes nao vivem sem.
A fécula da mandioca é conhecida também por goma ou polvilho. A diferença é que com a industrialização do polvilho, padronizou-se uma moagem mais fina e com menos teor de umidade. A goma artesanal geralmente tem moagem grossa, quase ralada. Mas a composição é a mesma e os resultados tendem a ser idênticos, dependendo do prato e forma de preparo. Então pode-se usar o polvilho doce na substituição de goma, e o azedo na da goma azeda.
Goma é um tipo de farinha vendida em qq lugar, até nas feiras livres. Irei fazer a receita.
Pessima reportagem. O que é GOMA? onde se compra, com o que pode se subsituir ou como se prepara. Não ajudou em nada a receita.
sergio... vai aprender a ler e cala a boca.
Sérgio, antes de mais nada é preciso ler a receita. O próprio texto diz "goma ou polvilho". Polvilho a gente sabe o que é, né?
Concordo com você Sergio. A reportagem deixa a desejar (ou então parte do princÃpio que todas as pessoas já são conhecedoras de culinária). Mas, até onde sei, o que aqui é chamado de "Goma" é o polvilho (farinha de mandioca) que pode ser: polvilho azêdo ou polvilho doce. Eu, como bom mineiro, acho que com polvilho azedo fica mais saboroso. Para mais informações, você pode consultar a Wikipedia, no endereço: http://pt.wik ipedia.org/wiki/P%C3%A3o_de_qu eijo
Neim eu que sou mineiro e sei preparar pão de queijo, sei o que é GOMA.... Penso que seja o polvilho dissolvido com água.... Mas vai saber.... É bom que eu não compro o livro.... rs
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Comida > Conheça a receita original do pão de queijo mineiro Voltar
Comente este texto