Hélio Schwartsman > Alfinetando a acupuntura Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Existem diferentes formas de se encarar a saúde. Se a doença se encontra instalada e o quadro exibe um prognostico difÃcil, a medicina moderna apresenta os melhores resultados, com sua drogas ultramodernas e seus aparelhos e tratamentos supercaros. Mas se for possÃvel enxergar além deste doente consumado, e ver um estagio anterior, quando a doença ainda não se instalou, existe a possibilidade outras ações serem executadas. Compare estas ações com o saneamento básico. Parece bobagem, mas não
Mais um excelente artigo do colunista; essas terapias alternativas "funcionam" naqueles casos de doenças auto limitadas, das quais o indivÃduo iria se curar de qualquer maneira; elas têm melhor efeito nos mais sugestionáveis; nada mais que placebo; os próprios acupunturistas e homeopatas quando realmente ficam doentes, apelam rapidamente para a halopatia. Mauro
Ninguém é insano ao ponto de desmerecer a alopatia e a medicina tradicional, que feita com rigor, respeito e inteligência ainda é a grande salvadora de vidas. No entanto, o colunista tentando ser o "espertalhão do pedaço" foi associar a acupuntura e psicanálise, que tem seguidamente produzido efeitos melhores do que placebo, 'a crendices. A medicina como ciência ainda tem muito que evoluir, muito embora se reconheça o nÃvel de excelência em que chegou até o momento.
Prezado Hélio, É uma pena que algumas mentes previlegiadas intelectualmente, mantenham como critério único de interpretação e avaliação, apenas os princÃpios cartesianos (os quais indiscutivelmente tem o seu espaço e valor), sem conseguirem se interessar pelos fenômemenos mais sutiis, menos visÃveis e quantificáveis materialmente...complementação inseparável do Universo!! Modestamente, não posso concordar com sua simplória e lamentavelmente tendenciosa opinião..Abraço,/B
ataualmente, quase todos os Centros de Dor no Mundo inteiro, tem acupuntura. Há 20 anos, fazemos trabalhos no HC com grupos de pacientes randomizados conforme os criterios cientificos aprovados pela comissão ética do HC-FMUSP , e leva de 5 a 10 anos para ser concluidos . e agora o senhor afirma que trabalhos empiricos que definem resultado? Por isso, afirmo que o senhor como filosofo não deve emitir opiniões proprias, porque não tem conhecimento cientificos sólido.
Muito bom seu levantamento de dados historicos e bibliograficos sobre a acupuntura, inclusive revisoes sistematicas da Cocrhane, centro conceituado de Medicina baseada em evidencias.Todas estatisticamente embasadas.Mas infelizmente, ou felizmente, o Ser Humano nao é um ser regido por regras matematicas.Ser Humano tem sentimentos.Pensa.E alguns ainda dizem que tem Alma.Dificil um modelo ou formula estatistica para explicar a existencia dela. Medicina nao é uma ciencia exata, e nem sempre 1+1=
O sr tenta reduzir o ser humano, a um modelo reducionista, enaltece a matemática, depois se refere a imprecisão dentro da medicina ? Deus me livre se ser obrigado a ser tratado por um médico assim.
Hélio, a questão central sobre a acupuntura é justamente o critério de cientificidade que você usa, mas não discute. Como você parte desse critério, termina desenhando apenas um cÃrculo vicioso - já que esse critério já exclui a acupuntura de seu domÃnio. Para discutir a cientificidade ou a validade da acupuntura, você teria que começar pela concepção de mundo da qual ela é oriunda. Fora daÃ, ela é só uma técnica sem sentido que jamais será capaz de adequar-se aos nossos critérios.
A medicina chinesa tem muito a aprender com a ocidental. Tem que aprender, acima de tudo, que ôrgãos sexuais de tigres em extinção não curam impo***cia. Que cartilagens de tubarão, em extinção, não regulam as energias do corpo e que patas de elefantes asiáticos, em extinção, não são uma panaceia para várias doenças. A medicina milenar chinesa já ultrapassada em eficoência pela ocidental no inÃcio do século XX. Steve Jobs foi tratar seu câncer com medicina alternativa e morreu n
Daniel Gomes, a acunpultura está inserida no milenar grupo do conhecimento médico chinês. E, dentro desse grupo, ela possui origens e explicações parecidas com a "cura" da impotência através das barbatanas secas de tubarão.
É verdade, e o fato de que as pessoas ainda morrem de câncer, mesmo tratados com quimioterapia e radioterapia, nós vamos dizer que é um Ãndice estatÃstico. E quem falou em medicina chinesa, estamos falando de acupuntura. Permita-me sugerir que aceite permitir tratamentos alternativos, dado que funcionem. Explicar cabe aos médicos, não aos pacientes.
Mais do que a questão doplacebo, o que intrigou a comunidade cientÃfica, mas omitida pelos médicos eparte da imprensa, é o fato de que tanto a acupuntura como placebo apresentarammelhores resultados do que o tratamento alopático: de fisioterapias com fármacos.Só entenderam quando consideraram a acupuntura japonesa: estimulações cutânease sub-cutâneas, diferente da chinesa. A acupuntura japonesa épraticada por acupuntores, enquanto profissão independente da medicina alopática.
O que você postou só é verdade em casos especÃficos! Só é preciso um exemplo, dentre vários existentes, para mostrar isso. O tratamento com uso controlado receitado por médicos de infiltrações em articulações que estão "travadas" por causa de inflamações com fiosioterapia complementar não pode ser comparado e eficiência com placebos e acunputura chinesa ou japonesa. Ela é muito superior e traz melhorias reais para o paciente.
E agora filósofo, diante de fatos e evidências, o Sr. vai se calar ou usar da retórica para "sair por cima" ? É mais fácil apelar para seu suposto ceticismo que para o bom senso.
Basta a publicação da Embaixada da Republica Popular da China, abaixo:
rREsposta dada.
Um filósofo se dedica a "revelar" pras pessoas que as terapias naturais são "inúteis"...com uma boa parte de crença pessoal...crença sim, porque esse papo de ateu empenhado bem parece um fanático pela idéia de que tudo é mentira, talvez pela frustração de não ter se convencido de nada baseado na própria experiencia, quem sabe por bloqueio ou falta de coragem de se abrir pra vida, em vez de ficar de fora criticando...filosofar e criticar não dói como sentir na pele a vida,e faz sucesso no jor
Estudar mais, e melhor. Isso faz um bem danado e o melhor, não mata e não engorda.
Estudem mais, e melhor. Isso faz um bem danado e o melhor, não mata e não engorda.
Medicina, agricultura, transportes, educação, cibernética, cosntrução civil e os seus computadores só são possÃveis graças ao embasamento cientÃfico do conhecimento referente a essas áreas.
Vejo que parte da população não conheçe ciência e muito menos os processos de desenvolvimento básico de uma medicação.O embasamento cientÃfico são testes com cobaias, tecidos humanos, testes duplo cego, de toxidade, eficiência e etc, etc, etc. São os testes cientÃficos que desenvolveram a peicilina, vacinas e os complexos medicamentos para transplantes. Tudo isso foi desenvolvido comEmbasamento CientÃfico que sim, faz toda a diferença e é o pilar da sociedade moderna.
 A questão primordial é que não existe comprovação clÃnica de que a milenar medicina oriental promova as curas que os seus apologistas alegam. E essa é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte dos seus pacientes. Steve Jobs tratou seu câncer por 6 meses com medicina alternativa. O resumo da ópera foi deixar os seus filhos orfãos. Isso é sério, falsa medicina mata ou deixa sequelas quando a doença é grave.
Vai estudar!  A questão primordial é que não existe comprovação clÃnica de que a milenar medicina oriental promova as curas que os seus apologistas alegam. E essa é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte dos seus pacientes. Steve Jobs tratou seu câncer por 6 meses com medicina alternativa. O resumo da ópera foi deixar os seus filhos orfãos. Isso é sério, falsa medicina mata ou deixa sequelas quando a doença é grave.
Disse tudo. Na raiz do problema, poderiam dizer os psicanalistas, está o menino ateu tentando chamar a atenção do mundo pra si mesmo. Alimentando-se da discórdia e tentando projetar a sua suposta visão "genial" das coisas para nós, pobres leitores, ignorantes. E só faz isso porque é amigo dos donos do jornal.
Parabéns Helio, mais um excelente artigo. Cada vez mais o leio com prazer. Seu embasamento cientÃfico é muito bom. De certa forma os comentários contra atestam isso. É impossÃvel atacar pseudo-ciências sem despertar a paixão dos seus seguidores (ou crentes). Depois de 300 anos de Ciência ainda tem muita gente tateando fábulas.
Vejo que parte da população não conheçe ciência e muito menos os processos de desenvolvimento básico de uma medicação. O embasamento cientÃfico são testes com cobaias, tecidos humanos, testes duplo cego, de toxidade, eficiência e etc, etc, etc. São os testes cientÃficos que desenvolveram a peicilina, vacinas e os complexos medicamentos para transplantes. Tudo isso foi desenvolvido comEmbasamento CientÃfico que sim, faz toda a diferença e é o pilar da sociedade moderna.
É verdade, se o Hélio se der a pesquisar sobre estratégias de software embarcado e for contrário a se utilizarem um sistema operacional de tempo real e defender este fato, pois é, devo crer que por ter lido sobre isso na internet e não o ter praticado, poderia capacitá-lo a escrever sobre o assunto. Sou um tanto mais cético que você ou o "iluminado" filósofo, mas consigo ver que alguma coisa funciona, embora não saiba como, não consigo ver o malefÃcio.
"Embasamento cientÃfico" bom é uma descrição qualitativa tão boa quanto "legal". Não diz nada e pretende, inocentemente, dizer tudo.
Depois de várias tentativas e erros a saliva voltou, por causa de um ponto especifico que ao ser estimulado, trazia a bendita de volta. Hoje, um ano após o tratamento, a saliva continua firme e forte. Placebo? Foram 8 aplicações para achar o ponto ideal que até hoje é estimulado por do-in. A luz da sua filosofia, como vc explica isso? Por outro lado, a medicina tradicional luta no tribunais para ser dona do uso da acupuntura. Porque diabos a medicina quer o placebo oriental só
Marcos, parabéns pela recuperação! Isso é uma grande alegria mesmo sem te conhecer! Seu caso só demonstra a pequeneza do filósofo-menino-ateu querendo alardear ao mundo sua relevância.
PAra piorar, toda vez que recebia uma visita ou encontrava alguem na rua e ousava falar, minha boca era invadida por uma gosma horrorosa! Em casa parava pra cuspir, mas na rua era impossivel, pois o esforço para tirar aquela cola...enfim, nojento. Um ano, assim! Humilhado, andando pelos cantos, evitando as pessoas...Até que encontrei com um amigo, ex-cliente, tremendo biologo que me sugeriu a acunpuntura que segundo ele poderia "acordar" as glandulas. Beleza! Continuo... p
Interessante seu artigo. No entanto, tive experiencia recente que gostaria da sua opinião, seguindo o seu raciocinio. Tive cancer no pescoço e passei por cirurgia no INCA. Em função do que encontraram tive que passar por 31 aplicações de RT e 2 de QT. Bem, as sequelas são terriveis e na palavra do dr. Kalil, mortais. Minha saliva sumiu e sem ela os dentes apodreceram e a voz desapareceu! Nada resolvia: saliva artificial, brasileira ou importada, pastas de dentes especiais.../p
Já parou para pensar que o seu problema foi temporário (mesmo que por um perÃodo maior)? No mais, o artigo não nega a aculputura, trás dúvidas sobre ela ser efeito placebo, ou não. No mais, o feito placebo tem o poder de mudar a fisiologia humana, logo não deve ser descartado no seu caso. Fora que você não relata ter feito (ou não) algum tratamento "tradicional" concomitante a acunputura.
É claro que um ocidental vai achar que é mentira, não conhece a fundo os mecanismos dessa ciência, milenar, que trabalha com conhecimentos energéticos do corpo que a medicina ocidental ignora no seu pretenso conhecimento de tudo.
Sim, e funciona e tudo indica que não é placebo. Está comprovado. Se os caras não sabem o porquê problema deles. Negar este benefÃcio complementar aos pacientes é a mais pura arrogância que posso imaginar. Nós já fizemos isso antes, nós ignoramos a ciência do futuro. Outro dia li um cirurgião dizendo que 20 anos atrás se você dissesse que úlceras gástricas tem origem emocional teria sido ridicularizado e hoje será se não afirmar o contrário.
Um único entendimento correto: Acupuntura NÃO É CIÊNCIA . Em 1971 sucesso de um tratamento de emergência com Acupuntura recebido por um jornalista membro da comitiva do presidente Norte Americano Nixon em sua visita à China, fazendo com que o presidente ao ver a polÃtica PÚBLICA de saúde Chinesa. Algo que funciona no USA é o FDA. Isto foi possÃvel justo por buscarem a compreensão INTEGRAL da Acupuntura e não sua redução a uma técnica carente de comprovação. Pergunto, Pq os Médicos a q
Ele tabém não entende muito de economia, e o que expõe o faz de maneira pobre e fora de nexo. Porém, ele tem o poder com este espaço de trazer assuntos pertinentes ao debate público. Acho que os textos são válidos como ponto de partida, mas nem sempre como fonte de argumentação
Só pra deixar claro, estou dizendo que essa estória de "placebo" é uma as_nei_ra. Funciona, eles só não sabem explicar. Ao invés de pesquisar a cura de males maiores, perdem tempo com crÃticas a terapias complementares. Alguns até, recebem financiamento para propagar certas teorias. Alimentando a indústria farmacêutica.
É verdade, quando você consegue anestesiar com acupuntura, ou mesmo eliminar dores crônicas, não está fazendo nada. Você está apenas hipnotizando o paciente. mas no fundo ele continua com um problema. Se algo funciona e você não sabe explicar você não descarta. Quem o faz, enxergam suas carreiras ameaçadas e não o aumento da ajuda possÃvel ao paciente. O problema é o filósofo se meter a falar de ciência, coisa que ele não entende. Ele é um "troll" da internet com espaço em um jornal.
A Ciência Oficial não pode ser JuÃza das outras Ciências, sem antes conhecê-las.
Ciência é ciência, aqui ou na China. E medicina chinesa não é ciência.
Não diria discordo, pq tb sou bastante cético. Mas certamente DUVIDO dos novos estudos nos quais vc se baseia. Sou praticante de artes marciais graduado e já vi o uso correto do Chi em ação (os mesmos pontos de cura servem tb para agressão). Realmente não sei os mecanismos e explicações, mas sei q funciona!
Medicina Chinesa? Terapias Orientais? Coisa de paÃses em que a medicina tradicional feita nas Universidades é um luxo para pouquÃssimos. Para não morrer o povão tem de se virar e aà aparecem até os "meninos médicos" fazendo cirurgias. O mesmo tipo de curandeirismo vemos no marketing dos laboratórios, nos tratamentos intermináveis, nos remédios não testados com os devidos grupos de controle.
Caro Hélio,Vc realmente é  p a t é t i c o. A folha devia rever seus conceitos e seus profissionais. Presta um grande desserviço com suas análises mal-feitas. Ser "cético" dá um certo status pra mentes desprovidas de senso crÃtico.
É uma pena ter acabado o papel higiênico da minha impressora: comentário foi digno de impressão.
É uma pena ter acabado o papel higiênico da minha impressora. Pois este comentário foi digno de impressão.
Minha sugestão de próximo tema: usar ou não "watchdog" em "firmware". Não é um assunto de outro mundo não, mas é polêmico. Mas requer conhecer um pouco do assunto e ter trabalhado com isso. Seria a mesma coisa o filósofo faz com esses tópicos cientÃficos que tanto discute. Por mais que ele discorresse aqui com suposto "conhecimento" sua conclusão para mim teria validade nula. Ou você confiaria um sistema de segurança de um avião 'a opinião do Hélio ?
Vejam o quão subjetivo é primeiro parágrafo. O filósofo diz que "não sabe quantas vezes falou mal de". E vocês perceberam como todas as colunas seguem o mesmo padrão: tópico polêmico, dai começa um introdução ao tópico e um número de citações de trabalhos cientÃficos permeados por comentários anedóticos e uma conclusão que na visão supostamente ascende o filósofo a condição de sábio.
O filósofo força a barra. Ele se diz crÃtico da Ufologia. Oras, o grande debate é saber sobre as possibilidades técnicas de viagens interestelares, o que demanda conhecimento de um tanto de ciências que o dito erudito desconhece. Você pode obviamente achar algo, mas o filósofo "afirma". Por ex, você pode preferir Linux ao Windows, mas pra uma discussão mais profunda, se você não souber o que é uma pilha ou heap, ou multithreading você não vai saber embasar sua resposta além do mero "eu acho"
Caro biltre, atento-lhe para o fato de que me refiro 'as possibilidades teóricas de viagens inter-estelares, campo em que se discute tal evento baseado em extrapolações. Se for necessário traduzo esta mensagem para a sua linguagem, o rasteiro dialeto dos manos.
E u a c h o que o E T de Varginha é real. Ele, o C h u p a c a b r a s e os Incas Venusianos...
Eu acho que o ET de Varginha é real. Ele, o Chupacabras e os Incas Venusianos...
Concordo em partes com você. Nota-se uma tentativa desesperada de explicar a Acupuntura segundo os ditames da Ciência Oficial, para justificar o uso desse Saber (transformado em mera técnica) pelos profisionais da Racionalidade Médica Convencional. Tal empreitada tem se mostrado forçada, mal-sucedida (para os olhares mais atentos) e totalmente desrespeitosa (tratando um Saber Patrimônio da Humanidade com desdém). A Ciência Oficial não pode ser JuÃza das outras Ciências, sem antes conhecê-las
Ou o negócio funciona ou não funciona. Ponto. E cabe a ciência médica estudar e dar o seu parecer baseado em estudos sérios e comprometidos com a vida e saúde dos pacientes. Fechando, não existe "ciência oficial" e "outras ciências". Ou é ciência ou não é ciência. O método cientÃfico é o mesmo para todas as medicinas.
Quando esse pessoal leigo se mete a falar sobre ciência, medicina, ou qualquer coisa assim, francamente, que porcaria...!
Acabei de me convencer que Deus existe, se um cara como o filósofo amiguinho dos donos do jornal é ateu, então deve haver alguma coisa errada em ser ateu, portanto, Deus existe.
O sujeito se acha o máximo, arremata citações para parecer "estudioso", ele as embrulha e as coloca aqui como se fossem suas conclusões. E ainda fica colocando banca de "bem humorado". A fds é especialista em divulgar "achados cientÃficos" baseados em análise estatÃstica sem fundamento teórico. Filósofo e amiguinho de dono de jornal HAHHAHAHAHAHA
Só mais uma : como que se anestesia um sujeito com acupuntura ? Placebo ? Como é que meu filho se curou de alergia crônica e rinite através da homeopatia ? Nem preciso dizer que é hilário os comentários sobre psicanálise, é pura ignorância de filósofo amiguinho de donos de jornal.
Errado foi vc Daniel que não entendeu o que o Vinicius disse."A resposta é simples: alergia crônica e e rinite são males da infância que, muitas vezes, desaparecem com o tempo. E também com uma melhor higiêne doméstica ou com mudança para lugares menos polúidos. Quando tem tudo isso junto é melhor ainda!" Ou seja a homeopatia não curou tanto quanto a alopatia.Foi apenas o processoa natural do corpo de cura que não teve nada haver com homeopatia ou Alopatia.
ERRADO! A alopatia não foi capaz de curar diante de um ambiente em que cultivamos, por formação pessoal mesmo, a higiene ( não tem acento ) doméstica e evitamos o contato com ácaros e poeira.
A resposta é simples: alergia crônica e e rinite são males da infância que, muitas vezes, desaparecem com o tempo. E também com uma melhor higiêne doméstica ou com mudança para lugares menos polúidos. Quando tem tudo isso junto é melhor ainda!
Até o momento achava seus comentários sobre ciência até que divertidos, pela ingenuidade e falta de conteúdo teórico. Sinceramente, não dá pra falar sobre células se você nunca as estudou. Não dá pra enaltecer Maxwell sem saber o que é uma integral de superfÃcie. O articulista deve ser daqueles que tem um Mac e se acha o sabe-tudo de "computador". Pare pelo amor de Deus, infelizmente o articulista é amiguinho dos donos do jornal e pode escrever o que bem entender.
Hélio, ainda bem que você é "filósofo" e não cientista. Seu conhecimento de ciência é pÃfio e baseado no que você lê na Internet. Não seria o caso de fazer uma faculdade de ciência mesmo ? Assim acabam esses dizeres geniais.
A análise é extremamente adequada e deixa claro o que os fundamentalistas não conseguem ver: a ciência é caminho parao progresso da humanidade, pela simples fato de que possui os mecanismos de revisão e auto-correção. Faria apenas uma ressalva: considero que a psicanálise não pode ser colocada ao lado de terapias mÃsticas e coisas do gênero. Ali há, pelo menos quando se trata dos bons profissionais, todo o rigorda verdadeira ciência. Aguardo manifestação do articulista a respeito.
Medicina oriental não ve: doença X - remédio Y. E todo o Y será curado com o X. Nam a alopatia consegue isso. A visão oriental da medicina é superior, vendo a vida como um todo. Por isso, tratamentos de doença X com agulhadas nos pontos Y tb não são o ideal e muitos profissionais pecam neste sentido.
Espero,caro colunista não tenha que contrair de alguma forma uma ou duas hérnias de disco na região servical, pois assim com absoluta certeza atestaria a eficiência da acupuntura pelo ao menos neste caso especÃfico!!!!!!!
Caro Serra.Pelo que vc escreveu ,notei que vc não leu o artigo todo.
Hélio e colegas de comentário, gostaria de saber se, como dizem, os efeitos da meditação são REAIS, ou nao passam de um placebo também. Alguem saberia me responder? Li coisas sobre a meditaçao fazer com que os monges budistas sejam as pessoas "mais felizes" do mundo, pois ela ativa sei lá qual área do cérebro responsável pela sensaçao de bem estar. Alguem ja ouviu falar disso também?
"...diz bastante sobre as imperfeições de nossos métodos de avaliação. A situação não é pior porque o método cientÃfico tem mecanismo de autocorreção. " Mas a autocorreção não alcança as decisões tomadas com base nas imperfeições incobertas. Ou seja, ações com consequências irreversÃveis, como matar alguém, não deveriam ser tomadas com bases cientÃficas.
a tá, descobriu a roda...
Procurem o livro de 2008, "Superstição - Crenças na Era da Ciência" (edt.Unicamp), de Robert Park. Em um dos capÃtulos, há uma análise interessante sobre a acupuntura... Comenta-se sobre a dificuldade de se criar um teste duplo-cego. Interessant e avaliar também "Imposturas CientÃficas em 10 lições" do francês Michel de Pracontal (edt.Unesp). Não gosto da ideia de dogmas religiosas mandando em nossas vidas... Mas -definitivamente- a instituição ciência nem sempre é flor que se cheire.
Parabéns pela análise desprovida de idéias preconcebidas. Lucidez e clareza.
Sempre leio a coluna e sempre gosto muito. Tenho uma pulga atrás da orelha com a acupuntura, mas continuo com ela. Conheço gente que tratou do seu animal de estimação com acupuntura e o bicho sarou. Isso depois de tratado do modo convencional sem resultados. Animais podem ser alvo de efeito placebo? Acupuntura: não acredito, nem desacredito, mas desconfio buscando respostas.
Hélio, não tive disposição (para não usar outra palavra mais apropriada) de ler seu longo artigo até o final. Alguns artigos seus são muito bons mas este é muito chato.
Hélio: Análise abrangente e esclarecedora. Um dado novo sobre a estrutura do cerebelo diz que em suas dobras as células adjacentes não pertencem necessariamente ao mesmo órgão ou membro. Minha busca sub/objetiva pelos efeitos destas terapias alternativas me leva a não ouvir nem ler as teorias, e me submeter a elas aguçando meus sentidos. Fazendo shiatsu senti conexões entre pontos ao longo que chamam (depois soube) de meridianos. Minha conclusão: Poderia haver aà algo ma
A pseudo-ciência encarada como semi-religião hoje é muito freqüente. Quer exemplo maior que o Aquecimento Global e o ambientalismo apocalÃptico?
Muito bom. Estas bobagens e pseudo-medicinas têm que acabar...
Schwartsman, sou seu leitor e mais de uma vez vim até aqui comentar seus artigos. Desta vez, é para lembrá-lo que na base do Nazismo alemão e do Holocausto judaico, estava o "cientificismo". Penso que talvez fosse interessante, as vezes, você fazer auto crÃtica e dar umas pauladas nesta cobra venenosa, que alada pode tornar-se muito perigosa. Abraço.
Errado nilton. A base do Nazismo estava o preconceito . E o que acaba com os preconceitos é a ciência.
Só para completar: na Medicina Chinesa, o bom médico é aquele que impede que a pessoa fique doente, tanto é que quando a doença ocorre, o médico fica mal visto. Aqui, no Ocidente, o bom médico é aquele que cura o doente quando o mesmo já está muito ruim. Vê a diferença, prezado colunista?? Acupuntura faz parte da Medicina Chinesa, que tem por princÃpio básico EVITAR as doenças e não curá-las a peso de ouro violentando o corpo com quÃmicos que até podem curar, mas que geram OUTRAS doenças. /
as excessões não fazem a regra. a 300 anos um filho valia tanto quanto um cavalo. senão menos.
O que você postou já é sabido e aplicado no Brasil e no resto do ocidente! Isso se chama profilaxia. Saneamento básico, água tratada, tratamento de esgoto, combate a poluição atmosférica, checapes e visitas regulares aos médicos para exames de rotina são uma prática que evita que as doenças progridam de forma maligna. O exame de próstata é o de mama são os maiores exemplos disso. E são feitos por médicos ocidentais, uma prova de que você não faz a menor idéia sobre o que opina.
Você, Gomez, fez uma pergunta que não é bem vista pelo colunista. Em algumas trocas de e-mail´s _ a que ele pelo menos se dispôs_ em nenhuma aceitou ficar sem a última palavra ou rever qualquer conceito, inclusive um em que afirmou que o amor entre pais e filhos é menos natural e mais uma construção burguesa pós revolução francesa ( mesmo com diversos exemplos mitológicos, bÃblicos e históricos oferecidos a ele, que foram baseados em algo). Enfim, é do grupo do jornal que detém a verdade. /
Caro Hélio Schwartsman, lamentavelmente todos que procuram uma explicação cientÃfica da MTC, principalmente o meio de atuação da acupuntura, não terão exito, pois menosprezam o essencial: Sua Teoria. Não há como falar inglês, pensando em português, assim como não dá para ser acupunturista praticando a visão médica cientÃfica ocidental, são paradigmas antagônicos. Nossa diferença está na concepção da própria Natureza do Universo que nos cerca. Somos Teósofos e Taoistas em principio.
e todo o sistema de saúde público é sistema de doença e não de saúde. afinal, gastos com saneamento básico e alimentação não têm qq relação com saúde, ops, com doença.
Qual o seu argumento? Quais as suas evidencias? VC quer argumentar ou pregar?
Se não se sabe a efetividade como sabe que está evitando ??? Este é o pior placebo que foi dito aqui. Ou seja, uma pessoa espeta uma agulha e não tem doença... mas não tem doença por motivos normais como a maioria ou porque tem agulhas ??? Vê ? Isto é pior ainda !!!
Colunista, há mais coisas entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia pode imaginar. Acupuntura existe há milênios e vai perdurar outras milênios, tanto que verá a tão propagandeada Alopatia afundar-se em suas próprias mentiras.
Gomez, em um século (o XX) a expectativa de vida do europeu subiu de 30 para 80 anos, sendo que o do século dezenove morria com o corpo coberto de feridas e com poucos dentes na boca.Essa mudança não aconteceu graças à acupuntura e quetais. Foi graças às melhorias das condições de higiene e à alopatia.
Temos um dos piores sistemas de saúde do mundo e isso não se deve nem à homeopatia e tampouco à acumpuntura, que geralmente são encontradas apenas no sistema privado e custam caro. Na França, que é uma referência, a homeopatia é bastante difundida e o povo não tem do que reclamar. Os pastores da igreja universal não teriam tanto sucesso, se o SUS tivesse médicos mais preparados e se não existisse tanta corrupção. Saúde é a ausência de doenças e não importa se vc a conquista através de um paj
É nada. Homeopatia é coisa de brasileiro.
Hélio, este comentário é um elogio rasgado e "despudorado".Eu o leio há anos e sempre que termino a leitura penso: "É exatamente isso que eu acho!". Hoje tomei coragem para falar sobre minha admiração.Obrigada por explanar tão bem sobre os mais diversos assuntos, sempre com o embasamento necessário para respaldar suas "opiniões".Para mim, é um alÃvio saber que existem pessoas (poucas, é verdade) que pensam tão "livremente", se é que me entende.Parabéns!
Já pode erguer uma estátua na praça para que os pombos, também, compartilhem de suas ideias...
Realmente está de parabéns. Coragem e atrevimento. O verdadeira Jornalista !!!
Segundo o colunista, a salvação da Humanidade está mas mãos dos laboratórios de produtos quÃmicos, que mantém a medicina Ocidental. Talvez a China com seus 5000 anos tenha a aprender com aqueles que são mantidos com verbas de laboratórios farmacêuticos.
A China já tem mais pessoas de classe média que toda a população do Brasil somada! E mesmo os pobres vivem hoje melhor do que na época em o comunismo maoÃsta era polÃtica de estado.
A medicina chinesa tem muito a aprender com a ocidental. A média de vida de um chinês tratado com medicina tradicional e milenar chinesa é muito menor que a de um brasileiro pobre tratado com alopatia, a medicina dita dos laboratórios. Sinal de que esses 5 mil anos de "conhecimento" não valem muita coisa.
A medicina chinesa tem muito a aprender com a ocidental. Tem que aprender, acima de tudo, que pê*** de tigres em extinção não curam impo***cia. Que cartilagens de tubarão, em extinção, não regulam as energias do corpo e que patas de elefantes asiáticos, em extinção, não são uma panaceia para várias doenças.
A medicina chinesa tem muito a aprender com a ocidental. Tem que aprender, acima de tudo, que pê*** de tigres em extinção não curam impo***cia. Que cartilagens de tubarão, em extinção, não regulam as energias do corpo e que patas de elefantes asiáticos, em extinção, não são uma panaceia para várias doenças. A média de vida de um chinês tratado com medicina chinesa é muito menor que a de um brasileiro tratado com alopatia. Sinal de que esses 5 mil anos de "conhecimento" não vale
Caro Paulo, O colunista está dizendo que qualquer tratamento que tenha uma eficiência inferior ao placebo não deve ser endossado pela comunidade médica. Aqui ele tratou da acupuntura, mas também serve para a alopatia o qualquer técnica ocidental. Agora se um tratamento de boa qualidade se mede pela tradição então você deve usar sanguessugas em vez de um paracetamol para tratar de dor de cabeça. Certo?
colunista sofre!
A China tem realmente que aprender e aliás esta aprendendo (caso do capitalismo) com o ocidente em 5000 anos eles só conseguiram encher o mundo com 1 300 000 000 de pessoas a maioria miserável e engana-los não é muito dificil (os miseráveis). Conseguiram até agora fazer um enorme bando de gente controlada e nada mais!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Alfinetando a acupuntura Voltar
Comente este texto