Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eunice Carvalho

    Com todo o respeito ao Gilberto Dimenstein, que muito admiro, mas não concordo em chamar o câncer de belo. Faço tratamento de CA mama e é doloroso e a cirurgia não deixa nada "belo". Bela é a campanha promovida com a participação de médicos para esclarecer a população. Não serve nem para prevenir a doença visto que a medicina ainda desconhece a verdadeira causa.

    Responda
  2. Huck Finn

    Dimenstein no país das maravilhas, onde o câncer, em alguma hipótese longínqua, é belo, os trens funcionam a contento, e os governos da capital e do Estado paulista são exemplares.

    Responda
  3. contosdamamaegansa

    Qdo o o cancer atingiu o ditador Kim Jong-Il, hugo chaves fernando lugo , e o molusco e falei nossa o cancer e belo

    Responda
  4. Maria Fernanda Prata

    Onde está escrito que o "câncer é belo"? Não há essa afirmação na matéria. Se estão se referindo ao título genial (que nos instiga a ler o texto), nele está escrito 'Quando o câncer é belo" (belo = arte), ou seja, quando se transformou em arte, na beleza das fotos, esta sim é bela, não a doença.

    Responda
    1. Intolerante à burrice

      Pois é justamente essa a crítica, pelo menos a minha. Muitas dessas mulheres poderiam ainda estar com suas mamas. Portanto, não vejo beleza nenhuma, arte nenhuma, em retratá-las. A mim, pelo menos, revolta saber que algumas dali poderiam nunca ter tirado o seio, não fosse um maldito exame ter levado a um diagnóstico equivocado.

  5. Lucia Helena

    OK, Gilberto. Mas lugar de doente sem informação enfim sem eira nem beira, é mais no SUS do que na rua. Portanto é lá, que o País mais precisa dos excelentes médicos dos hospitais de ponta; na efeméride de todo-santo-dia,entende? Para um Brasil que se pretende voz e voto no planeta, não faz sentido que a inteligência de tanta descoberta científica no campo da saúde, seja eternamente morosa e cara, e, que nunca se atreva, por exemplo, à "paisagem ",do Acre,tão distante da janela do Sírio,não?

    Responda
  6. gigio

    Beleza é algo subjetivo e imagens nos tocam de de maneiras diferentes.Entendo o que o autor quis dizer. Inegávelmente,há beleza na coragem e disposição de lutar e na solidariedade dos que dão apoio e fazem companhia aos doentes.Esclarecimentos são muito importantes e se vierem em "embalagem" instigante e original,mais visíveis e úteis se tornam.

    Responda
    1. João Pedro

      Já perdi várias pessoas para o câncer. Outras ainda estão aqui, depois dele ou apesar dele. As que mais sobreviveram foram aquelas que fizeram o mesmo que as das fotos: sorriram. Vi um homem durar um ano e meio sem estômago, sem meio fígado, sem meio intestino... Lembrei dele quando vi as fotos, era um homem muito sistemático e encarou a doença e o fim com uma grande serenidade. Foi tranquilo e em paz. Tem pessoas que são maiores que o câncer, mesmo que não seja na cura.

  7. Intolerante à burrice

    O câncer JAMAIS será belo!!!! E digo mais: respeito as mulheres que posaram para essa exposição intitulada "De peito aberto", no entanto não há como não alertar para o fato de que algumas delas talvez não fizessem parte desse ensaio fotográfico, se a medicina fosse exercida com seriedade, visando ao bem-estar e à saúde da mulher, e não aos lucros, como infelizmente ocorre. Mulheres, não caiam no conto do vigário de que a mamografia salva vidas, pois você poderá ser a próxima a

    Responda
    1. Intolerante à burrice

      Para quem tiver interesse no assunto:www1.folha.uol.com.br/ equilibrioesaude/891473-medico -alerta-para-excesso-de-diagno sticos-e-exames-preventivos.sh tml

  8. Robest Mendes

    Pelo menos no caso de alguns políticos vitimados pelo câncer, é possível encontrar um, digamos assim, lado positivo da terrível doença: o seu potencial eleitoreiro. Com a inestimável "ajuda" daquela imprensa a serviço, vão ganhar ares de verdadeiros herois. Afinal,é o Brasil, né? Fazer o quê?

    Responda
  9. kaffa

    não vejo beleza alguma em ver um pessoa defiando por causa do câncer....!!!...mas acho louvável campanhas para a prevenção.......!!! é muita utopia ficar fantasiando "cidades modelos", quando nem ao menos temos ruas limpas, nossos hospitais são imundos, nossas escolas estão podres..... mas enquanto manter-se a podridão nos nossos adm. públicos...é só $$$ jogado fora.

    Responda
  10. don Ramon Valdez

    Um câncer nunca será belo. Minha mãe teve, de mama. É um sofrimento incomensurável para a mulher. Ótimo, faça-se a campanha, a exposição. Mas que não fique aquela coisa pra intelectual fazer e ser louvado, sem que aqueles que precisam muito de tratamento fiquem esquecidos aguardando uma consulta no SUS.

    Responda
  11. Tidinho

    Aí Gilberto nenhum Cancer é lindo,humor Negro.Só quem teve e escapou sabe que não tem nada de lindo,embora doenças seja forma de purificações.Aí meu Irmão não tem nada de lindo,até as células ficam feias,foste um pouco infeliz na abordagem em bora eu te admire.

    Responda
    1. Homem invisivel

      Quem disse que as células tumorais são feias? Em muitos casos são muito exuberantes. O problema é que essas células, além de imortais, passaram a "trabalhar para si próprias", não se "considerando" mais parte do organismo como um todo. Claro, isso dito de maneira muito simples.

  12. João Pedro

    O câncer não é belo, a luta contra ele é.

    Responda
    1. Francisco

      João Pedro, parabéns pela profunda e bela colocação.

  13. Eustaquia

    Não sei o que dizer... Sinto-me envergonhada, nunca pensei que o marketing chegasse ao ponto de fazer esse tipo de lavagem cerebral nas pessoas. Conheci mulheres que fizeram tratamento em Barretos e mesmo assim não sobreviveram. O cancer é uma praga que exaure todos os recursos da família inteira. A frase "cancêr belo" para mim é um choque cultural tanto quanto um piloto suicida. Acho que sou ocidental de mais para tolerar isso.

    Responda
    1. João Pedro

      Tamar, minha mãe sobrevive há mais de seis anos a uma leucemia, minha cunhada sobreviveu a um câncer de mama, assim como duas coordenadoras que tive, meu avô sobreviveu a um câncer de pele. Tudo em Barretos. Meu avô morreu, muito tempo depois, pela idade. O câncer é uma doença cruel e já perdi muita gente para ele. Mas há esperanças. Por isso não estranhei tanto o título. O câncer não é belo, a luta contra ele pode ser.

  14. elisa dv

    Normalmente, gosto bastante do modo como o Gilberto se expressa e repercute os fatos. Mas, ao afirmar que o câncer é belo, ele cometeu um grande erro. Sou portadora dessa doença, faço acompanhamento em Curitiba e Sâo Paulo, conheço dezenas de outras pacientes e centenas de histórias. O câncer é horrivel, assustador e imprevisivel. Sugiro que o articulista leia o livro " O imperador de todos os males", comprei pela Editora da Folha, e  está entre os mais vendidos e premiados d

    Responda
  15. Valter Heise

    Existem aqui pessoas tão revoltadas, que reclamam de tudo, por reclamar, moram só e acabam dormindo na sala depois ainda fogem de casa de tanta revolta ! O trabalho apresentado tem outra conotação, uma mensagem que poucos conseguem entender, mas é um começo, se não entendeu, não comente.

    Responda
  16. Crasse Média

    ...O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... Os senhores estão anotando ?...

    Responda
  17. rrs

    Ótima idéia mas me pergunto se surtirá efeito. No próprio metro apesar das insistentes repetições, por exemplo, ficar do lado direito na escada deixando livre a esquerda para os outros passarem, as pessoas parecem ignorar a mensagem, ou o que é pior, a não compreende-la. Acho que todos esse anos com educação de baixa qualidade fizeram com que as pessoas perdessem a capacidade de entendimento mesmo quando a informação é simples e passada de forma clara.

    Responda
  18. Banana Republic

    Dimenstein calado é um poeta...

    Responda
    1. Michel Munhoz

      é melhor anotar, senão vai ter que segurar uma granada

    2. Crasse Média

      ...O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... Os senhores estão anotando ?... .

  19. José Nelson Macluf

    O cancer só é belo nos outros.

    Responda
  20. Greg

    Prezado Gilberto,Lul_a quando foi fazer quimioterapia, levou um fotógrafo para registrar seu encontro com Gianecchinni. Quando foi fazer a barba, fotografou também. Mas não fez nenhuma menção a forma de se prevenir câncer ou falou algo contra a indústria do cigarro. Que tal ele se redimir e deixar uma dessas fotos no metrô, como campanha de prevenção?

    Responda
    1. rrs

      Péssima idéia amigo, vai servir como propaganda eleitoral.

  21. Greg

    Caro Gilberto.O problema aparece quando políticos usam a doença como espetáculo midiático, visando ganhar votos. Veja o caso do Lula, que falava sobre a doença quando deveria se calar e calou-se quando deveria falar ( sobre os males do cigaarro).

    Responda
  22. gil

    Usar imagens como educação e, ou campanha de conscientização acho correto, pois a imagem tem um poder maior que a escrita. Agora dizer "cancer lindo" é forçar demais. Corresponde a dizer para pessoas na terceira idade (fim de carreira) que estão na melhor idade - melhor idade é com 20 anos. Acho que o correto seria "saúde linda" - mas, não causaria polêmica.

    Responda
    1. João Pedro

      "O CANCER ME TROUXE MAIS COISAS BOAS QUE RUINS" Lucia Con heço muitas pessoas assim e posso dizer: tem pessoas que são maiores que o câncer, mesmo que não seja na cura, mas na luta. Parabéns!

    2. João Pedro

      "O CANCER ME TROUXE MAIS COISAS BOAS QUE RUINS" Conheço muitas pessoas assim e posso dizer: tem pessoas que são maiores que o câncer, mesmo que não seja na cura, mas na luta. Parabéns!

    3. João Pedro

      "O CANCER ME TROUXE MAIS COISAS BOAS QUE RUINS" Conheço muitas pessoas assim e posso dizer: tem pessoas que são maiores que o câncer, mesmo que não seja na cura, mas na luta.

    4. Lucia Paganini

      Olá Oswaldo. Sei que o medo da doença e tudo o que ela nos passa nos faz pensar " que m.. de doença!". Tive cancer de mama com 33 anos, minha mãe, avó e tia morreram de cancer. Pensei: "vou morrer também". Mas com fé, ajuda da família, médicos maravilhosos e uma vontade imensa de viver, venci esta doença há 7 anos. Comecei um trabalho voluntário na Associação Viva Melhor de Mulheres Mastectomizadas e hoje digo com letras garrafais "O CANCER ME TROUXE MAIS COISAS BOAS QUE RUINS"!

    5. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Oswaldo Mas considero mesmo que transformar dor em consciência coletiva é uma forma de beleza.obrigado por seu comentário Gilberto