Ciência > Obra revela quase 60 sítios arqueológicos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ronaldo Luis Gonçalves

    Eu acho que é só no brasil, que empreiteiras, financiam arqueólogos.

    Responda
    1. barreto

      só no Brasil existem b@b@c@as como vc.

  2. Chespe

    Isso mostra como estamos atrasados na arqueologia. nem sabemos muito sobre os povos "sambaquis". Deveria ter mais investimentos, pois isso é fundamental para sabermos de onde viemos. E também para não assentar obras como rodovias e outros em terrenos em tais condições, pois estarão sujeitos a afundamentos, por causa das inúmeras camadas no mesmo sitio arqueológico. Falta pessoal competente e de boa vontade!

    Responda
    1. Luis Felipe

      Sambaqui não é povo. Sambaqui é um tipo de estrutura, presente em sitios arqueológicos de diversas etnias indigênas, e que é formada por conchas, restos organicos de alimentos e ossadas humanas. Eles foram sendo produzidos pelo acúmulo ano após ano de materiais, num processo que em alguns durou vários séculos. Essa deposição gera diversas camadas que permitem estudar habitos alimentares, epidemias, disputas com outros grupos, e várias características das sociedades que produziram o sambaqui.

  3. Claudio D'Amato

    Vestígios de fumo?! Então cuidado para que os antitabagistas não organizem milícias para vandalizar. Do jeito que estão histéricos e paranóicos, não me surpreenderia se criassem grupelhos terroristas para destruir registros como esse. Não chegaram a trocar o cigarro do Lucky Lucke por um ramo? Também conheço uma foto antiga do Churchill, onde tiraram o charuto que ele fumava.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.