Painel do Leitor > Para leitor, Pondé é um 'provocador inconsequente' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nada disto. Pondé fala a verdade sobre os esquerdinhas que promovem o conceito de "politicamente correto" para avançar a sua ideologia nefasta que já saiu da moda há tempo. Desempregados e falidos morais, os esquerdinhas tentam ganhar um trocado atacando aqueles que tem a corragem moral de rasgar a máscara dos falsários. Fazer o que? Bem, comprar o último livro do Pondé me parece um bom começo.
"Sou provocador e fumo cachimbo, hohoho"
A superficialidade de um Paulo Coelho e a amargura de um Clodovil.E pensar que tanta gente boa tem a maior dificuldade de encontrar algum espaço na mÃdia...
Pseudo-QualquerCoisa.
Esse ai ainda é do tempo que fumar cachimbo era chique...kkkkk... Está atrasado... Filósofo e pensar chique atualmente tem vida saudavel meu querido, nao fuma, nao bebe, nao come porcarias, faz atividade fisica. Uma atualização cairia bem pra vc
Não concordo muito com as idéias do pondé, mas, como filósofo ele está fazendo o certo, levando caos à ordem, o filósofo deve lançar questões que jogam o leitor contra a parede, deve ir contra essa coisa sem sal de 'politicamente correto', pois, como se pensa o contraditório se só podemos pensar o que a maioria quer?!
Para a reflexão de todos, deixo uma questão filosófica sobre esse quase-filósofo: "Pondé que ele vai?". Nem mesmo ele sabe! Já fui admirador, mas o dito perdeu a "Pondéração"!!! Repito, fui...
Lindemberg; Nunca se disse tanto com tão poucas palavras. Continue assim.
É só não dar ibope pra estes tipos...
Eu acho que a maior parte dos argumentos do Pondé são fracos. Desculpem a sinceridade, mas enfim...
A formação e a cultura de Pondé são respeitáveis. Não considero, porém, que Pondé possa ser rotulado tão redutivamente assim, como pessimista e conservador. Politicamente Pondé pode ser posicionável ao Centro ou à Centro-Direita, mas fora isso, quem é freudiano, não entendo que seja propriamente conservador em sentido amplo.Acho uma pena Pondé não ser um junguiano. Assim Pondé daria um salto qualitativo.
Costumava gostar dos escritos do cara mas ultimamente ta um crÃ-crà só querendo ser polemico ,acho isso muito chato.Na verdade eu penso que ele seja um chato de galocha.
Costumava gostar dos escritos do cara mas ultimamente ta um crÃ-crà só querendo ser polemico ,acho isso muito chato.Na verdade ele deve ser um chato de galocha.
Pondé é um bebezão mimado-e-careca-que-fuma-cachi mbo-e-provoca-todo-mundo... Disputa com o Didi (os trapalhões) no quesito "criatividade". Leio seus textos... às vezes... a vantagem é que eles (os textos) são fáceis se serem esquecidos...
O cara é fera. Figura importante apesar de vivermos no mundo da boçalidade epidemica. Nao concordem com ele, mas imaginem o jornalismo sem ele... Ponde neles!
"menos do que polêmico, é apenas um provocador inconsequente com espaço na mÃdia.". Muito bem colocado.
Os textos de Pondé são de uma mediocridade fantástica. Quer ser diferente, causar impacto, mas não sabe como. Fica na mesmice, no lugar comum. Parei de ler.
O Pondé sabe muito bem o que fala, por isso não concordo que seja qualificado como "provocador inconsequente". Ele é uma pessoa que tem personalidade e isso é o que falta em muita gente. Nos comentários que ele faz no Jornal da Cultura, ele deixa bem claro que não se importa em ser politicamente correto e coerente a esse posicionamento, critica a patrulha dos que querem se mostrar sempre politicamente corretos, esses uns chatos carentes e fracos.
Acho-o bem fraquinho...um autêntico anão intelectual querendo tirar umas...e escreve pior ainda!...um mala mentindo que tem alça!...faz parte de uma mÃdia decadente, cada dia mais emburrecida...rumando sem paradas à idiotia...
Já tá na hora dele ir filosofar com o Clodovil, Denner e cia. bela.
Pondé = Sofista.
Estou com saudades do Pondé na TV Cultura... Ele é um dos poucos pensadores com um mÃsero espaço na mÃdia que não faz parte da panelinha dos "intelectuais de esquerda" que ocupam todo o espaço "pensante" em nosso paÃs. Talvez seja por isso que incomode tanto... E talvez seja por isso que estejam tentando limitar ainda mais seu espaço na mÃdia, começando por esses "crÃticos leitores" que surgiram recentemente...
Já faz pelo menos 3 semanas que não o vejo no Jornal... essa semana com certeza ele não apareceu, na semana passada não me lembro de tê-lo visto e acredito ter visto o jornal todos os dias, e na anterior só se foi na segunda-feira, apesar de ele sempre estar lá de terça; qto ao fato de polemizar por polemizar, não enxergo desta forma. Acho que faz parte do estilo do cara, meio irônico, às vezes, entende o que quero dizer?
Ele tá semanalmente no Jornal da TV Cultura. O fato de não ser de esquerda seria até algo interessante ao debate se não fosse a sua necessidade de polemizar por polemizar.
Então quer dizer que este é o sr. P.? Desculpem-me, mas, nesse caso, uma imagem fala mais que mil palavras...
É isso aÃ, sr. Othero. E aquela pose com o cachimbo, tsc,tsc,... Pela luz da foto, esta foi feita num studio. Apreende-se que, ao d e s d é m das normas de segurança contra incêndios, este demandou que assim o fosse...It's hilarious...
E, pelo que constato nos últimos 10 minutos, ele continua andando por aqui, negativando seus desafetos...
Às vezes as imagens ludibriam, mas nesse caso, ao que parece, expressa exatamente o que o Sr. (ou Mister) Pondê sente pelo "resto" da humanidade.Assim é o  Brasil, jogadores de futebol são "heróis", mulheres com a bunda turbinada são celebridades, filósofos, dito polêmicos, recebem espaço superdimensionado na mÃdia.Concluindo, Pondê (em tom francês fica mais chique), se aproveitar da "ingnorância" do povo é mais benéfico.Â
A direita também produz bons escritores. Se esse ainda tivesse a elegância de um Ezra Pound ou D.H. Lawrence, mereceria alguma r e s p e i t a b i l i d a d e ...
O sujeito é uma mala, sem alça, molhada, cheia de coisas e escorrendo porquices pelos buracos.
No reino do livre-pensar(se é que esse reino existe), não há que se esperar unanimidades. A menos que a/o "Folha de São Paulo" seja uma espécie de religião(as religiões não são favoráveis à s opiniões que combatem o dogma e a doutrina). Um jornal que publica só o que seus fiéis leitores querem ler.Pior seria se o Pondé não aceitasse crÃticas (ainda que discordasse delas).
Com todo respeito ao nobre senhor Pondé, e independentemente do quanto a inteligência do ser humano possa ser considerada evoluÃda para alguns, acho que um pouco mais de humildade e espÃrito sincero de contribuição à s questões sociais que enfrentamos, cairia muito bem.Provavelmente, essa é uma possibilidade (a humildade) muito remota para o Senhor Pondé.
Gosto do Pondé. Posso não concordar com tudo que diz, mas dou valor a quem ousa pensar diferente, ainda que vez ou outra se equivoque. Via de regra, a academia é um lugar de repetição de discursos e os filósofos brasileiros nada mais fazem que dar eca ao que alguém disse na Europa. Por isso, reconheço essa aspecto positivo de Pondé. Se ele fosse mais um que recitasse Marx e Sartre, as pessoas estariam batendo palmas.
Concordo. Ser considerado "inconsequente" no Brasil é uma lisonja, visto que, para não ser caracterizado como tal, deve-se seguir certos preceitos acadêmicos que são fundamentados em Descartes, Kant, Marx, Sartre, Nietzsche, etc. Ficam nesse ciclo infernal, repetindo coisas que já foram superadas pelos próprios europeus... Dureza!
DAR ECO, quis dizer
Um filósofo exprime seus próprios questionamentos e opiniões sobre o mundo e, não é um tÃtere sob demanda de crÃticas de leitores.
Pondé? Filósofo? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Os leitorezinhos da folha ofendidinhos em porca ''unanimidade'' acham alguma coisa ?! ... que medo.Â
Qualquer zé mané pode bancar o intelectual no Brasil. A audiência não é muito letrada e não percebe que esses autores fazem plágios descarados de polemistas e intelectuais célebres! A receita é sempre a mesma: toma-se um assunto do momento e cria-se um artigo polêmico fortemente baseado no estilo de Chomsky, Umberto Eco, Vargas Llosa entre outros...bem Brasil...
'Intelectual' é, atualmente, uma 'ocupação' algo respeitável, somente 'en France' (ré,ré), e em 'paisecos'. Nos outros paÃses 'sérios', o termo é quase pejorativo. A critica atual é, hoje, uma 'atividade interdisciplinar'. Tanto a direita quanto a esquerda (se é que esta ainda existe) necessitam de pensadores, sim. E estes devem se valer de recursos além do mero e vago canudo de 'filoZofia' (como li de um comentarista aqui).
O que isso tem a ver com viés ideológico?
Pq Eco e Chomsky não seriam intelectuais de primeira linha? Há algum viés ideológico nessa sua desqualificação?
É... Umberto Eco e Chomsky são intelectuais de primeira linha! Puts...
Provocar por escrito não faz mal algum. Desde que aceite receber também crÃticas e se abra para mudanças de opinião a partir delas. Seus textos são interessantes, mas à s vezes parece exagerar no materialismo.
(...) ''Mudanças de opinião a partir de comentário de leitores'' Um filósofo exprime seus próprios questionamentos e opiniões sobre o mundo e, não é um tÃtere sob demanda de crÃticas de leitores .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Para leitor, Pondé é um 'provocador inconsequente' Voltar
Comente este texto