Painel do Leitor > Leitor elogia decisão do STF sobre aborto de anencéfalos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. caio1945

    Um feto morto não cria problemas para ninguem. Já um adulto resultado de um feto nascido como filho indesejado pela mãe, causará, por muitos anos, insuperáveis problemas para a mãe, a família, a comunidade, e enorme custo para boa parte da sociedade. Pessoalmente não faria ou promoveria o abôrto, mas reconheço que à mãe cabe, por decisão da Mãe Natureza, decidir se o feto deve ou não nascer. Ninguém, nem o Estado ou advogados devem se meter nisso: cabe a nós, apoiarmos a decisão da mãe.

    Responda
    1. Crítico Astuto

      Ninguem quer sofrer, todos querem saúde, felicidade, tudo perfeito. Ninguem tambem quer morrer, mas não tem jeito... Todos teremos o mesmo fim. A perfeição não existe, o homem tenta chegar a ela, mas erra feio. Tenho uma convicção, na boa, sem citar crença religiosa ou por masoquismo: é na adversidade que se cresce como ser humano. É na luta, na dificuldade juntos que as pessoas se aperfeiçoam e alcançam a verdadeira felicidade. Aquela felicidade que as faz sentir seres humanos.

  2. Myself

    Concordo com o STF. É o mesmo princípio da m@rte cerebral, quando se autoriza a retirada de órgãos para transplante. Os órgãos retirados para transplante são retirados de um corpo onde, exceto o cérebro, tudo está vivo. Se chegamos ao consenso de que m@rte cerebral = m@rte do ser humano, não vejo porque pensar diferente no caso de ausência de cérebro (anencefalia).

    Responda
  3. Zé do Bode

    Esta foi a decisão mais coerente do STF no últimos tempos. Passar a decisão de interromper a gravidez numa situação dessas à mãe mostra o grau de amadurecimento de nossa justiça. O que não pode é a corrente religiosa tentar tratar isso como um crime de aborto, pois abortar é tirar a vida (que não concordo) e interromper agravidez é retirar um corpo sem vida. Parabéns o STF.

    Responda
  4. bene

    e como sempre o exc. sr. joaquim barbosa ´so se manifesta se estiver obtendo alguma vantagem ,como não foi o caso , so acompanhou o desenrolar das coisas

    Responda
  5. bene

    e com este teatro varreram para debaixo do tapete o julgamento do mensalao que esta prestes a prescrever....

    Responda
    1. Pepino O Grande

      Muito bem lembrado. Por quê tanta pressa em votar o aborto de feto anencéfalo? Desviar a atenção é possibilidade ou intenção. Deveriam ter dado a mesma agilidade, ou, quem sabe, até paralizado alguns trabalhos, para dar mais atenção ao mensalão. Absurdo o processo estar digitalizado há muito tempo e praticamente nenhum deles, além do relator, ter lido um processo cuja decisão deveria ser um marco CONTRA A IMPUNIDADADE na história do país. Muitos dos crimes vão prescrever. Isso sim é uma pena

  6. sara

    Uma questão que não me parece fácil...Mas ainda assim, sendo julgadora nessa não me atreveria a decidir. Lewandovisk foi o mais cauteloso. E os nossos queridos parentes que tem AVC e ficam já inertes, vivendo com a ajuda de aparelhos nas UTI's dos hospitais? Dizer que o anencéfalos não têm vida, é desconsiderar todas as outras formas de vida existentes no planeta...Ora vida têm sim! A questão é que com essa decidsão tem-se que essa vida não é um bem jurídico penalmente relevante. Eu hein?!

    Responda
    1. rrs

      Sara, a questão debatida é sobre a vida humana e não sobre outras formas de vida. Nesse sentido a decisão foi correta.

    2. Morry

      Avc não é mørte cerebral, minha senhora. Porque pessoas como a senhora fazem questão de fazer papel de ignorante na frente de todo mundo? Sai da igreja e vai pra escola aprender, lá se ensina o que é vida humana e o que não é, ensinado por gente que sabe, não por padrecos e pastores com o 3o. ano primário.

    3. Myself

      É o mesmo princípio da m@rte cerebral, quando se autoriza a retirada de órgãos para transplante. Os órgãos retirados para transplante são retirados de um corpo onde, exceto o cérebro, tudo está vivo. Se chegamos ao consenso de que m@rte cerebral = m@rte do ser humano, não vejo porque pensar diferente no caso de ausência de cérebro (anencefalia).

    4. Myself

      Sim, a questão é sofrida, sem dúvida, mas muito mais sofrido é levar até o final uma gestação que terminará num funeral... E "genes próprios do ser humano", nossas células epiteliais que descamamos diariamente no banho e que vão para o ralo também tem. A afirmação de que não tem vida é inválida mesmo, porque irrelevante. A afirmação deveria ser: "não tem vida que pode ser caracterizada como humana", pois o que nos diferencia como humanos é nosso cérebro.

    5. sara

      Eu sei..até alface tem vida. Mas o alface naõ tem DNA..genes próprio do ser humano. Estou falando q a afirmação de que não tem vida é inválida. A questão é sofrida mesmo...eu compreendo.

    6. Myself

      Ops... até alface tem vida.

    7. Myself

      Então pare de comer. Até alface em vida.

  7. Apolinário Messias

    Um lamentável elogio para uma lamentável decisão! O ser humano, bem como todas as criaturas vivas, são seres transcendentes, únicos em sua concepção divina! O cérebro definitivamente não esgota a complexa totalidade do Ser. Sem o saber, o STF contribuiu para criar uma Sociedade ainda mais desumana e cruel. Em breve, só nos restará lamentar esse triste momento!

    Responda
    1. Morry

      Mas vai ser ignorante assim no inferno, hein. É por causa de hienas religiosas como você que milhares de pessoas vivem na miséria e na ignomínia. O ser humano é o cérebro. Sem ele só existe carne, não existe mente, não existe o que vocês chamam de espírito, energia vital, alma, seja lá o que vocês queiram chamar o indivíduo. Sem cérebro é igual a sem cabeça, você por acaso carregaria até o termo um feto sem cabeça? Não, né? Então larga a mão de ser tolo.

    2. católico

      Orlando, Sem cérebro é você para engolir essa FALÃCIA dos ministros abortistas... - Se fossem sem cérebro por acaso sobreviveriam 103 dias depois do parto como a menina Teresa lá do Ceará ?- Responda, anencéfalo.

    3. Myself

      "...concepção divina" é sua CRENÇA. Vc não pode impor crenças às demais pessoas. Se a mulher tiver a sua crença, ela pode ESCOLHER levar a gestação até o final. Assim como as outras podem ESCOLHER não fazê-lo. A decisão é individual. Sociedade desumana e cruel são as derivadas de autoritarismo, seja de esquerda, de direita, ou teocrática.

  8. Crítico Astuto

    Não discuto a decisão, mas sim sua legitimdade. O STJ não representa a sociedade brasileira, são juízes nomeados pelo Presidente da República. Sua função constitucional é julgar e não legislar, que são funções da Câmara e Senado. Enquanto isso 60 mil processos estão parados no STF/STJ

    Responda
  9. católico

    ESTAMOS ENTRANDO NA DITADURACOMUNISTA, PIORQUE CUBA. - O grande ditador LU-x-LA tentou imporseus projetos nefastos (aborto,casamento gay, manipulação de embriões)através do executivo e legislativo.Nãoteve êxito, pois os eleitos temem o povo. Então nomeou esses ministrosconformesua ideologia de mor-x-te. Eles não tem MANDATO DO POVO para legislar. -Esses ministros representamsomente o 'senhor' Lu-x-la.

    Responda
    1. Leticia

      Sr. Apostólico Romano, em TODOS os países onde se liberou o aborto devido à anencefalia, a grossa maioria das mulheres optou por fazê-lo. O mesmo acontecerá, a partir de agora, no Brasil, graças a Deus. Esperemos para ver, então, quem estava impondo o que a quem.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.