Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edu ian

    vamos aproveitar bem a criatividade dessa nova geração, esses novos neurônios trabalhando a todo vapor, quem sabe até água do fogo não conseguem tirar rs

    Responda
  2. kaffa

    texto banal..demais..!!! aff !!! o que acabará com a seca em algums locais no nordeste......é a BALAnaNUCA de um b@ndo de gente çafada........!!!

    Responda
  3. dodi

    O problema do nordeste não é a seca e sim o fato de serem monarquias absolutas,quando tornarem-se repúblicas e os monarcas só para garantir tiverem o mesmo destino dos czares russos tudo lá ficara melhor.

    Responda
  4. Elcabongy

    eh eh eh...esse é o Brasil do GD...tem que copiar toda e qualquer geringonça que se inventa por aí porque é incapaz de encontrar soluçoes para seus própios problemas. E o problema principal de seus própios problemas é o sistema político que está aí há centenas de anos e que a imprensa apóia para ganhar seus $$...eh eh eh...êta enganaçao...

    Responda
  5. Mark

    No nosso nordeste, basta reduzir os latifúndios.

    Responda
  6. Maçarico

    Processos de obtenção de água potável existem muitos . O entrave reside nos custos. A dessalinização de água do mar para consumo é largamente utilizada em países que não dispõem de outra alternativa . Em todo caso a transposição do Rio São Francisco vem aí para inundar o polígono das sêcas e não haverá mais problemas! rsrs 

    Responda
  7. luiz henrique

    Essa maquina ja foi inventada ha muito tempo. Posteriormente foi desenvolvida para abastecer alguns tanques de guerra dos EUA. Agora uma terceira geracao mais eficiente e barata foi desenvolvida. Importante destacar q é necessario adicionar sais minerais e outros produtos quimiocos p q o H2O vire agua potavel. A maquina é eficiente p producao de agua p consumo humano, mas ainda sao incapazes de produzir seguranca hidrica p uma comunidade. No futuro sera uma boa opcao!

    Responda
  8. Bruna Okkerse

    Muito legal a idéia, Gilberto. Mas por que você não desenvolve o texto e fala sobre o motivo dos investimentos em educação no Brasil serem pífios e porque ainda temos gente que morre no Nordeste em função da seca? Por que você se contenta em ser um jornalista medíocre (qual você está sempre condenando) que não sai da sua zona de conforto de "hoje nada me atinge" e perde esse "rabo preso" que você parece para fazer análises realmente pertinentes? Você só meio informa e não instiga o pensament

    Responda
    1. kaffa

      ótimo !!!!

  9. Josevaldo Martins Peixoto

    Pô Gilberto, manda uma novidade ai, Assim fica dificil!

    Responda
  10. JORGE ISSAME FUJITA

    Não entendi. O ar condicionado já não faz isso?

    Responda
  11. Bonifacio Tozetti

    Deuzolivre, Dimenstein! Acabar com a indústria da seca? Acabar com os currais eleitorais do nordeste? Só por cima de uma meia de cadáveres de Sir Neys e afins! Me lembra convite feito a especialistas israelenses em controle de seca que foram convidados por um dos governos militares, durante a "gloriosa" para estudar o problema no nordeste. Verificaram os índices pluviométricos e perguntaram, "Seca? Que seca?"...

    Responda
  12. oswaldo rodrigues

    " Não devemos ter medo de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós existe também na natureza, pois fazemos parte dela." (Pablo Picasso)

    Responda
  13. Pedro

    Se não estou enganado, Lima no Perú, tem sistema semelhante. Chuvas lá, são rarissímas.

    Responda
  14. Cranio

    Já havia visto isso no deserto do Saara, onde os caras esticavam um tipo de lençol gigante e conseguiam captar a pouca água que havia no ar. Parece que estão apenas aperfeiçoando o sistema...

    Responda
  15. kimbo

    O ar condicionado do quarto da minha filha "produz" 5 litros de água por dia!!!!!

    Responda
  16. Giu

    O ser humano quando utiliza sua imaginação para o bem faz coisas fantásticas. Parabéns ao Gilberto pela matéria.

    Responda
  17. Greg

    vejam equipamento holandes //dutchrainmaker.nl/products/a ir-to-water/

    Responda
  18. etica

    que besteira se começar a tirar umidade do ar ele vai ficar seco e o povo vai passar mal..kkk Sabe quantas toneladas de ar tem em sua volta em movimento ??? O pouco que esse equipamento tira não vai nem fazer cocega no meio ambiente...

    Responda
  19. Greg

    Segue reportagem de 2011 " já em uso com sucesso no Oriente Médio - será usada no sertão do Ceará. A empresa Dutch Rainmaker, baseada em Leeuwarden, nos Países Baixos, conseguiu produzir água potável do ar.Patenteada mundialmente, essa tecnologia, opera um equipamento autônomo que é robusto, simples, requer pouca infraestrutura local e dispensa o uso de produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano equipamento pode produzir 5 mil litros/dia de água potável."

    Responda
  20. Odrazi

    É bom e é ruim. Se ela pode tirar água do ar, o ar ficará mais seco, o que não é bom para a saúde. Por outro lado, se o aparelho consegue tirar água do ar, espero que também possa funcionar invertido, ou seja, colocando água onde o ar estiver seco.

    Responda
    1. gil

      O que voce está dizendo, corresponde a dizer que se todos saírem à rua e respirarem faltará oxigênio. Meu amigo, para deixar o ar seco é necessário atividades incomensuráveis, o inverso também é verdadeiro.

    2. Wilson Baptista Junior

      José, o ar seco em Tóquio não é o ar exterior, é o ar dentro dos prédios que usam ar condicionado. Fora dos prédios Tóquio tem toda a umidade do mar para umidificar o ar.

    3. Crasse Média

      Edson, fique tranquilo. Processo é simples: vou no popular. A água captada vai virar mi-jo ou es-go-to, a parte h2o destas substâncias vai evaporar, condensar e chover ou umidificar o ambiente.água captada vai virar mi-jo ou es-go-to, a parte h2o destas substâncias vai evaporar, condensar e chover ou umidificar o ambiente. água captada vai virar mi-jo ou es-go-to, a parte h2o destas substâncias vai evaporar, condensar e chover ou umidificar o ambiente...forever assim

    4. José Silva

      Na verdade, seu comentário (Edson) é extremamente válido. Se usada em grande escala, essa tecnologia pode sim baixar o nível de umidade do ar e causar um problema muito sério. Em Tóquio, o uso excessivo de ar condicionado deixou o ar muito seco e aumentou bastante o número de doentes com problemas respiratórios.

    5. Akhenathon Akhton

      kkkkk, que comédia...

  21. ronaldo silva

    essa materia eu vi a mais de ano no (msn) esta faltando assunto ai?

    Responda
  22. paulo cfsadcnlsçdnçla

    Cientistas franceses desenvolveram um equipamento para tirar água do ar. Já ouviu falar em ar condicionado, professor do MIT?

    Responda
    1. paulo cfsadcnlsçdnçla

      E isso tá escrito no texto? Eu to criticando o texto, e não a invenção, ju-mento.

    2. Eulergs

      Besteirol puro , é um ar condicionado alimentado por turbina eólicaou celula fotoelétrica. Inovação .... falta de assunto....... falta exatamente o que propõe a coluna Criatividade. Nos poupe GD.

    3. Wilson Baptista Junior

      E você, Paulo, já viu quanto de energia gasta um aparelho de ar condicionado? A novidade dessa tecnologia não é tirar água do ar, é fazer isso tirando também a energia do ar.

    4. Michel Munhoz

      hahaha

  23. Joana Santos

    Legal, como em Duna, de Frank Herbert.

    Responda
  24. Crasse Média

    Sendo verdadeiro, é genial ! Quanto ao preconceito para com o Nordeste, cabe informar aos desavisados que muitos bairros da cosmopolitan megalópole transcedental city of SP também tem muuuuitos bairros sem abastecimento regular. Quem sabe assim o estado mais rico da nação (pobre estado rico) atenda a seus filhos e enteados ?

    Responda
    1. gil

      Meu amigo, no nordeste o problema é a falta da água (os poços de pequena profundidade produzem água salobra ou salobre), em São Paulo é falta de tubulação, infra estrutura necessária para direcionar a água). Essa solução não é viável para o nordeste, não sei onde do genial, e já existe há muitos anos.

    2. Akhenathon Akhton

      zzzzzz...

    3. Crasse Média

      Tem sim: lá de água, aqui de percepção do que o cerca !

    4. Michel Munhoz

      Preconceito para com o Nordeste? onde? Não tem seca lá?

  25. Aleques

    profundo = produzindo ?!

    Responda