Ciência > Governo ignora cientistas em debates importantes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Como presidente da SBPC, Helena está 'metendo a boca no trombone' para melhorar as coisas, mas há muita coisa boa sendo feita pelo governo. (1) as Universidades e a pesquisa nunca estiveram tão bem nos últimos 25-30 anos; (2) o progrma Ciência Sem Fronteiras representa um enorme comprometimento com Ciência e Engenharia, mandando 100000 (cem mil) Universitários e alunos de doutorado para o exterior para melhorar sua formação. Mesmo com os 'sangramentos' que com certeza haverá isso é ótimo! /
Existe um canal na tv brasileira que chama-se Cultura e é a menos assistida. Outra passa somente alienação e é a mais assistida do paÃs. Então fica claro o por que o governo ignora os cientistas e as pesquisas acadêmicas por aqui: Quanto mais i.g.n.o.r.a.n.t.e o povo, mais fácil de manipular. A elite aprendendo direitinho
Prioridade do Brasil é manter a Bun-da das passistas do carnaval sem celulite!!! O resto que se lasque!!!
Tenho um exemplo pessoal que vi na na empresa multinacional que trabalhei há alguns anos atrás. A empresa americana possuia cerca de 250 cientistas no R&D (pesquisa e desenvolvimento), todos doutores/PhDs. E então fizeram uma joint-venture com os chineses. Vieram mais de 2000 PhDs chineses para absorver a tecnologia e depois melhora-la. 8X mais que os americanos. Ou começamos a formar centenas ou até milhares de doutores por ano, ou não teremos chances e seremos só consumidores de tecnologia
Matéria que mostra a realidade brasileira nos projetos que alavancam o paÃs , e a SBPC , como muitas outras organizaçoes é um pequeno exemplo deste descaso , creio que não existe ninguém neste paÃs que saiba de algum fato que o governo deu importância , a não ser para seus próprios interesses ( como salários altos , mordomias e imunidade parlamentar) me desculpem somos gados mesmo fácil de se tocar como uma boiada inteira indo pro matador pra engordar ainda mais nossos donos ( OS GOVERNANTES
Quanto mais um povo se distancia da ciência e da boa educação escolar, mais fácil se torna para ser manipulado pela ca; na; lha classe de po/li/ti/quei/ros. Se olharmos com atenção quem o povo brasileiro elege, veremos então o porque desse descaso com a ciência, com a educação e com a cultura.
SRA PRESIDENTE SAIA DO SEU MUNDO MICROSCÓPICO E ENTRE NO MUNDO REAL. A SBPC QUANDO SE AFASTOU DAS DIRETRIZES PELA QUAL FOI CRIADA E QUIS DAR VAZÃO A VAIDADE DE UNS POUCOS, QUERENDO TER UMA SCIENCE E UMA NATURE, Jà QUE NÃO CONSEGUIAM PUBLICAR NELAS, DESTRUIRAM LEGADOS COMO A REVISTA CIÊNCIA E CULTURA, FRUTO DO ESFORÇO DE HOMENS BRILHANTES COMO JOSÉ REIS, PERDEU O RUMO. A DE HOJE É UM ARREMEDO DA ANTERIOR. A BOA CIÊNCIA NÃO TEM QUE SER PUBLICADA EM INGLÊS PARA SER BOA.
Se eles diminuiessem mais os numeros de anos de eleições, porque na verdade, temos eleiições de 2 em 2 anos, o que é um gasto enorme e paÃs para, menos propagada eleitoral gratuita, gastos com farras no palacio do planalto (coisa do molusco), daria para que nossos cientistas tivesse maior apoio, como é feito em grandes paises.
O governo abandona a ciência, os hospitais, o povo, os professores, a segurança pública, o código penal.. a única coisa que jamais abandonará.. é um jeito de valorizar o dólar e manter os impostos firme e forte.. para beneficiar as grandes, megas empresas, indústrias e os investidores estrangeiros...mas cuidado o fantasma da inflação esta ai.. e a China a espreita pra engolir qualquer um que vier pelo caminho.
Governoignora cientistas assim como prefeitos e governos estaduais ignoram osprofessores, faz sentindo, afinal numa sociedade em que o professor não élevado a sério o que vai ser da educação? Senhores cientistas lutempela educação do Brasil que o resultado que voces precisam vão chegar avoces.
Dessa vez a minha contribuição virá apenas em forma de sugestão: Diante dessa problemática ninguem melhor que o nosso mais recente Doutor HONORIS CAUSA, nomeado pelas sábios polÃticos e cientista do Rio de Janeiro, para resolver tudo isto. Alguem discorda?
O corte do orçamento em C&T feito pelo gov. federal já nos indica a percepção do paÃs acerca da área!
Nos sabemos que as universidades brasileiras são reduto de esquerdistas de plantão que gostam de fazer arruaça e inventar temas para se revoltar e aparecer na midia, se assim nao fosse os cientistas teriam mais credibilidade em assuntos que julgam tao importantes. A politica deveria estar fora das universidades brasileiras assim como eles querem que a policia também esteja.
Se os cientistas não fossem tendenciosos politicamente falando, talvez isso nao aconteceria.
A vinculação da qualidade de um cientista a patente é algo que vai além do absurdo. Viola a precisão e confiabilidade do dado cientÃfico. Quando o NIH dos EUA financia pesquisas sobre comostos experimentais, há aquela clausulazinha que diz: não pode publicar resultado desfavorável.....Brincadeira.
Falta alguém para apresentá-los ao governo - é isso?
Impressiona como os brasileiros etão alienados. Os bolsas familia, as cotas, o crédito fácil, fezcom que os brasileiros ignorassem atitudes inaceitáveis deste desgoverno nefasto. A edcação está péssima e o paÃs cada vez mais violento. Hoje detemos o ''maior indice de homicÃdios do planeta'', prestem atençaõ, o maior número de homicÃdios do planeta e ninguém fala nada. O PT, antes de ser governo, afirmava que a educação era fundamental, agora, educação, pesquiza, carater,
Pesquisa se escreve com 's'. Se quer malhar a polÃtica de educação eduque-se antes.
Até para cientistas a legislação brasileira é confusa. Imagine para o cidadão comum. Agora, esperar que nosso excelentÃssimo Ministro, ou até mesmo a lider do executivo tenham "olhos" para a produção cientÃfica é acreditar em fadas.
Investimento na área da ciência,utopia dos mais crédulos e bem intencionados,não seria nenhuma surpresa se o Investimento em "marketing" Governamental superar o usado em pesquisas cientificas e na formação de cientistas, "QI" e material humanos nós temos,mas o setor Governamental está mais para o imediatismo e investimentos na área da corrupção Politica e administrativa.
Eta jornakzinho ninho do tucunato. A manchete não codiz com o conteudo. Dizer que o governo ignora os cientistas..... Vcs não tem ideia do que foi o govern ffhh apara as univerdades e para a ciencia...
Num paÃs onde o "Dr. Honoris Causa" (Molusco Acéfalo, Pau da Ãgua e Cúrintiano) gastou US$ 10 milhões para mandar um "banana" de um piloto da FAB para espaço ao invés de montar uma estrutura e financiar fortemente a formação de Doutores para alavancar o nosso desenvolvimento tecnológico. O que podemos esperar ???
Concordo em parte com você. Digo em parte porque não é "apenas" o atual (des)governo que não montou uma estrutura etc, etc, etc. Em 50 anos de vida até hoje não vi NENHUM GOVERNO BRASILEIRO tratar com seriedade EDUCAÇÃO E PESQUISA CIENTÃFICA, entre outas áreas prioritárias. Dinheiro para m@r@c*t@i@s e f@lc@tru@s nunca falta. A C0pa do Mico está aà para PROVAR que não falta grana para manter a antiquÃssima (e infalÃvel) fórmula do PÃO E CIRCO!
O investimento estatal em (Pseudo-)Ciência é uma questão complexa, sobretudo se o preço é a interferência do Estado sobre aquilo que deve receber um verniz cientificista: e é assim. Tratando-se de um estado socialista sofismático - desculpem-me a redundância -, politicamente "correto" e antidemocrático como é o nosso, seria preferÃvel que não se investisse em Pseudociência mesmo. Hoje, as "ciências" Humanas, Sociais, e em parte as Biológicas, não passam, em muito, de arenas polÃticas.
Eu tenho sempre muito medo, quando alguém fala aonde se deve ou não deve investir. Acredito que o único parâmetro seja o quão bom é o projeto apresentado, mas isto não basta. Pois, sei também que as vezes o investimento é mal orientado ou mal gasto (não falo de corrupção) por esta razão sempre deve haver uma cobrança de como o dinheiro foi gasto. Caso os projetos sejam bem avaliados e haja uma cobrança razoável, a tendencia é a ciência neste paÃs ir para a frente.
O investimento em (Pseudo)Ciência é uma questão complexa, sobretudo se há intervenção do Estado, e ainda mais de um estado socialista sofismático, politicamente "correto" e antidemocrático. O que denominamos Ciência, hoje, sobretudo as humanas e sociais, e em parte as biológicas, tornaram-se, em muito, apenas terrenos para a politicagem. Se for para doutrinação socialista pseudocientÃfica, é melhor que não se invista nada mesmo...
Vejam como o governo trata mal pesquisadores e cientistas: Em 2007 procurei o INMET em Recife (órgão governamental - público), em busca de dados dos ultimos 30 anos referente a direção e velocidade dos ventos que ocorrem no estado da ParaÃba para fazer pesquisa e concluir dissertação de Mestrado em Engenharia Urbana. Em resposta ao meu pedido, guardo até hoje o e-mail recebido da diretoria, dizendo que me enviaria os dados (públicos), desde que eu pagasse a bagatela de, pasmem, R$ 30 mil reais.
Soma: O governo não vê a ciência como um bolsa da vida + Estas instituições são dominadas por pessoas que ainda levam karl Marx á sério. E com todo policiamento e eficiência resultante disto. = É o resultado que temos !
Meu caro, não sou da área (até que gostaria) mas, sinceramente, acho que NENHUM GOVERNO até hoje deu a devida atenção à ciência. Só não digo que tenho absoluta certeza porque pode parecer um pouco arrogante, mas é quase isso mesmo. Mas esperar o que de um paÃs onde nem um serviço de coleta de produtos recicláveis funciona bem? Minha cidade, que fica no Estado mais rico e tem, NO MÃXIMO, 100.000 habitantes, tem um sistema de coleta que funciona muito p0rc@mente. É republiqueta mesmo!
Não sei se você está certo, mas sei que o Fernando Henrique foi péssimo para as faculdades. Exatamente ele que fez mestrado e doutorado, diminuiu sensivelmente na minha época a quantidade de bolsas de Pos-Doc e doutorado. Infelizmente os governos tanto do PT quanto do PSDB não deram a atenção devida a ciência.
Tinhamos com fazem os EUA , trata os cientista com os verdadeiros deuses , quem ganhou a segunda guerra . foram os cientista, com pesquisas em armas modernas .
A votação ridÃcula desse ultimo "novo código florestal" é uma prova contundente de como nossa classe politica esta dando a mÃnima pra opinião de nossos cientistas.
O problema está na base do pensamento ideológico dos nossos dirigentes. A ideologia petista é por muitos conhecida. Uma parceria com empresas que não seja do governo fere os princÃpios do PT. Adicionalmente creio eu que está faltando dinheiro para a área de ciencia e tecnologia. E para as outras áreas também. A governabilidade estará comprometida se o montante reservado para a ajuda de custo dos parceiros de negócios ("maracutaia") do governo fosse redimensionado para baixo.
Infeilzmente esse descaso para com o cientista já vem de décadas. O PESQUISADOR aqui precisa de um equipamento leva meses para receber, nos USA É QUESTÃO DE DIAS. Por isso, os cientistas brasileiros quando são convidados pelos USA, lá recebem salário digno, casa, carro, escola para lecionar e todo material para a pesquisa que desenvolve. Aqui? é essa miséria instalada na cabeça desses governantes que causa esse desânimo de ser cientista aqui no Brasil.
O objetivo do nosso governo é: embvrrecer o povo para os polÃticos parasitas permenecerem no Poder. Deixam as crianças bvrras hoje, para amanhã terem os adultos imb3cis de que precisarão. Pra que investir na ciência? E, se nem o povo se preocupa consigo, por que esse Governo e os polÃticos se preocupariam?
É bom lembrar que a ciência deve muito a sociedade. Por exemplo: ha mais de 150 anos, os motores de combustão interna (os mais poluentes) bebem a mesma quantidade de combustivel embora sejam bem mais leves. A energia elétrica é a mesma desde Nikola Tesla e atualmente interligada com mais riscos de apagão. O genoma do amarelinho ou xylella fastidiosa pode ter consumido mais de 10 milhões de dólares e se tornou um processo secundário pois uma universidade americana já tinh
O estudo cientifico, é um estudo de tentativas e erros, e isso custa caro, mas sempre se tem retorno que beneficia todo mundo. O Governo não dá importância, porque ele vê esse assunto, igual a saneamento básico: fica escondido, e não dá voto. Pensamento de curto prazo, falta de cultura e amor ao paÃs.
O Brasil nunca se preocupou com cientista, triste,lamentavel,verbas para outras finalidades com certeza tem,o governo federal não prioriza jovens cientistas,não da incentivos,temos que buscar fora do paÃs,as vezes nossos cientistas fazem descobertas em outros paises.
O sistema polÃtico e jurÃdico que impera no Brasil e calcado na ignorância das massas. Porque injetar dinheiro, incentivar pesquisas, o crescimento e o desenvolvimento de "cabeças pensantes" se mais tarde serão elas que fomentarão a queda dos que vivem desse sistema. Qual elite polÃtico-jurÃdica de um paÃs incentivaria e financiaria a gênesis de sua própria ruÃna?
Concordo com o Bill Gates, quando disse que a ciência não fz nada pelos pobres. É só ver o sofrimento dos africanos com falta de remédios básicos porque empresas européias não querem quebrar suas patentes. Ciência e dinheiro andam de mãos dadas.
Seu comentário é mais confuso que a 25 de Março em véspera de Natal, hein, Antonio?! Ciência é uma coisa importantÃssima, mas o MAU USO dela é "outra história"! A propósito, você acha que o Bill Gates chegaria onde chegou sem a APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÃFICO?
Por que a Fo-lha não tira aquela reportagem sobre o Pânico e a briga de mulheres e coloca essa aqui no lugar? Será que é porque todo mundo sabe que o Brasil não investe em pesquisa mesmo?
Aqui no Brasil, parece que é mais conveniente importar ciência e tecnologia do que estimular o seu desenvolvimento. Por que será?
Será é porque o que os cientistas têm a dizer pode 'jogar água' nos discursos populistas ou nos interesses corporativistas envolvidos nos tais 'debates importantes'. Além disso, não acredito que 10% dos nossos representantes do Estado sejam capacitados para entender um debate cientÃfico. O analfabetismo cientÃfico é a regra no governo.
Aqui quem estuda , quer trabalhar na área de pesquisa e valoriza a educação não é bem valorizado como nos paÃses desenvolvidos . Aqui , o 88º PAÃS NO RANKING DA EDUCAÇÃO MUNDIAL , se investe mais e mais na IGN0RANCIA do seu povo para beneficiar politicos çafad0s(burlar censura ok ) que r0u.bam o dinheiro publico. Essa reportagem é tão valorizada pela maioria da população que só tem apenas 50 comentários , enquanto mais de 1000 pessoas estão discutindo futilidades , se permite o ab0rt0
Lógico! Trata-se de um governo ignorante!!! O governo só reconhece os polÃticos çafados que votam favoráveis a ele...
A grafia é para driblar a censura...rs...rs...
Governo ignora cientistas em debates importantes Façam o correto. Mudem para os EUA. La vcs serao bem pagos e recompensados. Aqui,que m estuda nao vale nada. Qto mais ignaro,mais bolsa, e qto mais bolsa, mais voto de cabresto.
O problema que lá passou a crise económica e a polÃtica neoliberal de cada vez menos Estado. Tem demais cientÃficos muito bons sem trabalho, muitos laboratórios de ciências fundamentais perderam verbas públicas (os Republicanos preferem subvencionar os petroleiros que investir na ciência, mas isso não é novo!). Então, eu cheguei aqui dos EUA (não sou Brasileiro) porque tem pouca concorrência, salários correctos e boas condições para pesquisadores em SP. E não sou o único!
GOVERNO ENGAVETA TUDO QUE SE DESCOBRE AQUI E Q PODE PREJUDICAR OSTABLISHIMENT. NA SAÚDE: ENXERTO OSSEOINTEGRATIVO-USP, O MELHOR DOMUNDO, A VACINA ZIMDUCK DA FIOCRUZ, O CURATIVO DE PLASMA DE SANGUEHUMANO-USP, A AUTO-HEMOTERAPIA, O OZONIZADOR DE AMBIENTES HOSPITALARES QPREVINE E EVITA INFECÇÕES HOSPITALARES SEM ISOLAR O LOCAL E COM 100% DEEFICÃCIA-USP, ETC. TODAS DEVIDAMENTE "ENGAVETADAS", AGUARDANDO UM"PARECER" MAIS POLÃTICO Q TÉCNICO. TODOS PROCEDEM ECONOMIA E SAÚDE.
ENQUANTO NÃO SE INVESTIR SERIAMENTE EM EDUCAÇÃO , VÃRIOS CÉREBROS PROMISSORES BRASILEIROS SAIRÃO DAQUI PARA NAÇÕES QUE VALORIZAM A CIÊNCIA .
Há uns 30 anos que eu e, na época, meu orientador abandonamos a iniciativa de apresentar trabalhos nas reuniões da SBPC. Naqueles dias a piada era:Sociedade Brasileira para o Passeio dos Cientistas.Só tinha ego querendo aparecer como intelectual de envergadura peitando o regime militar mas cientista de verdade, niente piu!Hoje o espaço para estes estrelismo é bem menor e depois da queda da URSS a coisa ficou vermelha.Mesmo com a turma do Amor&Revolução Là eles não conseguem +espaço polÃtico.
É fácil definir esse embrólio. Quem busca por energias realmente limpas, isso em todo o Planeta não são cientistas e nem participam de governos como por exemplo o engº frances Guy Negré e seu motor à ar-comprimido, (a energia mais lógica e corretamente limpa) baseada nas leis de Arquimedes. Cientistas são improdutivos na área de pesquisa pois estão atrelados a lobbyes. É bom lembrarem que o governo assinou ontem um financiamento produzir as FANTASIAS (energia aeólica) no
Não pode, por que vento que venta lá, não venta cá.... kkkkk
A trágica realidade é que as universidades federais estão num clima de total frustração com o atual governo. Os professores no ano passado não tiveram qualquer reajuste e o reajuste combinado de 4% (não dá nem para a inflação de um ano) deste ano ainda não foi cumprido. Mais além, os concursos públicos para os professores do REUNI (cursos novos que estão ainda em fase de implantação) foram suspensos e a situação é horrÃvel nos campus do interior (para onde ninguém quer ir como substituto)!!!
Os cientistas se vendem aos polÃticos por verbas merrecas para suas pesquisas depois reclamam que "no congresso não temos uma bancada de cientistas, só de ruralistas". Isso porque os cientistas na prática estão junto dos ruralistas, evangélicos, corruptos e outros bandidos e corruptos em geral. Chorar não adianta, é preciso enfrentar essa cambada e fazer polÃtica sim. Leiam 'O Analfabeto PolÃtico' de Brecht.
Investir em pesquisa é uma questão de soberania.
Estamos com uma oportunidade única de tirar o pé da lama, como nação subdesenvolvida, porém ainda não superamos nossa vocação agrÃcola e fornecedora de 'commodities'. A produção de conhecimento acadêmico é fundamental tanto para a pesquisa básica como para a produção de bens de valor agregado, em parcerias com a iniciativa privada. O conhecimento e a educação, não têm o tratamento que merecem desde o ensino fundamental. Corremos o risco de retroceder e perder essa oportunidade histórica. /p
é bem a cara do PT mesmo... cara de atraso...
Se o PSDB estava errado, por que os Ptistas não corrigiram e investiram mais em ciência? O Pt é muito pior que o PSDB pois não aprende nada com os erros dos outros mas os repete, mostrando a sua incompetência e preguiça, trabalho não é com eles.
Psdb quando governo também não apoiava a pesquisa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Governo ignora cientistas em debates importantes Voltar
Comente este texto