Ciência > Governo ignora cientistas em debates importantes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
"Governo ignora cientistas em debates importantes" É que para os polÃticos brasileiros, debates cientÃficos não dá votos e nem dinheiro. Para os polÃticos brasileiros é mais eleitoral e rentável debater: Releições, Futebol, Novela e BBB.
O governo é formado por baixo nivel de conhecimentos cientificos, não tem o basico do basico. Mal sabem fazer o O. Dessa pedra não sai leite. Agora, se for para falcatruas, aà são Phds.
O GOVERNO ENGAVETA TUDO QUE SE DESCOBRE AQUI E Q PODE PREJUDICAR O STABLISHIMENT. NA SAÚDE: ENXERTO OSSEOINTEGRATIVO-USP, O MELHOR DO MUNDO, A VACINA ZIMDUCK DA FIOCRUZ, O CURATIVO DE PLASMA DE SANGUE HUMANO-USP, A AUTO-HEMOTERAPIA, O OZONIZADOR DE AMBIENTES HOSPITALARES Q PREVINE E EVITA INFECÇÕES HOSPITALARES SEM ISOLAR O LOCAL E COM 100% DE EFICÃCIA-USP, ETC. TODAS DEVIDAMENTE "ENGAVETADAS", AGUARDANDO UM "PARECER" MAIS POLÃTICO Q TÉCNICO. TODOS PROCEDEM ECONOMIA E SAÚDE.
"Quem não é visto não é lembrado".Se não transferem conhecimentos e/ou avanços para a sociedade, por que acham que devam ser ouvidos?Contarem apenas com bom curriculum pessoal não os credenciam a debaterem sem apresentarem resultados efetivos.
Se as pessoas pensassem igual a vc no inÃcio do século passado Einstein seria considerado um zero a esquerda, pois os conhecimentos por ele desenvolvidos só tiveram utilidade prática muitas décadas depois. Não existe conhecimento bom /ruim, prático / inútil. Tudo é conhecimento e aquilo que hoje parece totalmente teórico e sem utilidade prática amanhã servirá de base para outro cientista solucionar algum problema da humanidade. Seu pensamento é muito curto.
Isso daqui é um paÃs de elite retardada,n investe em tecnologia como se isso fosse um gasto supérfluo e n o q as grandes nações sempre fizeram para chegarem ao topo e se manterem ao máximo nele....
Aqui muitos estão descendo o porrete nos cientistas BR, como todos sendo um bando de incompetentes, e uma exaltação a paÃses ER e ao EUA. Não sabem do que estão falando. Nesses lugares há um financiamento publico absurdamente alto em pesquisa, e as empresas que investem em pesquisa, recebe uma enormidade de incentivos. Lá é cultural doações diretamente a projetos ou ao cientista. No BR vc pode doar a partidos, ao estatuto disso ou daquilo, a cantores, atores, mas para a ciência é jogar $ fora.&n
Cientistas também ignoram governo em debates importantes!
O problema é que o Desgoverno brasileiro vê a educação como gasto e não como investimento. Outro e bem pior, não tem como superfaturar os gastos, os cientÃstas acho que não permitiriam então os recursos são colocados onde os polÃticos brasileiros podem roubar avontande.....ONG´s, criadas por amigos, laranjas ou mesmo parentes!!!!! Podem verificar essa verba não sofreu cortes.
O governo ignora ate as leis eo povo...........
Infelizmente, não me espanta. "Muito melhor" investir em coisa que alienam a população e tornam-a cada vez mais massa de manobra. Em um paÃs onde a meritocracia é vista com maus olhos, onde é melhor justificar os fracaços do que buscar lutar contra as adversidades, claro que não ouvirão cientistas, vamos fazer Copa do Mundo e afins e baixar os investimentos em pesquisa. Vamos vender comodities a preço de lixo e comprar produtos de alta tecnologia! Vergonha Brasil!Â
Cientista é como atleta de nÃvel olÃmpico. Se ele for bom mesmo, as instituições de pesquisa e desenvolvimento do exterior - certamente - virão buscá-lo.
Atleta se forma com muito menos investimento pessoal e social que um cientista!!! Os atletas que fazem carreira no exterior geralmente são só jogadores de futebol. Mas cientistas de alto gabarito podem trabalhar no mundo todo. e a nação nada ganha. Cientista brzuca na NASA q ligou robô marciano com samba da Beth Carvalho (se lembra?) disse, quando perguntada sobre ser mulher estrangeira nos EUA, na NASA: aqui é uma Babilônia, tem gente do mundo todo...
Bem feito! Quem faz tese de doutorado e mestrado com CTRL+C e ganha chefia de departamento só por ser filiado ao PT merece mais é ser colocado de lado e não ter "voz" alguma !
... rsrsr é que mais tem ! CTRL + C CTRL + V e claro, sem citar a fonte para dar aquele glamour todo ...
Que coisa bem feita! Tomara que a SBPC, se ainda tem alguma "voz" junto ao Governo desta escória que é o PT, perca totalmente a sua influência. Ajudaram estes criminosos a assumir o paÃs e fizeram vista grossa quando viram cargos importantes no meio   acadêmico serem distriubuÃdos aos maiores picaretas que existem dentro da Universidade Brasileira. Quando se tratava de uma chefia de departamento de pesquisa, estavam sempre lá. Eram a favor da "democracia na ciência"
O Governo deveria dar a mais alta prioridade para investimento nas produção cientÃfica! Hoje para se fazer uma pesquisa financiada pelas entidades oficiais é exigido que o cientista não tenha outro trabalho remunerado, mas a bolsa-auxÃlio é uma miséria! Como um cientista pode viver dignamente dessa forma?
O motivo Rafael é que o cientista no Brasil é comparado a um atleta de alto desempenho. Se ele for realmente bom - com uma folha de resultados alcançados relevante - outras instituições de pesquisa (do exterior é claro) virão buscá-lo !
ESSE GOVERNO IGNORA TUDO,GOVERNO É SURDO,MUDO E CEGO,MAS NA HORA DE COBRAR UM IMPOSTO VIRA UM GATO!!
BlaBlaBla...Que moral tem um cientista que fica publicando trabalhos inúteis e com aplicabilidade nula? Não tem que ser ouvido mesmo, o governo faz muito bem! Produzam alguma coisa que preste e aà podem exigir alguma atenção...
Acesse o site da SBPC, no item "Código Florestal" e verás o que esta entidade está contribuindo no sentido de alertar o governo sobre os riscos que poderemos sofrer se o novo texto for sancionado. Acesse sites de universidades e veja quantas pesquisas estão ajudando nos mais variados ramos da sociedade. É cada um que aparece...aff!
Vi alguns projetos cientÃficos bancados pelo governo: em um o cientista provou que a menopausa da tartaruga começa depois dos 60 e a outra o cientista gastou tempo e dinheiro pra provar que o carrapato cospe....Vão se danar!
E vá a Universidade Federal de São Paulo ver quanto ganha essa senhora. Menos que um estilista de quinta categoria (pq reduzir o imposto da industria têxtil para os caras venderem mais calça levis pode). Para ser presidente da SBPC, a remuneração é zero. Isso que estamos falando de um membro da academia americana de ciência, super premiada. Imagina os outros. Assim é mole fazer ciência né... Depois pagam pau pro Nicolelis, que ganha rios de dinheiro do Safra e é um charlatão que sai na redeg
Gente, quanta besteira. Me digam uma coisa, o que vocês fazem de tão relevante?Vamos voltar a achar Galileus e chamá-los de bruxos também?Outra coisa, Kandrunko: de onde você tirou que a iniciativa privada paga as contas dos cientistas pelo mundo a fora? Você sabe quando de subsidio ganha um pesquisar americano do governo? Procure saber...Uma coisa é desenvolver drogas para a industria farmacêutica e ganhar rios de dinheiro. Afinal, criar e depois curar doenças é bem lucrativo mesmo.
Lembrem-se da Thermus aquaticus, aquela bacteriazinha descoberta lá na década de 70 em fontes termais, tema de pesquisas que demonstraram sua capacidade de suportar e se multiplicar em elevadas temperaturas... Inútil? Uma década depois, usando proteÃnas dessa mesma bacteriazinha, a reação em cadeia da polimerase foi inventada, técnica fundamental para diversos procedimentos igualmente inúteis como sequenciamento genômico, medicina forense etc...
Se o cuspe do carrapato, ao ser recolhido adequadamente, pudesse produzir uma vacina altamente eficaz, contra a dengue hemorrágica ... cara ai sim ! Neste momento, os laboratórios iam financiar esta linha de pesquisa de maneira generosa, concorda ?
Teve um que concluiu que o tatu pode destruir sÃtios arqueológicos....
No dia que a SBPC colaborar diretamente para ligar patrocÃnio à ciência - representada pelas melhores cabeças - teremos o inÃcio de um up grade sem precedentes no Brasil. Devemos entender que aquele tempo do Estado "ajudando" a produzir ciência está com os dias contados, mais por aqui do que no exterior ... Ciência em todos os paÃses top é desenvolvida pela iniciativa privada, sempre ? s e m p r e !
ão faz sentido desenvolver pesquisas dentro do Brasil se as descobertas forem roubadas e patenteadas por empresas estrangeiras. A questão é quem financiará as pesquisas? Idealismo é louvavel, mas pragmatismo é necessário.
então vamos fechar o Brasil......já que não tem jeito e não podemos fazer nada...vamos fechar..... Esta visão sua é a tÃpica de quem vê a eterna conspiração contra o Brasil. A culpa nunca é nossa.....sempre tem alguém lá de fora trabalhando para prejudicar o Brasil. Quem financiou o desenvolvimento da industria automobilÃstica Coreana? O governo. Hoje eles colhem os frutos de um trabalho bem feito e sério. A china está no mesmo caminho. A Ãndia também.....E nós?
A melhor forma da comunidade cientÃfica brasileira se fazer ouvir é apresentando resultados de qualidade. Que a lei é frágil e a burocracia atrapalha é fato. Mas é sintomático o Brasil apresentar resultados pÃfios em pesquisas tanto básicas quanto aplicadas. É sintomático não termos prêmio Nobel, não termos um programa espacial de respeito, não termos um produto tecnológico genuinamente brasileiro (não citem o pro álcool, por favor), não participarmos de grandes projetos cientÃficos etc....
Grande verdade. O problema do Brasil nunca foi dinheiro, e sim, eficiencia. Deviam esperar que o investimento em ciencia ia cair, desconhecem o governo? Mas podemos produzir muito bem com menos, mas isso destoa da nossa cultura.
O que pega - por assim dizer - é a visão do cientista brasileiro. Ele detesta buscar patrocÃnio. Normalmente, ele gosta de pesquisa e gosta de que as coisas estejam à mão. Pergunte a um cientista americano, europeu ou asiático se ele corre atrás de patrocÃnio para as suas pesquisas. Aqui estamos acostumados a ver o Estado bancando a ciência, enquanto lá fora, quem o faz é o pesquisador.
O descaso do governo com a classe cientÃfica nacional é sintomático. Nada mais representa senão a polÃtica pública, de caráter intencional, de atribuir pouco ou nenhum valor à educação de qualidade. Aà estão a progressão continuada, os baixos salários, o sistema de cotas, a ineficiência crônica do sistema educacional pátrio, além de outras graves mazelas, a nos afastar, cada vez mais, em termos de desenvolvimento, dos paÃses de primeiro mundo e dos chamados "tigres asiáticos". Isto é
A mudança desta condição passa pela própria comunidade cientÃfica. Hoje o esforço é pela obtenção e manutenção de verbas. Só agora começa um movimento frágil para tentar avaliar a qualidade das pesquisas desenvolvidas. A condição muda quando a Comunidade CientÃfica deixar de procurar por um apoio paternalista do governo e realmente se preocupar com a qualidade e relevância das pesquisas que realiza.
O que mais me espanta é que um assunto tão importante e ninguém opina. Se fosse sobre futebol e BBB estava sendo comentado, mas esse é o Brasil da piada pronta.Desde quando o serviço público valoriza a competência, a meritocracia? O que vale é a influência polÃtica.
É fácil,tudo depende de quantos votos vc écapaz de gerar!!PT saudações!!
Belas palavras!
UmpaÃs que pretende se tornar uma nação soberana, não pode prescindir de investirem produção cientÃfica.
O Brasil investe. Não como os EUA ou Europa. Mas muito mais que muitos paÃses por ai. Independente disto o resultado da produção cientÃfica é ruim e incompatÃvel com o valor investido. A preocupação é gerar uma publicação cientÃfica para justificar a verba mas pouco se leva em conta a qualidade da pesquisa. Esta situação gerou uma acomodação da comunidade cientÃfica brasileira. Enquanto não for cobrada por resultados esta situação não muda e continuaremos nesta mesma discussão.
A matéria mostra um padrão tÃpico de muitos cientistas brasileiros - ou seja - aquele estudioso que quer fazer ciência, pelo simples prazer de fazer ciência. Só que há um detalhe: o dinheiro gasto com este professor pardal, ou professora pardal é público e precisa ser retornado à sociedade sob a forma de resultados práticos. Agora, se o(a) pesquisador(a) banca os seus gastos com recursos próprios tudo bem ...
Kadrunko, A pesquisa em empresas brasileiras só acontecerá no mesmo nÃvel de instituições internacionais quando o brio falar mais alto e os responsáveis por estas pesquisas arregaçarem as mangas e resolverem ter um resultado genuinamente próprio, sem utilizar bases tecnológicas importadas e simplesmente desenvolverem produtos "tropicalizados".
Esta diferença de mentalidade que você fala Kadrunko é presente também em outras áreas. Quando você visita o centro de desenvolvimento de uma grande multinacional, a visão do engenheiro de lá é bem diferente da que vemos por aqui. Mesmo quando ele pertence aos quadros da mesma multinacional. Nós temos a mentalidade de colonizados tecnológicos. Nós esperamos as soluções e decisões tomadas lá fora para direcionar nossos destinos tecnológicos aqui dentro. Culpa nossa.....
O Kadrunko não foi feliz na colocação mas o que ele disse é fato. O dinheiro é público e não pode ser utilizado para alimentar o ego da comunidade cientÃfica. Hoje muita pesquisa por aqui só tem este objetivo: alimentar o ego de quem a faz. O Brasil precisa urgente de pesquisa básica e aplicada de qualidade que nos permita desenvolver nosso parque industrial e avançar em campos de tecnologia de ponta. Não podemos mais nos contentar em consumir soluções de fora. Temos que participar efetivame
Não concordo mesmo contigo Igreja ... Trabalhei durante anos numa Universidade do norte europeu e posso lhe assegurar que a visão do pesquisador lá de fora é 100 % diferente do nosso pesquisador. Lá há uma diferença entre quem faz ciência e quem ensina. O primeiro corre atrás de patrocÃnio e não recebe nada do Estado. O segundo é pago para ensinar e muito bem por sinal. A Dra Helena afirma que não pesquisa de empresas no Brasil,correto ? Não e nunca haverá - porqu
Por causa de pessoas como você no poder que nossa ciência está sempre longe do protagonismo. O facebook foi criado por acaso, hoje é bilionário.O MIT desenvolve pesquisa com potencial de consumo, eu disse potencial.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Governo ignora cientistas em debates importantes Voltar
Comente este texto