Painel do Leitor > Leitor explica o conceito de inclusão de pessoas com deficiência Voltar
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não concordo com a explicação do colega, conceito é uma coisa, realidade é outra!
É facil falar de inclusão quem não vive essa realidade. Acredito sim que ela deva existir, mas há casos e casos. Uma sala que tem um aluno que baba, não anda, não fica de pé, tem uma doença degenerativa, problemas sérios de cogninção, pela lei deve frequentar escola regular. Ai eu pergunto o que a escola e o professor pode oferecer a um aluno assim. Nessa mesma sala há alunos com def. intelectual, sindrome degiorge, e autismo. Mais 30 "normais". Isso é inclusão?
discordo da opiniao do painel porque acho que ele confunde o conceito de inclusao neste caso. O caso de deficiente mental ou autista sao casos especificos de pessoas que nao sao iguais e cuja ambicao esta em conseguir inseri-los na vida cotidiana simples. Os casos de sucesso que ele menciona estao fora da curva, sao minoria logo voce precisa de pessoas especialmente treinadas para atender a nescessidade complexa deles.
O que eu quero dizer e que a inclusao neste caso nao e faze-lo participar da vida cotidiana normal mas sim em atende-lo em sua nescessidade.Da mesma forma que o caderante precisa de rampa, o cego de semaforo sonoro o idoso de preferencia ou seja, incluimos suas nescessidades.
Qdo eu era criança tÃnhamos um amiguinho especial (ñ era down), mas ele fazia de tudo: jogava bola, botão, banco imobiliário, etc. Tinha suas dificuldades, mas brincava normalmente com a gente, tanto que tinha colegas que nem percebiam que ele era especial. Eu mesmo gostava mto de brincar c/ ele e sempre dava uma ajudazinha nas brincadeiras. Mudei de cidade e perdi o contato c/ ele, infelizmente. Acho q tudo depende do grau da deficiência. Alguns casos devem ser + complicados mesmo.
Excelente cara leitora. AFolia realmente abriu suas portas e matém colunistas (de todas as áreas) da pior qualidade. Fiquei muito surpreso e feliz em ver que você conseguiu um espaço para expor com serenidade, seriedade e ao mesmo tempo de forma educativa o tema. Parabéns!
Não concordo como texto visto que em meus estágios nas escolas a inclusão não existe, um professor cuidadando de uma sala com 45 alunos não tem tempo para dar uma "aula diferenciada" que o aluno de inclusão necessita e precisa. Concordo que o mesmo deva conviver com outros alunos mas em aulas de artes ou outra máteria mais de recreação..em aulas temática seria necessário sim uma classe especial onde ele receberia mais atenção e um conteúdo de acordo com sua necessidade, falsa inclusão que te
O preconceito contra o autismo, downismo etc é fruto da ignorancia humana. A melhor maneira de acabar c/esse tipo de preconceito na sociedade denomina-se educação. As pessoas precisam aprender q nao se trata de deficiencia e sim diferentes tipos de cerebros e q a sociedade precisa de diferentes tipos de cerebros, diferentes formas de pensar e ver mundo. Pessoas com autismo e downismo so precisam de métodos pedagógicos q ajudem a desenvolver seus potenciais Acabar c/o preconceito é inclusão.
O grande problema´não é ter escola especial ou escola normal, a discriminação vem de berço e em qualquer situação não só de quem tem sindrome. Se a pessoa é gorda é discriminada se a pessoa é feia também e quando isso vai mudar acredito que só no dia que em cada famÃlia tenha uma Pessoa especial na sua casa fora isso é pregar moral de cueca...
Minha filha estudou num colégio onde tinha um deficiente, mesmo tendo uma pessoa (auxiliar) para cuidar dela, no recreio era feito um rateio e cada dia era imposto que alguém (colega) ficasse com o aluno deficiente ( todos os alunos reclamavam e era uma tortura ser obrigado a ficar com alguém só por causa da condição dele.) Eu acho que quem está se beneficiando de tudo isso, são os pais que jogaram a responsabilidade para a sociedade.
Puxa, não podiam ficar um dia com o colega?
Fiquei impressionado com o pensamento de certas pessoas tão preconceituosas, que "ainda" não convivem com alguem que necessita de cuidados e atenção especiais. Por outro lado, creio que talvez a inclusão ou o ensino em salas especiais deva ser decidido caso a caso, de acordo com o nÃvel de desenvolvimento e aptião intelectual do aluno. Não sei seria justo obrigar um aluno com grave deficiência a estudar junto colegas sem paciência, respeito e sob a orientação de um professor despreparado. /
Realmente a inclusão no papel é lindo. Duro é ter que ficar numa sala com 30 alunos e outros 4 especiais, um que tem surtos (morde, bate, machuca os colegas), outro com def. intelectual, outro que não anda, não fala, e bába e outro com down. Como um professor pode dar con ta de tudo isso e ainda desempenhar um bom papel. Falar de inclusão é fácil, fazê-la acontecer é que é difÃcil.
Sábias palavras. A inclusão pode ser boa para os pais e ruim para o aluno.
A exclusão é muito ruim. Eu nunca entendi por que tantos trabalhadores saem xingando o perito do INSS quando não são excluÃdos. E também analogamente outros saem da sala de consulta com um sorriso contagiante quando são excluÃdos e considerados incapazes.
Vamos resumir quem pensa " que é normal perfeito " pelo motivo de achar que não tem nenhuma deficiência fisica ou mental, já tem algum problema; todos nós temos nossas deficiências, basta apenas olhar para o mundo em que vivemos atualmente " aliás " alguém sabe o que significa normalidade " ser uma pessoa normal ? acham que o mundo e as pessoas pelos comportamentos visiveis no dia a dia são normais ?
O interessante é que todo mundo é a favor disso ou aquilo, mas na hora de assumir, o problema é sempre responsabilidade dos outros.... Tudo mundo acho bonitinho o deficiente, mas vão tentar explicar pela centésima vez como fazer uma tarefa extremamente simples para um coitado desses.... Não existe inclusão, e sim empurração e leis estapafúrdias. Normalme nte os que são mais a favor desses tipo de coisa nunca faz nada a respeito. São os sociólogos de shopping center que só dão p
O autor faz parecer que há objeções aos alunos que sofrem de Down. Não é esse o problema.Há crianças que, lamentavelmente, não tem condições de frequentar a escola comum, mas são "depositadas" ali pelos pais. Crianças de comportamento agressivo, que gritam o tempo todo, que ficam nus em sala de aula, que não sabem lidar com suas necessidades fisiológicas. Lidar com 30 ou 40 alunos já não é fácil sem esses alunos "especiais", que pejudicam o bom funcionamento da escola e nada aproveitam.
Deculpe senhor Yano, mas não existe matemática para alunos com paralisia cerebral ou para alunos com SÃndrome de Down. Matemática é uma só. A habilidade para ensinar é muito mais da capacidade de quem ensina do que simplesmente culpar a deficiência. E isto envolve pais e professores.
Vc está equivocado Paulo. Em Pedagogia não se ensina a ensinar pessoas com deficiência, isso é pode ser uma especialização da pedagogia. Informe-se melhor.
Ah! Mas alunos especiais são especiais, eles nos tornam mais humanos, são dádivas de deus, a gente aprende muito com eles.... È isso que a turam do polituicamente correto nos diz o tempo todo. Mas na hora de lidar com os especiais, o problema é dos outros... é do coitado do professor...
Se o indivÃduo é Professor, escolheu a nobre profissão de ensinar, o único curso que ele precisa é PEDAGOGIA. A questão é de respeito ao ser humano, não apenas a busacr de Padronização.
desculpe, "digo, exceções".
Ainda pior, é forçarem pela Lei a escola a incluir a pessoa que tem problemas de aprendizado, quando o professor não tem nenhuma formação para tal. E não se poderia forçar o professor a ter tal habilidade se ele não quiser. Trata-se de uma especialidade, que deve ser tratado como tal. Os exemplos dados na reportagem são excessões das excessões.
Vou chutar! 95% das pessoas medianamente cultas (inclusive médicos e educadores!), não conhece os meios e instrumentos que o estado, municÃpios, comunidades e associações diversas, oferecem para orientação e adaptação de pessoas com necessidade especiais. Temos no BR, (São Paulo) um dos maiores centros do mundo, que assessora e orienta aos que o procurar - inclusive com material de divulgação. Só um detalhe. Esse campo da educação não dá lucros tampouco rende votos sem fotografias!
De fato... ! Concluo que a educação (social) anda falhando em sua divulgação. Não creio que o desconhecimento chegue a tais nÃveis. Deficiente somos nós ao segregarmos as pessoas que tem necessidades especiais, ou as isolarmos sem a menor chance de integração em todos os nÃveis. Óbvio que cada um tem seu rÃtimo e apenas precisamos entender e respeitar isso!
muito bem colocado pelo leitor.
Peço desculpas ao autor dessa reportagem mas eu concordo com a reportagem da ANA MARIA ELIAS BRAGA; colocar o deficiente mental (desculpe-me não sei qual a atual nomemclatura certa dentro dos padrões) é uma exclusão e não uma inclusão.... Na minha opinião tem que haver salas especiais sim para essas crianças e a inclusão deve ser feita com outras crianças no horario do intervalo.
quem precisaria de uma sala especial é voce
Estou de acordo com o Marcel, esta tal de "inclusão" somente serve para deixar os outros alunos "normais" para trás em relação ao mundo competitivo que eles vão ter que encarar, pois tira a dedicação do professor para o aluno que é exceção, o aluno "incluido" nunca acompanhará a turma e, além disto, normalmente acaba tendo que ter um professor (estagiário) dedicado ao mesmo e excluindo no fim este aluno da sala dos alunos "normais", vejo isto acontecendo direto em escolas públicas.
Sim, uma pessoa que não consegue acompanhar as aulas deve ser trabalhadas à parte, e receber maior atenção. Mas nada compara a fazer um professor, numa sala de 40 alunos, dar a matéria e proporcionar atenção especial a uma criança com sÃndorme de down, por exemplo, que necessita de técnicas e abordagens psicopedagógicas especÃficas, e nas quais ele não foi devidamente treinado.
Acho uma grande mentira a proposta de inclusão do Ministério da Educação, colocar todas as pessoas com deficiência no mesmo contexto escolar reforça a exclusão. Para cada deficiência exige-se uma prática pedagógica diferente. respeitar a difereça sim é incluir. Os surdos, por exemplo, reclamam das aulas traduzidas para libras, eles perdem metade dos conteudos, não podem fazer trabalhos em grupo porque seus colegas não sabem a lingua do sinais. Esta proposta do autor é o exemplo de EXCLUSÃO.
ué, e aqueles que não tem nenhuma "deficiência mental" e mesmo assim não conseguem acompanhar as aulas...tb devem ser separados?? A questão é que em uma sala de aula a diversos nÃveis de velocidade de aprendizado e não é por isso que essas crianças devam ser separadas.
Só no intervalo? Que ideia mais tosca. Isso é inclusão de mentirinha. Crianças não têm preconceito, os adultos sim. Elas irão se beneficiar do convÃvio sim e aproveitar para aprender que TODOS (defientes ou não) somos diferentes.
Baseado na opinião daà de baixo, entende-se porquê o BR ainda é terceiromundista. Na realidade o cara disfarçou bem. O que quis dizer é que quer explorar o trabalho humano! ... e rever o lucro no final do mes. Nada ilegal.... mas é imoral! Certamente os grandes economistas estarão rolando em suas caixas! Em poucas palavras, meu amigo, "incluir" significa reduzir as diferenças (em processo contÃnuo). Conclua o resto do ponto de vista humano, e tire suas conclusões! Reveja conceitos!
É fácil explicar o conceito: Tiram o emprego de um pai de famÃlia, de um cara que tem que sustentar, mulher e filhos e se dão o emprego para uma pessoa que trabalha de mentirinha.... Aà todo mundo bate palminha porque é politicamente correto... E o zémané que fica sem emprego não pode falar nada senão vai preso por discriminação... Tenho negócio e só contrato qem pode trabalhar 100%. Chega dessa coisa de ficar dando esmolas para todo mundo.
A opiniao do jefferson reflete o pensamento de pessoas que misturam inclusao com cota, bolsa familia,e tudo que e social e esquece de ler antes de fazer um comentario. Apesar de discordar da opiniao do autor eu acho que o espaco abriu a oportunidade para se discutir o tema e rever opinioes.Concordo que nada e mais louvavel do que o trabalho duro, a meritocracia a perfeicao mas como algumas pessoas expressaram neste debate, Todos podem participar da sociedade, nos temos que dar  oportunidade
Espero e torço para você jefferson, nunca sofrer um acidente, uma doença degenerativa, um AVC ,uma esquimia cerebral, nada o que possa impedir de trabalhar porque imagine você trabalhando de mentirinha " imagine você sem poder trabalhar com seu negocio " e ter que viver de " esmolas "
Ser deficiênte não é só para os outros. Todos nós estamos sujeito a sofrer um acidente e ficar na mesma situação deles. Então, faça para os outros aquilo que você não precisa. Todo deficiênte tem uma tarefa que pode fazer muito bem.
Na verdade, há um erro em generalizar a pessoa com "deficiência", pois essa deficiência deve ser demonstrada pela relação entre a pessoa com o trabalho. Um cara cego pode se tornar um excelente advogado, mas não será um excelente pintor, ou motorista. Uma pessoa com um só braço, pode dirigir muito bem, mas não pode ser um nadador profissional. Conheço pessoas com deficiências emocionais, (não podem ser vistas) que tb não conseguem trabalhar ou render no trabalho.
É.... Como é que eu vou por um deficiente para opera um torno??? É seguro eu por um deficiente para dirgir um caminhão? Vou por um cara que tem sÃndrome de Dow para converar com meu clientes?
O teor do seu comentário é altamente preconceituoso, antes de criticar procure se informar sobre a potencialidade de cada um. Não é a deficiência que vai te incapacitar para desenvolver alguma atividade laborativa. Te falo por experiência própria pois sou deficiente e, apesar das minhas dificuldades, sou advogado pós graduado de uma grande empresa estatal em SC Procure se informar antes de escrever M...
o problema é que você parte de um pressuposto falso...afinal quem trabalha 50% do que?, em relação a quem? é isso que faz de vc uma pessoa ignorante e preconceituosa, isso meu caro é fato
Tá bom, vai pagar salário imposto e tudo mais para quem trabalha 50% de uma pessoa normal aà a gente conversa...
Você não passa de um ignorante!!! Coitado de quem trabalha pra você. Isso não tem nada a ver com politicamente correto (agora o termo virou doce na boca de todo mundo pra justificar qualquer posição que não tenha argumentos). Quem é vc pra dizer que pessoas com "deficiência" não trabalham 100%? Ou quem vc considera "pai de famÃlia" trabalhe 100%....esmola é vc que tem que receber mas na forma de educação, quem sabe alguém não faz esse favor pra vc e vc deixa de fazer comentários ridÃc
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