Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MT

    Concordo plenamento com o autor. Na empresa em que trabalho tentamos, sem sucesso, uma parceria com a USP. Qualquer relação com a área privada é tida como um 'pecado'. A Universidade não pode 'sujar as mãos' com as empresas. E o meu, o seu, o nosso dinheiro vai e não volta para a sociedade.

    Responda
  2. sala

    Na verdade, acredito que é uma jogada política, tudo o que se passa lá, contada pela mídia de massa, para quererem privatizar a maior universidade da América do Sul, coisas do partido que já escreve uma bela história da educação estadual. Oras vejam só!

    Responda
  3. sala

    Uma pergunta ingênua: A USP é mantida por quem? por qual governo?

    Responda
    1. Cassius

      A USP vive do ICMS. Parte dele é repassado a USP. Agências governamentais de auxílio a pesquisa (FAPESP, CNPQ) também financiam a USP, principalmente com bolsas e financiamentos de projetos. O problema de dinheiro particular financiando a USP é que, geralmente, quem dá a grana é quem dita o que deve ser feito com ela, e a USP não pode se deixar levar por desejos capitalistas, apesar de vivermos num mundo assim. Universidade não é lugar de criar mão de obra, e sim, cabeças pensantes.

    2. gil

      PELO GOVERNO CONSTITUIDO E ELEITO PELO POVO.

  4. Hélio Rodrigues

    HIPOCRITAS, é assim que devm ser chamados estes que aceitam o dinheiro com uma das mãos e com a outra levantam a bandeira do puritanismo acadêmico, produzindo no seio da universidade esse crescente ranço.

    Responda
  5. João Pedro

    A USP tem curso de economia? Se tiver, pode fechar, porque não aceitar um milhão em troco de uma placa é a prova mais contundente de que ninguém ali sabe negociar nem ganhar dinheiro.

    Responda
  6. Ricky Mendez

    A chamada do texto leva a entender q o Governo Estadual é responsável por isso. Quer denegrir o governo PSDB, é isso mesmo Percival? E logo após menos de um mês de a USP aperecer em 70º entre as melhores do mundo.

    Responda
  7. Douglas

    O titulo como costume é mentiroso , não condiz com o texto . A familia fez um acordo e o quer cumprido , caso fosse ao contrario os esuqerdistas estariam fazendo piquete na frente da casa da familia cobrando os recursos . Se a proposta tivesse sido encaminhada pelo PT/PSTU/PCO seria de vanguarda e elogiada como não foi vamos combate-la. Varios casos de doação ao estado de livros , obras etc são recusados por ideologia. O lider dos estudantes ja foi jubilado e retornou esoerar o que ????????

    Responda
  8. chave de grifo

    Essa falsa bandeira do moralismo, foi levantada justamente por quem não tem esse direito, que são esses parasitas, filhinhos de papai, que ganham mesada e carrões por terem conseguido entrar na São Francisco, que é financiada pelos contribuintes. Parodiando o Casoy: isto é uma vergonha.

    Responda
    1. gil

      não se trata de moral. é vedado por lei.

  9. O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  10. E agora, sob o alto patrocínio da esquerdalha retrógrada, nosso rico dinheirinho público será encaminhado à família Conde. Seria trágico, se não fosse imbecil.

    Responda
  11. kao costa

    Não sou nenhum fã de banqueiro (com as taxas de juros cobradas por eles, quem é?), mas no caso específico o banqueiro já teve muita generosidade, ou não é generosidade suficiente trocar 1 milhão por...uma placa????? Por outro lado veja a mediocridade que campeia neste país. Os caras da Melhor (??????) universidade e do mais tradicional curso de direito do país não conseguem perceber quando um negócio é absolutamente vantajoso pra todos, onde todos ganham e ninguém perde. NÃO HÁ ESPERANÇA. /

    Responda
  12. Joao Augusto Teixeira dos Santos

    Boa tarde! A família Conde sempre foram incentivadoras pela educação e principalmente pela história do Brasil. Participam ativamente de diversas atividades sócios culturas da USP e imediatamente lendo esta matéria fico absurdamente assustado com a rejeição de uma minoria sem nenhum carácter preparatório. A doação será beneficiada exclusivamente para uma classe de futuros advogados e nada em troca está sendo proposto. No exterior este tipo de doação é mais do que bem vindo e aceito por

    Responda
  13. paulo

    Concordo com voce. Acho que é uma pena que a USP nao aproveite de seu status e se beneficie com isto. Instituições como a FGV sao muito mais inteligentes e dao aos doadores o direito de serem homenageados em salas, auditórios e outros recursos. Infelizmente é muita ignorancia de uma instituiçaõ como a Congreção da Faculdade de Direito. Ha um aspecto que todos sabemos picuinhas entre o reitor e a tal congreção.

    Responda
  14. Antonio M

    Não vejo tanto incômodo com os partidos políticos, que são entidades privadas deitando e rolando em dinheiro público enquanto tanta indignação com uma doação privada para faculdade pública que parece "detonar com as possbilidades dos mai pobres cusrarem uma universidade pública". lamentável ...

    Responda
  15. valdir oliveira

    Os piores do vestibular querem mesmo ser professor? Parece que sim, ou como diz a reportagem, não tem alternativa, pois enquando os verdadeiros burgueses frequentam os melhores cursos, pagos pelos contribuintes, os pobres e necessitados, estes sim com direito a protesto, frequentam os cursos de graduação, e o que é pior, pagos por eles mesmos, mas não se preocupem, pois serão eles mesmos que educarão nossos filhos. Triste sina de um país governado por p*tra*lhas.

    Responda
  16. Antonio M

    Se o artigo terminasse no penúltimo parágrado estaria ótimo! Infelizmente não resistiu à tentação .....

    Responda
  17. Golpe Comunista 2014, eu vou!

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Pietro

      O tunel Maria Maluf tambem e'... o viaduto Beneficencia Portuguesa, etc... Ignorancia e arrogancia parecem nao ter limites

    2. gil

      KAO, O THIAGO TEM RAZÃO, QUALQUER COISA DIFERENTE DISSO É VEDADO POR LEI, NÃO PODE SER FEITO, SERIA ILEGAL. VOCE SABE O QUE É ISSO?

    3. kao costa

      Thiago, tua ignorância só não supera o tamanho de teu ego "franciscano". Todo o prédio, inclusive a placa, continuarão públicos. Quantas doações. com ou sem placa, vc já fez para o patrimônio público??

    4. Marcelo

      As universidades **públicas** (estaduais) dos EUA,também aceitam "doações" e, em retribuição, homenageiam os doadores filantropos dando seu nome a escolas e prédios. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar da "Haas School of Business" em Berkeley (William Haas era o ex-presidente da Levi-Strauss & CO).

  18. Carlos Eduardo Silva de Souza

    "Se o banqueiro quiser doar para Harvard, MIT ou Stanford esse mesmo valor, certamente terá uma contrapartida. Todos ficariam felizes." O gênio esqueceu de mencionar que Harvard, MIT e Stanford não são públicas, são privadas. Isso invalida completamente a comparação. Sem contar que essa "contrapartida" é, muitas vezes, a admissão de um aluno. Imagine só, um tapado qualquer ocupar seu lugar na universidade só porque a família dele pôde fazer uma doação polpuda e, a sua, não.

    Responda
    1. gil

      marcelo, questão de legislação.

    2. Marcelo

      O detalhe é que, nos EUA, universidades públicas também procedem da mesma forma que as particulares em relação a doações, ver comentário acima.

  19. Ronaldo Keber

    Sou formado em direito pela USP. Trabalhava de dia e estudava à noite. Pertenci a uma pequena parcela daqueles que realmente precisaram entrar na USP porque não teriam condições de pagar uma faculdade particular. Cheguei a ver motoristas particulares buscando alunos na porta daquela faculdade. A grande maioria dos estudantes são filhos de milionários, banqueiros, fazendeiros, políticos, desembargadores... Faria melhor que a doação se revertesse para alguma escola pobre da periferia.

    Responda
  20. Intolerante à burrice

    A questão a ser discutida não é ideológica a meu ver. A questão é: DOARIMPLICA EXIGIR PROPAGANDA DO DOADOR? Do meu ponto de vista isso éindecente. Se há uma exigência de se divulgar o nome do doador nainstituição, então estamos diante de um comércio, uma venda de espaçopublicitário como outro qualquer.

    Responda
    1. Touchè

      Renata está correta. Embora haja doação com encargo, prevista no Código Civil, esta doação, que foi realmente um negócio_ já que tratou-se de promover um nome ( não importa seu status, pode haver ganhos com essa promoção, inclusive para familiares) mediante pagamento_ não é permitida para com entidades públicas. E ainda que fosse, como se trata de arrecadar fundos para "venda de espaço" ( na prática não passou disso), deveria haver processo licitatório.

    2. Touchè

      Renata está correta. Embora haja doação com encargo, prevista no Código Civil, esta doação, que foi realmente um negócio_ já que tratou-se de promover um nome ( não importa seu status, pode haver ganhos com essa promoção, inclusive para familiares) mediante pagamento_ não é permitida para com entidades públicas. E ainda que fosse, como se trata de arrecadar fundos para "venda de espaço" ( na prática não passou disso), deveria haver processo licitatório.

    3. kao costa

      Vc estará diante de uma DOAÇÃO CONDICIONADA, aceita e regulamentada pela lei. Indecente é burrice de recusar/criticar a doação de 1 milhão que beneficiariam a sociedade, atual e futura, em troca de uma reles placa.

  21. Chavinsky

    Dimenstein, seu último parágrafo demonstra q não só os esquerdóides (q tanto prejudicam a USP e todas as universidades públicas), mas tb vc está na vanguarda do atraso! Generosidade da família? A contrapartida q pediram era justa e pequena! E se o acordo foi descumprido, a Justiça Paulista está mais do q certa em mandar q o dinheiro da doação seja devolvido! Episódio lamentável esse! É tão difícil q alguém no Brasil se disponha a doar qq coisa a universidades e qdo isso acontece, é esse vexa

    Responda
  22. thiago_heide

    Comportamento típico desta juventude "socialista" (badernista) que está acomodada em instituições públicas do ensino superior e não tem uma causa para lutar: qualquer coisa que eles julguem "injusto" vira motivo de baderna, ou no mínimo de ação judicial.

    Responda
  23. Red Baron

    Discordo de vc Gilberto, acordo é acordo. Coloca placa ou devolve o dinheiro.

    Responda
  24. Caio Maia

    Dimenstein é incapaz de perceber que o caso em tela é exemplo apenas do patrimonialismo brasileiro. O então diretor ignorou o procedimento para nomeação de salasda faculdade, e a importante tradição que está por trás dele (docenteque tenha dedicado toda uma vida à FADUSP) e fez um negócio privado,escondido, com a família de um banqueiro que, em vida, nada fez pelafaculdade além de ter frequentado as suas aulas, e prometer-lhes algoque ele não podia, sozinho, cumprir.

    Responda
  25. Mario Filho

    Se esse banqueiro ou seus familiares precisarem da ajudinha de algum ex-SanFran no futuro, também fica tudo justo e equilibado, né?

    Responda
  26. Akhenathon Akhton

    Socialistas de butique, que não abrem mão do C3 zero-km no estacionamento da faculdade.

    Responda
  27. ARYLSON ALMEIDA

    Finalmente.concordo o comentario de Gilberto Dimenstein em sua totalidade .USP na vanguarda do atraso.

    Responda
  28. Roberto Soares

    República das Bananas é assim mesmo. A meritocracia não existe, o estado paternalista é obrigado á bancar esses parasitas nas universidades e tudo, é claro, com o dinheiro dos trabalhadores honestos.

    Responda
  29. fclbrito

    Posso até concordar com o caro Gilberto Dimenstein, no entanto há que se substituir o termo doação para compra de espaço publicitário ou coisa do gênero. Não consigo conciliar doação com imposição de contrapartida, no meu modesto entendimento perde a essência do ato.

    Responda
    1. kao costa

      Seu entendimento é mesmo muito modesto. Doação com contrapartida está no código civil e foi com base nele que o Judiciário ordenou a devolução da doação.

    2. ofoloni

      Desculpe, mas o seu modesto entendimento está equivocado. Doação com encargo não é doação gratuita. Se por alguma razão você não pode cumprir o encargo, simplesmente não aceite a doação, simples!

  30. Wertz

    Alguém aparece querendo melhorar a estrutura da faculdade e os ácaros sobreviventes dos escombros do comunismo que ainda proliferam nas universidades públicas (comunistas de boutique), se negam a receber contribuição da iniciativa privada. Para este pessoal raso o legal mesmo é o povo pagar a conta... inacreditável !

    Responda
  31. Sr

    Como sempre há gente misturando alhos com bugalhos e citando "vermelhos", "esquerdistas", citaram Cuba? Não vi, mas talvez sim. Lembrando que o fato ocorreu na São Francisco e não na FFLCH.O que não ficou claro no texto é se a negativa em colocar a tal placa (nada contra, por sinal) é uma decisão a bel prazer da faculdade e dos seus diretores ou ela é proibida pelos estatutos da Universidade?

    Responda
    1. gil

      É PROIBIDO POR LEI.

  32. Parresia F.C.

    Este embate revelou duas coisas. Primeiramente, que os estudantes ainda estão com a cabeça nos anos 60. A doação permitiu uma importante reforma com a qual a Faculdade de Direito não teria condições de arcar, pelo menos na velocidade necessária. Esse caipirismo jamais aconteceria na FEA e na Poli (na FEA, há sala patrocinada pelo banco Itaú, por exemplo). E, por fim, revelou que a família Conde queria mesmo é fazer marketing com a doação e não dar a sua contribuição para a educação.

    Responda
    1. Pietro

      Que marketing? Voce iria comprar algo da familia Conde por ter visto o nome na placa? Por que voce acha que eles, ja' ricos, precisam de marketing? O que estariam estes individuos tentando vender?

  33. rfg2013

    Nada é de graça... É como o jovem que ganha de seus pais um carro e uma mesada. Ele é livre para fazer o que bem entender com seu dinheiro? Até certo limite.. se os pais discordarem, a fonte seca. Mesmo sem ser dito, está implícito que ele deve esclarecimentos a seus pais. É por isso que todo jovem quer ter o quanto antes sua independência financeira - ela permite, e simboliza, uma independência maior. Além do mais, se a doação fosse por altruísmo seria anônima.

    Responda
  34. adrianojmf

    Muitos desses acadêmicos vivem no munda lua, e não tem noção da realidade.

    Responda
  35. Fernando Araújo

    Prefiro um prédio com nome de banqueiro e 1 milhão na conta do que os usuais nomes de políticos e 1 milhão desviados...

    Responda
  36. pitanga

    Para mim essa familia está errada,quantos membros da familia se formaram na Usp; as custas de nossos impostos,seria o minimo dar essa doação para pagar um pouco do muito que a faculdade oferece!!

    Responda
    1. kao costa

      E quantas doações vc ou tua família já fizeram pras escolas onde estudaram "as custas de nossos impostos"?

  37. Quem cala consente

    Essa é bem a cara do PSDB. Se fosse uma universidade federal (UFMG, UFRJ, etc...) estariam caindo em cima por receberem doação feita com dinheiro ilegal. Como é do estado de SP, a USP pode!!!!

    Responda
  38. Jefferson Silveira Filho

    Dimenstein, concordo com quase tudo que você disse. Mas a USP tem que devolver o dinheiro, sim, A familia do cara foi feita de palhaço, só isso. Um acordo foi quebrado, então que pague pelas consequências...Chega de bandalheira sem punição!

    Responda
  39. Beto

    A doação de ex-alunos é uma prática estimulada em todas Universidades do mundo. Na USP, as doações por ex-alunos são irrisórias e no caso particular do banqueiro, a família poderia manter doação mesmo sem a placa, pois se trata de Univerisidade pública e gratuita. Atrás deste episódio negativo, está também a fígura contestada do ex-Diretor e agora Reitor , Rodas, que ainda não aprendeu as normas democráticas uspianas.

    Responda
  40. Arlindo de Souza

    "Pacta sunt servanda" como diziam os latinos e dizem os civilizados e que amam o direito.-Os vermelhos sòmente mudarão de opinião no dia em que começarem a trabalhar e possuirem algum bem obtido com o suor de seu rosto.

    Responda
    1. gil

      QUEM DIZIA ERAM OS ROMANOS, QUE FALAVAM O LATIM. "TEMPUS FUGIT". O QUE TEM OS "VERMELHOS" COM ISSO? ELES NÃO TRABALHAM? E, PODERIA ME LOCALIZAR GEOGRAFICAMENTE, ONDE VIVEM?

  41. Uriah Heep

    SE O LOOLA, v.a.ga-bu.n.do mais bem sucedido da nossa história, manifestar interesse em ter uma placa com seu nome na USP, a esquerdalha APROVARÁ COM ENTUSIASMO. SE ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES, ABÍLIO DINIZ, SILVIO SANTOS, EIKE BATISTA ou outro brasileiro BEM SUCEDIDO por seus próprios méritos quiserem, mesmo que contribuam com MILHÕES E MILHÕES de dólares, serão rechaçados pela esquerdalha MAMADORA DE TETAS ESTATAIS.

    Responda
  42. Jal

    Caro jornalista, eu de novo!! É impressionante como seus artigos incitam uma (extrema) direita raivosa a se manifestar. Por que será?

    Responda
    1. gil

      KAO, UMA UNIVERSIDADE TEM QUE DAR EXEMPLOS (NEM SEMPRE OS DÁ) O ACONTECIDO É PROIBIDO POR LEI. ENTENDEU?

    2. kao costa

      Vender (?) o espaço de uma placa de, digamos, 1 metro quadrado por 1 milhão que ajudarão a reformar o patrimônio a ser usufruído por toda a coletividade e vc chama isso de indecente. INDECENTE É TUA IGNORÂNCIA.

    3. Intolerante à burrice

      A questão a ser discutida não é ideológica a meu ver. A questão é: DOAR IMPLICA EXIGIR PROPAGANDA DO DOADOR? Do meu ponto de vista isso é indecente. Se há uma exigência de se divulgar o nome do doador na instituição, então estamos diante de um comércio, uma venda de espaço publicitário como outro qualquer.

    4. Akhenathon Akhton

      E incitam a extrema-esquerda retardada a escrever besteiras...

    5. Brasil eternamente

      É, Jalcione, é disso que a mídia vive hoje: afinal de contas a mídia é composta por grupos empresariais com fins lucrativos. Debilóides excitados são seus clientes (fregueses?) preferenciais.

  43. Jal

    Caro jornalista, quem não leu antes matérias sobre o caso, não consegue ficar esclarecido pelo seu artigo. Não é a primeira vez que você contribui para a desinformação. O que o título tem a ver com a matéria, por exemplo. Poderias escrever um pouco mais... e melhor.

    Responda
  44. EUSEI

    Depois desta, se uma entidade, uma empresa quiser doar em troca de uma placa fazendo alusão ao doador, pelo jeito, nunca mais.

    Responda
  45. Uriah Heep

    OS MAIORES ÍCONES das esquerdas são pessoas que NUNCA TR.A.B.ALH-ARAM e NUNCA ES.T.U-D.ARAM pra valer. Vejam o Loola. Eles odeiam os que conseguem sucesso por seus próprios méritos. Quando os verdadeiros TRABALHADORES E ESTUDANTES DO NOSSO BRASIL PERCEBEREM ISTO, a esquerdalha será definitivamente DEFENESTRADA da nossa fauna política.

    Responda
  46. Natanael

    Sou de extrema direita e estou sendo chamado de esquerdista... Acho que esse país não dá certo justamente porque a direita é mal preparada, não sabem nem ler argumentos, só seguem à risca as idéias que são passadas por quem eles creem que sejam seu superior pelo simples fato de ter um espaço na mídia. Já disse, 1,5 milhão é muito pouco, eu pago 5 milhões por um nome de sala. Se é para aceitar dinheiro, que seja o máximo possível.

    Responda
  47. Sérgio

    Pelo que temos notícia, milhões de reais foram recolhidos por não terem sido gastos na USP. Além disso, diversas obras estão sendo executadas na universidade. Portanto, suponho que falta de dinheiro não seja o problema por lá.

    Responda
  48. Uriah Heep

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Juliano

      Sou de esquerda. Terminei o curso trabalhando em universidade pública. Fiz parte da liderança estudantil. Trabalho no exterior em uma empresa Holandesa em alguns, países 60 horas por semana. Ganho relativamente bem. Conheço mais uns 10 no mínimo colegas que terminaram Universidade comigo em sittuação parecida. Assim eu acho melhor você rever os seus conceitos de casa grande e senzala.

    2. Massa

      Disse tudo ! A esquerdalha representa o ápice da hipocrisia..

    3. SANFONEIRO DE ZONA

      O SERROTE E O MELHOR EXEMPLO DO QUE VOCE ESTA DIZENDO

    4. claudio

      São os estudantes profissionais mentecaptos e que nada conseguem oruduzir para si, para a Instituição ou para o País. Quando crecerem, se isso for possível, serão os futuros mamatetas de maracutaias.

    5. Mario Vidal

      E a direita formada por gente de pouca ou nenhuma inteligência.

  49. Uriah Heep

    A ESQUERDALHA ADORA os dependentes do estado. Odeia as pessoas que, por seus próprios méritos, obtêm sucesso na vida. Lembram-se do episódio do Heraldo Pereira, repórter n-.-e.-gr.o da Globo? Excelente aluno e profissional, conseguiu chegar ao topo da carreira por sua competência, e isto FERE DE M.O-R.TE a ideologia anacrônica das esquerdas. ELES ODEIAM OS EMPREENDEDORES, OS EMPRESÁRIOS, OS SELF-MADE-MEN, enfim, as pessoas que CRESCEM FORA DA ÓRBITA ESTATAL. POR ISTO ODE

    Responda
  50. dream merchant

    Os futuros advogados aprendem a não cumprir acordos e dar golpes já na faculdade Viva a ÉTICA

    Responda