Painel do Leitor > Leitora diz que 6 anos é uma idade prematura para o 1º ano Voltar
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Tudo é relativo ... Já vi pessoas com 8 anos, que precisavam de muita paciência e esforço para aprender, assim como já vi outras com menos do que 6 anos, que eram super rápidas no aprendizado. Cada caso é um caso. Se a criança - por assim dizer - gosta de aprender, tem interesse em ir deve sim ser respeitada e ser matriculada. Há um grande erro em criar regras de ingresso à escola - exclusivamente focando a idade.
Eu fui obrigada a esperar até os 6 anos para entrar no primeiro grau, porque éramos pobres e eu tinha que frequentar escola pública. O dia em que entrei, entrei com 80% da cartilha aprendida e com os exercÃcios todos feitos. Minha professora teve um chilique e me bateu, inclusive (a mulher era daquelas), porque eu já tinha completado o caderno de exercÃcios. Restringir idade escolar só serve para reprimir criança que aprende rápido, e elas existem.
Max Ribas disse tudo: Piaget, Paulo Freire ( e Vigotsky!) são cânceres. Mas, infelizmente, já fizeram o serviço. O emburrecimento moderno deve muito à esses "mestres".
Definitivamente, isso não é verdade para todos. Comecei a estudar aos seis anos. Mas já antes, no "jardim de infância" uma professora muito habilidosa ensinava o funcionamento dos órgãos principais do corpo humano. Saà de lá querendo ser médico. Fui muito bem nos estudos, embora tenha abandonado o sonho da medicina.
sem dúvida, é cedo, e quanto mais cedo, MELHOR!!! Entrei na escola (1.a série) aos 5 anos e hoje coleciono 2 doutorados e sou pesquisador no Max Planck Institut na Alemanha. Quanto mais cedo a criança tiver a oportunidade de evoluir intelectualmente e fisicamente, melhor. Obviamente, pessoas intelectualmente desenvolvidas jamais devem ouvir pessoas de intelecto limitado, que é o caso dos muitos "educadores" no mercado, que não aceitam
Pais e Educadores, deixem as crianças brincarem!!a infância não volta mais..
Estão confundindo 1º ano com a antiga 1ª série, com o novo ensino de 9 anos, o 1º ano é o antigo pré ou jardim III, as crianças deveriam de estar tento os conteúdos do pre no 1º ano, aqueles que a leitora citou: musica, brincadeira, etc, um ensino mais leve sem muita formalidade preparando para a alfabetização no 2ºano. Porém, algumas escolas estão acelerando a alfabetização com status de que seus alunos saem todos alfabetizados.
Essa do banco Itaú incentivar a jogar bola pra mudar o futuro foi de lascar.
Mais uma achista. Alguém por aqui acredita em pesquisas sérias e atualizadas?
prematuro são crianças de 5 anos pedindo dinheiro na rua pq os pais nao tem dinheiro e precisam dessa fonte de renda para comprar alimento.. prematuro é o jovem trabalhar com 14 / 15 anos para guardar dinheiro pra fazer uma faculdade pois as publicas que são sustentadas com dinheiro dos impostos que eles mesmo pagam não tem vagas pra eles..
Pra quem gosta de Piaget, Paulo Freire, comunismo e atraso, talvez. Minha filha tem 05 anos, já está alfabetizada e fala inglês; mas certamente, não será operária do partidão... Kisses e deixem os filhos dos outros em paz.
É como diz a propaganda de um banco. Vamos jogar bola !. Acrescento, vamos jogar bola e ir 1 vez por ano á disney. Continuemos "vurros" , alien ados, doe ntes e morando em "pombais" e favelas sem infraestrutura alguma. Vamos jogar bola,sambar e encher a cara de álcool. Continuemos a ser reféns da medicoridade nacional. É disso que o povo gosta é isso que o povo quer.
Infelizmente a leitora é fruto do atual sistema que provavelmente expulsaria Leonardo da Vinci,Sócrates,Platão,ARistóteles,Arquimedes,Heistein,Galileu e outros pensadores da HISTÓRIA da humanidade, por crimes de livre pensamento e genialidade. Sistema que gera analfabetos úteis e alfabetizados alienados que teem como objetivo ir a Disney 1 vez por ano.  Entendo que se a criança demonstra capacidade intelectual deve ser dado a ela total condições para que ela evolua.
Eu também entrei na escola com menos de 7 anos e não tive problema nenhum de aprendizado. E olha que na época a educação pública era excelente, época de ditadura que muitos atiram pedras sem saber nem como era.
o problema, via de regra, não é a capacidade de aprendizado das crianças e sim, a vaidade dos pais em dizer aos amigos que o filho com 6 anos já está no primeiro ano. Mesmo que seja um zero a esquerda dentro da sala de aula. Esse sentimento de que "é o bom", "nunca reprovou", etc., fez da escola a grande maravilha que é hoje. Ninguém mais reprova e os pais se vangloriando disso. Quanto a criança, há aquelas que se dão bem aos cinco, outras aos oito, e outras nunca. E da�
Concordo plenamente com a Leitora, claro que existem exceções, e devem ser tratadas como tal. Aos que discordam, por discordar, favor leiam Jean Piaget antes de soltar besteiras em seus comentários regados de ignor@ncia.
A crianca nao é capaz? Também sou educadora e fui contra esses padroes de educacao do Brasil. Minha filha concluiu a alfabetizacao com 5 anos. Durante toda vida foi uma excelente aluna. Hoje com 21 anos, domina 3 idiomas e cursa medicina em uma lingua que nao é a lingua mae. Me preocupei em estimular minha filha em vez de ficar discutindo paulo Freire.
Um passo pra trás?? Qualquer dificuldade de uma criança, relacionamento, sociabilidade, etc.. é deixada no pré-primário. Aos seis anos, mesmo aos cinco, a criança já está bem rodada para aprender a matéria do primeiro ano.
Entrei no primeiro ano com 5 anos e me formei numa faculdade pública de medicina aos 23. Isso de que não é possÃvel desenvolver outras habilidades é pura balela.
Algumas crianças aprendem e tem essa capacidade, outras não. Não sei porque essa pressa desesperada que a pessoa se forme com 16 anos no ensino medio. Deveriam entrar com 6 ou 7 e sair com 20 ou 21, e com uma formação tecnica minima para fazer algo. Ai faz uma faculdade e se forma com 25 ou 26. Mas os pais querem que a pessoa entre com 17 na faculdade.. Para que ?? Muitas vezes nem maturidade adequada para entrar na faculdade eles tem.
Como professora, concordo com a leitora e a parabenizo pelo espÃrito crÃtico, apesar da pouca idade. O que vemos, como professores, na sala de aula é que os alunos não possuem maturidade suficiente e durante o percurso escolar o problema se agrava. Dou aulas para alunos do 8° ano e percebo que, em sua maioria, os alunos apresentam atitudes muito infantis para sua idade. Acredito aconteça por se dedicarem ao ensino formal precocemente, em uma fase onde deveriam estar se dedicando à s brincadei
Bobagem, cansei de ver no Kumon crianças com 5 anos com conhecimentos acima daquelas com 10 anos que seguem o programa normal, apenas por terem sido estimuladas apropriadamente desde cedo. Muitos talentos são perdidos por se limitar o acesso a certos conteúdos por questão de idade. Maturidade não se ganha com idade, mas com vivência.
Ser humano é um universo singular e individual. Nem todos estão aptos na mesma idade. Demorar para aprender a ler também não é nenhuma tragédia, assim como estar alfabelizado aos cinco anos e de modo forçado, não garate um aprendizado fora de série.O ideal seria que as escolas tivessem condição, capacidade e boa vontade para separar as crianças. Nossas escolas querem padronizar e formar as crianças como se fossem peças em série.
Aprendi a ler com 4 anos, ensinado pela minha mãe, professora. E por causa desta idiotice tive que esperar até os 7 anos para entrar na escola. Conversa fiada, a da leitora. Blábláblá sem fundamento.
Eu fui alfabetizadO, vc quis dizer. E se a criança tem alguma facilidade de aprendizado, porque não explorá-la em favor dela mesma? Maturidade é muito relativo, tem pessoas de 30 que eu conheço mais maduras que algumas de 50. Não confundir experiência de vida com maturidade. são coisas completamente distintas. E a menininha falou sem base sim, eu sou prova contrária desse papinho furado.
Pelo seu comentário dá para ver que foi muito bom para você ser alfabetizada cedo por sua mãe ~. É uma pena ela não ter te educado para compreender uma leitora de 14 anos, ter te educado para parabenizar a mesma por ter pensamento crÃtico de si mesma e ser leitora de um jornal sendo tão jovem...
Concordo com a jovem. Tenho uma menina de 5 anos, que vai fazer 6 em julho, então ela deveria entrar no 1º ano com 5 anos e meio? Eu ouvi de meus amigos que ela vai perder um ano, na alfabetização e que existem crianças com 3 anos que já sabem ler e escrever...mas que infância sofrida...um bebê de 3 anos lendo, por imposição dos pais, que assim o fazem por imposição da disputa por melhores empregos no futuro...
Marli,concordo c/ você. "Vamos deixar nossas crianças serem crianças". Conheço muitos jovens que após concluirem o ensino médio,não sabiam ainda o que cursar no nÃveo superior,e outros que abandonaram o curso que escolheram por não terem certeza ainda do que queriam. É claro que existem exceções,mas, neste mundo de hoje é melhor ser criança o maior tempo possÃvel.
É Marli, concordo com você...o problema é que aqui tem muito mais pais afoitos por seus filhos aprenderem a ler e escrever que professores ou especialistas na área.
Vamos deixar nossas crianças serem crianças. Trabalho em escola e 6 anos eles são realmente muito novos.
Minha menininha não sabe ler, mas identifica letras, algumas palavras, escreve seu nome, consegue "navegar" por sites infantis e ela é feliz assim...e eu também!
Concordo plenamente com você. Meu filho aos seis anos era muito imaturo e seguri por mais um ano no pré. Nunca deu trabalho na escola e na matemática, estav maduro para os conceitos abstratos. Acho estranho como as pessoas hoje tem a necessidade de adiantar as crianças. As vezes acho que é problema de Ego. Como eduucadora que sou, sou contra a pessoa ser " doutora " aos sete anos.
É muito relativo. A minha filha entrou na escola com 2 anos, no maternal. Minha intenção era que ela repetisse no ano seguinte, mas ela acompanhou tão bem que a escola recomendou que ela fosse para o jardim. Ela fez a alfabetização (agora 1º ano) com 5 anos. Hoje, com 12, está no 8º ano e tem das melhores notas da sala dela.
Eu com 6 anos já sabia o que era sexo. Não acho que é uma idade prematura. 4 anos a criança já está com o intelecto receptivo a novos aprendizados.
Não importa a idade. Mas ela precisa entender que as pessoas não são iguais. Há crianças prontas para uma situação e outras não. Nivelar todas iguais trará problemas ao pais no futuro, que aliás, já chegou e veja como esta´....
certÃssimo sr. james. tem algum brasileiro que começou com 7 e, é mais atrazado com quem começou com 5, 6, creio que não, tem crianças da cidade, do sÃtio, do sul, norte, centro e são diferentes sim. escola a partir de 7 anos já! deixe as crianças viverem sua idade. e os horários também são ridÃculos (06.00horas da manhã pra crianças levantarem).
Isso é um jornal sério ou alguma revistinha TEEN pra publicar algo escrito por uma "especialista" de 14 anos? Tinha 6 anos quando entrei na 'primeira série' e acompanhei numa boa até mesmo me destacando de meus colegas 'mais maduros'... Isso aà varia muito de criança pra criança.
Acontece que criança não é formada em série. Cada uma é um universo individual. Umas tem maturidade aos 7 e outras apenas aos 9. Existe agora muito acertadamente também o quociente emocional das pessoas. Escola pública quer alunos robos que não deem trabalho e que sejam padronizados na melhor da formas e medidas.O ideal seria que se respeitasse o aluno e já no Emeb, as prof. tivessem boa vontade e capacidade para classificar a criança que está ou não apta para o emef.
Meu filho tem 5 anos, ainda não sabe ler e nem escrever, isto se for levar em consideração o analfabeto funcional, o quê muitas crianças "alfabetizadas" são. Mas meu filho compreende bem o inglês(sem haver cobranças sobre isto) por estudar em uma escola bilÃngue, tem um raciocÃnio e um vocabulário excelente, consegue ver comportamentos mal educados, adora esportes, tem conscientização de uma alimentação saudável e sobre o reciclagem,...bem, ler e escrever é minha menor preocupação.
este jornal informa q dilma quer incentivar o aumento de patentes no brasil sra dilma nao coloque a carroça na frente dos bois!! que tal priorizar o ensino fundamental de matematica e letras onde invariavelmente o brasil aparece na rabeira do planeta, para depois pensar em gerar cientistas e patentes? brasil 1 paÃs de tolos povo manso é povo otario
PaÃs atrasado, educadores ultrapassados + pedagogia de Paulo Freire = crianças burrinhas.... Crianças podem e devem ser alfabetizadas antes dos 7, ou 6 anos...
TÃpica resposta de pais sem tempo para os filhos, educadores ultrapassados, pedagogia mais ainda, metodo de educação caducos, e mesmo assim quer entregar seus filhos o mais rápido possÃvel na mão deles?Parabens!
E onde a autora do texto está dizendo que a criança não pode ou não deve ser alfabetizada antes do 6, 7 anos?
Assim como a resolução do MEC que criou esta norma, os comentários aqui (inclusive o meu) são todos baseados em OPINIÃO, não em estudos cientÃficos. E quando falo em ciência, não quero dizer verdade, mas ao menos um estudo com um mÃnimo de critério, método e clareza de conceitos. Há crianças e crianças. Alguns já estão maduros aos cinco anos, outros só aos sete. Mas estabelecer uma idade de corte como esta é nivelar todos à mesma regra de desenvolvimento, o que é um absurdo e tanto.
Bom ver uma adolescente de 14 anos falando tão bem. Coisa rara hoje em dia, de qualquer forma, entrei na 1ª série (atual 2º ano na nova nomenclatura) mas recebia vários incentivos educacionais em casa, não sou um prodÃgio, mas aos cinco anos já lia graças a gibis e livros infantis, onde a assimilação da figura ajuda na compreensão do texto. Mas ainda acho que quanto antes as crianças começarem a aprender, porém, não adianta entra pra aumentar estatÃsticas, precisa de presença paterna e incen
Tamanha bobagem so pode ter vindo da boca de alguem que não parou para pensar no que está falando. Comecei o primeiro ano com 5 anos, nunca tive problemas de acompanhamento, desenvolvimento ou qualquer coisa do genero. Não podemos nos deixar levar pela media de crianças, cada indivÃduo é unico.
Concordo com a leitora, sou educadora e percebo nitidamente a diferença na maturidade dos alunos do "antigo" 1º ano e os de agora. A dificuldade maior não é só cognitiva ou motora, o que mais compromete é a maturidade. Como tudo que é feito por aqui, essa reforma foi mais um arremedo para copiar experiências bem sucedidas nos outros paÃses. Ensino fundamental com nove anos, então, o aluno deveria sair mais velho e não entrar mais novo.
Paola, você diz que é educadora, então como pode comparar crianças do "antigo" 1º ano com os de agora? Primeiro que, o "antigo" 1º ano nada mais é que a 1ª série e o "atual" 1º ano corresponde à "antiga" pré-escola, portanto é óbvio que há diferença. Porém você deveria saber, já que é educadora, que a antiga pré-escola foi incorporada ao ensino fundamental e não transformada em 1ª série.
Quer dizer que devemos medianizar a sociedade??? Suas experiências se resumem a média? os pontos mais baixos e altos são ignorados? Boa educação....
Nossa.. estamos atrasados; se a criança tem potencial para estar na escola, não podemos perder a oportunidade, pois do contrário, vamos desmotivá-la; isso acontece muito nas camadas mais pobres da nossa população, onde existem crianças com elevado potencial de aprendizado, mas os pais não podendo colocar em escolas particulares boas, deixam seus filhos à mercê do ensino público; o q acontece? desmotivação, aluno dispersivo; já vi muito isso. No primeiro mundo essa bobagem de idade não existe
É simples, deixe seu (sua) filho(a) em casa e ponto. Quanta bogagem! Não deixei meus filhos irem à creche antes dos 3 anos, mas n sou contra a creche ou quem precisa mandar o(a) filho(a) para a "escola", as vezes o dia todos, por conta do trabalho. Como resultado do seu agir, tem tanta criança com horror a escola, onde deveria passar pelo menos 6 horas por dia para o seu bom desenvolvimento social-psico-cognitivo. No Brasil criança que "apronta" é suspensa, quando deveria estudar dobrado! /
Seis anos é uma idade mais do que apropriada! É perfeita para a assimilação de conceitos! Essa história de "trabalhar habilidades de entreterimento, como música, leitura etc." é uma grande balela, foi isso o que conduziu a Educação brasileira ao desastre! Devemos mergulhar os meninos(as) no estudo acadêmico o mais cedo possÃvel! Só assim o Brasil vai sair desse lamaçal de incompetência!
Você deveria ler mais como outros paÃses, cujos modelos de educação são exemplos, educam suas crianças nas escolas. Você está pensando de forma equivocada achando que trabalhar com outras habilidades, além de ficar sentado olhando para um quadro e repetindo, não levará a criança a ser um intelectual.
A leitora necessita se atualizar: a 1a. série de agora corresponde ao antigo "pré". Essa mudança se deu quando o curso fundamental passou de 8 para 9 anos, incorporando o antigo "prezinho" como 1° ano do Ensino Fundamental.
Cabe acrescentar que este "1.º ano" se difere "apenas um pouco" do antigo "pré" por um "mero detalhe": as crianças passam por avaliações (PROVAS) que não existiam no contexto anterior. Isto traz mais cedo às crianças a necessidade do desenvolvimento de um certo senso de responsabilidade. E não há um consenso sobre esta antecipação trazer resultados positivos ou negativos. Este é o ponto.
A "leitora" que precisa se atualizar tem 14 anos, conforme consta na reportagem, se o sr. não a leu, e viveu na pele este experimento educaional dos nossos ilustres governantes...acho que ela deve estar bem atualizada.
Isso depende do nÃvel de cada criança que deve ser avaliado, pois tenho uma filha nessa idade ela está indo muito bem e hoje muitas escolas mesmo no pré já iniciam a alfabetização foi o caso da minha ! Agora aconselho os Pais a acompanharem as atividades e observarem o aprendizado e " NUNCA " comparar a criança perante as outras se tiver dificuldade converse com a pedagoga com as professoras e veja o que pode ser feito para melhorar , jamais critique uma criança ainda mais nessa fase
Continuando.... Hoje a antiga pré-escola passou a fazer parte do ciclo obrigatório, o 1º ano do ensino fundamental. Dessa forma todos alunos passarão pela alfabetização básica antes das matérias aprendidas na antiga 1ª série. Se não fizesse alteração do nome, não poderia ser incluÃdo no ensino fundamental, pois a educação infantil hoje é oferecida pela rede municipal.
Discordo da sua opinião. O desenvolvimento cognitivo de cada criança deve ser avaliado, mas pela média geral as crianças com 06 anos têm capacidade de cursar o primeiro ano do ensino fundamental tanto do ponto de vista intelectual como psico-motor.
O emocional nao é problema algum, a crianca com 6 anos tem estabilidade emocional suficiente para ir a escola. eu comecei a ir a escola com 5 anos e adorava, meus irmaos tambem nao tiveram problemas assim como todos os meus primos e tambem a minha sobrinha. Isso nao significa que nao existem criancas com problemas emocionais para iniciar uma vida escolar, mas com certeza esta longe de ser a maioria. Tudo deve ser avaliado e as necessidades das criancas devem ser respeitadas.
E o emocional??
Há uma confusão de entendimento do que seria o 1º ano. A pré-escola (como conhecÃamos até pouco tempo) já alfabetizava os alunos, dando noções do alfabeto, números e palavras e continhas mais simples. O que mudou é que, antes a pré-escola não era considerada fase obrigatória e o aluno podia ingressar diretamente na 1ª série, onde muitos chegavam sem nenhuma noção da alfabetização básica oferecida na pré-escola.
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