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O que não considerado é o fato de que o humano possui um pé na Natureza e outro pé na Cultura, que é manifesta pela Linguagem. Dessa forma, paradigmas de ordem biológica esbarram no limite do psquismo. Nessa equação faltam considerações no nÃvel do campo do simbólico. A via biológica, a via do instinto, está definitivamente atrelada à fantasia, que se encontra no nÃvel da subjetividade. Esses estudos visam a sustentar a visão de um "homem natural", que já se perdeu nas trilhas da "evo
Rodrigo Pereira, há uma leitura interessante de Edgard Morin em seu livreto, "Os 7 Saberes necessários à Educação", em que ele aborda esta questão do psiquismo humano e mundo exterior, a partir da servidão do núcleo cerebral de nosso sistema nervoso a esses dois aspectos. Ele diz que 98% de nosso cérebro servem diretamente o psiquismo, parasitado até hoje pelo erro e pela ilusão e apenas 2% restantes servem a nossa percepção do mundo exterior, ainda assim pressionada pelo psiquismo.
Hélio você diz: "Nossos impulsos mais egoÃstas teriam sido moldados pela seleção do indivÃduo, enquanto os gestos de altruÃsmo, isto é, a virtude, seriam o resultado da seleção de grupo."Em qualquer dos 2 modelos de seleção, predomina a copiosa diversidade de espécies e espécimes, ex.: a ser verdade o que consta na BÃblia, Jesus de Nazaré, indivÃduo, é o maior exemplo de altruÃsmo, e seu povo, da vingança dos filhos de Jacó no 1º livro da BÃblia a Gaza recente, o + violento (supremo egoismo)
Hélio, queria saber de onde tu tiras tanta biobrafia, qual é o sÃtio?
A CNBB foi contra a autorização de abortos de anencéfalos, prevendo que num futuro mais distante as legislações preverão o descarte de todos que não estiverem dentro de certos padrões sociais.
Tem hora que esses pesquisadores são mais lerdos que eu. Qualquer lesado já percebeu há séculos que existe altruÃsmo. Podem até procurar o nerônio responsável, mas que existem não há dúvidas e a humanidade vai bem obrigado com eles.
... Elementos quÃmicos são inanimados, jamais tomariam decisões tão complexas e nobres como o altruÃsmo/moral/ética/compaixã o que transcendem a matéria. Logo, um Ser Transcendente Moral Externo é necessário para insuflar essas virtudes na matéria orgânica.
Cooperação/altruÃsmo é incompatÃvel com a TE, da qual prega a sobrevivência dos mais aptos, fortes, melhor adaptados, então altruÃsmo, moral, ética não são bem vindos neste modelo selvagem. E não tem origem genética, como Wilson mostra no estudo. Mas alegar "seleção de grupo" como o autor quer, também não procede; pois a evolução seria meramente biológica material. Meras reações quÃmicos/fÃsicas impessoais e incogniscÃveis não gerariam este singular sentimento em nós e certos animais ... /p
Hálio, um ótimo texto para reflexão sobre a seleção natural darwiniana. Obrigado.
Sei que sua opinião sobre religião é a que tenho do jiló, algumas delas já tinham chegado a esta conclusão há muito mais tempo - mesmo que nenhuma tenha sido sofisticada a ponto de citar o gene. Creio, também, que é por isso que cientistas como George Williams, John Maynard Smith e Richard Dawkins se puseram contra o gene altruÃsta: aceitar o gene parecia aceitar a religião. Não os culpo, ter uma opinião e procurar fatos para justificá-la é o fundamento da escolha de candidato numa eleição.
2-...evolução do cerebro gde permite através do raciocÃnio q nos coloquemos no lugar do outros (animais humanos ou nao) e usarmos a razão p/discernir o certo do errado. Em resumo, sentimentos evolutivos q levam ao altruÃsmo somados a razão capacitam o ser humano de senso moral e ético Portanto, nao precisamos reivindicar deuses e outros seres sobrenaturais e seus 'mandamentos' p/explicar pq o homem pode ser verdadeiro altruista, bom, moral, etico e ao mesmo tempo o contrario de tudo isso. /
1-Ambas,a evolução do egoÃsmo, individualismo etc ao nÃvel individual e da moralidade, altruÃsmo etc a nivel grupal (social) aparentemente antagónicas, na realidade elas tem o único objetivo de perpetuar genes. Certamente viver em sociedade seria ainda mais difÃcil caso o animal humano tivesse evoluÃdo somente sob a Darwiniana seleção do mais forte. Porem nos animais gregários sentimentos como compaixão, altruÃsmo etc tbem evoluÃram via seleção social. Especificamente na especie humana a ...
Rodrigo obrigado pelo comentario. De fato nao eh o mais forte nem o mais inteligente e sim o melhor adaptado.
B. Russell, Bom lembrar que tanto a evolução de parentesco qto a evolução de grupo e demais modelos em debate hoje na biologia para explicar a evolução das espécies estão dentro da "Darwiniana seleção do mais forte", não a rejeitam. A questão é que a evolução das espécies que, Darwin pioneiramente identificou, não é e nem nunca foi "do mais forte", e sim do "mais apto". E isso envolve caracterÃsticas como altruismo, compaixao, etc., se tornam mais apto o grupo ou individuo (ess
Ainda existe muita subjetividade e achismos neste campo da religiosidade e evolução das espécies. Isto porque diferentemente das ciências exatas, como a fÃsica ou a quimica, as teorias formuladas ou crenças não podem (ainda) ser reproduzidas em laboratório ou deduzidas a partir de algoritmos matemáticos. Qual o divisor de águas entre realidade e ficção ou mito? Numa análise mais profunda, ele simplesmenta não existe
Prezado Tersio, A biologia é uma ciência exata, como a quÃmica e a fÃsica, com as quais está intimamente ligada, aliás. Como exposto no texto do Helio Schwartzman, envolve boa dose de trabalho com algoritmos matemáticos complexos - e matemática não é bem o tipo de coisa que se pode chamar de subjetiva. Muitos aspectos da evolução das espécies podem, e já foram, reproduzidos em laboratório. Somente numa análise superficial, e não numa profunda, é que não existe divisor en
Te equivocas ao dizer q todas teorias precisam ser reproduzidas em laboratório senão é "achismo' . Na astrofisica pex so ha teorias e assim mesmo trata-se de ciência caso vc desconheça. Se uma observação é contraria a uma teoria ela pode ser reformulada ou descartada e isso é ciência. Embora na biologia estas tbem sao as regras, diferente da astrofÃsica, ela permite observações experimentais Como indiretamente Helio frizou, evolucao so é considerada 'achismo' p/fundamentalistas religiosos.
Aleitura da coluna foi muito prazerosa. Uma sÃntese da busca intelectual sobre a natureza humana, integrandobiologia, neuropsicologia e humanidades. No entanto, todas as obras maisrecentes ainda estão a propor hipóteses, não confirmadas ou refutadas. Como serãotestadas? Os modelos de estudo atualmente utilizados (experimentos mentais simplescom estudantes universitários, observações de raras populações primitivasremanescentes ou observações de animais) me parecem muito limitados.
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