Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Levi Santa Paula

    Cidade inteligente é quando existem moradores inteligentes o bastante para elegerem políticos decentes.

    Responda
  2. dodi

    Sr Dimenstein, sou professor de Sociologia de uma escola da rede estadual de São Paulo, eu e uma professora de Artes estavamos combinando de levarmos nossos alunos ao Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios,quando liguei para o local para saber qual era o procedimento para agendarmos uma data fui informado que o espaço esta fechado para reforma,só que a obra esta parada sem previsão de entrega gostaria que o senhor fizesse uma campanha para que o governo concluí-se a obra, a cidade agrad

    Responda
  3. dodi

    Sr Dimenstein, sou professor de Sociologia de uma escola da rede estadual de São Paulo, eu e uma professora de Artes estavamos combinando de levarmos nossos alunos ao Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios,quando liguei para o local para saber qual era o procedimento para agendarmos uma data fui informado que o espaço esta fechado para reforma,só que a obra esta parada sem previsão de entrega gostaria que o senhor fizesse uma campanha para que o governo concluí-se a obra, a cidade agrad

    Responda
  4. Wilson Rizzo

    Cidades menos burras só são possíveis com eleitores menos burros.

    Responda
  5. João Pedro

    Cidades menos burras pressupõe prefeitos menos burros?

    Responda
  6. Daniel

    Boas ideias pra SP, melhorar acessibilidade e monitoramento de buracos não precisa esperar pelo fim da corrupção, pobreza etc, nem esperar q todos tenham smartphones - quase todos terão em pcos anos. Mania do povo de só reclamar q ideias não são aplicáveis pq temos "problemas maiores a resolver", como se um problema excluísse o outro. Qto aos buracos, 1 ideia: a msg tb deveria ser twittada e rankeada automaticam. em um site, para todos acompanharem qto tempo a prefeitura leva pra tapar cara

    Responda
  7. Greg

    Sobre este assunto, vale a pena assistir aos vídeos da série "Cidades e Soluções", de André Trigueiro. E sobre tecnologia, visitem o site "Bit a bit" de Sílvio Meira. Não é justo cobrar do GD o entendimento de cidades e tecnologia. Ele dá uns pitacos, mas não é bem a praia dele...

    Responda
  8. gil

    O problema não é saberem onde está o buraco, mas sim consertá-lo.

    Responda
  9. chilli pepper

    "Em Boston, estão desenvolvendo um aplicativo para celular que, dependendo do tranco do carro ao passar por um buraco, envia direto uma mensagem para a prefeitura. " BELO HORIZONTE PRECISA DISSO URGENTEMENTE!

    Responda
    1. afbarbosa

      Concordo meu amigo.A nossa querida cidade foi abandonada.Nunca esteve tão feia e mal cuidada como agora.É triste

  10. Marta Rosani Farina

    O governador Beto Richa (PSDB) disse em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira, que acha positivo que os policiais militares do estado não tenham diploma de curso superior.A polêmica entre o governo e as associações que representam os policiais militares, que queriam que o governo passasse a exigir diploma dos que entram na corporação.Segundo Richa, é bom que os policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada.

    Responda
  11. kaka

    rsrsrsrs, Com candidato que desconhece calculo de porcentagem, acha que vive nos Estados Unidos do Brasil, já já o paulistano estará classificando os urubu de meu loro.

    Responda
  12. Herman

    Acabar com a burrice na cidade tem que começar pela educação. O que adianta ter celular, internet banda larga, sistemas "inteligentes" se não temos o principal???? Cidadão, se não inteligente, pelo menos educado, informado, instruído, politizado. É caro Gilberto, devemos tomar mais cuidado na abordagem de certos temas para não cair no ridículo, pois comparar Boston x qualquer cidade brasileira, é simplesmente, RIDÍCULO!

    Responda
    1. afbarbosa

      Quantas vezes voce esteve em Boston?Visite uma cidade americana e vera que problemas bem comuns aqui, são problemas lá também.Se não sabe não fala.

  13. JUCA

    Gilberto, agora vc foi longe d demais, foi até Boston para não dizer outra coisa. Em boston não temos cachoeira, não temos justiça omissa, o nosso problema aqui é o DNA impregnado no nosso sangue cultural de levar vantagem em tudo, no, guarda, na fila, na multa, no onibus, no quem indica, vc sabe com quem esta falando, antes de falar em tecnologia parece que muita gente quase a maioria dos nossos políticos, terão que fazer curso de tecnologia de ser honesto que vale a pena.

    Responda
    1. chilli pepper

      concordo juarez que em Boston não tem mto disso e que os políticos deveriam fazer o curso pra ser honesto. MAS, OS BRASILEIROS PRECISAM FAZER CURSO DE COMO SER UM CIDADÃO PARTICIPATIVO, MENOS EGOÍSTA ANTES DE TUDO, PQ OS POLÍTICOS SÓ SÃO REFLEXO DO QUE AS PESSOAS SÃO NO DIA-A-DIA.

  14. kaffa

    meu amigo...esse Brasil que você sonha TODOS os dias....só existirá se você conseguir explodir a nação inteira e depois recriar o seu mundo utópico.....com os seus duendes...!!! pois com os nossos adm. públicos e a grande falta de CIDADANIA....SÓ espere isso que ai está !!!!!

    Responda
  15. dudacars

    Excelente matéria Gilberto. Queria sugerir a sua pauta uma matéria sobre "manutenção" dos espaços públicos a nivel municipal, estadual e federal...é um absurdo a falta de respeito e atenção a este quesito por parte dos 3 niveis de governo no Brasil...pra eles "eu fiz" (como se eles fossem os financiadores, e não nós) já basta....ai é coisa de 3 meses e já está tudo deteriorando (praças, quadras, estádios, banheiros, e tantos mais...). Parte da culpa é nossa, e MUITO dos governos, da corrupçã

    Responda
    1. afbarbosa

      Nossa, finalmente um comentário que vale a pena ler.Sem ironia nenhuma, meus parabéns.

  16. Maurilio

    O Brasil não tem nem o básico, quanto mais tecnologias avançadas. Vejam o caso de Campinas e RMC, São Paulo e Grande SP, Santos e Baixada Santista, São José dos Campos e Vale do Paraíba e Sorocaba. Essas cidades e regiões juntas têm uma população de quase 30 milhões de pessoas, sem um único trem de passageiros que as conecte. Isso sim é que é burrice. Enquanto isso, na Itália, a Ferrari lançou seu trem de alta velocidade para competir com os trens estatais, também de alta velocidade.

    Responda
    1. regina guimaraes

      André, é verdade, o problema começou há décadas atrás. O nosso país não pensa em planejamento de médio e longo prazo. Seria incompetência, negligência, ou o que? Penso que o transporte de cargas poderia ser resolvido com a construção de ferrovias, ou não?

    2. afbarbosa

      O erro começou muito atrás Regina.Enquanto o mundo fazia trilhos, o nosso tão valorizado JK construía estradas.De lá pra cá, só foi mantida a política.Para se criar ferrovias de qualidade, precisaria de muito dinheiro e muito transtorno, com grandes obras, desapropriações entre outros. Vivemos em cidades muito desorganizadas com pouco ou nenhum planejamento.Tudo isso encarece e dificulta as obras.

    3. regina guimaraes

      Concordo com você, Maurilio. É incrível que nenhum desses governantes (psdb, pt, etc..) apresentou um plano de expansão do transporte ferroviário como solução para a locomoção das pessoas nas cidades e nem para o transporte de cargas. Ruas e estradas entregues para empreiteiras contratadas sem critério técnico algum, sem fiscalização e é claro com muita distribuição de proprinas. Tecnologia nós temos para resolver tudo isso, mas aí acaba a mamata das obras superfaturadas, etc.,etc...

  17. STP747

    Eu ainda sou mais Portland no estado do Oregon. A cidade mais "verde" dos Estados Unidos, e a segunda mais "verde" do mundo. Portland é conhecida como A Cidade das Rosas. Sua população é de 583 776 habitantes, com cerca de 2,2 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

    Responda
  18. Bertrand Russell

    Nao tenho nada contra Boston ou qquer outra cidade dos EUA, mas creio q tua coluna as vezes mostra uma visão estreita demais do mundo. Por exemplo, se vc for consultar a lista das cidades c/melhores qualidade de vida ira verificar q as 20 primeiras sao canadenses e europeias. A primeira cidade americana aparece nessa lista so no 28o lugar e nao é Boston. Ok, tecnologia ajuda muito a vida do cidadão mas ela nao é essencial ou + importante. Portanto a cidade menos burra nem sempre é a melhor.

    Responda
    1. Bertrand Russell

      Eh uma lastima q essa visão estreita do mundo tenha defensores.

    2. afbarbosa

      Ele fala de lá, pois lá ele conhece.Melhor falar do que conhecemos.

  19. Fassbender

    Então, as cidades brasileiras tem que evoluir muito para ser classificadas como burras. Primeiro, tem que se resolver coisas um pouquinho mais básicas como:1) R1os com m3rda2) Band1dos devem ser presos e ficar na cadeia3) calçadas devem ser planas4) Pessoas devem ser multadas quando jogam seus carros em cima de pedestres nas faixas5) Pedestres devem ser educados para não se jogar em cima de carros quando o sinal está vermelho para os pedestre6) Mães com crianças pedindo na rua não é c

    Responda
    1. afbarbosa

      Voce sabia que as calçadas são uma extensão de seu próprio território ne?

  20. monitorciencia

    Que bom ter um estudioso no exterior , pena que parece que é pago com verba governamental.

    Responda
  21. Gabriel de Luca

    Cidades menos burras são aquelas em que há alto grau de acessibilidade para portadores de qualquer tipo de necessidades especiais. Aqui no Brasil (no caso específico, a cidade de São Paulo), do jeito que a coisa é, se algum portador de necessidades ir a algum lugar que não tem acessibilidade, vão começar a reclamar dele por que ele não usou o aplicativo da prefeitura...

    Responda
  22. Tchelo

    Tenho certeza absoluta que o unico candidato que pode fazer um pouco por Sampa e nosso querido Serrrraaaa....

    Responda
  23. luiz

    Caro articulista. Percebe-se que o conceito de acessibilidade por você esposado é bastante limitado. Nas ciências do urbano (Arquitetura e Urbanismo, Geografia Urbana etc.) hoje, este conceito é algo muito mais amplo. Encampa sobretudo a ideia de DIREITO À CIDADE em um sentido lato, não estrito: direito à moradia, à educação, ao lazer, à cultura, à memória, a um ambiente saudável etc... Portanto, é necessário que os candidatos a prefeito (por você mencionados) tenham esse conceito em mente!!

    Responda
  24. João Pedro

    Tem gente que aproveita as oportunidades. Os políticos lá de fora, quando um eleitor reclama de algo, querem fazer logo e aparecer bem na foto. Aqui no Brasil, quando alguém reclama de algo, o político se estressa todo e reclama em altos berros - vide Kassab quando aquele sujeito pediu atendimento rápido num posto de saúde.

    Responda
  25. Crasse Média

    ...dá uma "briguissa" comentar...

    Responda
  26. Liteka

    "I have a dream!" - M. L. King, "I live in a dream!" - GD.

    Responda
  27. luiz henrique

    A tecnologia é um componente cada vz mais importante nas administracoes das cidades. Notadamente nas capitais q contam com infraestrutura instalada, onde a administracao publica esta toda interligada digitalmente é possivel pensar em uma maior "conectividade" c o cidadao. Outro ex interessante é do software q mostra o horario exato q o onibus vai chegar no ponto, ja em funcionamento em SP. Acho q deveriamos pensar em plataformas nacionais interligando todas as esferas publicas. E as privadas

    Responda
  28. Adriana De Simone

    De fato, Boston é a cara de SP... Dimenstein, me lembro que na década de 90 você era um jornalista que defendia projetos sociais e eu acompanhava sua coluna com grande esperança. Agora no ano 2012, sobre a inteligência ou a falta dela, em que cidade você mora? Em que país você mora?

    Responda
    1. giovane ramos

      esse homem tá em surto...alguém precisa pará-lo. Entretanto, se isso acontecer, onde mais irei me divertir lendo tanta "bestage"?

    2. Eulergs

      Quá quá quá quá quá, Me divirto com o o GD . Os comentaristas são ótimos. GD vive num sonho, GD no país das maravilhas, GD de volta ao futuro, alem do passado, nada a ver com o presente, e em outra dimensão. GD não é deste mundo. Quá quá qu´´a quá.

    3. Lacombe Lucien

      Ele é vizinho da Alice. Essa do celular de Boston é sublime. Deve ser um desses que Demostenes Torres deixou cair, e o alarme do buraco ao invés de tocar na Prefeitura, estrilou na PF. O GD seria o parceiro ideal do Senador Suplicy. Um com o renda minima, e o outro com a catraca livre.

  29. wiesel

    A única cidade inteligente, é a com pouca gente. O resto é conversa mole pra boi dormir. Cidades não deveriam nem de longe ter o tamanho de S Paulo.

    Responda
    1. Fassbender

      conheça Tóquio antes de falar tanta m*rda.

    2. mineiro

      comece a esvaziá-la: vá embora.

    3. Giovannitucc

      ótima comentário e grande verdade. Cidades boas pra se viver são até de médio porte com no máximo 300 mil habitantes. Grandes capitais e cidades como São Paulo, RJ, BH, Salvador, etc inchadas e com muita população, carros e etc, jamais deveriam existir.

    4. Nunes

      Acabaram de vender uma cidadizinha no Interior dos EUA (Buford), o qual tinha apenas 1 habitante (seria bom pra vc?), mas agora saiu este (dono) e entraram os novos compradores (mais duas pessoas) ou seja a população total é de 2 pessoas e se vc for pra lá pode aumentar esta população (caso vc nao ache que ja esta populosa de mais esta cidadezinha citada)..

  30. Ronaldo Luis Gonçalves

    Volta, volta para o planeta terra arauto de havard, aqui 1% da população têm celular com acesso a internet (necessário para fazer a sua idéia funcionar) e os outros 99% ? A deixa eles para lá....

    Responda
  31. Marcelo F

    Infelizmente a pergunta que muitos políticos farão sobre esse assunto nessas eleições é: "Quanto isso pode trazer de votos?". Acredito que chegarão à conclusão que é mais fácil prometer uma "bolsa acessibilidade" ou uma "bolsa antiburaco"... Cidades menos burras são feitas de cidadãos menos burros, e sem educação decente ainda levaremos um bom tempo para chegar lá... De qualquer forma fica a boa idéia e a alegria de ver que em algum lugar do país há iniciativas nesse sentido.

    Responda
  32. Antonio Alves de Souza Filho

    Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é ... Mas aproveitando a visibilidade dessa coluna, gostaria de alertar aos leitores que na calada da noite, avança na câmara municipal, a cobrança do pedágio urbano. Mais uma invensão demo/tucana de surrupiarem nosso tão suado dinheirinho.

    Responda