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  1. CLEOMAR ERENO

    linda foto com a estatuda da liberdade a frente. 10 !

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  2. Ale

    O BURAN Russo era mais eficiente e levava carga útil maior, mas interesses nada ortodoxos o fizeram parar num ferro velho na russia, tendo voado apenas uma vez, vai entendender o q tem por traz disso, agora os eua dependem da antiga soyuz p irem a ISS

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    1. João Valentão VII

      Foi falta de dinheiro mesmo...

    2. CLEOMAR ERENO

      Copia mal feita.

    3. Ale

      Genérico otimizado!!

    4. lupolido

      Ele não era um gen´rico do shuttle americano???

  3. Alfa Silva

    Grande EUA, o país dos sonhos. Quem sabe um dia eu crie coragem e vá até lá, enquanto isso não acontece, deixa eu assistir mais um filme de jornada nas estrelas.

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  4. olnir

    O conceito ônibus espacial foi interessante e durou alé do previsto. O impacto foi grande, pena não terem evoluido, dizem que os custos foram os maiores motivadores pelo abandono, provavelmente se tivessem seguido para caminho mais semelhante ao de um desses grandes aviões comerciais, sem custo tão exagerado com combustiveis e aos inumeros estágios e processos complicados, que tivesse condições de sair de pistas convencionais e de pois atingir e passar do nível de orbita, isso seria grande g

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  5. lukaticla

    Enterprise foi o primeiro porta-aviões nuclear a fazer parte da frota da Marinha de Guerra americana - eles adoram o nome Enterprise(nada a ver com o filme). Esse Ônibus espacial não tem autonomia para decolar, só para aterrissar; para tanto ele precisa da ajuda desse aviãozinho. Isso é feito desde que foi inventado, vocês é que não prestaram atenção; um Boeing foi especialmente adaptado poara a função.

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    1. Christiano

      No caso do porta aviões, o nome pode não ter vindo da série. Mas o do ônibus espacial veio sim. O nome original desse ônbus espacial iria ser Constitution, em homenagem à constituição americana, mas mudaram por causa da pressão feita pelos fãs da série original de Jornada nas Estrelas, exibida nos anos 1960.

  6. KasparHausen

    Lembro me muito bem que os bajuladores dos EUA, sempre de plantão, tais como a Globo, a velha mídia de um modo geral, davam conta de uma nova descoberta da roda, a criação deste ônibus espacial no que tange as viagens espacial. Acriditei piamente, pois a unipresença, a distorção, etc, da mídia, é capaz de enganar até os avisados. Ao sair primeiras notas de aposentadoria da "roda", li uma coluna de especialista o qual aventou que a tal roda era quadrada! Um fiasco caríssimo, daí aposentadoria

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    1. Anderson Oliveira

      Os space shuttles não trouxeram apenas avanços somente em relação a pesquisa espacial, suas janelas, placas de cerâmica, entre N outras coisas são utilizadas em outras coisas utilizadas no solo terrestre, um programa que graças a ele o Hubble é o que é não pode ser considerado um fiasco, muito pelo contrario, deve ser considerado um absurdo sucesso. A aposentadoria veio depois do tragico incidente do Columbia, e pelo EUA estarem sem muita grana, a NASA teve seu orçamento quase zerado ultimam

    2. Paulo Schaefer

      resposta II para o Tô de olho. Além disto, um programa desta envergadura tem de prever todas as possibilidades, inclusive sabotagem. O VLS explodiu porque foi retirada uma peça de proteção mecânica contra auto ignição. Mas como o VLS anterior falhou em função desta peça, ela foi substituída por uma eletrônica, que provavelmente falhou. Imagina se o programa nuclear brasileiro desenvolvido em Iperó não prever a possibilidade de sabotagem? Precisamos parar de botar a culpa

    3. Paulo Schaefer

      resposta para o Tô de olho: Esta é a postura eterna do brasileiro. O que dá errado aqui foi provocado por alguém la de fora. Mas esta suposta conspiração não impediu o desenvolvimento espacial da China e India que fazem parte do Bric, assim como nós. Informe-se melhor você meu caro. Nosso programa espacial assim como nossa participação na construção da ISS foi vexatória sim. Não temos nada de importante na área espacial. Infelizmente. Culpa nossa. Dos técnicos, cientistas, engenheiros

    4. Flávio

      O ônibus espacial não foi um fracasso. Seu conceito engloba o grande poder de carga, a alta manobrabilidade, a operação em órbitas baixas, e a reutilização, coisas que eram impossíveis de se fazer com foguetes. Entre outras coisas, possibilitou a colocação de telescópicos científicos, a construção da ISS, e do envio de astronautas para fazer reparos em órbita. Foi um grande avanço.

    5. O CRITICO

      Resposta é para o Paulo: Vamos relembrar algumas coisas. Vc diz fiasco brasileiro? Seja um pouco mais nacionalista pois o VLS 1, 3 horas antes da explosão havia quase uma centena de norte americanos na espectativa. Meia hora hora antes da explosão não havia siquer um na area. Dá para desconfirar de alguma coisa? Quantas vezes a Nasa provocou o Varejão chefe da equipe para que o Brasil desistesse? Tentativa d suborno e coisa e tal. Leia mais, se inteire melhor.

    6. Campeão do Gelo

      Yuri e rodrigo Salvador: Vocês fumaram orégano estragado ou é caso de inclusão digital ?

    7. Paulo Schaefer

      Uma aposentadoria após mais de 30 anos de trabalho não pode ser considerada fiasco. Fiasco somos nós no Brasil com esse programa espacial brasileiro. Apesar de caros, os ônibus espaciais permitiram a construção da Estação Espacial além de outras missões como o conserto do Hubble. Fica sim uma imagem muito positiva desta fase da Nasa.

  7. volodia

    Pelas fotos, pensei que seria um novo atentado de Osama bin Laden. Depois lembrei que êle foi desativado pelos yanques. Mas... um avião "trepado" no outro? Aí tem coisa: ou economia de petróleo ou muitos "aviãozinhos"!

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    1. José Carlos

      I; dio; ta.

  8. rc

    Enterprise????? Não existe um ônibus espacial com esse nome!! De onde esse jornalista tirou isso? Dá para perceber que a qualidade da informação deste jornal bem superficial. Foram construídos somente 5 naves americanas: Discovery, Endevour, Columbia, Atlantis e Challenger. Enterprise é a nave fictícia da série Jornada nas Estrelas, cujo protagonista é o Spock (Leonard Nimoy).

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    1. Ale

      O amigo do Zorro!! esse foi o primeiro onibus espacial, um protótipo INGUYNORNATI!!

    2. Paulo Schaefer

      Leia a reportagem até o fim e verá que a Enterprise é uma nave protótipo. Foi usada apenas em testes na atmosfera terrestre. Nunca foi ao espaço.

    3. João do Acre

      Adoramos criticar... "Batizado Enterprise em homenagem à principal nave da frota da Federação de Planetas Unidos da série televisiva "Jornada nas Estrelas", o ônibus especial da Nasa (agência espacial americana) riscou o céu nova-iorquino a baixa altitude para poder ser observado por moradores e turistas."

    4. plinio santos

      Meu amigo o ônibus espacia Enterprise foi o primeiro prototipo contruido em escala real para testes, serviu inclusive como fornecedora de peças de roposição. Por favor tome cuidado com o que escreve e procure se informar melhor.

    5. Darek

      Por favor leia o texto antes de reclamar. A Enterprise existiu sim, sendo o prototipo original da serie e nunca tendo sido lançada ao espaço, pois tinha como objetivo apenas a realização de testes para a produção real que viria depois.

    6. Anderson Oliveira

      O Enterprise era para testes de aerodinâmicos , de aterrissagem e aproximação se não me engano não tem capacidade de entrar em orbitaAinda existe o Pathfinder, que se não me falha a memoria era um simulador para treino dos astronautas.

    7. Toshiba-x

      O Enterprise foi o protótipo dos ônibus espaciais. Ele foi usado em testes de voo e aerodinâmicos.E o protagonista de Jornada nas Estrelas era o capitão Kirk(William Shatner).