-
FERNANDO CASTRO
Boa tarde
-
pitu
Acho que o colunista esta correto em todos os pontos. Chega de dar mamata para os ricos e nao cobrar nada de volta da C o R j A.
-
GEROMINHO
... Porque BRANCO POBRE não tem cota ??????
-
iggjr
Não vejo um d e s g r a ç a d o que utiliza esse tipo de discurso socialista va g a b u n d o, cobrar do Estado(Governo) melhores condições para as escolas ao invés de ficar fazendo papel de bom samaritano com o dinheiro dos outros.
-
Professor
Os cursos mais procurados nas instituicoes de ensino superior são destinados a elite financeira do país, porque ninguem pode competir com aqueles que frequentam uma escola particular, faz cursinho em entidade prestigiada e são favoritos ao ingresso nas universidades publicas. deveria haver uma lei no congresso que pussesse fim ao ensino gratuito para pessoas com comprovação de renda suficiente para PAGAR uma faculdade. Mas se depender do status quo, vai ficar assim por mais 500 anos.
-
Johnathan Cardoso
Mas, se todos são iguais perante a lei em seus direitos e deveres, por quais motivos os ricos devem pagar? O estado não pode impor a meritocracia em detrimento do direito adquirido. O acesso ao ensino gratuito e de qualidade deve ser livre a todos que façam jus a esse direito. Fato. O estado cobra dos candidatos uma capacitação mínima cuja obrigação de fornece-la é do próprio estado.
-
Bruno Peixoto
Johnathan, todos são iguais na medida de suas desigualdades. Não sei ainda se concordo com o fato de os mais ricos "pagarem" pelo ensino público, mas, na situação em nos encontramos, acredito que esses ricos têm, até certo ponto, uma responsabilidade de devolver à sociedade que os fez ricos. Claro, não esquecendo que esse é dever do governo, mas na falta de competência do mesmo...
-
-
Fellipem
O azar é meu que nasci branco, pobre e sem cota!
-
le CHAMBERTIN
O CAMARADA DIMENSTEIN SEMPRE FOI UM PTISTA DE CARTEIRINHA !! NÃO É DESTA VEZ, AINDA, QUE VAI DEIXAR DE ESCREVER 4SNEIRAS !!
-
Betão
Só para lembrar um pouco do passado. Há algum tempo atrás as escolas públicas eram boas (estudei nelas), eu pagava alguma coisa que chamavam de caixa escolar, era coisa de trocados. Após o crescimento do pedagogismo e do PT, as escolas públicas se transformaram em espaços para inclusão social total. Resultado, hoje a escola não é escola e não incluem ninguém. Esses iluminados contribuíram para acabar com a escola pública. Agora está fazendo o mesmo nas Universidades. Cotas, justiça feita, se
-
-
Akhenathon Akhton
Deixa ver se entendi o fio da meada do texto. Os "ricos" (leia-se classe média) receberam uma educação básica de melhor qualidade, portanto se sobressaem nas Universidades, ao contrário dos "pobres". Isso portanto não é uma prova de que o país deve investir mais na Educação básica, ao invés de ficar garantindo cotas raciais? E que elementos o levaram à conclusão de que alunos "pobres" e "ricos" terminam na mesma situação em termos de desempenho acadêmico?
-
le CHAMBERTIN
NÃO LIGUE !! O DIMENSTEIN SÓ ESCREVE ESTA COLUNA POIS É DO ParTidão !!
-
-
Ronaldo
Os Governos sucatearam o ensino básico e fundamental e partem para a famosa "bolsa aqui" e "bolsa ali" para empurrar o "pobre-coitado-voto-seguro" para dentro da universidade. Não tem mágica. Sem "ingredientes" bons não se faz uma receita boa. Culpar os "ricos" pelos desgovernos que temos é simplório demais. O "rico" está "rico". É situacional. Não é raça e nem crença. Culpá-los é o modo mais fácil de jogar para a galera. Ser "rico" não é desvio de caráter. Vão querer sucatear as universidad
-
Ana Beatriz
Nada disso. Larga do pé da universidade. A educação básica tem que ser de qualidade e tem que ser pública para todos. Ricos ou pobres deveriam frequentar a mesma escola básica.O problema está aí. Pagamos impostos para ter essa educação. Mesmo porque, "rico" nesse país atualmente, é a classe média que mal da conta de pagar pela escola particular, educação, etc. Educação para todos e de graça, para isso que pagamos impostos. Nada dessa pelenga de "rico" pagar universidade pública. Balela.
-
gil
Se início, essa sua sugestão é inconstitucional. Seria necessário de antemão uma lei que autorizasse, ou permitisse isso. Por outro lado, sempre que selecionarmos quaisquer pessoas, pelo motivo que for, estaremos segregando, facilitando ou dificultando classes. O rico não só estuda em escolas melhores, se alimenta melhor, possui melhores carros, viaja para lugares diferenciados. E daí? Essa diferença sempre existiu e existirá.
-
Andy
Gilberto Dimenstein, apesar de algumas vezes vc pisar na bola, dessa vez vc acertou em cheio. O rico (em sua maioria brancos-ricos) possuem sua "reserva de cadeiras" garantido pela construção do candidato desde a tenra infancia. Mesmo sendo a pesquisa apresentada totalmente descabida (já q não levou em consideração contexto e motivos externos, como "trabalhar pra se manter"), sua reflexão sobre os números têm lógica.
-
thiago_heide
Não penso que os mais ricos deveriam "pagar" para usar um bem público, já que "apesar de ricos", eles também pagam impostos tanto quanto os menos favorecidos. Sou completamente à favor de uma "cota" para alunos pobres e que vieram de escolas públicas, mas não acho que quem "cometeu o crime" de nascer rico ou veio de uma família que lutou para o ser, deva "bancar" os menos favorecidos, é para isso que o governo está aí, pagamos impostos para ele ajudar os menos favorecidos, não?
-
Luiz
Concordo que os ricos saem em vantagem. Não concordo com cotas por raças. E o pobre "branquelo" como fica? Está em desvantagem total. Fica às traças!
-
Lineuzão
Concordo com as cotas PARA OS POBRES! Não somente para os negros, índios, mulatos ou mamelucos!
-
-
Ricardo
Eoutra: Quão melhor ele se sair na prova, mais ele é beneficiado com o bônus.O candidato nãotem sua vaga garantida, tem que estudar e se esforçar paraconseguir sua vaga. Já com a reserva de vaga, basta se esforçar o mínimo, buscaro escore mínimo que você terá sua vaga garantida ou grandes chances de seraprovado.É reserva de espaço sem mérito algum. E concordo com vc, os mais ricos deveriam arcar com os custos do Ensino Superior.Mas dai é outra discussão
-
contosdamamaegansa
os pobres com certeza tem o direito de estar na universidade, e pontos extras para escolas publicas com certeza ajudaria mais do que cotas exclusivas pela cor da pele, afinal se um negr0 vindo de escolas particulares e cursinhos obtiver menos ponto que um pobre nao afrodescendente de uma escola publica, o pobre que não tem a cor certa vai perder a sua vaga. Não sou racista porque acredito em raças baseado na quantidade de melanina na pele, todos somos iguais.
-
felipegd
O que o sr. Dimenstein não sabe, e a Unicamp também não divulga, é que a maioria dos alunos que recebem o bônus são de escolas federais, militares, técnicas e outras em que o acesso é restrito a um vestibulinho e a maioria de seus alunos é de classe média para cima. Aliás, há até uma inconsistência na Unicamp, pois o número de beneficiados por isenção (ou seja, os pobres de fato) que são matriculados é mínimo, mas o número de bônus é alto.
-
Ricardo
Dimenstein, existe uma grande diferença entre o sistema de cotas com o de bônus.É uma açãoafirmativa sem reserva de vagas O bônus "iguala" ascondições de competição entre alunos egressos de escola pública e privada, semprejudicar os últimos. Depende do desempenho que ocandidato da escola pública tira, o que valoriza o mérito do estudante que seaproxima da aprovação.
-
LUIZ ALFREDO
Comece dando o exemplo Gilberto, voce com certeza pertence a uma dessas familias "privilegiadas" brancas, classe media alta, educação bilingue e cm passaporte cm inumeros carimbos. Vá lá e doe uma parte do que ganha e ganhou para alguma ong ou pra alguma universidade publica e assim certamente estará melhorando o sistema educacional brasileiro....
-
leo
já gostei mais do dimenstein, mas este texto por exemplo, é retórica e discurso dos ricos pagarem mais... haverá alma pensante além disto?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.