Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Almeida

    Este tal de gilberto dimeintein é um cara de pau, será que ele devolveu o estudo dele em trabalho comunitário? Se devolveu, mostre para o público onde foi. Eu quero saber.

    Responda
  2. Darth Vader Bonzinho

    Eu abomino conceitos como "divida historica". Eu não devo nada a ninguém. Quem teve escravos, quem mandou buscar pessoas, usou pessoas, etc, que deveria pagar por isso. Eles já morreram ? Paciência... A vida é injusta para todos. Não posso pagar por algo que não fiz. Da mesma forma que existem negros discriminados, existem, pardos, brancos, etc...

    Responda
  3. Jorge Fraga

    O ponto é: não deve haver cota. O poder publico tem o dever de fornecer colégio publico de ótima qualidade para 100% do que estão em idade escolar.

    Responda
  4. Jacaré

    Dimenstein, investimento total no ensino fundamental e básico e quem puder pagar a universidade, tem que pagar. A Receita Federal, tem todos os meios para saber quem pode e quem não pode pagar. Assim que funciona no mundo desenvolvido. O resto é pura demagogia.

    Responda
  5. Antonio Salgueiro Rey

    Para começar, informo que não sou rico. Rico paga imposto, que deveria cobrir os custos da educação (entre outros), o problema é que esse dinheiro não chega onde deveria,para no meio do caminho em muitos bolsos. Não é criando cotas disso ou daquilo que se resolverá o problema educacional, que a meu ver é o principal entrave para que este maravilhoso povo brasileiro alcance uma sociedade de bem estar, a culpa é de todos nós, ao permitir que os sujeitos dos bolsos se mantenham no poder.

    Responda
  6. George Santos

    Concordo com o pensamento de GUSTAVO IOSCHPE que diz que as universidades deveriam ser TODAS pagas. Aquele que nao teve condição de pagar seus estudos, que veio da escola publica, recebe bolsa de estudo. Aquele que tem condições, que pagou a vida toda escola particular, continua pagando mensalidade no ensino superior.

    Responda
  7. Abel

    Gilberto, leia a Folha de hoje : "25% dos professores do ensino básico do país não têm ensino superior, e adquira coragem e inteligência para comentar "cotas nas universidades" através de abordagem decente e imparcial.

    Responda
  8. Abel

    É incrível a distorção que você tenta impôr na opinião pública com discurso popularesco. Ao invés de mostrar, que se êrro há, êle está na base, com governos réles que não garantem condição igual na base, você insiste em dar diplomas de universitário para iletrados. Cotas, rebaixamento do nível escolar, despreparo de professôres, assassinato da lingua portuguesa, desindustrialização do país, e algumas coisas mais, que são o cerne da questão, você passa ao longe. O que adiantou H

    Responda
  9. cascavel49

    Nao concordo com nehum tipo de protecionismo, na minha época quem estudava nas escolas publicas eram os unicos que tinham chance de entrar numa faculadade publica, nao temos culpa se os governos sucateram as escolas basicas publicas. Isto é apenas uma formula enganosa e desleal que o governo encontrou para redimir de seus erros grotescos na educaçao basica.

    Responda
  10. Kondê

    Os anti-cotistas agora viraram marxistas.Pois,usam argumentos marxistas para defender o absurdo.Falamos de 75% da população pobre de um país.Agora que se criou um mecanismo,mesmo temporário,para resgatar esse pessoal da miséria, e me venham com o papo comunista do social.Tenham santa paciência!Isso é coisa do racista enrustido.Os comunistas, no passado, também pensaram que o caminho para acabar com a desigualdade social estava no fim de classes sociais e não no indivíduo,deu no que deu.

    Responda
  11. Rodrigo Silva

    A todos os ignorantes de plantão: isso que o Gilberto postou já acontece em todas as universidades de ponta no mundo, como Havard, Cambridge, Yale, etc. Então vão pesquisar antes de criticarem o GD por opiniões embastadas em experiências de fora. Não tem nada inventado. Como você agüenta esses xiitas, Gilberto?

    Responda
  12. Observer

    Primeiro, será necessário definir "rico". Conheço muita gente que faz o maior sacrificio pro filho poder estudar em escolas particulares, só pra não precisar passar por greves, perder conteudo e poder ser mais competitivo. Daí na hora do vetibular vão considerá-lo rico???? Faça me o favor! E outra: tenho visto muitas pessoas morenas se declararem pardas para poder se encaioxarem na cota. Infelizmente isso virou piada. Sempre estudei em colégio público mas acho o separatismo um equívoc

    Responda
  13. Juliana Bamberg

    nao acredito que li isso.menos, sr.GD, MENOS!menos arrogancia, preconceito e pseudo-moralismo. erga a bandeira anti-corruPTos antes de ser tao incoerente e falar tanta M%$&...

    Responda
  14. Greg

    Levando ao extremo o raciocínio de GD, os ricos deveriam pagar também a mais por usar as rodovias, deveriam pagar a mais pelo uso da segurança pública, deveriam pagar ao fazer mestrado/doutorado em escolas públicas, deviam pagar a mais pelo uso de hospitais públicos, deveriam pagar a mais pelo uso de ambulâncias. Francamente é muito primário esse discurso de ricos x pobres. Rico já paga mais imposto que pobre. Quer aumentar ainda mais os impostos para os ricos? Que tal 90% de alíquota? Bobag

    Responda
  15. Maurício Diniz Santim

    Nossa, é um absurdo o que acabaste de dizer! Como podes culpar os ditos ricos pela ineficiência governamental? Não vês que o único errado aqui é o Governo, e não os que lutaram e chegaram onde estão (ricos)! E por que eles devem pagar pela ineficiência política e a sucateação da educação em nosso país? Todos têm os mesmo direitos e deveres, se o rico ou pobre pagam seus impostos, ambos deveriam ter acesso a educação pública e não só o rico ou só o pobre, por não ter oportunidades! Não às cot

    Responda
  16. Priscila B

    Algumas observações: Alunos que cursaram ensino médio integralmente em escola pública ganham 30 pontos a mais na nota final, depois da segunda fase. Ou seja, precisam atingir a nota de corte da primeira fase. Não é cota, é inclusão. 30 pontos a mais não são suficientes para que alunos com baixo desempenho consigam passar no vestibular. Estes 30 pontos ajudam os bons alunos de escola pública, que se dedicaram, que estudaram e que conseguirão acompanhar o curso. O mérito ainda é do aluno.

    Responda
  17. Greg

    Texto totalmente preconceituoso, arrogante e demagógico.A frase de GD "O mínimo que deveria ocorrer (mínimo, repito) é exigir que, em contrapartida ao curso gratuito, os mais ricos paguem em serviços comunitários. Ou devolvam o dinheiro em prestações, quando começarem a trabalhar" .-Pagar em serviços comunitários? Como uma pena? -Devolver o dinheiro? Como se houvessem roubado? E quem é rico, e quem é pobre? Até um salário mínimo é pobre, depois fica "rico"? GD, não seja demagogo, já basta Lu

    Responda
  18. jose barbosa

    Cobrar do estudante rico matriculado em universidade pública é uma boa idéia. Não é impossível, mas difícil na prática, pois muita gente tem como esconder seus ganhos e apresentar-se como de poucas posses. Mas vale investir nisso. O problema da cota é o seu caráter racial. Sabemos que os negros formam a parcela mais pobre da população, mas existem brancos também em situação difícil. Como ficam? Espremidos pelas cotas e pela concorrência dos ricos.

    Responda
  19. Fassbender

    E na Harvard, Dimenstein, eles têm cotas para compensar o fato do ensino básico e médio de certas camadas não funcionar? Ou será que ela se mantém a melhor universidade do mundo selecionando somente os melhores talentos?

    Responda
  20. QQ

    Situação hipotética: o branco pobre filho de empregada doméstica fica em 40º lugar. O negro classe média alta filho de advogados fica em 60º lugar. Como são apenas 40 vagas, o negro rico entra na cota racial e o branco esforçado fica de fora. É justo?

    Responda
  21. Eduardopg

    Acho que esse ressarcimento que o Dimenstein proprôs deveria valer para os profissionais da área de saúde, como os médicos, por exemplo. Eles estudam em universidade pública, bancada por todos nós, mas não querem trabalhar em hospitais públicos, não querem mais atender plano de saúde e cobram 300, 400 reais por uma consulta particular. Eles deveriam prestar serviço temporário nos hospitais públicos por 5 anos. Aqui no DF, estão oferecendo 8 mil reais pra 40 horas e eles acham pouco!!!!

    Responda
    1. Eduardopg

      Não misture os assuntos. Estamos falando dos formados em universidades públicas. Você já viu médico pobre? Já viu médico coitado? Fala sério... Olha quanto as prefeituras do interior oferecem pra eles, mas ninguém quer. Quase 20 mil!!!! E a realidade daqui do DF é essa: cada vez mais gente só quer trabalhar com consulta particular. Continuo defendendo a idéia de que profissionais formados com recursos públicos deveriam prestar serviço ao Estado por alguns anos como forma de compensação.

    2. Maurício Diniz Santim

      Você sabe qual o salário de um senador em nosso país? É de aproximadamente R$16 mil, além de uma série de benefícios: salários extras (13°, 14° e 15°), auxílio moradia, cotas aérea, verbas para gastos no escritório e contratação de funcionários, entre outros. Que VOCÊ, EU e todos pagam! E o que ele retorna para a sociedade? Mais roubo, ineficiência política e governamental. E você vem falar dos médicos, que têm que trabalhar nas piores condições com os piores salários? Abre o olho além da ca

  22. Tatiana Wimmers

    Não seria correto então criticar o governo por não dar o que o povo brasileiro paga para ter?Cadê educação,saúde e segurança?Criticar os vestibulares,estimular cotas e além disso ainda querer que alunos que estudaram em escolas particulares paguem uma conta que não é deles beira o ridículo.Será que não existem brancos pobres ?Qual a explicação para estas cotas?Não seria uma forma de racismo também?Como dizem,é mais fácil falar do que fazer.Então,mãos á obra Dimenstein!!

    Responda
  23. ecena

    O Senhor esta meio confuso em suas ideias , cota por classe social é bem diferente de cotas por raça . O branco pobre será amparado por quem ?.

    Responda
  24. ARQPITA

    Começa assim: os ricos pagam, daqui apouco os pobres pagam também. Devemos lutar por uma universidade pública, laica, gratuita e controlado pela sociedade, sem a nefasta figura dos reitores. Os ricos já pagam impostos. Que paguem mais impostos então. Cobrar mensalidade na faculdade pública é um retrocesso que não merecemos.

    Responda
  25. João Kopke

    Meu caro , não mude de assunto, por favor. A lei não protege os pobres e sim os não brancos. Desta forma, o filho de um milionário negro entraria na frente de um pobre branco. Esta lei é profundamente injusta e racista. E quando até o STF se curva à demagogia é porque a coisa está muito feia.

    Responda
  26. Calixto

    Quanta pobreza! Discussão inócua! Coisa de país pobre. País tupiniquim. Parece-me que ninguém viu o problema e estão querendo apresentar solução. O problema não é a RAÇA, aliás a terminologia raça já é um equivoco, pois todos nós somos da raça humana. O problema está na base. Infelizmente ninguém fala disso. É mais fácil, mais bonito, mais confortável fazer esse estardalhaço distruibuindo benesses do que falar do problema e buscar uma solução definitiva. Como diz o Boris: "Isso é uma vergonh

    Responda
  27. llalves

    "O mínimo que deveria ocorrer (mínimo, repito) é exigir que, emcontrapartida ao curso gratuito, os mais ricos paguem em serviçoscomunitários. Ou devolvam o dinheiro em prestações, quando começarem atrabalhar." Se tiverem de pagar em serviços comunitários ou em prestações, o ensino deixa de ser gratuito. Para ser viável sua proposta, precisamos mudar a CF. Será que os mais ricos aceitariam? Certamente a UNE sairia às ruas.

    Responda
  28. Guila Sarmento

    Inteligente argumento Dimenstein. Temos uma dívida histórica com os afro-descendentes. Mas é pertinente também a crítica que se faz em uma pergunta: e os brancos pobres? a cota deveria ser racial ou social??

    Responda
  29. genesio dos santos

    Totalmente contra qualquer tipo de quota para quem quer que seja. Vá estudar e se esforçar. O problema não é a cota racial, o problema é racista. O problema está na base e não na ponta. Escola pública de qualidade não traria esta discussão. Todos com bons professores e escolas de primeira qualidade. Não contrataria um médico, dentista, arquiteto, engenheiro que um dia teve quota. Você se arriscaria. Não estarão preparados, faltou alguma matéria pra eles....

    Responda
  30. danilobc

    Sou a favor de cotas para estudantes de escola pública, mas não cotas raciais. Acho que quem perde uma vaga para uma pessoa de outra raça por causa de cotas não vai nutrir os melhores sentimentos por aquela raça. Se o objetivo final é diminuir o racismo, acho que o efeito pode ser o contrário.

    Responda
  31. Padovano

    Celyo, Nos paises ricos, os RICOS trabalham e ganham dinheiro e pagam seus impostos e seus filhos vão para escolas públicas igual filhos de pobres porisso são adimirados...

    Responda
  32. Silvio Soares

    Rico é expl.orador, vive as custas do pobre, que lhes garantem a mais valia, é por isso que eles não querem o direito legítimo da igualdade, seja ela rac.ial ou social, pobre e pre.to nunca devem, não visão deles, frequentarem universidades. O estado não pode financiar o ensino superior, deve sim ajudar quem precisa ($) a bancar sua profissionalização.

    Responda
  33. Padovano

    A conclusâo que eu chego é; que a Universidade é tão ruim que até os mais mal preparados conseguem encostar nos melhores; pois a universidade nao exige tanto assim de nenhum deles....

    Responda
  34. Celyo

    Nos paises desenvolvidos os ricos são admirados e respeitados, no Brasil onde a inveja e a falta de civilidade reina, parece que ser rico é crime. A elite é o melhor que um pais tem.

    Responda
    1. Roberto Soares

      Caro Joe, uma coisa que deveria ser eliminada através do tempo (aliás, já esta sendo) é essa mentalidade esquerdista-coitadista-comunis ta como a sua. Todos os países do mundo já jogaram no lixo a filosofia marxista anti-"elite". Essa ideologia atrasada só encontra espaço entre os pseudointelectuais da América Latrina.

    2. Joe Long

      Esse comentario é a cara de muitos dos leitores desse jornal, tipico de pessoas vazias e sem nenhum conteudo que ainda estão presas a velhos valores e crenças antigas, coisas que deveriam ser eliminadas através do tempo.

  35. Celyo

    Já que o governo não cumpre com a obrigação de dar um ensino publico de qualidade, o certo, seria estabelecer cotas socias para todas as pessoas pobres, independente de cor. Isso sim, seria justiça social.

    Responda
  36. Jorge da Alquimia

    As cotas raciais buscam a correção da discriminação ocorrida no passado, porém há que se considerar também o fator renda para distribuí-las e não só a etnia, ainda mais auto-proclamada. Minha filha é branca e minha mãe era negra, portanto minha filha, mesmo branca é afro-descendente. Está cursando lletras em faculdade particular com financiamento do FIES, que terá que ser pago, ou seja, um branco pobre paga enquanto um negro rico ingressa na faculdade pública pelo s

    Responda
  37. Celyo

    O sistema de cotas por raça, é puro ra cis mo. A decisão do STF é uma vergonha. Os brancos pobres estão discriminados.

    Responda
  38. Celyo

    Garantir cota por raça, é puro racismo. A decisão do STF é uma vergonha. Os brancos pobres estão discriminados por serem brancos. 

    Responda
  39. CGNEVES

    Gilberto Dimenstein: Voce nos conquistou, a todos, por comentários sempre equilibrados e fortes, com razão, concientes e imparciais. Porém de alguns tempos para cá isto mudou, e muito. Tornou-se imparcial voraz, com comentários descabidos, sem propósitos, fora de hora e preconceituosos, isto mesmo, em defesa de uns voce se torna preconceituoso para outros. Para esta reportagem de hoje, ou voce engana-se quando chama alguém de rico (status), ou se engana no que diz respeito a ser estudante.Oq

    Responda
  40. JoaoAH

    O economista negro Thomas Sowell, da Universidade de Stanford, é frontalmente contra ações afirmativas. Em seu livro 'Ações Afirmativas ao Redor do Mundo: Um Estudo Empírico', Sowell argumenta que não há indicadores que apoiem o sucesso das políticas afirmativas.Alunos de minorias não têm desempenho tão bom quanto os de outros estudos,  não chegam à graduação e não têm desempenho tão bom em suas carreiras após terminar a universidade 

    Responda
  41. PIXA-in

    Nenhum pais cresce pela metade, ou toda a sua população tem acesso a educação ou isto aqui vai virar uma selva onde alguns vão se tornar a presa e os excluidos os predadores.

    Responda
  42. Crasse Média

    Sr Desavisado: polêmica é cota por raças, não por condição social

    Responda
  43. JoaoAH

    Um STF em que um juíz acusa o outro de manipular sentenças, é acusado de não trabalhar, em que o outro viajou para CAPRI com depesas pagas por um cliente, não se pode esperar NADA! Quem é branco e pobre não existe para os bolcheviques de plantão.Não divulgam que Zumbi, o pseudo heroi, tinha escravos negros; prática comum entre as tribos negras da África e que os escravos eram vendidos para brancos, árabes e negros por outros negros tbm.

    Responda
  44. diva goulart

    NESTA FRASE DO ARTICULISTA: "A cota dos ricos é garantida pela desigualdade (social)" ELE FOI, DESTA VEZ, MUITO FELIZ.

    Responda
  45. Deivy Frajman

    Só no dia que acabarem com "ricos e pobres".Aí está a solução!

    Responda
  46. lebrao

    Tempos atrás aconteceu um fato em curitiba, uma moça passou num vestibular e ficou com uma classificação mediana, ao fazer as contas pelo número de vagas e o números de aprovados ela conseguiria uma vaga, sua surpresa é que a moça não conseguiu a tal vaga, ao investigar e apertar o reitor o porque da não classificação, o reitor confessou que tinha um número de vagas que era reservada para os filhos dos políticos, cotas para os ricos já existe faz tempo.

    Responda
  47. FERNANDO CASTRO

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. danilobc

      Rapaz... que exagero!

  48. dodi

    Sr Dimenstein enviei um comentário ao senhor na sua coluna com título, cidades menos burras, em que peço seu apoio para fazer contato com o governo e cobrar a reabertura do Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios,o espaço tem réplicas de esculturas de Michelangelo por exemplo e é um crime mante-lo fechado,conto com seu apoio,meu e-mail é douglasmartins74@hotmail.com.

    Responda
  49. christian okey

    Pelo mesmo raciocínio, podemos então deduzir que COTISTA de TERCEIRO MUNDO que são oferecidos vagas para aprimorar estudos no HARVARD, OXFORD, MIT, YALE.. que nem Dimenstein não rendem igual aos que entraram pelo mérito.

    Responda
  50. FERNANDO CASTRO

    DIMENSTEIN, VC FOI MUITO FELIZ NO SEU COMENTARIO( COMO SEMPRE).PARABENS.

    Responda