Painel do Leitor > "Lei das cotas carrega o pior tipo de racismo", avalia leitora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

  1. ReacionarioRS

    Nos anos 60, Marcuse, aquele do marxismo cultural, já clamava em seus escritos por uma sociedade "polimorficamente perversa", sua definição para a sociedade futura que desejava criar, pela recente votação no STF, percebe-se que os magistrados daquela corte são todos marcusianos de carteirinha!

    Responda
  2. mauriciolimaa

    Alguém pode me dizer quem não é negro ou descendente no Brasil? Somos o povo mais miscigenado do mundo. Será que o STF na sua tamanha sabedoria definiu quem é negro? Quem é MERECEDOR das cotas? O esforço pessoal não vale nada, mais importante é o privilégio né? Como farão os idosos que vem de escola pública e desejarem entrar na universidade se os bem preparados e os privilegiados já tomaram todas as vagas?

    Responda
  3. ale

    A lei das cotas é a mera aplicaçao do princípio da Isonomia. Nao se trata de favoritismo, mas sim de o meio jurídico tentar corrigir uma distorção fruto de séculos de segregação. Nas palavras de Ruy Barbosa: ""tratar desigualmente os desiguais, na medida das suas desigualdades".

    Responda
    1. mauriciolimaa

      Prezado Aloisio Carrara. concordo com voce. o STF fez julgamento politico e não consitucional. A Constiuição não admite privilégios. Todos são iguais e ponto.

    2. maguinho

      Pela CF 1988 todos são iguais independente de cor etc... No capitulo ll dos direitos sociais art. 6º reza o seguinte: São direitos sociais a EDUCAÇÃO, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Que tal esquecer as cotas e cumprir a constituição? Desiguais? isto não é preconceito?

  4. Fábio Nogueira

    Acho que nós temos uma dívida antiga com a população indígena, com os negr0s trazidos da Ãfrica. Temos uma dívida semelhante com os mais pobres e com as crianças desamparadas... Essa dívida seria de um pouco mais de Igualdade. Não sou totalmente contra a Lei das Cotas mas acho muito complicado definir quem tem direito. Assim sendo, sou a favor da abertura de vagas para TODA a população que quiser estudar e mostrar merecimento e dedicação. Quem sabe o nosso

    Responda
  5. ENEAS

    A classificação de seres humanos em raças é inaceitável sob qualquer pretexto, mas o STF disse SIM à classificação racial, observada a cor da pele. Hoje temos no Brasil duas raças oficiais: preta e branca. Poderemos ter raças intermediárias; pode ser, também, que o STF adote outro critério de classificação racial (crânio, sangue, etc.). Se isso não é racismo, então nada mais é. Os brasileiros precisam, na verdade, de respeito e oportunidades, o que é mais difícil ao homem públic

    Responda
  6. didio

                         O STF, dono das leis, acima da constituição de 1988, emitiu com seu voto a favoe das cotas o maio feito racista que esta embrenhado no brasileiro. Acho eu que igualmente os negros e pardos  assim o consideram. E escola pública foi feita para todos idependendo da cor da pele, porém a maioria que fraquenta com assiduidade é o branco, os outros ou não chegam ao quarto ano pr

    Responda
  7. Gabriel de Luca

    O problema que as c otas tentam resolver não é o da qualidade do ensino. Coloquem no youtube "racis mo e educação". É um vídeo a respeito de uma pesquisa feita nos EUA, onde crianças (pasmem!!!) ne gr as de três ou quatro anos já se consideram inferiores por serem dessa cor. Imagine o processo que elas já não viveram. As c otas tentam resolver este problema: o de uma sociedade que infelizmente já imprime pela cor quem deve ir á faculdade ou não. As c otas, nesse sentido, são contra isso!!!

    Responda
    1. ReacionarioRS

      Gabriel, você está enganado, as cotas sim vão criar um insuperável complexo de inferioridade nos negros. Tenho vários amigos negros e nenhum é a favor. Meus amigos negros todos se graduaram por terem sido aprovados em vestibular em igualdade de condições com os brancos.

    2. TRAVES timinho

      Aloisio, quem disse que não será por esforço? Por acaso não terão de prestar o vestibular como todos os outros? O vestibular será de dificuldade inferior ao dos 'sem cota'? A diferença é que um PEQUENO PERCENTUAL será disputado por pessoas que se enquadrem nessas condições. Pq o drama minha gente???????? Parece que estão tirando as vagas dos filhos de vocês!

    3. maguinho

      Legal, será que vão sentir-se melhor sabendo que até para entrar na faculdade não será por esforço próprio ou por ter aproveitado o estudo que tiveram? Será que a escola pública salvo em casos de nerds é o suficiente para alfabetizar qualquer um? Será que vimos pesquisas onde o resultado diz que 90% dos alunos da escola pública são par dos ou ne gros? e os po bres bran cos, ama relos, etc... onde estudam? ensinem todos com competencia e todos conseguirão disputar uma vaga na faculdade.

    4. Gabriel de Luca

      Quem negativou este comentário realmente viu o vídeo que eu sugeri?

  8. Jose_SP

    Este artigo foi bem escrito; melhor do que os já feitos por profissionais. Típica decisão fraca, muito fraca. Está faltando competência no Brasil. Principalmente no Distrito Federal. Não tenho visto mentes brilhantes, tampouco, medidas acertadas. Apenas pavões.

    Responda
  9. careca

    as cotas sao apenas um decimo do devido a titulo de reparacao pela escravizacao, brutal exploracao, tortura e martirio de quase dois milhoes de negros arrancados de sua terra natal e do convivio com suas familias. Discutir as cotas fora da historia, fora do tempo, num recorte de uma geracao e insuficiente e inadequado. 

    Responda
  10. James

    As cotas numa cidade como SP ou RJ como ficam? O povo é miscigenado. Quem avalia é uma banca, não um código genético.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      O curioso é que podemos notar em recente Censo realizado, que a maioria, inclusive de ne gros, se auto declarava 'branco'. Porém, quanto o assunto é cota para universidades, todos querem ser 'ne gros'.

  11. And

    Gente, vamos ser sinceros, esse ódio todo é por causa da disputa futura pelos melhores empregos no mercado de trabalho, não por causa de raça, ou outro blá blá blá qualquer; ficar empurrando classe C para escola técnica e A/B para faculdades já acabou!

    Responda
    1. Fran

      Essa turma nao consegue, ou nao quer, entender que a diversidade sera boa para todos. Todos ganham com isso.

    2. Fran

      Bravo!!! Isso mesmo! O Brasil precisa mudar de cara!!

  12. tiziu

    ...só fico imaginando quando os cotistas chegarem nas universidades...sem dinheiro e sem preparo...os políticos vão culpar quem...

    Responda
    1. antonio

      Até parece que vc está mesmo preocupado...

    2. Luis Henrique

      Caro Adriano Santos, Seguidamente temos lido na imprensa notícias, artigos e inclusive pesquisas universitárias, que mostram claramente que os alunos cotistas (ProUni, raciais e outras) ao chegarem na Universidade tem desempenho igual ou melhor que os não-cotistas. Pesquisa da UNB, por exemplo, diz "a diferença entre o desempenho de alunos não cotistas e cotistas durante a vida acadêmica é irrelevante", de apenas 0,25 pontos. Está provado que tudo é uma questão de oportunidade de aces

    3. Anderson Carraro

      ...dai veremos por exemplo, infermeiras aplicando leite na veia de paciêntes ao envés de soro...

    4. TIGUES

      JA FOI FEITA UMA PESQUISA, ELES CHEGAM AS UNIVERSIDADES SEM CONDIÇOES, OU DESISTEM NO MEIO DO CAMINHO OU SAEM PESSIMOS PROFISSIONAIS, ENQUANTO ISSO OS POLITICOS SE GABAM DE TER FEITO SUA PARTE DA MENTIRA.

  13. olimpiense

    esta lei,reza em claro e bom som,que negros,são raça inferior,sem as cotas,não irão ingressar no ensino superior,o pior será a consequência futura,quem irá dar  emprego ou colocaçao à um profissional que carregará o estigma de que só fez curso superior porque foi privilegiado pelo regime de cotas.

    Responda
  14. TRAVES timinho

    Pura demagogia, a causa do problema é outra,qualidade no ensino básico e médio. [2]

    Responda
  15. vanmare

    Seria resolver a metade do problema, porque agora terão que criar uma lei para cota de professores negros e indios, assim darão aulas para pessoas de sua etnia.

    Responda
  16. maguinho

    Mais uma vez estamos diante de uma demagogia barata e sem sentido, se todos somos iguais, porque separar por cor ou raça? será que é por causa da escola pública ser péssima? Será que na escola pública só tem par dos e ne gros? Será uma espécie de racis mo ou deliberadamente estão acenando que determinado grupo de seres humanos só vão conseguir entrar na faculdade se tiverem previlégios? Mas se não tiveram base escolar vão conseguir continuar os estudos ou serão humi lhados por não conseguir?

    Responda
    1. Chel

      Simples Aloisio: Contando que todos tenham as mesmas oportunidades, meios, ambiente, referencias, etc...ai sim não precisariamos de cotas.. Coisa que não existe.Vc ja notou q só Brancos são permitidos falar sobre o racismosss ?? Tem branco pobre e tem branco sobrando no poder e nas finanças, etc...E onde estão os outros no poder e nas finanças, bons empregos, chefia, etc ...??? Onde? Tente um bom par de óculos e verá sobre o q falo...

  17. indignacao

    É o ensino público que não presta, com professores de péssima qualidade (salvo alguns gatos pintados). Com Ministros de educação incompetentes como o hadaddd do p/t. Quem não se lembra da década de 60 com as escolas pú blicas excelentes de São Paulo? Caetano de Campos, Padre Anchieta, Estadual São Paulo, Roosevelt, Firmino de Proença, Sarmiento etc... Se essas escolas tivessem ainda os professores que não eram petis/tas, sindicalizados mas apenas tinham o SABER era só estudar muito e USP. /

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Exato Myrna, não adianta travar a lu ta con tra os galhos. O sistema de cotas apenas maquia a ausência de alunos carentes da rede pública nas universidades públicas, não por falta de competência destes, mas por falta de uma escola pública de qualidade que os preparasse para tal. Concomitante, as escolas privadas criam robôs para serem aprovados nos vestibulares mais disputados (das faculdades públicas), para assim, ganharem uma propagandinha.

    2. indignacao

      Estudar muito e se aplicar. Quem lê, hoje? Quem gosta de ler, hoje? Conheci um advogado da São Francisco já falecido, vindo do interior de São Paulo, que quando almoçava não podia jantar. Mas trabalhou e se formou. Percebem!!!??? Sem autopiedade, bolsa-esmola ou cotas.

  18. pyokomizo

    Pensei que STF fosse a suprema corte de analise e decisão da correta aplicação das leis que regem a vida de todos os brasileiros, pensei que a constituição brasileira considerasse todos iguais independente de raça, credo etc... Vejo que não é bem assim, visto que a decisão referia-se a uma ação de inconstitucionalidade das cotas raciais, acho que o STF é um guardião da nossa cidadania, não interpretador político de nossa constituição, podendo desconsiderar o texto claro e objetivo nela conti

    Responda
  19. MAC

    NÃO INTERESSA A RAÇA... PRA ENTRAR EM UNIVERSIDADE TEM QUE TER CAPACIDADE PARA ENTRAR E SE MANTER Là COM BOAS MÉDIAS. O BRASIL ESTà ENTRANDO EM UM AMBIENTE PERIGOSO, ESSE "PATERNALISMO" DESENFREADO ESTà INCENTIVANDO A CRIAÇÃO DE "PROFISSIONAIS" POUCO PREPARADOS PARA UM MERCADO EM CONSTANTE CONCORRÊNCIA. OU SEJA Dà COM UMA MÃO E TIRA COM A OUTRA. ISSO NA MINHA OPINIÃO É DISCRIMINAÇÃO OFICIALIZADA.

    Responda
  20. CHOQUITO SILVA

    MARIA CRISTINA ROCHA AZEVEDO.....PARABENS......escr eveu tudo o q sinto.......quanto aos nho nhos, coitados, votaram sob pressão da midia, dos grupos, e do momento em q vivem sendo criticados , seria demais se votasse c a consciencia, depois de tanto escandalo no judiciario !!!

    Responda
  21. maría catalina sepúlveda

    E os brancos que, estudam em escolas públicas como ficam.......

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Aí eles oferecem o Fies e o pro uni....

  22. Manub

    2.Nós temos 3 poderes e a CF entende q deve haver leis antes de ações (regulamentadoras) de normas não auto-executárias. Independente do mérito do Direito ás cotas raciais, NÃO Hà LEI. Quando o STF respalda um ato do Executivo sem Lei, temos uma nova situação no país: qualquer um (não precisa nem ser governador, basta ser Diretor de uma faculdade Pública)emite uma norma e a norma vai para o STF; se ele acatar, ficará vigente...ENTÃO, PRà QUE SERVE O LEGISLATIVO??????

    Responda
  23. Manub

    2 situações me incomodam em especial (dentre tantas situações):1.os não-negros como eu estarão submetidos á normas segregatórias por cor de pele (por raça nunca, sou medica e sei q raça não existe).Independente dos nossos antepassados, nóss pessoas de hoje, estaremos sendo discriminadas de forma atroz (oficialmente!).Quem vai "olhar por nós", se o próprio órgão responsável por coibir tais barbáries está sendo o próprio demandante delas?A Cruz Vermelha?

    Responda
  24. mauriciolimaa

    A verdade é que as universidades publicas estão cheias de alunos pobres, descendentes de negros, amarelos e outros. O que conta de verdade é o desejo, a vontade e o esforço de cada um. O fato de estudar em escola particular não garante a ninguem melhor estudo. É preciso esforço. Veja o exemplo do morador de rua que estudando em bibliotecas públicas passou no concurso do BB. Quanto mais se recebe de graça menos esforço é preciso.

    Responda
  25. P

    Unanimes opinião contra cotas, unanime votos do STF pelas cotas, por conta das cotas, entede-se o STF por ser cargo de cota apoia todas cota.

    Responda
  26. Luiz Andrade

    Não concordo com a Sra. Maria Cristina, creio que esta politica de cotas vem para reparar um um problema histórico no Brasil. Com certeza, qualquer um pode vêr, que essas minorias tem menos oportunidades do que os brancos, então, no momento, é necessário. Porém, isso não pode perdurar para sempre, é um remédio amargo para tentar salvar o doente, quando o doente estiver bom, tem que cessar o remédio.

    Responda
    1. Fernanda Bordignon

      Luiz Andrade, eu concordo com vc em partes. Mas o problema que as cotas vem reparar não é histórico. É bem atual. Os determinantes é que são históricos. Raças não existem como conceito científico, mas no senso comum existe. Os ne gros ainda sofrem. E por conta de suas características físicas sim. Ou não? quero ver alguém conseguir fundamentar que náo há preco nceito contra os ne gros. Mas concordo que nao tem que perdurar pra sempre. Nem será preciso.

    2. Fernanda Bordignon

      Os ne gros não são proibidos de prestar vestibular . O fato é que se considerar a população ne gra no brasil, eles ñão estão prestando. A cota está incentivando isso. Estou na universidade muito feliz de ver que há mais ne gros. Eles não ganham a vaga. o pessoal aqui esquece que eles tbm passam por uma seleção! O problema da escola pública eu concordo que precisa tbm ser resolvido, mas é outro problema. resolver a educaçao envolve muita coisa. inclusive fazer com que todos se SINTAM capazaes

    3. Fernanda Bordignon

      Os negros não são proibidos de prestar vestibular, Aloíso. O fato é que não estam prestando se considerar a populãção de negros em nosso país. O caminho das cotas pode não ser o melhor possível, mas e a meu ver, foi o melhor apresentado até agora. Concordo plenamente que o ensino báscio público é ruim em nosso país. Mas melhorar o ensino significa também fazer com que todos os negros se sintam (se sintam sim, porque capazes já são) capazes de escolher qualquer profissão que lhes interessem.

    4. maguinho

      Se não conseguir entrar pela reserva de cotas, onde está a culpa? qual o motivo da pessoa não conseguir entrar na universidade? O ne gro é proibido de prestar vestibular? de fazer o enem? O problema é outro, bem outro, o ensino público de hoje é caótico, professores da rede pública estão na fase do toma lá da cá, a violen cia nas escvolas públicas afastam a atenção dos alunos, ele consegue um DEPLOMA sem ser alfabetizado daí... como conseguir competir? Entrar por cota e aí? como permanecer?

    5. Juliana Bamberg

      e os amarelos / asiaticos ?????

    6. TRAVES timinho

      E a recuperação do doente, seria a recuperação do ensino público. Aí sim, teríamos todos os alunos ne gros, brancos, indígenas, enfim, competindo com o mesmo privilégio.

  27. GALO FORTE

    Brasileiro detesta estudar.Aqueles que usam a escola pública não conseguem ser bons no que há de pior que é a educação pública do Brasil.Quem faz a escola é o aluno. Se o aluno é ruim e não quer estudar, não adianta.Política de cotas para negr@s em um país mestiç@ como o nosso. É muita demagogia.

    Responda
  28. Ricardo Gomes

    As cotas deveriam ir para alunos com poucas condições financeiras e de escolas públicas, e não pela etnia. Essa decisão do STF, evidência o quanto o nosso país é preconceituoso em relação aos negros. Como disse a leitora por trás da constitucionalidade da Lei. Realmente há um "preconceito maquiado".

    Responda
  29. mauriciolimaa

    O STF errou porque a C.F. diz todos são iguais perante a Lei. Além do que estão fazendo julgamento político de uma questão jurídica. Não se enganem não é atraves de lei ou de cotas que se vai resolver as diferenças sociais, economicas e raciais deste País. Quando um grupo que se julga oprimido é esse mesmo grupo que deve reagir e lutar. Não mintam para voces mesmos. Os exames vestibulares são os mesmos para todos, o esforço de cada um é que é diferente. As cotas só servem para justificar os

    Responda
    1. Gabriel de Luca

      Mas foi esse povo oprimido que reagiu e lutou. As cotas são uma vitória deles! E dizer que quem entra na universidade é quem tem esforço... isso é uma verdadeira piada. Quero ver ter esforço em uma escola fodid@, com pais que jamais entraram em uma universidade, com pessoas debochando de você quando você fala que quer ir para uma faculdade etc.

    2. TRAVES timinho

      As cotas indiretamente servem para garantir que pelo menos alguns oriundos da rede pública, possam ter acesso ao 3° grau sem ter de se humilhar para conseguir o Fies ou pro uni.

  30. Samuel

    O fato da qualidade da educação, que é ruim, ter um corte espacial, que ,na prática é em grande medida um corte racial vem sendo relegada no debate travado neste fórum. Ora, é a disparidade educacional que justifica o sistema de cotas. Só vejo alguns dizer que o referido sistema é racista. Mas não há menção ao fato do corte espacial da qualidade da educação ser reflexo do racismo. Lutemos para que o sistema de cotas não faça sentido, lutemos para que não haja um corte espacial na educação.

    Responda
  31. pedro marques

    Todos são iguais perante a lei. Menos os brancos e pardos pobres. Estes são seres inferiores e não devem ser protegidos pela Lei Maior. Interpretação literal dada pelo STF com aprovação do sistema de cotas em Universidades Públicas.

    Responda
    1. Samuel

      Só uma pergunta: você acha que a situação altamente marginalizadora dos negros na sociedade brasileira é sinal da igualdade perante a lei? Você acha que o fato da periferia oferecer um ensino, já ruim, mas de qualidade inferior ao das demais localidades representa igualdade aos negros, maioria da população moradora de periferia?Não sejamos demagogos: a renda tem um corte financeiro, a educação tem um corte espacial, tudo isso converge para marginalizar o negro na sociedade. Isto é igua

  32. Bertrand Russell

    O argumento privilegio contra as cotas é uma falácia. Em geral essas pessoas sao as q sempre tiveram privilégios na sociedade e agora usam esse argumento p/se fazerem de vitimas e pior ainda p/diminuir a auto-estima dos q entram nesse sistema. Os sistema de cotas expõe uma verdade q ha em nossa sociedade - q ela é altamente ra/cis/ta, pois se nao fosse assim nao haveria necessidade de cotas. As pessoas contra o sistema de cotas claro nao admitem, mas na verdade elas sao extremamente ra/cis/t

    Responda
    1. Bertrand Russell

      Nao desconheço o fato da baixa qualidade do ensino sr roberto. Em meu comentário anterior isso foi citado. Tao pouco ignoro q essa medida nao vai resolver o problema da educacao. Como disse antes ela faz justiça enquanto nao ha melhor distribuição de renda e boas escolas publicas. Eu sou professor de universidade publica e os alunos cotistas tem desempenho similar ou melhor q os nao cotistas. Portanto teu argumento eh uma falácia. Se o sr eh contra cotas eh uma lastima pois mostra preconceit

    2. Brazil Com Z

      Parabéns pelo comentário Bertrand, perfeito, faço minhas as suas palavras.

  33. TRAVES timinho

    O mais curioso é que os que são contra as cotas, são justamente as pessoas que detêm poder financeiro para custear as faculdades dos filhinhos, mas preferem que eles carreguem um título de universidade pública no currículo, só pra dizerem que foram capazes de passar no vestibular pela seleção mais difícil. Mesmo que julgando a universidade como de má qualidade. Hipocrisia é pouco.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Agora ser con tra o L u l a ou o P T virou ra cismo... haahahaha O povo não precisa de bolsa es mola, precisa de serviços públicos de qualidade! É pedir demais? Não, somos nós quem pag amos, somos nós quem podemos exigir. Falta mão de obra e espe cialistas em muitas categorias. Acorda Bra sil!!!!!

  34. indignacao

    Agradeço a Deus que aos 17 anos de idade e apesar de ser branca e pobre, nos idos de 1969 entrei na USP por merecim ento e muito estudo. Sem autopiedade por ser pobre mas com vontade e raça para vencer e venci, Lamento pelos pobres inteligentes que infelizmente são brancos neste país racista.

    Responda
    1. indignacao

      A maioria Brazil com Z

    2. indignacao

      Eram alunas pobres e uma minoria filhas de juízes famosos que estudaram na mesma escola.o Estadual São Paulo do Parque Dom Pedro.Mas os professores eram rigorosos e competentes. Havia descendentes de judeus, chineses, japoneses, italianos, árabes... Meu pai que escolheu a escola que eu deveria estudar assim como eu a escola do meu filho, o Bandeirantes e o meu filho escolheu a Europa para meus netos estudarem... Sabe o que importa é lutar por aquilo que deseja, não cruzar os braços jamais.

    3. Brazil Com Z

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  35. joaosao

    É um verdadeiro absurdo. Cotas para pessoas de qualquer "cor " é um retrocesso em nossa frágil democracia. Em minha opinião o Supremo errou e feio ao aprovar tal medida.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Que tal a cota da universidade pública para o aluno da rede pública, não seria a mais sensata? Levantemos essa bandeira!

    2. Brazil Com Z

      Frágil democracia essa foi de lascar, qual o perigo das cotas para nossa frágil democracia sr. João ?

  36. Bertrand Russell

    A leitora esta equivocada ao classificar cotas pri/vile/gio. Pri/vile/gio tem tido os estudantes nao afro-decentedentes terem todas as oportunidade de boa educação . Enquanto nao tivermos melhor distribuição de renda e escolas publicas de boa qualidade o sistema de cotas minimiza a in/jus/tiça de q oportunidades de vida digna eh ne/ga/da a uma minoria devido ra/cis/mo Essa reacao contra as cotas expõe o ra/cis/mo que ha na nossa sociedade.

    Responda
  37. reina

    I Infelizmente esta leitora deve ser branca e provavelmente é a favor de que a escravidao degeria voltar  ou sente-se incomodada com a ascensão social dos negros.   Sou de opinião que os negros devriam ser ressarcidos  por tudo aquilo que desumanamente sofreram por muito tempo em nosso pais as cotas é muito pouco muito, muito mais deveria ser feito como reparação a desumana injustiça que perdurou por seculos e que hoje nos envergonha até de lembrar 

    Responda
  38. Isaias Dias

    Aonde fica o branco pobre, sem condições de bancar uma faculdade... Quem vai dar uma cota p/ ele?

    Responda
    1. Juliana Bamberg

      ué! e onde fica o chines pobre, o japones pobre, o arabe pobre...??? notaram como os imigrantes que inumeras vezes foram tratados como escravos,e ergueram sao paulo (pelo menos) sao a real minoria esquecida??? mas esses imigrantes sao gdes batalhadores, teem mta fibra e sempre cobraram essa postura dos seus filhos/netos - sem nunca exigir qualquer beneficio ou vantagem, dada sua grande desvantagem em relacao a populacao local.

    2. TRAVES timinho

      POR ISSO: UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA. Essa deveria ser a lei e acabou!

  39. Fran

    Uma das piores, e mais eficientes, caracteristicas do rac1smo no Brasil foi o de tentar acabar com a auto estima do n3gro. Estao tentando o mesmo truque agora, ao dizer que nao havera merito, que os alunos serao fracos, etc..Nao se deixem abater, Sempre tivemos de ser 3 vezes melhores que brancos pra disputar a mesma vaga. Somos capazes de encarar essa batalha. Cabeca erguida. Vamos em frente. O Brasil precisa mudar de cara.

    Responda
  40. Observador Amador

    A decisão do STF tende a agravar ainda mais o racismo q historicamente existe na cultura brasileira. Além de estabelecer uma forte desigualdade entre brancos, indígenas e negros, no acesso ao ensino superior, ignora totalmente os desigualdade econômica dos intelectualmente capazes mas sem condições financeiras para acessar à faculdade. E ainda se fala em Justiça!...

    Responda
  41. mauriciolimaa

    As ultimas decisões do STF andaram contra a vontade do povo. Parecem decisões políticas e não segundo a CF. O STF parece SPTF.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Não Kristian, existem os que levam alguma vantagem.....

    2. mauriciolimaa

      Com certeza voce faz parte do grupo dos beneficiados e não do povo.

    3. mauriciolimaa

      Meu caro Brazil com Z. Eu faço parte do povo o que não acontece com voce que deve ser burguês ou estrangeiro pois escreve Brazil com Z. Acho também que voce nunca entrou numa favela, se quizer eu te levo para conhecer uma, pois lá tem 60 por cento de brancos e 40 por cento de negros, viu mané.

    4. Brazil Com Z

      O que o sr. entende por povo sr. Mauricio, quando este seu povo, lhe deu procuração pra falar em seu nome ?

  42. petralhissimo

    Sou radicalmente contra as cotas e ponto! Sou favorável ao pobre e ao oriundo de escolas públicas e isso já existe!

    Responda
  43. Chamberlain

    Eu que pensava que o ST F era constituído de pessoas inteligentes.Mas ao que parece prevaleceu o partida rismo, e a pressão do LULAH sobreseus inte grantes. O ministro peti sta LEVANDOWHISKY deu o pontapéinicial, e todos demais integrantes, para não serem taxados derac istas, seguiram seu voto. Ser contra as co tas quer dizer ser ra cista ? Eu pelo menos, trabalho para que o raci smodiminua, ao votar contra, pois, POIS o neg ro vai ser sempre visto como COTI STA pelos colegas !

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Brazil, não ser PT pra vc, é ser racista?

    2. Brazil Com Z

      Vc não precisa fingir que não é pre.....con...ceituso, suas plavras o entregam sr. Francis.

  44. FANTASMA

    Poderia esperar o quê de um desgoverno da petezada? Poderia esperar o quê de um STF escolhido pela petezada. E vai ficar assim mesmo e por muito tempo, basta ver as pesquisas de intenção de votos para as próximas eleições. O Brasil não merece isso.

    Responda
    1. Rainor

      A Klu Klux Klan é que divide as pessoas por "raças" e as discrimina em função da cor da pele. Igualzinho ao que fizeram esses ministros. Agora ser contra a discriminação por cor de pele virou racism0? Ser a favor da lei que afirma que "todos são iguais perante a lei" é ser racist.a? É um absurdo, ser chamado de racista pelos verdadeiros RACIST.AS.

    2. Brazil Com Z

      A KLU KLUX KLAN está aceitando novas iscrições, mnde seu curriculo Traves.

    3. Brazil Com Z

      Vc é filiado a KLU KLUX KLAN sr. Luiz ? se não é tem o perfil ideal.

    4. TRAVES timinho

      É o Bolsa-ne gro-indígena herança da do Molusco.

  45. dannesse

    O STF com a aprovação das CO-TAS RA-CIS-TAS e não ra-ciais, acabou OFI-CIA-LIZAN-DO o ra-cismo no Brasil. Como disse aquela ANTROPÓLOGO: CURAR CÂNCER com ÃGUA BENTA.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Brazil, é o limite de caracteres.....

    2. Brazil Com Z

      Meu Deus como alguém consegue escrever tantas abobrinhas em tão poucas palavras.

  46. mauriciolimaa

    Esta decisão do STF é prova de que o STF decide politicamente e não segundo segundo a Constiuição porque a Constituição diz: Todos são iguais perante a Lei. Agora deveria entao haver cotas para os indios (mais merecedores), para os deficientes, para os pobres, para os homosexuais. O STF foi muito infeliz segundo a Lei.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Porém, o que se vê, são universidades públicas bancadas com o meu, seu, nosso dinheiro, financiando o estudo de playboyzinhos que poderiam pagar por seus estudos como o fizeram no 1° e 2° graus, enquanto os filhos de seus empregados, contentam se em tentar um Fies, ou pro uni....

    2. mauriciolimaa

      Meu caro travestiminho! Acho que voce não entendeu. Não tem que haver "cotas" para ninguém. A Lei maior diz : Todos são iguais.

    3. TRAVES timinho

      Maurício, aos índios, aos deficientes já existem, Agora me explique, de onde tirou os homo ssexuais??????? Qual a carência desses?

  47. Kana Braba

    Parabéns a leitora pelo comentario, na realidade é isso que acontece no Brasil, depois da entrada deste desgoverno  em 2003. Isso sim é racismo puro !!!

    Responda
  48. Gallego

    Raças é definir como etnias as pessoas com fenótipos diferentes do europeu, designado como raça BRANCA. Racinismo é o que uma senhora fez abaixo ao destilar seu "conceito" sobre os afrodescendentes.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Tal tipo de comentário, não deve nem ser levado em consideração, tamanha pobreza de espírito. Vai saber de qual maca co evoluiu esse ser....

  49. Brazil Com Z

    Sra Maria Azevedo por vezes é melhor se calar, sobre determinados assuntos, que não se domina, como por exemplo este sobre cotas, como é seu caso, do que escrever as abobrinhas que a sra escreveu. Infelizmente as universidade públicas necessitam reservar cotas sim, as cotas simplesmente visam diminuir as profundas desigualdades, ainda, existentes, entre black e white no Brasil, Se nossos irmãos de cor ficaram livres dos açoites na senzala, a maioria, se encontra presa na miséria das f

    Responda
    1. joaosao

      Sr. José Geraldo. Muito equilibrado e coerente seu comentário. Parabéns !!!

    2. TRAVES timinho

      Olha José, pelo visto você é um dos beneficiados com a possibilidade de pagar por uma universidade de qualidade privada, mas como teve um bom ensino, pode entrar em uma pública 'sem qualidade', mas com nome para pôr em seu currículo com todo orgulho...tshi tshi tshi.

    3. José Geraldo

      Desde quando ensino superior garante emprego e renda? Desde quando é meio de justiça social? Quem emprega e paga o salário que quer são as empresas, de acordo com a capacidade do sujeito e o Estado através de concurso público, ou seja, capacidade intelectual..De todo modo a competência sempre é ônus do estudante. Faculdade pública não garante nada, nem ensino de qualidade (pelo contrário, há greve, professores ruins, falta de infraestrutura), mas sim o esforço de quem está lá estudando.. /p

    4. Brazil Com Z

      Preconceito pouco pro senhor é bobagem, dizem que seres anencéfalos não sobrevivem ao parto, o sr. estando vivo desmente este teoria Sr. Duarte..

    5. Gallego

      Isto sim é o famoso RACINISMO!

    6. Rainor

      "presa na miséria das favelas".... É o que acontece quando não se tem ambição e empenho. Vive-se culpando outros por seus problemas e nunca se vai em frente. E os negr0s que estudaram, trabalharam, se formaram e hoje estão bem de vida? Conheço vários que não ficaram se queixando sem mover uma palha para melhorar. E sobre os brancos favelados? O que eles tem em comum com seus vizinhos negr0s? Vou lhe dizer: Vagabundagem.

  50. Rainor

    Exijo que sejam criadas cotas para atletas brancos na seleção de basquete do brasil, assim como na de atletismo. Basta verificar que mais de 80% dos membros dessas equipes são pessoas de pele escura. Isso é descriminação e mostra como não existem oportunidades para os claros como eu na atividade esportiva. Exijo cotas atléticas para indivíduos brancos.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Então vamos lá, qual a seleção de baskt hoje? Passam os jogos na TV? Tratam-se de aspectos físicos quer você aceite ou não, as pessoas ne gras em sua maioria detém os genes responsáveis para o melhor desempenho físico, daí a maioria dos atletas de alguns esportes serem desta cor, porém quantos tenistas, jogadores de vôlei, vê, desta cor? Não são excluídos por cor, mas por APTIDÃO FÃSICA. ESTà ENTÃO A SUGERIR QUE OS NE GROS SÃO MENOS PROVIDOS DE INTELIGÊNCIA?

    2. Rainor

      Era de ouro? Torno a repetir, essas pessoas JOGAM na seleção brasileira?

    3. TRAVES timinho

      Não conhece a era de ouro do basquete do Brasil, então pq cita esse esporte. Cala-te!!! Preconceituoso!!!!

    4. Brazil Com Z

      Pra escrever abobrinhas sem pé, nem cabeça sr. Duarte é melhor não escrever nada. Seu comentário comprova que seres anencéfalos podem sim sobreviver ao nascer.

    5. Rainor

      Quem são esses? São jogadores da seleção?

    6. TRAVES timinho

      Oscar Schimith, Paula, Hortênsia, são de qual cor? Trata-se de tipos físico, não de cor!!!! Ora, essa, se queres polemizar, procure outros argumentos!

    7. Rainor

      ups, onde se lê descriminação, leia-se discriminação.

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.