Painel do Leitor > "Lei das cotas carrega o pior tipo de racismo", avalia leitora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6

  1. Gallego

    No ambiente MACRO não se analisa pelas exceções, cidadão. A regra geral é que na universidade pública só entra os filhos da classe média alta que não vão estudar no exterior. Temos visto mudanças nos últimos 10 anos graças aos progrmas governamentais de incentivo. Não é INCONSTITUCIONAL, desde que a Corte Maior declarou sua CONSTITUCIONALIDADE.

    Responda
    1. euler

      o S T F nao e serio e nem mais digno de respeito, esta politizado.

  2. BrasilcomS

    Resposta, prezada Sra., compare os filmes norte-americanos, as transmissões esportivas de lá, os políticos influentes, cineastas, músicos, generais, juízes...compare com a nossa " realidade "...creio ser necessário sim este sistema. Foi utilizado nos EUA e com resultados: Obama, Colin Powel, juristas, generais, cineastas, etc..etc...aqui ???Creio que a Sra. quer manter como está ??? Por que ???

    Responda
    1. Rainor

      Cotas raciais são PROIBIDAS nos EUA. Exatamente pelo fato de serem anti-democráticas e de que nunca funcionaram como previsto.

  3. Vingador Verdadeiro

    A questão pode ser complexa, mas é de simples resolução. Universidade pública para quem estudou em escola pública. Certamente dispensaria esta palhaçada de "cotas".

    Responda
    1. TRAVES timinho

      José, vc me conhece por acaso? Então somente por isso, seria o suficiente para calar-te. Sorry _|_

    2. José Geraldo

      Cansei de tentar explicar para você TRAVES..Você distorce tudo que eu falo só para justificar essa sua argumentação sofrida..Você não conhece a realidade acadêmica nacional, não é estudante de universidade pública e portanto, não possui conhecimento de causa para opinar. Se você soubesse quantos como eu fizeram ensino médio em colégio particular com bolsa ou vem de escola pública ou os pais são da classe C, sem dinheiro para pagar uma universidade privada você não generalizaria....

    3. TRAVES timinho

      O cursinho já ´feito para em sua maioria, alunos de escolas públicas. EM QUE MUNDO VC VIVE??????????????? Seleção? Dai ao povo o que é do povo!!!! Custa entender? Não tenho que pagar universidade pra filhinho de papai que pode pagar um universidade privada!!!!

    4. José Geraldo

      beleza...aí a classe média em peso ia matricular o seu filho em escola pública para mais tarde pagar um cursinho...acorda! ensino superior é para poucos e sempre haverá seleção, por ter custo elevado, a oferta é menor que a demanda..Ora, produzir ciência e conhecimento custa caro. Não dá para universalizar, sem perder em qualidade,pois nem todos estão dispostos a estudar..Veja a quantidade de gente burr/a no país independentemente de ter estudado em escola pública ou privada..

  4. Rainor

    Fico pensando no que os milhares de médicos, advogados, engenheiros e cientistas negr0s, formados com louvor em Universidades Públicas devem estar pensando disso tudo. Eles, que hoje são vistos com admiração por tudo que conseguiram, correm o risco de mais tarde serem confundidos com cotistas, alunos de segunda categoria, e terem até sua capacidade profissional colocada em dúvida.

    Responda
    1. TRAVES timinho

      PRECONCEITUOSO. Pai, perdoa ele não sabe o que fala!!!!!!!!!! Somos da ra ça humana, como pode classificar-nos como de 1ª ou 2ª categoria? Não seríamos divididos por termos mais ou menos condições financeiras e incentivos? E isto meu caro, nada tem a ver com esforço ou talento. Aliás, neste país, tudo se compra, até o talento.

    2. Rainor

      Definição de segunda categoria: Aquele que não é o melhor, que é menos capaz, que usa de artifícios para alcançar o que os de primeira categoria fazem com seu esforço e talento. Entendeu agora?

    3. TRAVES timinho

      hahahah vc é trágico, ou seria cômico mesmo? "...confundidos com cotistas, alunos de segunda categoria, e terem até sua capacidade profissional colocada em dúvida..." Defina '2ª categoria' senhor PRECONCEITUOSO!

    4. Rainor

      Conheço vários, inclusive tive colegas negr0s na faculdade de Direito (Federal) e eles não precisaram de cotas para ingressar lá. Se você não acredita que possam existir negr0s de nível superior sem favores, então talvez você seja um racista.

    5. TRAVES timinho

      Que absurdo!!!!!!!! Só por ser cotista, terem lhe dado um direito, indica que seja menos provido de inteligência???????? Reveja seus conceitos. À propósito, quantos ne gros médicos, advogados, e engenheiros conhece?????

  5. Terezinha Couta da costa barros

    Neg ros não gostam de estudar. Eles não tem paciência para esquentar a m ufa. O que mais gosta o n egro é de festejar. Festejam tudo, a toda hora ! Por isso que digo, que esse regime de cot as, aprovados pelo STF vai consolidar no mundo desenvolvido, a idéia de que o Brasil é um país, do SAMBA, MULHER BOA E FUTEBOL ! O STF acaba de construir a casa pelo TELHADO, ao apoiar essa iniciativa po pulista ! Ninguém consegue vencer no mercado de trabalho, pelo nepotismo, pelo QUI, é pela COMPETÊNCIA

    Responda
    1. luiasantos

      Sra TerezinhA, .As MULHERES tem COTA NA POLITICA .TRABALHA MENOS TEMPO PARA APOSENTAR (embora vivam mais que os Homens). .Tem LEI ESPECIFICA QUE AS PROTEGE. Vou ficar só nestas três. Pergunto para você: Porque tanto RANCOR. Ao ser beneficiada você com certeza agiu diferente.

    2. Brazil Com Z

      Quanto preconceito em tãos poucas linhas, meu Deus.

    3. TRAVES timinho

      Terezinha, duvido que seu comentário dure muito tempo aqui no mural, mas não lhe mandarei para o lugar de onde vc jamais deveria ter saído, para que não seja tb denunciada _|_

    4. Rainor

      Cotas raciais nos EUA foram eliminadas há décadas por serem discriminatórias e não servirem em nada para melhorar a situação dos afro-descendentes.

    5. BrasilcomS

      Pessoa não sábia, para não dizer i.g.n.o.r.a.n.t.e !!!! Este sistema tenta copiar o utilizado nos EUA, décadas atrás...Conhece o OBAMA ? Colin Powel, assista as transmissões esportivas de lá...assista filmes, seriados norte-americanos...e, se puder, absorva a diferença de lá para cá, aí terá a resposta...fique com Deus, que não ter cor, raça, cheiro...e a Energia Cósmica !

    6. Allyson

      Esse é o comentário mais racist@ e preconceituos@ que já li nos últimos tempos, dizer que negro não gostam de estudar é um absurdo. Todo o generalismo é bu.rr@, inclusive esse seu pensamento que reflete a pessoa despre.zí. vel que você deve ser. Historicamente os negros são reprimidos pela sociedade como classe inferior, o mínimo que o governo pode fazer é tentar equilibrar essa desigualdade, que inclusive é previsto em constituição Políticas iguais para os iguais e diferente para os diferentes&

  6. Gallego

    Disputar vagas para tratamento no SUS ninguem quer, não é? Como o ensino superior público é melhor que os demais, aí a galera chia e chora quando os eternos dependentes dos serviços públicos ganham uma pequena vantagem. Típico do raciONALISmo "normalizado" pelo uso e abuso durante séculos.

    Responda
  7. mcamargo

    cotas deveriam ser em função da condição social, não cor da pele...

    Responda
  8. Rainor

    Universidade é lugar de estudo, de se criar tecnologia e cultura. É um espaço onde o que vale é o mérito, a capacidade. Não é um órgão de caridade. Deixar de fora alunos melhores e colocar no lugar outros, piores, apenas por demagogia é um absurdo. Porque não preenchem os cargos do STJ e STF com índios, negros e homossexuais? Porque não exigem que um terço dos desembargadores seja afro, ou ruivo ou canhoto? 

    Responda
    1. Manub

      PERFEITO SEU COMENTARIO!UNIVERSIDADE É LUGAR DE EXCELENCIA, AONDE SE PREZA O INTELECTO E O MÉRITO INTELECTUAL.Não é pão para ser repartido por caridade.Não é "direito de todos", mas sim alcançado por aqueles poucos que tem o dom e o intelecto para tanto.

    2. TRAVES timinho

      Então que seja por análise do histórico escolar, como é feito em muitos países. Os alunos com melhores notas seriam os primeiros selecionados, e caso sobrassem vagas, que fossem destinadas à quem pudesse pagar. O que se vê, é o contrário.

    3. José Geraldo

      TRAVES, quem pode pagar 1.000 reais em uma Uniequina? A maioria dos estudante são filhos de pais assalariados da classe C..Esse negócio de passar a mão na cabecinha de gente que não quer estudar, que é carente e blablabla é coisa de demagogo...Escola de qualidade tem que ser para os melhores da escola pública (com cotas ou não) e para os da escola privada e não com base na questão racial, que não é meio apto para distinguir bons dos maus alunos..

    4. TRAVES timinho

      Desde que seja financiada com dinheiro público, deve servir ao público, e que seja o carente! Há muitas universidades privadas prontinhas para receber os endinheirados.

  9. Gallego

    As cota são NECESSÃRIAS, não porque os afrodescendentes sejam incapazes, mas porque a fórmula que criaram para ter acesso ao ensino superior público PREMIA quem tem dinheiro para gastar fortunas em cursinhos de treinamento de robozinhos.

    Responda
    1. Gallego

      Então parabéns às escolas públicas do ensino fundamental e médio do RS, na verdade pode estar nas exceçõs de praxe.

    2. José Geraldo

      O ENEM é uma boa prova em que se premia a capacidade de raciocínio, reflexão e interpretação de textos.Quem tem o hábito de leitura costuma se sair melhor nessa prova e alcança aprovação em uma universidade pública.Cotas sociais também podem garantir mais pontos a esses alunos corrigindo a defasagem quanto a escola particular.. Agora ficar inventando desculpa é coisa de preguiçoso, de quem quer um jeitinho p/ justificar a incompetência..E o branco, pobre e estudante de escola pública? Como f

    3. Rainor

      Não é verdade. Cursei Psicologia e Direito na Universidade Federal do RS e a maioria dos alunos vinham de escolas públicas e de famílias de classe média ou baixa.

  10. Marinho

    Lamentavelmente o racisco esta dentro da lei no que dis respeito a Educação, não sou jurista, mas creio que essa decisão é anticonstitucional, pois na Constituição diz que TODOS SÃO IGUAIS PERANTE AS LEIS, estão criando um grupo mais igual que os demais, já li sobre isso, em um livro de George Owell a Revolução dos Bichos, será que chegaremos lá?

    Responda
    1. antonio

      Que bom que vc reconhece que não é jurista.

    2. antonio

      Que atualizado.Todo mundo que leu esse livro acha que descobriu o mundo.Aimeudeus.

  11. TRAVES timinho

    Funcionário público deveria ser obrigado,assim como sua família, a fazer uso de serviços públicos somente. Seja escola, hospital, seria essa a única forma de mudança por parte desses sangues sugas. Nosso imposto paga a escola privada de seus filhos, e depois os mestrados e doutorados em intercâmbios. Estes, após virarem doutores, graças ao nosso $$$, usam de suas especializações para servirem somente aos que possam pagar R$300 no mínimo por hora....ou seja, aos outros filhos de sangues suga.

    Responda
  12. Gallego

    Nós nunca tivemos uma divisão racial???? Tem certeza que vives no Brasil?

    Responda
    1. TRAVES timinho

      E quantos ne gros endinheirados você conhece? Eu, nenhum, vejo jogadores de futebol e......acho que só.

    2. Rainor

      Nunca tivemos divisão racial. O que há no Brasil é uma divisão de classe. Se o negr0 tem dinheiro é respeitado, se o branco é p0bre é ignorado.

    3. TRAVES timinho

      Sempre a tivemos, e por incrível que pareça, a estão determinando por lei.

  13. Rainor

    Concordo totalmente. E digo mais, essas cotas "racistas" irão criar no país algo que nunca tivemos: Uma verdadeira divisão "racial" (como se existissem raças humanas) na sociedade, com todas as mazelas que isso acarreta. Esses ministros, com seus discursos empolados, votaram frontalmente contra o artigo 5º da Constituição Federal. Não me venham com sofistas vazios, cotas raciais ferem completamente o dispositivo de que todos são iguais perante a lei.

    Responda
  14. f lopes

    Para o governo é muito mais fácil criar cotas raciais do que investir na educação. Se tivéssemos investimentos maciços na educação, com certeza não existiria a necessidade do STF julgar a validade das cotas. A continuar neste ritmo, logo teremos cotas para a saúde, para o Supermercado, para a Farmácia e assim por diante.

    Responda
    1. silva-081

      Na verdade, seria  complementar, pois antigamente era branco escravizando branco, o caso dos hebreus, nem por isso tem descendentes reclamando direitos e nas favelas, existem amarelos, negros, índios, etc marginalizados por governos incompetentes que não conseguem solucionar a questão da educação, saúde, seca no nordeste, etc .. tem problema libera-se mais dinheiro que desaparece, ora como se os beneficiários dessas cotas fossem deficientes, e não conseguem se superar ..

    2. Fernando-ST

      Agora amigo Xará, acredito que a maioria dos "beneficiados" por essas cotas Universitárias não gostariam de ter Ensino de qualidade... dependeriam de todo esforço, como o praticado pelos brancos e ricos que dependem de notas pra classificação! Não ficariam satisfeitos com o final da "malandragem" pra conseguir uma vaga em Universidade... dependeriam de esforço e esses beneficiados, não são "chegados ou acostumados" a isso! Preferem continuar reféns desses benefícios em troca de Votos! Abraço

    3. Paulo Sergio Valdez Giovanette

      Sem dúvidas, e ainda pensamos que neste bastardo país, estamos isento do racismo.E uma lastima, porem na saúde, transporte publico e coisas similares, e fato veridico, este pensamento do supremo, ( mas que supremo ), vem com estes pensamentos do início do século passado.Neste país, realmente, e tudo uma lástima.

    4. TRAVES timinho

      Jà existem....Estão camuflados sob o nome de "bolsa- alguma coisa".

  15. Fran

    Esta autora releva bem o pior tipo de rac1smo que sempre existiu no Brasil. Silencioso, velado, covarde. O Brasil vai sair da idade media sim. Goste ou nao.

    Responda
    1. José Geraldo

      Estão querendo acabar com o ensino público de qualidade...Já conseguiram acabar com o fundamental e médio quando universalizaram o ensino (sim, ele já foi bom há décadas atrás)E agora querem desmoralizar o ensino superior público..Nada contra reservar cota ou uma porcentagem para alunos de escolas pública, mas pelo menos há uma seleção prévia desses alunos não permitindo que alunos com baixo rendimento entrem,diferentemente das cotas raciais que não servem para distinguir os bons dos maus al

    2. Rainor

      Assim como a Alemanha nazista saiu ao implementar os testes raciais para definir a "raça" de cada um. Discriminar alguém (estudante de cor clara e nota maior no vestibular) em função da cor da pele é RACISMO sim. É como ocorria na Ãfrica do Sul e nos Estados do sul dos EUA. Ou racismo só existe quando é praticado por brancos? Negros não podem ser racistas?

  16. Samuel

    Interessante: não há menção no texto menção a educação pública de péssima qualidade a que os negros tem acesso. Isto é altamente explicável pela qualidade do ensino público, que já é ruim, ter um corte qualitativo num plano espacial- a periferia. Ora, onde moram a maioria dos negros? Na periferia. Portanto, racismo é fechar os olhos para esta realidade e dizer que o sistema de cotas é racista. Assim, não se falará da presença ainda inexpressiva de negros em universidades públicas.&nbsp

    Responda
  17. Marcio Magini

    Sim as cotas para oriundos de escolas públicas e NÃO ao preconceito mascarado das cotas que rotulam a cor da pele com ser incapaz!

    Responda
  18. Rocky Raccoon

    Na boa, o camarada aí abaixo acha que a inteligência dele é maior que dez pessoas que estudam direito a vida toda! Tua inteligência é baseada em quê, querido branco? No ambiente que te rodeia! Como uma pessoa de Florianópolis pode dar um relato geral da situação das cotas, se vive numa região onde quase todo mundo é branco? Nas informações as quais tem acesso! SC tem como ídolo o tal de Luiz Carlos Prates, um reacionário de carteirinha! Tratar com desigualdade os desiguais! Isso é igualdade!

    Responda
    1. Rainor

      "Tratar com desigualdade os desiguais"....Exatamente o que pragava Hitler e a Klu Klux Klan.

    2. Hans

      Concordo com a sua opinião Ruiz mas, em defesa dos catarinenses, o Prates não é ídolo aqui, não generalize.

  19. TRAVES timinho

    Cota de no mínimo de 70% das vagas das universidades públicas para alunos de escolas públicas!!!! Essa deveria ser a notícia! Ne gros, indígenas, assim como muitos brancos carentes constituem os alunos das escolas da rede pública e essa 'cota de raças', os exclui. Cota em universidades públicas para alunos da escola pública JÃ! Essa é a solução! E a mais sensata!

    Responda
    1. TRAVES timinho

      Porteira? Olha José, pelo visto você é um dos beneficiados com a possibilidade de pagar por uma universidade de qualidade privada, mas como teve um bom ensino pode entrar em uma pública 'sem qualidade', mas com nome para pôr em seu currículo com todo orgulho...tshi tshi tshi.

    2. José Geraldo

      70%?? Está querendo abrir as porteira para quem não teve base? 20% sim é o ideal até que se melhore a qualidade do ensino público..Só quem estuda em uma universidade pública sabe como ela funciona. Que a estrutura é ruim como o ensino público fundamental. Ex.: greve, professores ruins, falta de livros, etc.. A única coisa boa é os alunos que entraram que estão acostumados a estudar muito.Se baixar o nível vai virarque nem essas uniesquinas da vida....

    3. TRAVES timinho

      Nem que seja com toda burocracia como é no pro uni.....tem que mudar, já!

    4. Hans

      Mas que negros e indígenas sofreram e sofrem com séculos de massacre, é fato.

    5. Hans

      Combinada com outros critérios, por exemplo, renda.

  20. Hans

    "Não existe outra explicação plausível": a frase por si só já mostra a opinião do autor: taxativa, fechada ao diálogo. Talvez o critério 'raça' não seja o mais adequando, talvez 'renda' ou 'alunos de escola pública' sejam mais adequados (ou uma combinação destes). O que não está certo é emitir uma opinião parcial e obtusa,  a la Datena. Em tempo: os negros precisam sim serem incluídos no sistema educacional, são séculos de massacre, e muitos acham que universidade não é para eles. Fato.

    Responda
    1. Elíabe Silva

      Quem defende as cotas não está em disputa de vaga. Imagina se você fosse o 70º colocado na classificação geral para uma vaga no curso de Adminsitração da UERJ e no seu lugar entrasse o 858º colocado você estaria satisfeito? Eu com certeza não!! Eu me sentiria massacrada.

  21. eliane farias

    Parabéns pelo comentário.

    Responda
  22. TRAVES timinho

    Tais cotas não seriam necessárias se ao invés de cor ou raça, fossem reservadas vagas ou que as universidades públicas atendessem somente alunos oriundos de escolas públicas! Quem não sabe que a maioria dos alunos das universidades públicas veem de escolas particulares????? Quem não sabe que a maioria de tais colégios é constituída de alunos de cor branca???? Ora por favor, nos poupem dessa demagogia barata!!!! Nossa inteligência, isso é subestimada diariamente!

    Responda
  23. ventura

    Vai dizer isso la na favela ,onde 90% é n egro ou p ardo...

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.