-
Matsumoto
Pela velocidade da proliferação contra o volume das apreensões é certo que já perdemos...
-
BARBA RUIVA
Caro Gilberto, você está completamente mal informado se acha que o traficante também é um viciado, me surpreende vindo de você tal afirmação ou interrogação. O traficante (responsável pela entrada, fabricação e a distribuição da droga) em 99% dos casos NÃO usa. Agora quem faz o aviãzinho (ponte) entre o consumidor e o traficante este sim é em 99% dos casos viciado, mas este não pode ser considerado traficante, ele faz parte do esquema (caixa-baixa), mas não é o traficante.
-
Bonifacio Bembo
Acho que perdemos... Basta ler os textos do G.D.
-
Maçarico
Quando o ministério público(evidentemente aparelhado) se posiciona ao lado dos traficantes , manietando o trabalho da polícia , só nos resta uma alternativa : rezar. Não bastassem os químicos desenvolvendo novas drogas em laboratório para substituir a coca , krack e outras pragas , parte do poder público decide colocar alguns cidadãos fora do escopo da constituição , dando a eles o direito de não serem abordados pelos policiais! salve-se quem puder. O Brasil está se tornado a maior An
-
Mane
Perdemos o primeiro confronto. Por incompetencia das estratégias - em todos os niveis. No planejamento político, por precipitação e necessidade de dar uma resposta improvável aos interesses eleitoreiros. No planejamento da saude, por incompetencia e precipitação dos métodos de triagem, tratamento e recuperação, etc. No social, por incompetencia na identificação da profundidade do problema. Na ação policial, pelo óbvio. Na "ação humana" do conjunto... por desumanidade!
-
Luiz Ribeiro
Alguns países fazem guerra para dizimar parte da população indesejada e excluída, o Brasil não precisa de guerra, é só deixar o tráfico de crack fluir.
-
Guilherme Sousa
Não perdemos ainda, o que perdemos foi a vergonha na cara usando eleitoralmente esta tragédia.
-
marcos vinicio
REPORTAGEM TENDENCIOSA, COMO TENHO QUASE CERTEZA QUE TODOS QUE OCMENTAM AQUI NESSE ESPAÇO NAO SAO PESSOAS LEIGAS, SABEM QUE O JORNALISTA EM QUESTAO, E O JORNAL EM QUESTAO SAO AMBOS TENDENCIOSOS. A BRIGA DO CRACK É IMENSA, PROBLEMA DE SAÚDE PUBLICA E QUE NAO GERA RETORNO ELEITOREIRO. NINGUEM VOTA EM POLITICO QUE INVESTIU EM CLINICAS PARA USUARIOS DE CRACK, ATE POR QUE TEMOS A IDÉIA DE QUE SE NAO TEMOS UM USUARIO DENTRO DE NOSSA CASA, ENTAO O PROBLEMA NAO É MEU!
-
marcos vinicio
infelizmente tudo que o senhor dimenstein publica, sempre tenho um pe atras com ele, visto que sempre desconfio de seu carater como jornalista.É sabido de todos que grupos, como a foia e a grobo, sao muito tendenciosos e so publicam o que lhe sao de seu interesse. A guerra do crack está longe de ser vencida. é problema de saúde publica, o qual por sinal, é um tratamento caro e que nao tem retorno eleitoreiro.E essa reportagem com certeza é uma reportagem tendenciosa, e de cunho eleitoreiro
-
João Pedro
Arriscando falar o óbvio: bons governantes investem na sua polícia, tanto materialmente quanto na capacitação, investem em outras áreas e conseguem diminuir e muito esses problemas - o que não parece, infelizmente, ser o nosso caso. Nem clínica tem.
-
Ludibriada
Não sou jornalista, não sou reporter de nada, não sou militante de partido político, mas entendo e percebo quando existe uma segunda intenção num comentário, quando ele não é isento!
-
Ludibriada
Gostaria de ganhar algum dinheiro na internet por isso não critico aqueles que se vendem por algum dim dim! Tem bastante gente assim por aqui!
-
-
Ludibriada
O FHC declarou que a corrupção é maior hoje do que fora no seu governo!
-
deminha
O que isso tem a ver com o tema em questão?
-
-
Fabio Morato
Dimenstein, voce ja' ouviu falar em "ganso"? "Ganso" e' o cidadao comum que trabalha como informante para o policial korrupto. Atraves dele o agente policial chega ao kriminoso com o intuito de fazer um acordo e nao para prende-lo. A Policia Civil e Militar de Sao Paulo estao afundadas na korrupcao. Trafico de dro.ga e jogo do bicho estao enriquecendo funcionarios publicos que sao pagos para fazer com que a lei seja cumprida.
-
Fabio Morato
Sua questao e' pertinente, Valdemar. Quando me refiro 'a de Sao Paulo e' porque eu vi de perto essas praticas.
-
deminha
Mas....será que existe alguma PM ou PC deste país que não é Korrupta? Qual é mais e qual é mesno?
-
Fabio Morato
Honestamente, apenas quem tem o rabo preso para negativar esse meu comentario.
-
Fabio Morato
Ola', Maria Nao temo em afirmar que a grande parte dos policiais de Sao Paulo sao korruptos. Quando nao participam diretamente de negociatas, prevaricam por nao denunciar os colegas que agem kriminosamente. Apenas se salvam os totalmente cegos, surdos e mudos ou aqueles que tem coragem para denunciar na Corregedoria. Por que policial civil apenas usa Nextel? Porque ele nao quer ser grampeado.
-
Ludibriada
Quem lê o seu comentário e não conhece bem as coisas no Brasil, vai achar que SP é o antro da corrupção!
-
-
Fabio Morato
O Estado (governantes, policia e parlamentares) atraves da korrupcao ganha muito dinheiro com o trafico de dro.gas. E' por isso que nao ha' interesse em descriminalizar certas dro.gas como a makonha, por exemplo, erva que qualquer um pode cultivar em seu quintal e que por isso nem impostos o Governo arrancaria dos cidadaos. Nao sou favoravel ao uso de entorpecentes e compreendo seus maleficios. Sugiro 'a imprensa que comece por investigar os milionarios agentes policiais do Den
-
Marc_O
Faz tempo e ninguém ainda percebeu isso... De um lado, algumas pessoas bem intencionadas, tentam a todo o custo, impedir o acesso à droga, pelos jovens brasileiros... De outro lado, a mídia com seus filmes, artistas, intelectualóides (isso mesmo) e até políticos (preciso citar???), querendo discrinalizar o uso da marijuana... Trabalhem um mês com recuperação de viciados... Depois me contem... A guerra só será vencida, quando a hipocrisia acabar...
-
ED
Além do mais é surrealista a guerra e a pressão que se faz a industria do tabaco pelos males que causam a saude e dependencia das pessoas,praticamente se persegue o fumante implacávelmente hoje na sociedade hoje!! O custo alto aos cofres para tratamento e vagas em prisões! o lucro dos barões das drogas de bilhões de dolares investidos diversificados em centenas de tipos empresas no mercado! como solucionar isto? Politica forte de estado,mais onu,etc.etc leis para ingerência em pais produtor
-
petralhissimo
Não Gilberto, ainda não perdemos a guerra para o Crack, mas seria preciso convencer o pt de que esse assunto é sério e apartidário e precisamos da parceria republicana do partido, e vc pode ser um porta voz a altura, falando com sua irmã e seu cunhado para que convençam o partido a auxiliar a todos nós! Procure não tentar torcer para o quanto pior melhor! Sua família e a de todos, inclusive de petistas ficam expostos a esse risco!
-
ED
Perdendo ou não! ineficiente ou não! após decadas autoridades tomaram atitudes, ação pelo menos! devido aos altos custos aos cofres públicos pelas prisões se abrandam legislação,Enfim um problema complexo deste exige ação de estado, organismos onu,oea etc para impor o fim ou limitar a produção e consumo! ou vai se ficar esperando o mercado se legalizar?california liberou não deu certo,holando não deu certo,suiça não deu certo e ai???
-
deminha
Sabe porque as prisões tem alto custo no Brasil? Porque aqui o interno não é obrigado a trabalhar. Trabalha se quiser. Deveriam ser obrigados a trabalhar 16hs/dia para pagar suas estadias e uma indenização a quem prejudicou. Somente após pagar a indenização estabelecida pela justiça seria liberado. Privar de liberdade quem cometeu o assassinato de um chefe de familia é mmmmuuuuiiittto pouco. Traficantes deveriam tambem trabalhar muito para mudar seus conceitos de vida.
-
-
Camargo
É claro que é uma guerra perdida. Enquanto não tivermos prisão pérpe/tua, pena de mor-te, fim da progressão de pena,fim do fôro privilegiado, fim da imunidade parlamentar, fim das liminares absurdas, fim dos privilégios dos ricos que com seus hábeis advoga/dos, desmoralizam a nossa justiça, fim da corrupção,da impunidade e da injustiça social e fim da maioridade penal aos 18 anos, não importa a idade, cometeu crime é criminoso e não adolescente infrator.
-
deminha
O golpe mais temido pelos traficantes é a falta de consumidores(financiadores, usuarios Não por acaso onde êles são retirados do "mercado" a criminalidade cai. Ver exemplo de Cachoeirinha, no RS, onde o prefeito (ex-usuario), montou um centro de reabilitação .O numero de furtos e roubos caiu 25%. E o tráfico? Foi a quase zero.SEM CONSUMIDOR NÃO EXISTE VENDEDOR. Se a estratégia de retirar os usuarios das ruas não funcionar então mais nada funcionará. A guerra estará perdida definitivam
-
kaffa
Giba.....meu caro..... Ser voce quer ficar sempre "venenoso" dando nome aos "bois"......sugiro voce apenas usar ....os "administradores públicos", pois NENHUM fez nada....!!! pois é ótimo ter onde gastar verbas de emergência....e ficar vendo o circo pegar fogo.....!!! seja mais cruel....MAS com todos...ok...!!! para de puxar sardinha....pega mal ..viu !!!
-
deminha
O tráfico de drogas tem 2 "players": o usuario, comprador e o traficante, vendedor. Por quê não se tem sucesso no combate ao tráfico? Porque se combate apenas o traficante, vendedor. O comprador, usuario que financia o tráfico não é tratado como deveria. Em uma abordagem deve-se oferecer o tratamento ao usuario, caso não queira a legislação deveria permitir sua internação compulsória e tratamento onde a familia deve ser envolvida e o interno deve trabalhar muito como parte da terapia.
-
deminha
Sem consumidor existe vendedor? A legislação brasileira é muito condescendente com o usuario. Quem vende comete crime, mas quem compra e usa não. A meu ver o consumidor comete 2 crimes : ao comprar um droga ilícita está estimulando o seu comercio, ao consumi-la esta atentando contra a própria vida. Entendo que se não mudarem a leis perderemos sim a guerra contra o crack e outras drogas pesadas.O usuário em situação de rua deve ser recolhido compulsoriamente e tratado em regime fechado.
-
deminha
Legal. Então vamos liberar como o alcool e o cigarro (duas pragas tão ruins quanto as drogas pesadas). Quem vai vender? Quem vai fiscalizar? E o mercado paralelo que certamente se estabelecerá(trafico)? Como eu disse em outros comentários as leis estão ultrapassdas. Muitos conceitos, como atentar contra a vida não pode ser penalizado. Quem causa danos a terceiros é penalizado com restrição de liberdade. E os terceiros prejudicados como ficam?
-
cmedri
As dr0gas foram consumidas por toda a história, e continuarão sendo. A proibição é recente, datando de menos de 100 anos. Antes da proibição, não havia tráfico. Portanto, quem criou o tráfico foi a proibição. A funÇão do direito penal e criminalizar condutas que causem danos a TERCEIROS. Portanto, causar dano contra a própria vida NÃO deveria ser penalizado. É inconstitucional. Neste caso, deveríamos prender quem tentou o suicídio, mas não conseguiu e causou prejuízo ao SUS.
-
-
Edu
Ações intempestivas podem dar bons filmes, mas não dão bons resultados.
-
Edu
Faz um tempinho, que essa guerra foi perdida. Ações intempestivas não levam a lugar algum. Pode dar bons filmes, mas não dá resultados.
-
Sebastião Simionatto
Quando Gianni Agnelli morreu em 2003 reprisaram uma entrevista de 20 anos antes.Em certo momento a jormalista perguntou, porque durante a segunda guerra a máfia não tinha tanto poder.Resposta dele:Naquele tempo havia o facismo e portanto não haviam deputados(o facismo é classista)então a máfia não tinha poder.Eu ericei!Que resposta politicamente feia!Em 2003!Mas, num relance de pensamento vi que em 1980 podiamos falar com + liberdade sobre aonde fica a "Fonte da Miséria" das nossas cracolând
-
ale
Pela lei da oferta e da demanda...uma pedra custar 5, 10 reais é sinal que tem muita, mas muita oferta.
-
GEROMINHO
jornalista, sua análise é partidária e mal intencionada, digna de um CUNHADO do mercadante. O Alckimin e o Kassab não perderam nada, eles fizeram o que nenhum governante está fazendo, ou vc acha que o crack só existe em SP ? O problema do crack é complexo e exige diversas frentes de ação, desde a conscientização da população, passando pelo combate nas fronteiras, combate aos traficantes nas cidades, e recuperação dos viciados, entre outras.
-
zeros
Para vencer essa guerra é preciso de Psicologia não de Polícia e repressão.É preciso separar as drogas que são tratadas da mesma forma e são totalmente diferentes, causando reflexos tamém diferens na Sociedade. Os Estados em geral acreditam que a repressão resolve quando nada mais resolve.Agora encontraram algo que absolutamente não se resolve com repressão. Perderam a batalha sim.A próxima terá que ter outras armas. Mas bem feito, porque Alckmin e Kassab apenas queriam faturar politicamente
-
Andy
Essa guerra já começou perdida, uma vez q quem se propos a combate-la são os maiores beneficiarios de uma boa rede de tráfico. Se acabarem os problemas sociais, acaba o Marketing Politico e as garantias de futuras eleições. E como ninguém gospe no prato q come, continua tudo sempre a mesma coisa. Veja Tropa de Elite 2 e tire suas dúvidas....
-
rrs
De que adianta retirar um grupo de usuários das ruas se outras pessoas tornam-se usuárias e logo ocuparão o lugar do grupo que foi retirado? Devemos nos questionar o que leva uma pessoa a se tornar um dependente quimico, a partir desta informação devemos nos concentrar em evitar que mais gente se torne dependente ao mesmo tempo oferecendo tratamento médico para os usuários atuais. Estas questões sequer foram levantadas pelo atual governo, por isso a ação na cracolândia está fad
-
Acpf....
Caro Gilberto Não é so com relação ao crack que estamos perdendo a batalha. Estamos perdendo a batalha da moralidade, nossos inimigos, são aqueles que justamente deveriam engrossar nossas fileiras, que são Os orgão de Governo, Poder Judiciários e alguns outros da imprensa, que tolerantes e demagogos permitem e defendem descalabros . É chegado o momento de parar com o excesso de "direitos" e pensarmos nas obrigações que todo cidadão tem que ter para sí e para com os outros e cumprir a
-
Maurício Polidoro
É incrível como a maioria dos comentaristas desse fórum são reacionários. Penso que algumas pessoas poderiam ter um filho ou parente próximo destruído pelas drogas. Acredito que umas opiniões poderiam vir a ser mudadas.
-
cmedri
Ser reacionário é todo aquele que é avesso a toda mudança. Todo aquele apegado aos velhos e conservadores valores morais, todo aquele que não deseja mudar a estrutura socio-econômica da sociedade. Todo aquele apegado às velhas e desatualizadas ideias, que já se mostraram ineficientes.
-
-
luiz henrique
Hj ha provas consistentes q quem perdeu foi a represao total a droga. A proibicao total as drogas impede a criacao de politicas de reducao de danos e consequentemente so permite a aplicacao de politicas de represao e violencia (comprovadamente inuteis). A atual politica de repressao total impede inclusive o debate sobre o tema, quem se atreve a tocar no assunto é taxado como maconheiro e outras coisas, o tema é demonizado por alguns ultraconservadores, quem quer debater é taxado do mal.
-
quinho
Marqueteiros da droga usam a mídia de noticias para divulgar seus produtos, qualquer não usuário conhece os tipos de droga, efeitos e local de aquisição. Financistas das Drogas usam seus lucros excepcionais já que não recolhem impostos para corromper e colocar os meios de prevenção e julgamento sob seu mando. E por ultimo os políticos das drogas criam leis como essa lei seca que associada à liberação do consumo de drogas vai ampliar em 300% o uso das drogas melhorando os itens anteriores. /
-
ademafalda
claro que perdemos, se não houver penas mais duras para traficantes e usuarios, se o Estado não internar compulsoriamente os dependentes quimicos para que larguem o vicio, fazer uma fiscalização mais eficiente nas nossas fornteira mar , terra e ar, dar condições para que menores possam trabalhar dignamente e ter acesso a uma vida saudavel e pararmos com esta mania de coitadismo que assola nosso país, sempre perderemos esta guerra.
-
Vingador Verdadeiro
Deveriam se inspirar no Dr. Marcelo, que infelizmente nos deixou.
-
Luiz Felipe
E por quê então vocês políticos-partidários, enquanto carro-chefe da sociedade, não mundam essa mervda desse sistema que está gerando essa desgraça toda ? Será que é o povo operoso, que trabalha e paga as suas contas, que terá que fazer isso com as próprias mãos ? Essa zumbizada toda nas portas das pessoas, cerceando e ameaçando a vida de qum trabalha e paga impostos, é problema de governo sim.
-
Luiz Felipe
O interior de SP,está quase que totalmente vencido pelas drogas e pela corrupção.A coisa chegou ao entorno de nossas casas,e o pior é que vc pede uma ronda para ver se pelo menos a presença da polícia consegue intimidar e afugentar a zumbizada, do lado de lá pode-se encontrar gente que não está nem aí com a gravidade da situação e que diz que a hora que tiver disposível uma viatura manda ao local.Daí vc chega a conclusão de que é menos arriscado ficar de bem com a ban-didada.Fala sério,Alckm
-
-
antonio lira
Não perdemos a guerra para o crack perdemos para os viciados pois os viciados são intocaveis, a justiça proibe todo tipo de ação mais energica em relação a internação compulsória, que a meu ver seria a melhor maneira de ajuda-los, mas a justiça acha que eles vão marcar consultas e pedir para serem internados isso é muita Hipocrisi, a culpa nao é do Estado nem da prefeitura nem do lula nem da dilma a culpa é do proprio usuario que gosta do produto e vai buscar em qualquer lugar
-
Erasmo Matipó
Perdemos a guerra do crack e vamos perder qualquer guerra ,simplesmente porque o sistema judicial , penal e policial faliram .Temos uma justiça que não funciona mais ,temos uma polícia militar civil e rodoviária federal com policiais totalmente despreparados e corruptos ,temos que eliminar totalmente a maior idade penal e estudarmos seriamente a possibilidade da prisão perpetua e a pena de morte para crimes hediondos do contrário vai ser disso para pior . &
-
Sergio Di Pierro
Quem perde a guerras das drogas é o imbecil do viciado. Só existe drogas e trafico porque existe o viciado. O governo não consegue e nem pode administrar pessoas. Dizer que cracolandia é problema do governo, problema social e outra abrobrinhas, é apenas querer jogar culpa em alguém. É um problema apenas do drogado, de mais ninguém. A sociedade não tem que pagar por decisões individuais.
-
Kana Braba
Não existe estratégia para combater o trafico, não sei se por interesse escusos ou por incompetencia , o Brasil não é produtor de coca, de onde vem a droga? está aí a solução, cortar o fornecimento.
-
Crasse Média
Traficantes: usar método chinêsDependente: 1 ano (mínimo) de internação compulsóriaDependente reincidente: usar método chinês
-
Edison Marques
dimenstein, vc sempre foi do contra, porque vc não mostra os numeros de presos pelo trafico, internados, abordagens pela saude publica, por psicologos, etc....vc so sabe criticar????/ seja de qual partido pertença seja paulistanos de verdade.....
-
Marcelo Gomes
Boa Dimenstein. Uma leve mordidinha nas mãos dos donos. Parabéns pelo excelente escrito.
-
Metralha 1313
Querem diminuir o consumo de drogas? Deem educação aos seus filhos... e aos dos outros.
-
Ronaldo Luis Gonçalves
Parar de enxugar o gelo, é uma ação inicial, aceitar que as pessoas podem se drogar (têm direito) é uma segunda ação, fornecer (vender) uma droga de qualidade em clínicas especializadas, financiadas pelo governo, é uma terceira ação. O tratamento ao drogado é pago pelo próprio comércio da droga legalizada, é uma solução executável, o moralismo barato é o nosso maior vício.
-
hugolpr
Parabéns pela lucidez da opinião. Talvez no dia que o governo tentar para de se meter na vida dos cidadãos e fazer toda a sociedade pagar pela escolha de uns poucos a coisa melhore.
-
-
Mario Vidal
Vinte anos de governos fracos e apáticos em São Paulo, os paulistas alimentaram a Cascavel que hoje os apeçonha, esta situação caso haja vontade politica levará tanto tempo para ser resolvida quanto levou-se para criar, mas ainda hoje não temos esta vontade politica em pauta, o que temos são intenções de varrer o lixo para debaixo do tapete, portanto caso sem solução, não é caso de policia somente.
-
RevBR
É claro que o tráfico resiste.... COM UMA MÍDIA FÉTIDA E SETORES DE ESQUERDA (PT, PSTU, PSOL) FAZENDO DE TUDO PARA QUE A OPERAÇÃO FOSSE UM FRACASSO! ATÉ RELATORA FILIADA AO PT DA ONU FOI CONTRATADA PARA FALAR MAL DA OPERAÇÃO EM NOME DOS "DIREITOS HUMANOS"........... Mes mo assim, o paulistano continua sábio: 82% aprovam a operação. Internações - 444 Encaminhamentos para serviços de saúde - 2533 Abordagens de Agentes da Saúde - 30426
-
Metralha 1313
Marta e Erundina (na época no PT), ambas com formação em humanas, não conseguiram resultado algum quando prefeitas (acho que nem mesmo tentaram). O tráfego e consumo de entorpecentes são violentos e seu trato exige energia. Não é fácil como queres fazer crer, Sr. Mario Vidal.
-
Mario Vidal
Um governo fraco e sem liderança precisa se apoiar na violência policial para poder exercer o poder, se houvesse um carisma por parte deste governo, conseguiria-se atingir seus objetivos através da sinergia, não através de muletas como a violência policial.
-
-
Clau
GUERRA !!!...Contra o que? contra quem? - Nossa sociedade é doente de egoismo e hipocrisia. O vício em drogas como álcool, crack e outras quase sempre é sintoma, reflexo deste mundo desigual e cretino que produzimos - por ação ou omissão, com os impostos que pagamos e com nossos VOTOS. Guerra não vai resolver isso. Os moralistas "honestos" mas "baba ovos" de corruptos um dia, quem sabe, vão perceber que estão sendo feitos de otário,pelos politicos que elegem para roubar os impostos que pagam
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.