Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe LSM

    Problema: investir é difícil! Como identificar os melhores fundos? Posso confiar nas sugestões do gerente da minha conta? Como posso comparar os fundos do Itaú com os fundos do Santander? FALTA TRANSPARÊNCIA!!! Soluçã o: www.comparacaodefundos.com Temos a tecnologia para você comparar e entender todos os 11 mil fundos de investimento do Brasil. Facilitamos seus investimentos desde a escolha até ao cadastro com os fundos. E você não paga nada a mais por isso. E es

    Responda
  2. Carlos VII

    Quem disse que empresário também não é um trabalhador? Será ele de alguma outra estirpe?

    Responda
  3. gigio

    Ser empresário responsável e honesto no Brasil exige mesmo muita coragem e esfôrço. Burocracia burra, emperradora e cara,impostos estratosféricos , sem volta, mão de obra despreparada, leis trabalhistas atrasadas, ufa !Num estado inchado e gastador, incompetente,principalmente nos últimos anos, assombrando,invejoso, socorro!

    Responda
  4. SENNA

    Merecem. Mas tem que acabar com essa idéia de massacrar o trabalhador! Coisa impossível. A ideologia de um e a ideologia do outro jamais consolidarão isso, a menos que provem o contrário de Marx.

    Responda
  5. R Villas

    Ser empresário no Brasil é um verdadeiro ato de heroísmo. Leis trabalhistas completamente estapafúrdias, fisco confuso, confiscatório e injusto, governo predador e sociedade que possui uma parcela de gente formada pelos esquerdistóides petistas das nossas universidades, criam uma enorme barreira ao empreendedorismo, à propriedade privada e ao crescimento do país. O brasileiro tem o empreendedorismo no seu DNA mas a miopia esquerdistóide leva o país ao atraso.

    Responda
  6. Kea

    Acho que temos que ter o dia do empresário, o dia dos brancos, dos homens, o dia dos honestos, o dia dos pagadores de impostos, o dia dos enganados...

    Responda
  7. Herdf

    Quando se fala em lei trabalhista atrasada, esquecem que temos poucos empreendedores e muitos exploradores, notadamente no interior do pais, onde so respeitam direito trabalhista porque e lei, se nao for, o custo a menos que defendem vai financiar mais luxos aos que so veem negocios como meio de ter vida de rico.

    Responda
  8. EVERTON GUIMARÃES

    Enquanto o Protestantismo, com Weber e Keynes nos EUA e, as igrejas reformadas da Inglaterra e Europa ao pensamento de Bentham, Mill, Marshall, entre outros, modo geral, pregavam a produção e o enriquecimento. Nós brasileiros, influenciados pelo Catolicismo e pelo socialismo Marxista, vivemos na crença que ser pobre é ser virtuoso e, ser empreendedor é ser capitalista cruel que diminui e oprime o trabalhador. ISTO SÃO RAÍZES HISTÓRICAS INCONSTESTÁVEIS. PORTANTO, NÃO SEI SE HÁ CURA PARA ISSO!

    Responda
    1. João Pedro

      Concordo. Se o catolicismo mandasse tanto assim, nenhuma mocinha se entregaria ao namorado antes do casamento e se o esquerdismo mandasse tanto nenhum adolescente nenhum trocaria seu celular em menos de três anos para evitar o consumismo. O que temos mesmo é incompetência, especialmente governamental, que só sabe cobrar impostos.

    2. R Villas

      Essa tese não tem base histórica nenhuma. O catolicismo jamais foi causa de pobreza. Socialismo marxista SIM. A Europa católica e latina, em especial os países Espanha, França, Itália, sempre estiveram entre os mais desenvolvidos do mundo, durante os últimos séculos.

  9. Mauro Tanaka

    Depois que a foi@ passou a tratar o bicheiro, contraventor, criminoso, mafioso, marginal, etc. Carlinhos Cachoeira como Empresário, acho que o dia desta classe não tem importância nenhuma.

    Responda
  10. Hernán

    Bom, comecemos por enfor car cinco!

    Responda
  11. Biteco

    Sr. Sebastião, vossa senhoria deve tomar remédio controlado.....

    Responda
  12. Sebastião Simionatto

    Nos idos da década de 90, num certo domingo fagueiro, entrei na Igreja de N.S. de Fátima no alto do Sumaré.Eram os anos de Don Evaristo Arns.Entrei na hora do sermão!Ao sintonizar na essência das suas palavras fiquei ofendido e assim me sinto até hoje.Dizia ele:Ro uba rop atr ãoé mag nâni mo pois o pat rão éladr ão.Deixei de ser católico praticante e aos poucos me considero agnosta.Mas o problema não é canônico, é sim fruto do Eurocentrismo Cultural em Terra Brasilis.Temos sempre que resar M

    Responda
    1. R Villas

      Sebastião, em parte lhe dou razão! Mas o que me consola é que a doutrina católica ensinada por Nosso Senhor e pelos santos durante séculos, não ensina essa baboseira que você ouviu! Continuo sendo Católico Apostólico Romano, mas não frequento igrejas onde há padres marxistas desse tipo. A única coisa que esses maus padres conseguiram foi afugentar fiéis como você. Garanto que ainda há católicos bons que seguem a verdadeira doutrina tradicional! Um abraço e que Nossa Senhora lhe traga de volt

  13. Vladmir Athayde

    Caro Gilberto,Acho que poderia discorrer muito sobre esse tema....os empresários. mas, prefiro sugerir a leitura de um livro, de ficção, escrito em 1957, "Atlas Shrugged" da escritora Ayn Rand, que no Brasil, o livro, três volumes,  chama-se "A Revolta de Atlas" fico pensando, quem paga tantos impostos, quem faz a diferença, quem poupa....que é honesto, etc...vendo principalmente a atuação de nossos representantes legislativos....resolvessem sumir, como diz o livro? coitada da bolsa fa

    Responda
  14. Jaque

    Pensei que empresário fosse trabalhador.

    Responda
  15. Biteco

    Caro jornalista, a criação do dia do trabalhador se deu, devido à uma luta travada contra a forma que os empresários tratavam os trabalhadores. Fato de outrora, mas que nunca deve ser esquecido. Portanto, sua sugestão é no mínimo inoportuna.

    Responda
  16. ARS-SP

    O empreendedor também é um trabalhador, não concordo que exista uma condenação ao empreendedor acusando-o de explorador, explorador não precisa ser empresário ou empreendedor, tanto o empresário como o trabalhador precisam um do outro, errado criar uma divisão de pobres x ricos, empregados x empregador, e confundir empreendedor com explorador, os trabalhadores merecem sim respeito, porque sem eles empresa nenhuma funcionava.

    Responda
  17. ELEITOR

    Um dia desses passou na TV o assassinato de um empresário, na frente do filho, uma criança. Ele começou de baixo e conseguiu com esforço e dedicação dele e de outros ter dois grandes mercantis. Não entregava o apurado ao carro forte por causa do custo e costumava levar para casa. Não o conheci , não conheço seus familiares, nem a cidade que mora. Mas se tiver um dia do empresário que seja desse senhor. Condolências a família. Que os Estados: Federal, Estadual e Municipal cumpram seus papéis.

    Responda
  18. Bruno Book Gay

    Seria como estabelecer o Dia do La drão, aquele que te explora e te paga um salário de miséria.

    Responda
    1. R Villas

      Você será um pobretão recalcado pelo resto da vida!

    2. Emilio

      I d i o t a

  19. Jonathan SR

    Sem falar que qualquer um que tenha estudado em sua faculdade sobre empreendedorismo sabe da diferença básica entre empresário e empreendedor.

    Responda
  20. Jonathan SR

    O que faz alguém em pleno Dia do Trabalho sugerir o dia do empresário? Ou empresário não trabalha (o que de fato ocorre) ou ele é um descarado puxa-saco do chefe.

    Responda
  21. jlisboa

    Empresário no Brasil é lobista, corruptor, sonegador, mama nas tetas do governo, não tem nada de empreendedor, inovador. As exceções são pouquíssimas. O problema verdadeiro, mais do que governo, burocracia, ou impostos, é na verdade a cultura do jeitinho, da malandragem, que impera sim naqueles que se dizem "empreendedores".

    Responda
  22. José Figueira

    '... ao invés de que alguém que arrisca, inova e geraempregos'. Mas isto está escrito nas portas da FIESP, da FIRJAN e da FIEMG! Nãome tomem como 'esquerda', pois nessa 'seara', não acredito MAIS em nada ouninguém. Mas todas as crises mundiais, desde 1929 à atual, (aliás, não sei emque crise estamos agora...) foram fruto de políticas deixadas nas mãos de pessoasque clamavam a frase acima.

    Responda
  23. Ludibriada

    Você ganhou vários prêmios para escritores e jornalistas, se diz conceituado mas tem publicado umas matérias sofríveis , nada compatíveis com o nivel que se julga!

    Responda
  24. naufal

    Acredito que espírito empreendedor que envolveos jovens universitários na busca de independência financeira é o despertar deuma nova mentalidade de mercado, na formação de novos empresários que deverãoter o compromisso na modernização do atual sistema. A atual conjuntura é inadmissível o dia doEmpresário, porém podemos avaliar a verdadeira diferença do empreendedor doempresário.

    Responda
  25. Greg

    Merecemos sim o dia do empresário !!! Assim como merecemos o dia do branco, o dia do milionário, o dia do político, o dia do fiscal, o dia do carcereiro, o dia da guerra, o dia do supositório, o dia do presidente, o dia das maiorias, o dia das minorias, o dia de ação de graças, o dia das desgraças, o dia da ironia, o dia do puxasaquismo, o dia das ONGs ideológicas, o dia dos bloguistas, o dia dos selvagens digitais, o dia do criador de polêmicas e finalmente o dia de escrever de abobrinhas!

    Responda
  26. leonardolsb

    É bem mentalidade de país com governo populista fazer essa distinção entre trabalhador e empresário, como se a última categoria não trabalhasse.

    Responda
  27. giovane ramos

    Dimenstein, Dimenstein, os empresários já não festejam todos os outros dias do ano???Tende piedade! Você não aprende mesmo, hein?

    Responda
  28. manes

    O Brasil precisa de juros bem menores, educação tecnológica, métodos e processos muito mais eficientes no setor público e privado, diminuição acentuada dos impostos incidentes na produção, exportação e no consumo, combate permanente à corrupção crônica e impune.NÃO PRECISAMOS, ABSOLUTAMENTE, DE DIMINUIÇÃO DE DIREITOS DOS TRABALHADORES, QUE SÃO SACRIFICADOS E MUITO MAL PAGOS.

    Responda
    1. Ludibriada

      Pra começar a mudar alguma coisa, de fato, será preciso exterminar o pt! Esse sindicalismo é que astravanca o pogresso!

  29. manes

    Muitos jornalistas só conseguem sucesso servindo o capital. Os empresários brasileiros, na sua maioria, exploram a força de trabalho, sem consciência de que o que pagam para os trabalhadores é aviltante ( mais valia ).Não há patriotismo.Alguém já viu algum empresário fazer grandes doações para universidades como é comum nos EUA ?Os empresários brasileiros reclamam do país o tempo todo e acham que pagam demais para os seus míseros colaboradores.Esse país precisa mudar muito.Estamos embevecido

    Responda
    1. carlos costa

      Sim.... Mas quando fazem como foi o caso da USP...meia turma de esquerdopatas fazem protesto e proibem o cara de por uma placa de homenagem...O brazil tem que se decidir..ou eh capitalista ou socialista..nada mais de 'capitalismo de estado' ou 'socialista-liberal'..

  30. Ludibriada

    Meu Deus! que cerebro atresiado!

    Responda
    1. gil

      Glória, glória, aleluia! São todos uns quebrados.

    2. Ludibriada

      Procure socorro médico, isso mata!

    3. Ludibriada

      Hipertrofiado!

  31. jura

    Sr. Robertonio Luiz. O sr. deve ser PETISTA  e primo dos ditadores LUlaaaaa e CHAVESSS e ou é preguisoso, mude se para Cuba!

    Responda
  32. Ludibriada

    " Camarada" Dimenstein, cuidado para não matar a galinha dos ovos de ouro!Até o comunismo soviético valorizava o capital, porque sem ele acabou desmontando!Cuide bem do seu partido!

    Responda
  33. Ludibriada

    O que a gente tem que comemorar é o dia do "negro", o dia do" orgulho gay" o aniversário do pt, o dia do "trabalhador" o dia do sindicato, do mst e o dia do jornalista comprado!

    Responda
    1. Touchè

      Ué, você não tem que participar do feriado, como os trabalhadores, que retiram o dia para exaltar quem lutou por ele ( foi graças ao 1º de maio de 1886 que a jornada diária de 16 horas baixou para 8 nos EUA). Poderia estar trabalhando, ao invés de tecer apoplexias ideológicas em computadores o dia todo.

  34. nao tenho apelido

    O senhor Gilbert esta' doente...SENIL!

    Responda
  35. Akhenathon Akhton

    O melhor estímulo ao empreendedorismo seria a redução dos impostos e da burocracia, além da eliminação de exigências absurdas, como a compra de um Certificado Digital caríssimo por micro-empresas de lucro presumido para emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Mas isso não deve jamais acabar, pois a burocracia justifica a existência de cargos públicos inúteis, além de manter a necessidade da contratação por parte da empresas de escritórios de contabilidade...

    Responda
    1. gil

      O melhor estímulo seria tudo mundo começar a trabalhar e parar com esse empreendedorismo absurdo.

  36. Marazzi

    Gilberto, em que país o senhor vive? Certamente não é no Brasil. Dia do empresário? este país é composto pela classe trabalhadora, a grande maioria que tenta sobreviver com as migalhas destes empresários tão defendidos por você e por esta minoria.

    Responda
    1. gil

      Primeiro ponto do empresário, ter condições sócios e principalmente econômicas.

    2. gil

      Primeiro ponto do empresário, ter condições sócios e principalmente econômicas.

    3. Touchè

      Você é que tem visão pré 1886, Akhton.

    4. Akhenathon Akhton

      Visão anos 50...

    5. Emilio

      Classe trabalhadora sem ter um empresario que se arrisca para não existe. Eu sou um deles. Agora você ainda deve ter aquela mente retrógrada que vê o imperialista americano subjugando o resto do mundo. Cara, abra seus olhos. Uma enorme classe de pequenos empresários levam este país nas costas com altos impostos, mão de obra desqualificada, estradas péssimas e mais um punhado de empecilhos que o "trabalhador" comum não está nem aí.

  37. Everthon Cataldi Cavalcante

    E assim vamos comemorar mais um feriado...

    Responda
    1. gil

      realmente, pois ninguém trabalha neste país

  38. Roberto Soares

    "Isso se deve, na minha visão, à falta do culto ao empreendedor, muitas vezes apresentado como um vilão, sugando o trabalhador, ao invés de que alguém que arrisca, inova e gera empregos." OLHA QUEM FALA! Tu és um dos maiores "anti-capitalistas" aqui desse jornal. Semana passada mesmo você soltou um artigo dizendo que "ricos" eram cruéis exploradores que roubbavam as vagas dos "pobres" em universidades públicas deveriam.

    Responda
  39. HOMEM DE JAVA

    É craro! Tem que ter dia do empresário, dia do branco, dia do homem, dia do hétero e (por que não?), dia do dono de ONG que recebe dinheiro do PSDB!

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Não, o dia do pilantra do dono de ONG que é filiado ao PCdoB.

  40. Emilio

    Uma observação. Há 9 anos não temos aquelas manifestações no 1º de maio porque os sindicalistas ganham para não fazê-las. É uma pena que a massa trabalhadora seja tão volúvel ao assistencialismo. E como adoram levar patrões no pa u! Concordo tb que exista empresários que mereçam tal.

    Responda
  41. Emilio

    Excelente texto, Dimenstein. Humildemente me encaixo neste quadro. Tenho alguns funcionários e sofro na pele estes problemas que descreveu. Infelizmente esta é uma verdade de países ainda atrasados e que vive do assistencialismo. Que um dia, nós empresários, possamos ser valorizados e identificados como quem leva boa parte do país adiante. Estica daqui e dali para no começo do mês pagarmos as dívidas e no meu caso, atentando sempre para o mérito do trabalhador. Não desistimos fácil.

    Responda
  42. Gerson

    que tal celebrarmos o Dia do Empresário no dia de aniversário do Carlinhos Cachoeira, em sua homenagem, por ser um grande empresário de sucesso? sim, porque, segundo a namorada dele, o cara seria um mega EMPRESÁRIO nos EUA...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk Agora, falando sério, o CAPITALISMO DE ESTADO praticado no Brasil desde 1500 inviabiliSa qualquer empreendimento sério e ainda explica o estigma de corruptores pichado nos "empresários de sucesso"...empresário HONESTO é empres

    Responda
  43. cgk

    Há uma contradição interna na questão de Dimenstein: a vontade dos jovens não serem empregados não deveria justificar o fato de serem empreendedores, vez que criarão novos empregos e, assim, a vontade anterior dos jovens é violada. Esta é uma contradição do próprio capitalismo. Aliás o dia deveria ser do TRABALHADOR pois todos nós nas + diversas profissões estamos sujeitos, de certa forma, à disciplina capitalista e às relações capitalistas de produção. De sã consciência ñ gostamos do TRABAL

    Responda
    1. gil

      na realidade eles não querem é trabalhar.

  44. João Pedro

    No Brasil já temos o Dia do Imposto (os 365 dias do ano, exceto os anos bissestos, que aí são os 366) e o Dia da Burocracia (somente de segunda a sexta, porque nos fins de semana os burocratas descansam). Tinha que acabar com estes antes.

    Responda
  45. Mad

    No Brasil o empreendedor, empresario , patrão ou qualquer coisa parecida é visto como um demônio. A lei trabalhista é um abuso, os impostos são um assalto, a burocracia estatal é abissal. Hoje é o dia do trabalhador, mas não do trabalho este é tão mal visto em nossa sociedade que é considerado uma forma desumana de punir até quem esta preso. Trabalho no Brasil é sinônimo de punição. O maior sonho do brasileiro é ser funcionário publico, mamar nas tetas do governo e sua burocracia infinita.

    Responda
    1. João Pedro

      Quase concordo. Sou funcionário público... professor, e não consegui mamar. Consegui, isso sim, ser desrespeitado em sala de aula, ganhar pouco e ainda levar a culpa quando o aluno não aprende. Agora, pagar imposto no Brasil chega a ser um desconto para as penas do inferno, de tão pesado que é.

    2. Emilio

      Verdade isso. Os jovens hoje querem é fazer sucesso, só que sendo celebridades. Dinheiro fácil. Por isso muitos vão à marginalidade, ao crak. A educação desestimulada principalmente pelo assistencialismo e pela mente doente de presidente que afirma que nunca leu um livro e que isso não é necessário. Viva o BBB, as novelas, o hiphop e todo lixo comercial. Os empresários que põe principalmente o alimento na mesa do brasileiro é um infortunado.

    3. gil

      para ser empreendedor é necessário ter pelo menos dinheiro para começar o negocio

  46. jose barbosa

    Concordo com o leitor Geovani. Comemora-se o dia do trabalho que abarca todos, inclusive os patrões que são, também, trabalhadores. É dia de união de todos que labutamos honestamente. Quando à atividade empresarial, realmente está cada vez mais complicado abrir e manter um negócio. As obrigações tributárias, especialmente, são um tormento para quem quer trabalhar. Já passou da hora de implementarmos uma reforma que venha a simplificar a vida, já nem peço mais carga menor, mas simplificação.

    Responda
  47. Tronco Verde

    Você por acaso está lembrado como foi instituído o "Dia do Trabalho", será que vai ser preciso fazer a mesma coisa para instituir o "Dia do Empresário".

    Responda
    1. João Pedro

      Qualquer empresário que conseguir pagar todos os impostos sem sonegar já será mártir.

    2. Tronco Verde

      SÓ QUERO SABER QUEM VÃO SER MARTÍRES, PARA DEPOIS DECRETAR O DIA DO EMPRESÁRIO.

  48. Mya

    Dimenstain mostra bem quem é através desse artigo. Sua anta, empresário também é trabalhador. Tem gente que gosta de se sentir diferente, acredita em castas, deveria ir morar na India. Sou empresária há anos e ontem estava trabalhando, ao lado dos meus funcionários, sem emendar feriado. Isso acontece com muitos. Também sou jornalista mas foi pensando em produzir, como é o dever de qualquer cidadão, que montei meu negócio com retorno muito melhor do ficar falando asneira em jornal. Recicle-se

    Responda
    1. gil

      quando começou, tinha condições?

    2. Tronco Verde

      Muito bem Míriam.

  49. Hattori Hanzo

    Escreveu com as mão no chão... foi ou não foi.

    Responda
  50. Marcelo Gomes

    O Dima é legal. Lambe a mão do dono, depois dá uma mordinha de leve só pra dizer que é isento, responsável, "imparcial".Sempre fala coisas simpáticas! Sua contundência é cenográfica.

    Responda